Engenheiros denunciam boicote da Fepam ao Pisa. O Pisa é a obra do século da área no RS.

O boicote da Fepam impede a inauguração do sistema de tratamento que elevará de 27% para 77% o tratamento de esgotos de Porto Alegre, um crime contra a população da capital do RS. CLIQUE AQUI para saber o que é o Pisa. Ao lado, o enorme emissário (a parte submersa). A ilustração é do ano passado. 

Em nota paga publicada nesta quarta-feira nos principais jornais, o Crea, Conselho Regional de Engenharia, com o apoio de outras seis entidades da área, inclusive Associação Brasileira de Engenheiros Civis e Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos, atacou duramente o corpo mole que faz a Fepam, órgão do governo estadual, por criar obstáculos inadmissíveis e que já duram vários meses em relação ao chamado Projeto Socioambiental, o Pisa, que elevará de 24% para 80% o tratamento de esgoto de Porto Alegre. CLIQUE AQUI para examinar o estudo do Dmae sobre o caso. 

. O Pisa está concluído há meio ano, custou R$ 586 milhões aos cofres da prefeitura e o Dmae não aceita submeter-se a caprichos aparentemente fundados em razões técnicas colocados pela Fepam.

. O governador do RS é Tarso Genro, PT, e o prefeito é do PDT, José Fortunati. Fortunati já declarou publicamente que não apóia a reeleição de Tarso.

. A nota do Crea e das seis entidades explica didaticamente que é insustentável a posição da Fepam, que provoca “sistemático adiamento do início de operação do Sistema de Esgotamento Sanitário da Ponta da Cadeia”, uma “protelação sem argumentos”, tudo relacionado com a exigêcia de que “o lançamento do esgoto tratado da Estação de Tratamento de Esgoto Serraria vá a 2.600metros e não os 1.600 construídos pelo Dmae, já que produzem impactos similares e sem que haja qualquer comprometimento da orla”.

. Este é o ponto.

. Os engenheiros gaúchos e brasileiros,  experts no assunto, não admitem que a Fepam seja mais exigente do que foram os técnicos dos agentes financeiros do programa, BID e Caixa Federal, porque “foi necessário um esforço enorme de profissionais de engenharia e empresas gaúchas de consultoria e construção civil para conceberem , projetarem e construírem esse complexo conjunto de obras, composto por redes coletoras, estações de bombeamento, emissários e ETE Serraria, que será capaz de tratar o esgoto produzido de metade da população porto-alegrense”.

. A nota é assinada pelo presidente do Crea, Luiz Alcides Capoani. 

4 comentários:

Anônimo disse...

Já está PASSANDO da hora de uma REVISÃO nesta legislação monstrenga do século passado, onde um Órgão Ambiental inventa uma Portaria com força maior que qualquer lei Federal. A FEPAM deveria dar a LO solicitada e, se ocorrer o problema que ela alerta, então entre em ação e cobre responsabilidades. De parabéns o MPF que abriu inquérito contra a FEPAM e o IBAMA por conhecerem os problemas dos javalis e dos caracóis asiáticos e não tomaram nenhuma providencia para solucioná-los.

Anônimo disse...

O prefeito que inaugure e mande a Fepam comer capim, depois na justiça apresente os laudos técnicos do do BID e Cx. Já era nego vão se queixar para o bispo.




Eduardo Menezes

Luiz Vargas disse...

Nada mais lógico do que um desgoverno tabajara, que já possui uma EPR (EMPRESA PETRALHA DE RODOVIAS conhecida pela alcunha de EGR) possuir uma FEPAM (Fundação PeTralha de Meio Ambiente).
Onde os ParasiTa$ PeTralha$ botam as PaTas nem guanxuma brota!

Anônimo disse...

É por isso que estão trazendo médicos estrangeiros para o Brasil.A falta de coleta/tratamento de esgoto e água tratada é a principal causa de doenças de Norte a SUL do Brasil.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/