Nos últimos dias de
campanha eleitoral no RS, ocorreu uma enxurrada de pesquisas eleitorais. Em
muitas cidades do interior, resultados opostos de enorme significado causaram
perplexidade e indignação, já que passaram o cheiro de maracutaia. Mesmo em
cidades como Porto Alegre ou São Paulo, pesquisas de intenções de votos são
frequentemente contestadas.
. Existem casos graves de distorções no interior
e nas capitais.
. O editor já manifestou aqui neste espaço a convicção de
que chegou a hora de legislar sobre os serviços dos institutos de pesquisa ou
exigir deles seu próprio código de autorregulamentação.
. Acima de tudo, a
população, os clientes e as autoridades, precisam trabalhar com resultados que
obedeçam padrões uniformes de aferição. As duas distorções mais graves que
qualquer pessoa pode perceber e que podem alterar completamente os resultados:
1) As margens de erro, que depende da vontade de cada pesquisa, podendo ir de 2
a 5 pontos. 2) O universo pesquisado, porque alguns institutos trabalham somente
nos locais de residência dos entrevistados e outros apanham os entrevistados em
movimento.
5 comentários:
ESTOU CHEGANDO DE SANTIAGO.
ESTÃO USANDO ENQUETE PARA MASCARAR PESQUISAS ELEITORAIS...
O JUDICIÁRIO FAZ VISTA GROSSA E PERMITE UM CRIME ATRÁS DO OUTRO...
PERGUNTO: ADIANTA DENUNCIAR NO MINISTÉRIO PÚBLICO?
DONOS DE JORNAIS, LACAIOS, SE PRESTAM PARA SERVIR CORONÉIS...
As pesquisas são vendidas e os resultados são manipulados, conforme os interesses.
Afinal, o que no Brasil com um dinheirinho não se compra ?
Todo esquerdista é um legiferante, quer por regrinhas em tudo, ao invés de simplesmente RACIOCINAR: que empresa jogaria seu nome no lixo, dando resultados absurdos em pesquisas? Que empresa, cujo sucesso na atividade depende essencialmente de sua credibilidade faria isso? Se o editor REALMENTE acha isso, porque ao invés de reclamar não cria a sua própria empresa de pesquisas e simplesmente não fica MILIONÁRIO por acertar todas as previsões, já que as outras não acertam porque são vendidas ou incompetentes? Esse tipo de discursinho de "vamos regular as pesquisas" e tal é de doer.
As pesquisas deveriam ser proibidas nos 90 dias anteriores a eleição( pelo menos sua divulgação), pois sabe-se que muitos eleitores trocam de candidato para não "perder".
Pela primeira vez CONCORDO com o EDITOR, em GÊNERO, NÚMERO E GRAU.
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