No dia mesmo em que esta página defendeu uma ação enérgia dos Partidos, candidatos e da mídia do Brasil, o TSE autorizou o PSDB a checar tecnicamente os termos da última pesquisa de intenções de votos realizada pelo Instituto Sensus, sob encomenda da Força Sindical.
. A propósito, leia a nota a seguir do jornalista Lauro Jardim, de Veja, enfocando outra das incongruências da pesquisa:
A polêmica pesquisa Sensus divulgada no início da semana tem no seu próprio questionário apresentado aos entrevistados mais motivos para controvérsia. Com a palavra um especialista em pesquisas, que prefere o anonimato:
- O problema está especificamente na ordem das perguntas. Antes de perguntar ao eleitor qual é o seu candidato preferido, houve uma série de questões acerca do grau de satisfação com o governo. A avaliação sobre o governo Lula é boa, como se sabe. Ao fazer isso, a pesquisa acaba influenciando parte dos eleitores que acabam cravando o nome de Dilma Rousseff para se manter coerentes com sua satisfação com o governo Lula.
Por Lauro Jardim - http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/
OPINIÃO DO LEITOR
Os municíios da pesquisa Sensus 1570/2010 e da 7594/2010 são os mesmos, apesar de ter havido "sorteio aleatório"; no Rio Grande do Sul, entre a primeira e asegunda, mudou o número de entrevistados,senão vejamos:Bagé, do PT, de 8 para 32;Cacique Doble, do PMDB, de 11 para 15;Carazinho, do PP, de 10 para 14;Caxias do Sul, do PMDB, de 11 para 10;Dois Irmãos, do PT, de 12 para 14;Novo Hamburgo, do PT, de 12 para 15;Pelotas, do PP, de 10 para 11;Porto Alegre, do PMDB, de 15 para 11, pasmem;Sapiranga, do PT, de 12 para 14;Sinumbu, do PP, de 14 para 16.
Notem que no municípios do PT o número de entrevistados aumentou em 31; nos do PMDB diminuiu em 1 e nos do PP aumentou em 7.Por que será ?
Sérgio Oliveira, Charqueadas, RS.
3 comentários:
E o problema agora é maior pois o Instituto de Pesquisas, não quer dar acesso aos documentos que originaram a tal pesquisa, embora o partido tenha direito constitucional e mandato para isto. Alguém tem alguma dúvida do que está acontecendo?
E o problema agora é maior pois o Instituto de Pesquisas, não quer dar acesso aos documentos que originaram a tal pesquisa, embora o partido tenha direito constitucional e mandato para isto. Alguém tem alguma dúvida do que está acontecendo?
A guerra petista está estabelecida, tambem, na blogoesfera. Tentei, várias vezes, acessar o blog Amigos de Serra e só entrava o Amigos de Lula. Podem tentar. Absurdo.
Postar um comentário