Entrevista, José Homero Finamor - Há 54 anos que não é feita dragagem do Guaíba

- O engenheiro José HomeroFinamor é diretor da Finamore Ingegneria Ltda.

Há quantos anos não é feito desassoreamento do lago Guaíba ?
Há 54 anos, desde 1970, não são removidos lençóis de areia, de material orgânico e inorgânico, inclusive e principalmente tudo que parte em grande volume a partir dos 4 rios que desaguam nele. Só o canal de navegação recebe dragagem constante.

Como é formado o lago ?
O lago Guaíba é formado por 4 grandes rios, o Gravataí, Sinos, Caí e o Jacuí e recebe as águas de nove bacias hidrográficas contribuintes  referida a seguir e que formam a Região Hidrográfica do Jacuí.mPor se tratar de um amortecedor de águas, reduzindo a velocidade de escoamento das águas dos seus formadores, acaba sendo um “decantador” dos sólidos transportados pelos quatro rios.

E o resultado ?
Um constante assoreamento, reduzindo em muito a calha de escoamento do Rio/Lago Guaíba.

Tem solução ?
Liberar a mineração e dragagem dos bancos de areia do lago, em pontos previamente licenciados, o que era feito regularmente até o final da década de 1960.

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19 comentários:

Anônimo disse...

E a ESCUMALHA petralha comparece e diz : culpa do Melo. Má fé é a religião do PT.

Anônimo disse...

que argumento ridiculo. Ora, qualquer rio somente e dragado o canal navegavel. Na bacia da guanabara idem, apenas o canal de navegacao, e outros portos do brasil igualmente, inclusive de rio grande.
Conversem com a mulher do cafezinho da capitania dos portos que ela lhes ensina sobre isto.

aparecido disse...

A engenharia no sul do pais é muito ruim... os rios perderam toda as matas ciliares nos ultimos 60 anos... e a velocidade do escoamento e o transporte de sedimentos aumentaram...... ao chegar ao lago as aguas reduzem a velocidade e depositam os sedimentos... mas é preciso aumentar o declive para as aguas irem embora e isto só se consegue aumentando o fluxo para o mar desobstruindo e aumentando as saidas maritimas...o lago dos patos deveria ter tres saidas para o mar além da unica saida em Rio Grande... e saidas com comportas para impedirem que as aguas salgada retornem nas mares altas... e manter as aguas doces... é tudo muito caro mas é a saida...... as pontes são frágeis... não se tem estruturas de proteção das fundações...e as aguas levam tudo... e em SC fez se hoteis e pousadas para dois milhões de turistas tudo sem saneamento básico... e os coliformes fecais ficam boiando nas mesmas aguas que os turistas se refrescam...... Em SP, ha mais de 40 anos, qualquer emprendimento que não for ligado a uma rede de esgoto com tratamento tem a obrigação de construir uma mini estaçõ de tratamento com capacidade de acordo com o numero de usuarios...é lei... em SC deveriam obrigar em ate em tres anos todos os empreendimentos turisticos a fazerem mini estações de tratamento de esgotos...é melhor gastar com estação de tratamento de esgotos que gastar com propinas para prefeitos e secretarios...

Anônimo disse...

O CARINHO COMO O AGENTE PÚBLICO E POLÍTICO TRATA O ESTADO E POA É DE UMA IRRESPONSABILIDADE REPUGNANTE!
NADA DE:
- DRAGAGENS
- NOVOS DIQUES
- DIQUES REVISADOS
- COMPORTAS SEM FOLGAS
- BOMBAS NOVAS SUBMERSAS
- CONTROLE DE NOVOS ATERROS
- HIDRELÉTRICAS SEM BACIAS
- NOVO CANAL DE EMERGÊNCIA LAGUNA DOS PATOS AO MAR.

NOS ÚLTIMOS 50 ANOS PODERIAM TER INVESTIDO 100 MILHÕES ANUAIS, OU 5 BILHÕES.

AGORA O PREJUÍZO É DE 50 BILHÕES POR BAIXO!

ETA POVINHO IRRESPONSÁVEL.

Anônimo disse...

Esse ponto tem sido abordado em outras regiões sérias do mundo. A sanha ecofascista proíbe sequer discutir o assunto de forma civilizada assim como queimadas pontuais e controladas....

Anônimo disse...

Sai da toca e põe teu nome no comentário. Como anônimo é fácil se achar o Sabe tudo

Anônimo disse...

Anônimo Anônimo disse...
que argumento ridiculo. Ora, qualquer rio somente e dragado o canal navegavel. Na bacia da guanabara idem, apenas o canal de navegacao, e outros portos do brasil igualmente, inclusive de rio grande.
Conversem com a mulher do cafezinho da capitania dos portos que ela lhes ensina sobre isto.

11 de junho de 2024 às 15:58

Teu papinho ludita tem como autoridade técnica a mulher do cafezinho da capitania dos porcos do PT.

Anônimo disse...

A retirada do estádio Beira-rio do local em que se encontra não ajuda também?

Anônimo disse...

