Especialistas responsabilizam governos do PT e do PMDB pela ruptura no Conduto Álvaro Chaves

Tem 24 páginas o parecer Técnico do Crea sobre a ruptura do Conduto Forçado Álvaro Chaves, a maior obra pública do gênero jamais realizada em Porto Alegre, que custou R$ 57 milhões aos cofres públicos. O desastre aconteceu no dia 20 de fevereiro de 2013, dia de fortes chuvas, em área da rua Coronel Bordini. A obra foi projetada nos governos do PT e resultou totalmente realizada no governo do PMDB.

. O documento acaba de sair do forno. O editor buscou uma cópia, leu e analisou tudo detidamente.

. O grupo de engenheiros especialistas que examinaram a ruptura e toda a documentação, concluiu por responsabilizar as administrações do PT e do PMDB por falhas de caráter sistêmico em todas as fases do projeto e das obras,  mas admitiu que até mesmo a ausência de leis impositivas de normas técnicas, como a falta de um gerente de projeto engenheiro sênior, ajudaou a causar o desastre. O Parecer Técnico é bem claro sobre as responsabilidades:

- É uma obra de engenharia complexa, com especificades hidráulicas, estruturais e hidrológicas que exige um tratamento diferenciado em relação às obras até então realizadas pelo DEP. A ruptura teve causas sistêmicas, desde a concepção da obra, precipitação intensa, elaboração do projeto, execução, fiscalização e execução da obra.

. Nenhuma teoria conspiratória resiste à análise dos engenheiros.

. Ao final e ao cabo, são elencadas 11 propostas de ações para rearranjar o Conduto Forçado Álvaro Chavez (tudo muito barato) e alterar os procedimentos em relação a novas obras na cidade.

CLIQUE AQUI para ler tudo com atenção.

5 comentários:

Anônimo disse...

Como o CREA permitiu oma obra de engenharia sem ART de um engenheiro??? como diz o parecer..."como a falta de um gerente de projeto engenheiro sênior, ajudou a causar o desastre" e o pior dizer que não tem "normas técnicas"??? Que saudades do Eng. Telmo Thompson Flores, o ultimo veradadeiro prefeito de POA...ou não?

Ass. Joel Robinson (engenheiro)

Anônimo disse...

Não tem nenhuma topeira aí pra resolver o problema?

Anônimo disse...

A marmota Phil não foi ouvida quando projetaram, porém diversas antas colaboraram.

Luiz Vargas disse...

Pelo visto continua ausente na PrefPoa um gerente de projeto engenheiro sênior e também pessoal para fiscalizar as obras que serão pagas pelos contribuintes.
Quem possui um adequado sincronismo entre o tico e o teco já percebeu que no corredor de ônibus da Av. Protásio Alves e mais especificamente no corredor de ônibus, no canteiro central da Av. Osvaldo Aranha, que em dias de chuva farta haverão sérias inundações das pistas laterais desta avenida.
Os "especialistas" elevaram o nível das pistas do canteiro central e as pistas de concreto ficaram em nível bem mais elevado do que as pistas laterais (sentido bairro-centro e centro-bairro). Para onde esta água irá escoar?
O rio que se formará só poderá escoar para as pistas laterais e se as bocas de lobo para escoamento forem insuficientes ou estiverem entupidas só automóvel anfíbio ou homens rãs poderão circular por ali.
Isto é que dar aboletar CC's ao invés de pessoas que peguem no batente.

Luiz Moreira disse...

Diz o colunista que foi na administração do PT? Interessante, pois o PT não era governo em POA na época. Isto foi pouco antes de 2008. Acho que esta havendo uma mentira no caso. Perguntem para o FORTUNATTI, pois era o vice no período. Com os erros que foram citados pelo engenheiro, que comentou em vermelho o CREA, O DUTO NUNCA ENCHEU ATÉ O TOPO. Logo, nunca foi FORÇADO. Era um canal coberto.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/