Saiba por que a MP dos Reitores visou acabar com a patifaria ilegal em curso das Universidades

A Medida Provisória 979, de 9 de junho, que permite a escolha de reitores temporários para as instituições federais pelo ministro da Educação Abraham Weintraub, enquanto durar a pandemia e só nos casos em que terminar o mandato de um reitor, desencadeou um turbilhão de críticas ao governo federal. 

O jornal Gazeta do Povo, Curitiba, analisa as pérfidas e reacionárias manobras feitas na maioria das universidades públicas, tudo para manter o domínio das corporações lulopetistas.

Leia a reportagem, que é completíssima:

Os partidos de oposição e os sindicatos de professores e de reitores classificaram o documento como ditatorial, porque estaria interferindo na autonomia universitária, prevista no artigo 207 da Constituição Federal, permitindo uma espécie de intervenção indevida. Parlamentares pediram ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), que devolva a MP ao Poder Executivo, por ser “antidemocrática”. Mas, afinal, como são eleitos os reitores hoje e por que a iniciativa de Jair Bolsonaro trouxe tamanha repercussão?

CLIQUE AQUI para ler tudo.


12 comentários:

Murilo disse...

Autonomia universitária é para o conteúdo das disciplinas, não para a gestão.
Universidades federais são entidades usadas ideologicamente, se queremos avançar esse país, mudanças já nesse modelo !

João Paulo da Fontoura disse...

Pessoal, ontem eu ouvi uma entrevista do reitor Ostermann da Universidade Federal de POA.
No fim, bem quietinho, ele forneceu o orçamento da universidade, 1,8 bilhão de reais!!!
E praticamente tudo vai para pagamento de funcionários. Quase nada sobra para investimento em custeio. Isso é a prova da completa desorganização do sistema. Podemos dizer que a Universidade foi privatizada pela corporação dos funcionários. Hoje, nossas universidades estatais viraram verdadeiros cabides de emprego, sinecuras públicas. Absurdo.
Pra mim, todas teriam que transformar-se em fundações, com os governos provendo 30% do orçamento. O resto buscar-se-ia no mercado.
Hoje o pobre subsidia o ensino dos ricos, absurdo.
E quando se fala em mexer em algo, a elite intelectual tem eripselas múltiplas!
Se o governo pegar toda essa grana, ele pode subsidiar o ensino de todo e qualquer estudante universitário e sobraria dinheiro para investir no ensino básico.
É o que é!

Anônimo disse...

Cara tu é muito despreparado,parcial e sem qualificação!!Não conhece a seriedade com que as Universidades Federais atuam!!Mas pos suas posições conhecemos tua alma do mal!Uma vergonha sua atuação!!!

Anônimo disse...

Tu tem nenhuma representabilidade acadêmica!!Deve fazee 50 anaos que não estuda!Antes de falar estude!!

Anônimo disse...

tá, mais uma batalha perdida?

isso esta cansando...

obvio que esse negocio nao passa, o sistema sujo esta todo unido e formou uma barreira intransponivel impossivel de ser desbloqueada atraves desses rapapés institucionais...

eu nao canso de repetir, temos de deixar o sistema de ensino publico à mingua e investir em um outro modelo com a ajuda dos empresarios ditos conservadores, com universidades de DIREITA e CONSERVADORAS que tenham custos acessiveis...

so montando um Brasil "paralelo" conseguiremos nos livrar dessa corja da esquerda que domina por decadas toda essa area cultural e educacional...

mas o Seu Havan parece ter a mente muito estreita, embora tenha habilidade em ganhar dinheiro, e acha que vai criar um país conservador abrindo uma loja por semana, quando deveria reunir seus amigos endinheirados e entrarem com os dois pés nessa area educacional...

deem opção razoavel e uma legiao de pais tirará seus filhos das universidades publicas, mesmo que tenham que fazer um esforço financeiro para isso...

que fim levou a politica das escolas militarizadas, nunca mais se ouviu falar?

do contrario, é isso ai, é general fazendo piadinha com filha esquerdista e achando tudo muito fofo e bonitinho...

Anônimo disse...

ate os profis semi alfabetizados dessas espeluncas federais sabem que a chave da formação de um país esta ali no sistema de ensino, tanto o basico como o superior, por isso a completa coléra coletiva dessa gente para nao perder esse nicho muito importante da formação cultural e educacional...

so empresarios brazucas diplomados e empolados é que acham que nao precisam fazer nada...

basta se vestirem de verde e amarelo e virarem youtubers...

é uma miséria intelectual desalentadora...

o professor Olavo nao cansa de apontar a obtusidade dessa gente....

Anônimo disse...

Se a universidade é Federal, nada mais justo que a Federação escolher o reitor. Quem não estiver satisfeito, que saia e vá procurar sua turma: alunos paguem uma escola particular e professores abram uma universidade para ensinar o comunismo.

Anônimo disse...

Num país em que ROUBAM até merenda escolar de escolas primárias de regiões PAUPÉRRIMAS, nas universidades seriam todos honestos...???? a corrupção domina o Brasil, em todos setores. VERGONHA de ser brasileiro. Nos outros países tem corrupção...??? é claro que também tem, MAS uma vez pegos na roubalheira são condenados, vão direto prá cadeia, por longo período. No Brasil, passam 15(quinze) anos e não decidem se houve corrupção na universidade, enquanto isso suas excelência estão soltos.

Anônimo disse...

Reitores "bionicos", tipo regime militar?

Anônimo disse...

Que patacoada! Assim fica difícil levar o governo a sério. Não basta esbravejar nas redes. Tem que saber o que está fazendo. Senão leva nos dedos.

Anônimo disse...

>>

Não tem chance. As universidades públicas, mesmo sustentadas com nosso dinheiro, são patrimônio de porteira fechada da esquerdalha. Foi uma das piores derrotas que tivemos na Constituinte.

A escória comunista usa dinheiro público para fazer a cabeça dos jovens.

<<

Anônimo disse...

Absurdo, universidades tomadas de esquerdistas incompetentes...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/