Jornal americano diz que "melhor coisa que Lula fez foi nada"

Desde que o Brasil descobriu novas e promissoras reservas de petróleo na sua costa em 2007, o País parece ter abandonado várias reformas que deveriam deixá-lo em sintonia com sua ambição de conquistar um lugar entra as nações mais industrializadas do mundo. É o que diz um artigo no Wall Street Journal nesta segunda-feira assinado por Mary Anastasia O'Grady, editora e colunista do jornal americano de finanças.

. O texto, intitulado "Contenha seu entusiasmo pelo Brasil", questiona o otimismo manifestado no País sobre o sucesso das parcerias público-privadas na reinvenção "de um Brasil com sua nova riqueza". O'Grady se refere em particular ao entusiasmo manifestado pelo empresário carioca Eike Batista em uma recente passagem por Nova York.

. "Quanto mais a elite do País fala sobre sua parceria público-privada para reinventar o Brasil com sua recém descoberta riqueza, mais soa como o mesmo velho corporativismo latino", diz ela. O'Grady admite que o Brasil melhorou "em relação ao que era em meados da década de 90, quando hiperinflação alimentou caos nacional", e disse que "o crédito por controlar os preços vai para o ex-presidente de dois mandatos (Fernando) Henrique Cardoso, cujo governo implementou o Plano Real".

. A autora minimiza o papel do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no comando do País, dizendo que "uma revisão de sua gestão revela que a melhor coisa que ele fez como chefe-executivo do País foi nada". "Além da reforma da lei de falências e a melhoria da legislação relativa a seguros, ele (Lula) fez muito pouco."

9 comentários:

Anônimo disse...

É preciso que um jornalista e um jornal de outro país diga o que os nossos periódicos (por omissão e de olho em gordas verbas), não dizem. Imprensa livre? Esqueçam. Hoje só em blogs e sites independentes. Nas outras mídias, só sai o que o Czar Lulla I quer que saia. E, o veiculo que desobedece, sofre com a represália. Acorda, povo brasileiro. Deixa de ser idiota e te convence que todo o resultado de hoje é obra de Itamar Franco e FHC. Lulla e seus 40(ou mais) amigos, só se lambuzaram com o mel estocado. Agora, quando outro precisar do mel dantes estocado, vai perceber que os amigos ursos acabaram com tudo. e aí, sofre, Zé Povinho iludido e mal informado.

Carlos Mota

Anônimo disse...

Bem, isso só dá uma certeza, a minoria que já havia percebido que Lulex não serve para nada, ops, só para gastar nosso rico dinheirinho, tem maturidade e capacidade de analisar o que ocorre de fato. Feliz estou por estar entre os observadores maduros e triste por ser mais um brasileiro ludibriado e "escravo" dessa situação ridícula em que o país se encontra. Vamos nos unir e mudar em out/2010.

Anônimo disse...

O que esta jornalista diz, qualquer cidadão bem informado sabe.
É o óbvio. O problema é que a grande massa não se dá conta (ou não quer se dar conta) disto.

Anônimo disse...

Fez mta coisa, sim. Enriqueceu o Ronaldinho delle, enriqueceu a cumpanheira toda. Vejam que vários delles se transformaram em fazendeiros e ricos empresários. Porisso é o desespero delles em eleger a terrorista do batom.

Unknown disse...

Sempre vale a pena ler a excelente Mary O'Grady do Wall Street Journal.
Então quer dizer que Eike Batista anda por NY bancando o garoto propaganda de Lula?
O’Grady está bem informada, como sempre.
Realmente o maior feito de Lula foi fazer NADA.
Um viva ao NADA do Lula!

Anônimo disse...

E' ainda bem que não fez nada. Nem tentou fazer algo para a posteridade. Seu horizonte é do tamanho dele mesmo, nas suas próprias palavras, seu mandato será vitorioso se ele fizer seu sucessor.

ganhatudo disse...

Não fazendo nada ao menos não atrapalhou. Este foi seu grande mérito na economia.
Já na Politica externa foi um desastre pois botou os pés pelas mãos, aliando-se a todos ditadores do mundo.
Na verdade, voltando a economia, o que aparece é que o Lula não fez nada, pois nadou de braçada durante seus oito anos de mandato, exceto a crise de 2009, mas ele fez coisas que obrigarão o próximo governante adotar ajustes na economia pois criou gastos que são muito grandes trazendo grande preocupação na área da política fiscal.
O Deficit fiscal aumenta demasiadamente e pode ser uma bomba relógio para Serra, ou mesmo para Dilmá se for eleita, coisa que acho difícil.
Depois terão discurso para dizer que o bom era o lula, já que o sucessor terá muitas dificuldades para administrar esse deficit deixado.

Fabiano Machado disse...

Já havia chegado a esta conclusão a semana passada e lembrado ontem...

Eu tento lembrar de algo, mas não encontro nada.

Sinceramente... Lula não fez nada relevante e nem seus ministros (a não ser uma série de erros).

Anônimo disse...

Subscrevo,caro Carlos Mota,às 11:22!!!



KIRK

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/