Gênio, o PT não é responsável pelos últimos 50 anos de Porto Alegre e as leis de proteção ambiental foram atacadas nos últimos anos de Leite e a falta de manutenção das caixas de bombas, posicionamentos e condições das comportas e outros tantos itens sim, são responsabilidades deo atual prefeito. A irracionalidade e a terra plana são a religião da extrema direita

José Corrêa disse...

Caro Anônimo das 15:58:

Você leu que "O lago Guaíba é formado por 4 grandes rios, o Gravataí, Sinos, Caí e o Jacuí e recebe as águas de nove bacias hidrográficas contribuintes referida a seguir e que formam a Região Hidrográfica do Jacuí.mPor se tratar de um amortecedor de águas, reduzindo a velocidade de escoamento das águas dos seus formadores, acaba sendo um “decantador” dos sólidos transportados pelos quatro rios."???

A quantidade de sedimentos no Guaíba é muuuuuuuuuuuuuuuito maior que na Baía da Guanabara!!!

Anônimo disse...

Falou um petralha mortadela assessor de imprensa, q não sabe nada de engenharia. Entendem de ARROZÃO DO PT.

Anônimo disse...

Acho que a culpa é do Melo.


kkkkkk
kkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Lago? Pelo amor de Deus...

Anônimo disse...

Não é demais lembrar que o rio/lago foi encurtado.
Agora ele é menor que nos anos 60 e menor ainda que nos anos 40.

David Medeiros disse...

Navego há 30 anos pelo Guaíba e o que impressiona é o elevado assoreamento da região mais larga do rio. Da ponta do estaleiro (Pontal) em diante o navegador deve procurar com o sonar lugares mais profundos, sob o risco de encalhar no lodo
O processo de assoeamento do rio se agrava nas regiões mais largas devido a menor velocidade do curso d'água Nosso Guaíba que em Tupi guarani quer dizer "Encontro das águas" , já teve "roubado" grande parte de sua calha de alagamento com aterros e urbanização. Como a ocupação da área seria inevitável. após a cheia de 1967 as autoridades resolveram criar o projeto que com a construção da Freeway BR290 aproveitaria o Talude da rodovia para criar um dique elevado envolvendo as avenidas Castelo Branco, a av. Mauá com um muro e a futura av Beira Rio que ligaria o Gasômetro à Ponta da Serraria sua construção interrompida pela.ferrenha atuação e concessão de espaço na mídia aos ambientalistas O projeto então interrompido e abandonado por quase 50 anos. Nunca teve defensores com voz ativa e os administradores seguintes negligenciaram e até questionavam no caso a existência do Muro da Mauá.
Nos espaços que formavam o projeto foram construídos prédios de administração pública 2 estádios de futebol, 1 aeroporto, 3 shopping centers, 3 parques públicos, Na região portuária abandono das instalações devido ao baixo calado para embarcações de maior porte e uma navegação complexa numa lagoa rasa a Lagoa dos Patos. .
Com todo esse quadro de abandono se esqueceu que o Rio era o "dono" daquelas porções de terra que lhe pertenceram 200 anos atrás. E aconteceu tudo isso em 2024. A trégua do clima acabou e tudo foi inundado novamente.
As perguntas: Existiu um projeto de contenção e proteção contra cheias em Porto Alegre? Reposta sim.
Esse projeto foi iniciado? Resposta sim
Esse projeto foi concluído e teve sua manutenção e aperfeiçoamento feitos? Reposta: Não
O resto da história toda todos nós saberemos como continuará.

David Medeiros disse...

Navego há 30 anos pelo Guaíba e o que impressiona é o elevado assoreamento da região mais larga do rio. Da ponta do estaleiro (Pontal) em diante o navegador deve procurar com o sonar lugares mais profundos, sob o risco de encalhar no lodo
O processo de assoeamento do rio se agrava nas regiões mais largas devido a menor velocidade do curso d'água Nosso Guaíba que em Tupi guarani quer dizer "Encontro das águas" , já teve "roubado" grande parte de sua calha de alagamento com aterros e urbanização. Como a ocupação da área seria inevitável. após a cheia de 1967 as autoridades resolveram criar o projeto que com a construção da Freeway BR290 aproveitaria o Talude da rodovia para criar um dique elevado envolvendo as avenidas Castelo Branco, a av. Mauá com um muro e a futura av Beira Rio que ligaria o Gasômetro à Ponta da Serraria sua construção interrompida pela.ferrenha atuação e concessão de espaço na mídia aos ambientalistas O projeto então interrompido e abandonado por quase 50 anos. Nunca teve defensores com voz ativa e os administradores seguintes negligenciaram e até questionavam no caso a existência do Muro da Mauá.
Nos espaços que formavam o projeto foram construídos prédios de administração pública 2 estádios de futebol, 1 aeroporto, 3 shopping centers, 3 parques públicos, Na região portuária abandono das instalações devido ao baixo calado para embarcações de maior porte e uma navegação complexa numa lagoa rasa a Lagoa dos Patos. .
Com todo esse quadro de abandono se esqueceu que o Rio era o "dono" daquelas porções de terra que lhe pertenceram 200 anos atrás. E aconteceu tudo isso em 2024. A trégua do clima acabou e tudo foi inundado novamente.
As perguntas: Existiu um projeto de contenção e proteção contra cheias em Porto Alegre? Reposta sim.
Esse projeto foi iniciado? Resposta sim
Esse projeto foi concluído e teve sua manutenção e aperfeiçoamento feitos? Reposta: Não
O resto da história toda todos nós saberemos como continuará.

