Comissão Eleitoral denuncia golpismo nas eleições do DCE da Ufrgs e pede ajuda do MPF

A Comissão Eleitoral que administra as eleições para o DCE/UFRGS acaba de pedir ao Ministério Públco Federal que entre em ação para cancelar o pleito em todo o Estado. A comissão alega que a reitoria da Ufrgs implementou total desordem às eleições, já que marginalizou-a totalmente do processo. Os estudantes não sabem onde se localizam as urnas e nem conhece os mesários escolhidos. Quatro chapas disputam os cargos, sendo uma do PT, outra do PSOL e duas independentes. A reitoria faz o jogo do PT e do PSOL.

. O presidente da comissão eleitoral, o estudante Adrio Dias (fone
91447070) , confirmou coletiva para esta tarde, mas defende legalidade e transparência para as eleições marcadas para hoje, amanhã e quarta. "Conclamamos a sociedade civil para que repudie o golpe", conclamou Dias.

- A coletiva dos estudantes foi agendada para as 15h30m, no saguão de entrada da reitoria.

E-mail:  adrio.dias84@gmail.com

3 comentários:

Patrícia disse...

Fazendo algumas correções: uma chapa é do PT, uma é do PP (atual gestão), outra é uma união da oposição (formada por indepedentes, PSOL, PSTU, PCdoB, PV...) e a outra é uma 'brincadeira entre amigos', como eles mesmo se definem nos debates.
A reitoria quem se abster do 'jogo', visto que considera como legítimos alguns processos totalmente fraudulentos que a atual gestão realiza (como a própria formação da comissão eleitoral).
Por favor, informe-se antes de escrever.

Rafael Schervenski disse...

Até quando você vai sustentar que duas das quatro chapas são independentes?
A chapa 1 é formada por integrantes do PP, PSDB e PTB.
A chapa 2 é formada por integrantes do PT.
A chapa 3 é formada por integrantes do PSOL e PSTU.
A chapa 4 é formada por integrantes do MEL, ligado ao PSDB/DEM.

O que a reitoria da UFRGS fez foi impedir a ação desastrosa de uma comissão que ignorou o estatuto da entidade. O processo só foi garantido porque a reitoria da UFRGS divulgou a lista de votantes, e disponibiliza o sistema de votação conforme solicitado pela própria Comissão.

Gabriel Afonso Marchesi Lopes disse...

Em resposta ao Rafael, a Chapa 4 informa que não possui nenhum integrante filiado ao PSDB/DEM. Desafiamos quem quer que seja à provar o contrário. Somos uma Chapa independente, composta por um grupo de amigos, majoritariamente do curso de Estatística da UFRGS (50% dos integrantes da chapa).

Não obstante, aproveitamos o ensejo para parabenizar o repórter Políbio Braga pela cobertura imparcial e isenta que vem fazendo das eleições para o DCE da UFRGS.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/