Uma reportagem publicada nesta quarta-feira Folha de S.
Paulo revela o valor investido pelas empresas estatais em publicidade nos
últimos anos. RBS TV levou R$ 20 milhões, Zero Hora recebeu R$ 5 milhões. Os dados da RBS são apenas estimados por uma consulta grosseira a todas as listas,mas podem ser muito maiores. As listas completas estão no link a seguir e podem ser cotejadas com atenção pelo leitor. Os demais jornais, rádios e TVs da RBS também levaram dinheiro.
. Os dados só vão publicados porque o governo Dilma foi derrotado em ação movida pela Folha de S. Paulo e se viu obrigada a divulgar os números.A reportagem é assinada por Fernando Rodrigues.
. Os gastos não incluem valores investidos diretamente pelo governo.
. A Caixa Federal é a campeã com meio bilhão por ano.
CLIQUE AQUI para examinar os nomes e os valores de todos os veículos de comunicação que receberam dinheiro das estatais, ano por ano. O trabalho é detalhadíssimo.
. Os dados só vão publicados porque o governo Dilma foi derrotado em ação movida pela Folha de S. Paulo e se viu obrigada a divulgar os números.A reportagem é assinada por Fernando Rodrigues.
. Os gastos não incluem valores investidos diretamente pelo governo.
. A Caixa Federal é a campeã com meio bilhão por ano.
CLIQUE AQUI para examinar os nomes e os valores de todos os veículos de comunicação que receberam dinheiro das estatais, ano por ano. O trabalho é detalhadíssimo.
. Entre 2000 e 2013, foram R$ 15,7 bilhões.
. Nos governos Lula e Dilma, houve maior desconcentração
dos investimentos publicitários. Até 2003, pouco mais de 4 mil veículos de
comunicação recebiam investimentos em mídia. Este número atingiu seu recorde em
2013, quando 10.817 veículos, incluindo jornais e rádios regionais, foram
beneficiados.
. Apesar disto, Lula e Dilma mantiveram grande
concentração dos recursos em empresas ligadas às chamadas famílias que controlam a mídia,
como os Marinho, os Civita, os Mesquita e os próprios Frias, que editam a
Folha.
. O caso da Globo é o mais clamoroso. Nada menos que R$
5,3 bilhões foram investidos em veículos ligados aos irmãos Marinho, como a TV
Globo, a Radio Globo, a Editora Globo, que publica Época, e o jornal Valor
Econômico (uma parceria com a Folha).
. Em seguida, aparecem outras emissoras de televisão,
como a Record, do bispo Edir Macedo (R$ 1,3 bilhão), o SBT, de Silvio Santos
(R$ 1,2 bilhão), a Bandeirantes, de Johnny Saad (1 bilhão).
. Os jornais, liderados pela própria Folha, também
receberam uma parcela importante do investimento publicitário. A Folha teve R$
206 milhões, seguida do Estado de S. Paulo, com R$ 179 milhões.
. Nas revistas, destacam-se Editora Abril, com R$ 523
milhões, e a Editora Três, que edita Istoé, com R$ 179 milhões. A Editora
Confiança, que publica Carta Capital, recebeu R$ 44 milhões.
. Os sites alinhados com o governo, como WWW.brasil247.com.br,receberam
muito pouco dinheiro de publicidade oficial. O total recebidos pela 247 no
período foi de R$ 1,71 milhão, em valores correntes de 2013, segundo dados das
próprias empresas (R$ 220 mil 2011, R$ 407 mil em 2012 e R$ 1,087 milhão em
2013).
8 comentários:
Moeda de troca
tudo a ver com a reeleição de Dilma...
O PT descobriu o "caminho das pedras": despejar um monte de dinheiro público nos veículos de comunicação para, assim, obter a "simpatia" e, por que não dizer, certa "cumplicidade".
O que se vê é uma imprensa cordata, adestrada e cada vez mais dependente da propaganda estatal, que já responde por quase 50% do mercado publicitário do país.
Quando, e se ocorrer, o corte nestes gastos, os veículos ficarão em situação de penúria e, por consequência, asfixiados financeiramente.
E esse é o gasto "apenas" das estatais, fora o gasto com propaganda institucional dos ministérios e órgãos da justiça.
Seria interessante, Políbio, divulgar que o governo gaúcho gastou R$ 4 milhões só com o programete de rádio "Mateando com o Rio Grande" ( com a duração de 5 minutos semanais ), veiculado durante todo o 1º semestre, para "divulgar" em mais de 200 emissoras de rádio do RS as "ações" do governo pestista ...
Uma área fundamental para a democracia brasileira não poderia ser dependente de NADA do governo,
como é DEPENDENTE o resultado está ai. Deveria haver lei que
proibisse isso, propagandas pagas
só de empresas particulares, e o
governo proibido de fazer propagandas na imprensa em geral.
Pergunto : Caixa e Petrobras, para que fazer propaganda ?
Aki em Rio Grande o governo petralha, tá gastando os tubos em propaganda, é a toda hora nas rádios e no canal da RBS, uma propaganda atrás da outra. Isso é chamada CENSURA VELADA, fala do meu governo que eu corto a propaganda no/a teu jornal na tua rádio...essa tática é conhecida qdo a quadrilha do mensalão e agora do Petrolão assume o poder.
A RBS baixou as calças e ficou de quatro por mixaria...ha,ha,ha,ha,ha!
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