Opinião - Ao abrir barreiras com a Colômbia, Dilma começa, enfim, a dar uma banana para o Mercosul

OPINIÃO 

Só há uma saída para o Brasil: abrir drasticamente o comercio e  diversificar os parceiros amplamente, comprando muito mais e vendendo muito mais  , exponencialmente, até que a especialização do trabalho crie novas cadeias muito maiores do que agora e todos sejam prósperos, aumentando a riqueza.
David Ricardo já ensinava isto no século 17.
Só na América Latina, de influencia jesuíta, é que se vive uma era de monastério...com protecionismos e tarifas da década de 50 , algumas até do século 19.

Dilma descobre agora depois de ter feito tudo ao contrário e afundado o Brasil, junto com Lula, que encerrou o Brasil no Mercosul.

Roberto Mertens, Brasília, DF

12 comentários:

Mikael disse...

Com incerteza economia fica muito difícil abrir mercado.
Mundo não sabe até que ponto é possível financiar estado brasileiro.

Ficamos sem seriedade financeira e política.

Anônimo disse...

Isso é para facilitar a entrada da cocaína das Farc no Brasil!

Anônimo disse...

esta mulher é uma fracassada, corrupta, mentirosa, arrogante, cinica, incompetente, compactuando com o que há de mais podre- o pt- vergonha , ignorante que nao sabe formular uma frase

Anônimo disse...

Tudo combinado, só para gerar notícias.

Anônimo disse...

Falou tudo anônimo das 17:00, só para negociar com as FARC nada mais, essa gentalha comunista não tem a menor credibilidade...

Anônimo disse...

Sair do MERCOATRASO só pode levar o Brasil pra frente, mas com a mentalidade pixulequeira instalada em Brasília acho difícil...

Anônimo disse...

Está muito estranho esse acordo com a Colômbia. O Brasil apoiou financeiramente as FARC, dando até abrigo a certos "comandantes". As FARC sempre deram apoio para que a cocaína entrasse sem problemas no Brasil. Cuba fez o "diabo" para que, após anos de negociações, as FARC e o governo colombiano assinassem um tratado de paz. Aí a Dillma vai até Bogotá assinar tratados comerciais (intercâmbio de drogas, armas, criminosos, e outras bandidagens em que a petezada é profissional). Sei não, é estranho.

Anônimo disse...

Parece desespero depois do pacto do Pacífico.
Chile já disparou a nossa frente e o Peru, quem diria, vai no mesmo ritmo.

Anônimo disse...

Políbio,

O anônimo 17:00 matou a charada.

Quanto aos jesuítas, tenho a mesma opinião. É só estudar o que eles fazeram nas Missões.

Levaram os Guaranis ao massacre por suas idéias hegemônicas contra os "imigrantes ibéricos".

JulioK

Anônimo disse...

Nada editor. O Mercosul é o Brasil, a Argentina, Venezuela, Bolívia, Paraguai e Uruguai vem a reboque do Brasil. Não seja lido, leia. No campo geopolitico o Brasil o movimento dos EUA em se aproximar de Cuba merecia uma resposta a altura, ou seja, o Brasil se aproximou da Colombia. Por mais que a Colombia seja protegida dos EUA é mais fácil, mais barato e mais perto para ela comercializar com o Brasil, que é o representante do BRICS na América, cujo mercado consumidor é 4 vezes maior que a União Europeía, nafta e essa mova aliança que os EUA quer criar puxando o Japão e a Coreia do Sul para o lado deles. Essa nova aliança totaliza 800 milhões de pessoas, só que entre países muito competitivos em tudo, ou seja, quem vai ceder? Já os países do BRICS (Brasil, China, India, Russia e África do Sul) somam + 3 bilhões de pessoas e tem mercado para tudo porque são países em desenvolvimento, ao mesmo tempo com tecnologia avançada e grande poderio armamentista. E o principal de tudo, loucos para comer e consumir. Aí entre ao Brasil, a Argentina o Uruguai, Paraguai, Bolívia e Venezuela que são fortes na agricultura de ponta, agronegócio, Pecuária, maquinas agricolas, etc. e petróleo (a Venezuela é o 4 maior produtor mundial e o Brasil o maior em prospecção de Petróleo no mar).

Emmanuel disse...

Políbio .... é de olhar esses posts para ver como ainda tem gente fora do ar.
Na verdade, não dá para entender muito bem o que foi a Dilma fazer na Colômbia, mas com certeza, não foi fazer pazes com mundo civilizado.
Creio mais é que queria fugir dos escândalos que se acumulam.
De qualquer forma, serve para ver o Levy levando pancada: Levy, aumentador de impostos!

Anônimo disse...

Paisecos fracassados de Bolívia venexuela argentina,Brasil,bando de fracassados vermelhos,está mulher nem falar sabe

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/