Saiba por que Luiz Carlos Prestes não merece memorial algum em Porto Alegre

Na época da Coluna Prestes, o líder comunista chegou a ser chamado de "Cavaleiro da Esperança", título de uma biografia escrita em 1942 por Jorge Amado, que mais tarde fez autocrítica e proibiu a reedição e venda do livro. 



O historiador gaúcho Sérgio da Costa Franco põe corajosamente os pingos nos is, como ele mesmo escreve no jornal Zero Hora deste domingo, e critica duramente a decisão de implementar um memorial para homenagear Luiz Carlos Prestes em Porto Alegre. O líder comunista dedicou a vida às equivocadas defesa e implantação da ditadura comunista no Brasil, inclusive pelo uso das armas e do terror, contando para isto com a sua condição de agente do Comitê Internacional da URSS, o Cominform, a quem sempre obedeceu como fiel vassalo. Esse homem nunca se arrependeu dos crimes que cometeu contra o povo brasileiro. Sua história demonstra que ele foi capaz de ignorar até mesmo sua ojeriza ao homem que prendeu-o durante 10 anos e mandou matar sua própria mulher, Getúlio Vargas, apoiando-o depois que saiu da cadeia.  O memorial de que fala Costa Franco é projeto de Dulphe Pinheiro Machado e a obra foi desenhada por Niemeyer, ambos já falecidos e ambos comunistas como Prestes. 

. O que escreveu Costa Franco no seu asrtigo Histórias de Prestes e Memorial, neste domingo:

Luiz Carlos Prestes não se trata, portanto, de um herói esquecido, de molde a justificar a ereção de um memorial. Mesmo que tenha subido por um momento aos altares da fama, logo caiu deles, causou graves prejuízos ao Brasil com o levante armado de 1935, dando forte pretexto para a implantação do Estado Novo de 1937 e, quando o Partido Comunista obteve sua legalização em 1945, logo deu mostras de total inabilidade política, arrastando o Partido outra vez para a clandestinidade e para a perda dos mandatos parlamentares que havia conquistado.
Colocando os pingos nos “is”, Prestes não passou de um produto perverso do tenentismo das décadas de 20 e 30, agravado pela adesão ao criminoso stalinismo, que ele jamais repudiou, mesmo depois de revelados todos os seus crimes. Nem ele nem seus parceiros da chamada Coluna Invicta jamais foram intérpretes ou mensageiros da democracia. Não se conhece dele um texto de discurso ou de manifesto que ficasse imune ao sectarismo, ou que trouxesse ideias originais para a solução dos problemas brasileiros. Foi sempre, e apenas, um porta-voz da Internacional ou do Cominform, obediente repetidor das fórmulas e ditames do partido soviético.

. Há apenas duas semanas, numa franca entrevista à jornalista Juliana Bublitz, Anita Leocádia Prestes, filha única de Prestes com Anita, entregue pela ditadura de Getúlio Vargas às câmaras de gás de Hiteler, confessou os crimes do pai, embora os classifique como "atos de heroísmo". Leia alguns trechos sobre o assunto (ao final, link do artigo de Costa Franco e da entrevista completa de Anita():
  
Prestes assinou penas de morte?
Sim, principalmente no início, no Rio Grande do Sul. Ele achava que guerra era guerra.
(...)
"Houve casos de violência, mas o comando mandou fuzilar soldados que estupraram mulheres e atentaram contra famílias".
(...)
Getúlio Vargas entregou sua mãe aos nazistas e manteve seu pai preso por nove anos. Depois, seu pai se aliou a ele. Foi uma decisão correta?
Eu acho que sim. Aliás, a decisão não foi só dele e não foi uma aliança, apenas apoio a determinada ação política. O PCB também tomou essa decisão. Eu ouvi meu pai dizer várias vezes que, se fosse para fazer vingança pessoal, ele teria saído da prisão e dado um tiro em Getúlio. Mas não se tratava disso. Tratava-se de derrotar o nazifascismo, que na época era o principal inimigo da humanidade.
(...)
A tentativa de revolução comunista no Brasil, liderada por Prestes em 1935, foi um equívoco?
Não foi uma revolução comunista, mas um movimento antifascista. Sem dúvida, foi um equívoco. 
(...)
Uma militante do PCB foi morta de forma brutal por integrantes do partido em 1936, por ter dedurado companheiros à polícia política de Getúlio Vargas. Prestes teve envolvimento?
Teve. Os dirigentes do PCB tomaram a iniciativa, consultaram o Prestes e ele concordou. Meu pai já tinha experiência da Coluna. Para ele, inimigo tinha de ser justiçado. Claro que foi um erro muito grande, mas ele nunca se arrependeu. Resolveram matar a moça numa fazenda. Estrangularam e enterraram. Anos depois, no dia do julgamento, o advogado de Prestes chegou perto dele e disse que ele estava absolvido por falta de provas. Meu pai então perguntou: E os outros? O advogado respondeu que estavam todos condenados. Então Prestes resolveu fazer um discurso defendendo a União Soviética e acabou condenado também.

