ENTREVISTA
Pára uma em cada tres obras do PAC
Fernando Henrique Cunha, advogado do escritório Emerenciano, Baggio e Associados
Os senhores analisaram 153 projetos de infraestrutura do PAC, no ano passado. Que quantidade de problemas foram constatados ?
O valor total das obras soma R$ 26 bilhões. Encontramos problemas em 48 dos 153 projetos.
É um número grande de irregularidades constatadas ?
Uma em cada três obras públicas foram paralisadas pelo TCU no ano passado.
Este ano, como andam as coisas ?
Só numa fornada, o TCU paralisou 41 obras.
Por que ocorrem tantos problemas ?
Em alguns casos, o próprio edital de licitação não apresenta projetos claros, sem conceitos bem definidos e utiliza como referência de preços parâmetros equivocados. Planejamentos mal feitos não pegam problemas sérios.
E dá para atacar os imprevistos ?
Os riscos inerentes à obra podem ser calculados e previstos através da elaboração de uma matriz de risco, condizente com a realidade de cada projeto
2 comentários:
Está claro como água de degelo:
1- Falta competência ao governo federal para utilizar a lei 8.666 /93. Ela tem falhas, mas nada que pessoas inteligentes não consigam resolver, e dentro da lei.
2- Lula e os seus estão acostumados a funcionar à margem da lei, procurando lacunas, brechas onde possam ganhar o "seu' (são a bufunfa, a propina,o caixa 2, o que Celso Daniel descobriu e por sua causa foi morto). Com o TCU na cola, els ficam desesperados, pois tem o rabo totalmente preso e ficam com síndrome de abstinência, de onde tirarão dinheiro para financiar o MST, as FARC's, as ONG's amigas (de qualquer coisa que não seja democrática, legal e progressiva , é claro!).
3- Dilma se acostumou a usar dinheiro do crime, afinal de onde ela arranjou o seu primeiro milhão?
Desculpas para não paralisarem as obras:- Vai ficar mais caro.
Então vamos institucionalizar de uma vez a corrupção, o super faturamento e a roubalheira das empreiteiras, não é mesmo? Lula
Postar um comentário