David Medeiros disse...

Navego há 30 anos pelo Guaíba e o que impressiona é o elevado assoreamento da região mais larga do rio. Da ponta do estaleiro (Pontal) em diante o navegador deve procurar com o sonar lugares mais profundos, sob o risco de encalhar no lodo
O processo de assoeamento do rio se agrava nas regiões mais largas devido a menor velocidade do curso d'água Nosso Guaíba que em Tupi guarani quer dizer "Encontro das águas" , já teve "roubado" grande parte de sua calha de alagamento com aterros e urbanização. Como a ocupação da área seria inevitável. após a cheia de 1967 as autoridades resolveram criar o projeto que com a construção da Freeway BR290 aproveitaria o Talude da rodovia para criar um dique elevado envolvendo as avenidas Castelo Branco, a av. Mauá com um muro e a futura av Beira Rio que ligaria o Gasômetro à Ponta da Serraria sua construção interrompida pela.ferrenha atuação e concessão de espaço na mídia aos ambientalistas O projeto então interrompido e abandonado por quase 50 anos. Nunca teve defensores com voz ativa e os administradores seguintes negligenciaram e até questionavam no caso a existência do Muro da Mauá.
Nos espaços que formavam o projeto foram construídos prédios de administração pública 2 estádios de futebol, 1 aeroporto, 3 shopping centers, 3 parques públicos, Na região portuária abandono das instalações devido ao baixo calado para embarcações de maior porte e uma navegação complexa numa lagoa rasa a Lagoa dos Patos. .
Com todo esse quadro de abandono se esqueceu que o Rio era o "dono" daquelas porções de terra que lhe pertenceram 200 anos atrás. E aconteceu tudo isso em 2024. A trégua do clima acabou e tudo foi inundado novamente.
As perguntas: Existiu um projeto de contenção e proteção contra cheias em Porto Alegre? Reposta sim.
Esse projeto foi iniciado? Resposta sim
Esse projeto foi concluído e teve sua manutenção e aperfeiçoamento feitos? Reposta: Não
O resto da história toda todos nós saberemos como continuará.

Medeiros, David disse...

Navego há 30 anos pelo Guaíba e o que impressiona é o elevado assoreamento da região mais larga do rio. Da ponta do estaleiro (Pontal) em diante o navegador deve procurar com o sonar lugares mais profundos, sob o risco de encalhar no lodo
O processo de assoeamento do rio se agrava nas regiões mais largas devido a menor velocidade do curso d'água Nosso Guaíba que em Tupi guarani quer dizer "Encontro das águas" , já teve "roubado" grande parte de sua calha de alagamento com aterros e urbanização. Como a ocupação da área seria inevitável. após a cheia de 1967 as autoridades resolveram criar o projeto que com a construção da Freeway BR290 aproveitaria o Talude da rodovia para criar um dique elevado envolvendo as avenidas Castelo Branco, a av. Mauá com um muro e a futura av Beira Rio que ligaria o Gasômetro à Ponta da Serraria sua construção interrompida pela.ferrenha atuação e concessão de espaço na mídia aos ambientalistas O projeto então interrompido e abandonado por quase 50 anos. Nunca teve defensores com voz ativa e os administradores seguintes negligenciaram e até questionavam no caso a existência do Muro da Mauá.
Nos espaços que formavam o projeto foram construídos prédios de administração pública 2 estádios de futebol, 1 aeroporto, 3 shopping centers, 3 parques públicos, Na região portuária abandono das instalações devido ao baixo calado para embarcações de maior porte e uma navegação complexa numa lagoa rasa a Lagoa dos Patos. .
Com todo esse quadro de abandono se esqueceu que o Rio era o "dono" daquelas porções de terra que lhe pertenceram 200 anos atrás. E aconteceu tudo isso em 2024. A trégua do clima acabou e tudo foi inundado novamente.
As perguntas: Existiu um projeto de contenção e proteção contra cheias em Porto Alegre? Reposta sim.
Esse projeto foi iniciado? Resposta sim
Esse projeto foi concluído e teve sua manutenção e aperfeiçoamento feitos? Reposta: Não
O resto da história toda todos nós saberemos como continuará.

Anônimo disse...

Que palhaçada!!

O nobre "eng." só tá aplicando essa para liberar a mineração da areia!

Vejam o que ocorreu ao Jacuí. Vão lá ver o que sobrou do rio por causa da mineração da areia.

Perguntem à qualquer geólogo sério o que acontece aos rios que sofrem com mineração excessiva da areia.

O nível de canalhice subiu a régua, uns 27,00m

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