CLIQUE AQUI para ler o artigo de Costa Franco.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa de Juliana Bublitz. O editor recomenda vivamente a leitura deste material, que é histórico e revelador sobre a personalidade fascista e criminosa de Prestes. 

25 comentários:

Anônimo disse...

Quem defende políticas fascínoras,fascínora é.

FAÇANHA"Integralista" disse...

O Prestes é herói da esquerda, que está no poder, daí a iniciativa do memorial; homenagem a um líder fracassado que se tornou agente de Stalin no Brasil, quando acabou a "Coluna" e ele ficou sem ter o que fazer. Aí se dedicou a fazer bobagens, como a Intentona de 1935, fiasco classificado por Stalin, em discurso, como tragicomédia.

Anônimo disse...

Seres amorais tomam atitudes amorais, por isto as esquerdas fazem o que fazem e reverenciam o que reverenciam. São naturalmente sociopatas e muitos são sedutores psicopatas que se reúnem e agem pela similitude.

Anônimo disse...

Agora imaginem se uma figura dessas tivesse, mesmo por acaso, tido sucesso em suas iniciativas?

Anônimo disse...

ESSE DEVE ESTAR ARREPENDIDO NOS CONFINS DO INFERNO.



EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

Se assassino merece esta homenagem, Fernandinho Beira Mar também deve ter. Ambos tem suas justificativas para os crimes cometidos.Para ambos os meios justificam os fins.

Só não é crime matar na defesa da Pátria e de si mesmo.



Anônimo disse...

Mas e o Marighella, que agora é considerado herói ?
Brasil direto para o fundo do poço !

Alberto Magno disse...

Em uma reportagem da Veja de uns 25 anos, percorreu a trilha da coluna prestes, e colheu entrevistas com sobreviventes, já pessoas com bastante idade, e todas diziam que seus povoados eram saqueados e todas as mulheres estupradas, falaram na época que foram cerca de 5 mil, é herói só no Brasil, coisas de comunistas.

Anônimo disse...


É um absurdo homenagear alguém que nunca fez nada de útil para o País !

Anônimo disse...

Prestes como brizola foram dois seres que o rs deveria se envergonhar de ter gestado nos seus pagos. Gracas aos ceus que suas ideias assassinas nao vingaram.

Anônimo disse...

Um falso positivista,nada dele cheirava Marx,e pasmem!mamou até aos 23anos.

Anônimo disse...

Somente nessa triste América Latrina é que um regime genocida desses ainda tem adeptos.

Campao disse...

Isso não é de hoje. Prestar homenagens a assassinos já conhecemos desde o governo do Janio Quadros, no início dos anos 60. Pois o bêbado(é,já tivemos outro chegado na branquinha) e desequilibrado teve a genial idéia de condecorar e com a Ordem de Rio Branco, o açougueiro Ernesto Guevara, el Che e que ainda hoje é homenageado por camisteas e posters vendidos alí no Bric.

João Coragem disse...

Depois de inaugurado, nossas "politizadas" professorinhas do CPERS levarão seus alunos em excursão para visitar o panteão deste "herói da pátria". Ou seja, como nosso dinheiro, criaram um point de celebração ao comunismo, ao terror, ao vandalismo. Resultado: tentativa de perpeturar nas futuras gerações a mentalidade também conhecida como o "idiota latino americano", que o RS, infelizmente, e' um celeiro.

Garivaldino Ferraz disse...

Em tempos de Snowden e "Barba", me retorna uma suspeita não documentada, mas nem por isso descartável. A trajetória desse sujeito foi marcada por diversos fracassos seguidos por inexplicáveis perdões, fugas e anistias. Seria ele, de verdade, o revolucionário apresentado pela "estória", ou, quem sabe, um precedente do "Cabo Anselmo" controlado pela "direita" desde o início de sua carreira militar? É improvável, mas não impossível!!

Anônimo disse...

