. O documento acaba de sair do forno. O editor buscou uma
cópia, leu e analisou tudo detidamente.
. O grupo de engenheiros especialistas que examinaram a
ruptura e toda a documentação, concluiu por responsabilizar as administrações
do PT e do PMDB por falhas de caráter sistêmico em todas as fases do projeto e
das obras, mas admitiu que até mesmo a
ausência de leis impositivas de normas técnicas, como a falta de um gerente de
projeto engenheiro sênior, ajudaou a causar o desastre. O Parecer Técnico é bem
claro sobre as responsabilidades:
- É uma obra de engenharia complexa, com especificades
hidráulicas, estruturais e hidrológicas que exige um tratamento diferenciado em
relação às obras até então realizadas pelo DEP. A ruptura teve causas
sistêmicas, desde a concepção da obra, precipitação intensa, elaboração do
projeto, execução, fiscalização e execução da obra.
. Nenhuma teoria conspiratória resiste à análise dos
engenheiros.
. Ao final e ao cabo, são elencadas 11 propostas de ações
para rearranjar o Conduto Forçado Álvaro Chavez (tudo muito barato) e alterar
os procedimentos em relação a novas obras na cidade.
CLIQUE AQUI para ler tudo com atenção.
5 comentários:
Como o CREA permitiu oma obra de engenharia sem ART de um engenheiro??? como diz o parecer..."como a falta de um gerente de projeto engenheiro sênior, ajudou a causar o desastre" e o pior dizer que não tem "normas técnicas"??? Que saudades do Eng. Telmo Thompson Flores, o ultimo veradadeiro prefeito de POA...ou não?
Ass. Joel Robinson (engenheiro)
Não tem nenhuma topeira aí pra resolver o problema?
A marmota Phil não foi ouvida quando projetaram, porém diversas antas colaboraram.
Pelo visto continua ausente na PrefPoa um gerente de projeto engenheiro sênior e também pessoal para fiscalizar as obras que serão pagas pelos contribuintes.
Quem possui um adequado sincronismo entre o tico e o teco já percebeu que no corredor de ônibus da Av. Protásio Alves e mais especificamente no corredor de ônibus, no canteiro central da Av. Osvaldo Aranha, que em dias de chuva farta haverão sérias inundações das pistas laterais desta avenida.
Os "especialistas" elevaram o nível das pistas do canteiro central e as pistas de concreto ficaram em nível bem mais elevado do que as pistas laterais (sentido bairro-centro e centro-bairro). Para onde esta água irá escoar?
O rio que se formará só poderá escoar para as pistas laterais e se as bocas de lobo para escoamento forem insuficientes ou estiverem entupidas só automóvel anfíbio ou homens rãs poderão circular por ali.
Isto é que dar aboletar CC's ao invés de pessoas que peguem no batente.
Diz o colunista que foi na administração do PT? Interessante, pois o PT não era governo em POA na época. Isto foi pouco antes de 2008. Acho que esta havendo uma mentira no caso. Perguntem para o FORTUNATTI, pois era o vice no período. Com os erros que foram citados pelo engenheiro, que comentou em vermelho o CREA, O DUTO NUNCA ENCHEU ATÉ O TOPO. Logo, nunca foi FORÇADO. Era um canal coberto.
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