Museu do governo do RS quer ficar com o milionário acervo de obras de arte de Alberto Beltrame

A secretária de Cultura do Rio Grande do Sul, Beatriz Araújo, encaminhou à Polícia Fedeal, esta tarde, um ofício, solicitando a transferência do acervo das 300 obras de arte confiscadas no triplex de Alberto Beltrame, Porto Alegre, hoje,  para o Museu de Arte do estado.

Alberto Beltrame é quadro do MDB do RS. Ele ocupa, atualmente, a secretaria da Saúde do Pará, mas já foi secretário do governo gaúcho e ministro de Temer.

Investigado pela fraude na compra de respiradores para o vírus chinês, agora ele terá de explicar como adquiriu obras de artistas consagrados, como Di Cavalcanti, Djanira, Siron Franco, BurleMarx, Iberê Camargo e Vicente do Rego Monteiro.

Eis o que argumentou a secretária no seu ofício:

 -A coleção de arte apreendida é constituída por centenas de obras e representa, devido à sua diversidade e qualidade, um conjunto significativo que ilustra as artes plásticas do Século XX no Brasil. Tal coleção está formada, majoritariamente, por pinturas e esculturas, porém há um conjunto expressivo e, talvez, de igual valor artístico, histórico e comercial, de arte sacra e decorativa. Entre o relevante número de peças que compõem esse acervo, destacam-se quadros de Vicente do Rego Monteiro, um dos nomes mais importantes do modernismo brasileiro, além de Iberê Camargo, BurleMarx, Di Cavalcanti, Djanira, Siron Franco, dentre outros. Portanto, a qualidade da coleção está na diversidade das suas obras que abrangem um ciclo temporal da arte brasileira moderna

27 comentários:

Cris disse...

Eu também...

Anônimo disse...

Beltrame é ligadíssimo a Eliseu Padilha, ou estou enganado?

Anônimo disse...

Heleno rifa Bolsonaro no inquérito da interferência na PF e sinaliza que o Exército abandonou o capitão sujo:

23 de junho de 2020 - DCM

Quis o destino que o general Augusto Heleno traísse Jair Bolsonaro e ajudasse a piorar sensivelmente a situação do capitão a quem jurou lealdade eterna.

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional contou à Polícia Federal que o presidente nunca teve “óbices ou embaraços” para nomear e trocar nomes da equipe de sua segurança pessoal no Rio de Janeiro ou em outro local.

Desta maneira, Heleno contradiz o líder.

Ele alegou que, na fatídica reunião do dia 22 de abril, gravada em vídeo, falava das dificuldades na troca de sua segurança pessoal e não da tentativa de mudança no comando da PF do Rio de Janeiro.

“Já tentei trocar gente da segurança nossa no Rio de Janeiro oficialmente e não consegui. E isso acabou. Eu não vou esperar foder minha família toda de sacanagem, ou amigo meu, porque eu não posso trocar alguém da segurança na ponta da linha que pertence à estrutura”, disse Bolsonaro na ocasião.

“Vai trocar. Se não puder trocar, troca o chefe dele. Não pode trocar o chefe, troca o ministro. E ponto final. Não estamos aqui para brincadeira”.

À luz do caso Queiroz e das investigações das fake e dos ato antidemocráticos, fica evidente a quem o sujeito se referia.

O ofício assinado por Heleno vai na direção contrária à versão da defesa de Bolsonaro.

Anônimo disse...

Mamata: mulher de Vice-Almirante da Defesa ocupa cargo na Presidência:

​ 23 junho, 2020

Da coluna de Rubens Valente

O almirante de esquadra e “número dois” do Ministério da Defesa, Almir Garnier Santos, além de ter um filho empregado na Emgepron, uma estatal vinculada à Marinha, conforme a coluna revelou no último dia 12, também tem sua esposa contratada em cargo comissionado na Presidência da República.

Selma Foligne Crespio de Pinho, que segundo o governo tem doutorado em computação e mestrado em engenharia de sistemas e computação, havia se aposentado na Marinha em abril de 2019 mas, poucos meses depois, em novembro, foi contratada pelo governo de Jair Bolsonaro em um cargo comissionado na SG (Secretaria-Geral da Presidência), comandada pelo ministro Jorge Antônio Oliveira Francisco.