BEZERRO DE ESQUERDA

NOSSA VERSÃO TUPINIQUIM DA PASSAGEM BÍBLICA

O BEZZERRO DE OURO

SE FOR DE ESQUERDA OS PROFESSORES,IDIOTAS E IMBECIS,FUNCIONARIOS PÚBLICOS, ADORARÃO ATÉ O CAPETA

OBS.: OS MÉDICOS A QUEM EU ADVERTI DA POSTURA DE ESQUERDA AGORA NÃO NÃO ESTÃO GOSTANDO, MAS JÁ É TARDE JÁ "BOTARAM" NO DELES...LOGO LOGO O "MAIS PROFESSORES" ACONTECERÁ E ENTÃO O CEPERGS AMARGARÁ,COLHERÁ O QUE PLANTOU.

O FORO DE SÃO PAULO ESTÁ ACONTECENDO COMO PLANEJADO E COPIANDO O DIABO CUJO MAIOR ATRIBUTO É CONVENCER TODOS QUANTO POSSA QUE NÃO EXISTE.

ESTAMOS COM ESTRANGEIROS ENTRANHADOS EM NOSSA SOCIEDADE QUE A TUDO OBSERVA,ESTÁTICA E IRRESPONSAVELMENTE OMISSA E INERTE

Anônimo disse...

Prestes nada mais foi do que gigolô de Moscou...

Jorge disse...

Me parece que o Blog está cada vez mais reacionário. Publicam opiniões como se fossem fatos. Luiz Carlos Prestes está vivo na memória de muitos, assim como Getulio, Jango,Brizola, JK e os milicos de 1º de abril onde estão?

Justiniano disse...

A patética entrevista dado por ele no Roda Viva (acho que foi a ultima antes de morrer), mostrou a cara de pau desses comunistas, que sempre mentem dizendo que lutavam pela democracia, quando queriam era instalar um ditadura comunista aos model da URSSS. Usam a democracia para enganar incautos e vender ilusões apregoando o socialismo. A própria URSS era uma enganação total em que a cada quinquênio eram refeitas as projeções da produção e sempre aumentavam, mas a pobreza e a escassez de alimento graçava entre os trabalhadores. Tanto que na época o maior hábito dos russos eram entrar em qualquer fila que visse e depois perguntar para que era a fila.

Anônimo disse...

Até para ser comunista tem que ter um mínimo de inteligência!
Prestes, além de criminoso era
burro: a infeliz Anita Leocádia
seguiu o mesmo caminho. Isso é
que se chama genética ruim!

Anônimo disse...

Prestes nem era comunista quando liderou a Coluna Prestes. Ele, após 1930, foi o traidor que todos agora reconhecem e dele só resta o mito (de burro e incompetente, veja o livro Camaradas de William Waack)que o comuna Jorge Amado tentou criar como Cavaleiro da Esperança.
Estender a todos da Coluna, sinceros tenentes idealistas, e nem de longe comunistas (vejam o livro A Marcha da Coluna, de João Alberto Lins de Barrsos, onde fica clara - no período 1927 a 1930 - a traição de Prestes aos ideais liberais de seus ex-companheiros) é querer confundir a própria história brasileira.

Cap Caverna disse...

Ainda bem que a filha do energumeno comunistas não teve filhos, pois a genética deles(Prestes/Anita)em nada acrescentaria de bom entre nós!A Coluna Prestes, se assemelhou ao Sendero Luminoso no Peru, e as Farcs, na Colombia, mas tivemos sorte de ter um demente no comando, por isso sua existencia foi curta!

Anônimo disse...

Na idade média havia três classes,Nobreza,Clero e Vassalos,em permeio aos Vassalos foram surgindo a Burguesia,comerciantes, que hoje é atacada pela esquerda que os destesta.Qual a razão?Seria por quê a esquerda não quer empecilhos no seu caminho e quer ficar como CUBA e Coréia do Norte que só há duas Classes, ou seja, Nobreza quem detém o poder e os Vassalos que obedece os poderosos?Nem o Clero,igreja, é permitido.

Anônimo disse...

Luis Carlos Prestes é destaque na Escola Militar de Porto Alegre até hoje por suas notas como estudante. Ao que se saiba, apenas Golbery do Couto e Silva e Ernesto Geisel rivalizaram no quesito desempenho. Só que dos três, o único que foi derrotado em tudo que fez foi Luis Carlos Prestes. Aonde meteu o dedo, criou a derrota e o fiasco. Pra que homenageá-lo? Um obelisco aos eternos derrotados?

martelo disse...

Impressionante a sanha do políbio Braga para tentar manchar a biografia de pessoas infinitamente melhores do que ele

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/