No último dia 8, o ministro exonerou Selma do cargo anterior e no mesmo ato a nomeou para exercer outro cargo no órgão, o de diretora de Estratégia, Padronização e Monitoramento de Projetos da Seme (Secretaria Especial de Modernização do Estado) da SG. A unidade que passa a ser dirigida por Selma, segundo a SG, foi criada no mês passado.

Nos três primeiros meses deste ano, Selma recebeu um salário bruto de de R$ 29,5 mil na SG. Com os descontos, teve direito a R$ 20,5 mil líquidos, em média. (…)

Anônimo disse...

Procurador diz que Queiroz pode fazer delação premiada:

23 junho, 2020 - DCM

Artigo do procurador Roberto Livianu publicado no Poder 360:

O tema das colaborações premiadas vem merecendo muita atenção nos últimos anos, especialmente em virtude dos resultados que foram alcançados pelos trabalhos realizados pela operação Lava Jato a partir delas, que desde 2014 alcançaram aqui patamar inédito de recuperação de desvios da ordem de 1/3, inclusive no plano internacional. Hoje são reguladas pela Lei 12.850/2013, sancionada pela ex-presidente Dilma. (…)

Anônimo disse...

Queiroz teve acesso a inquérito sigiloso e PF investiga:

O ex-PM Fabrício Queiroz teve acesso a inquérito de uma investigação sigilosa que tramitou no estado do Rio de Janeiro e a delegada Christiane Correa Machado pediu esclarecimentos à Superintendência no Rio

23 de junho de 2020

247 - O ex-funcionário da família Bolsonaro, Fabrício Queiroz, preso na última quinta-feira, está sendo investigado por ter pedido acesso a um inquérito que tramitava em sigilo no Rio. O pedido de esclarecimentos da delegada Christiane Correa Machado sobre o caso se dá no processo que investiga a interferência de Jair Bolsonaro na Polícia Federal.

O inquérito a que Queiroz teve acesso era baseado em relatório do Coaf que apurava suposta evasão de divisas por um advogado do Rio Grande do Sul.

Queiroz pediu acesso aos autos por ter sido mencionado no documento do Coaf por transações suspeitas. A grande questão é: como ele soube disso?

Flávio Bolsonaro, ex-chefe de Queiroz, também foi citado nesse inquérito.

Queiroz não era alvo da investigação, mas conseguiu uma cópia do material, até então restrito à Polícia Federal, ao MPF e à Justiça Federal.

Anônimo disse...

Agitado e chorando, Wassef desperta preocupação:

Frederick Wassef está agitadíssimo e sem conseguir concluir o raciocínio — mais do que lhe é habitual. Quando não cai no choro, revelou o jornalista Guilherme Amado

23 de junho de 2020

247 - Quem conversa com o ex-advogado do Clã Bolsonaro Frederick Wassef tem se preocupado com seu estado emocional, informou o jornalista Guilherme Amado, em sua coluna no portal Época desta terça-feira (23).

Segundo o jornalista, agora ex-advogado da família Bolsonaro, que acolheu Fabrício Queiroz em sua residência, está agitadíssimo e sem conseguir concluir o raciocínio — mais do que lhe é habitual. Quando não cai no choro.

PS: Ou ele abraça o "pepino" que caiu no colo dele (Queiroz) ou delata?

Anônimo disse...

E eu gostaria de saber para onde vai o acervo dos hospitais de campanha. Em São Paulo parece que o do Pacaembú vai ser desativado, apesar dos números de casos aumentando, conforme dizem. Será igual ao Anhembi, onde há varias geladeiras comuns, por exemplo, nas caixas ainda? Para onde irão?Que problema, hein?

Anônimo disse...

O Beltrame já foi condenado? Já estão brigando pelo espólio do homem. Este povo vive defendendo o direito de um julgamento justo quando é amigo, para os inimigos cadeia e expropriação.

Anônimo disse...


Se ele já disse que estão na suas declarações de imposto de renda ... o que a urubuzada quer ??

Depois somem ... Trocam, falsificam, aí os patos aqui dos contribuintes pagam a conta !!

Alô ... é da PGE ? Tem alguém aí ?

Anônimo disse...

Trabalhar pro governo é uma arte.

Anônimo disse...

Uma vida inteira roubando dinheiro publico. Qual a mágica para nunca ser acusado e nem preso em nenhuma instância? Magica coletiva e seletiva brasileira.

Anônimo disse...

Já partiram do pressuposto de que Beltrame roubou as tais obras de arte! Não seria melhor esperar o Judiciário decidir essa questão?

Anônimo disse...

Seria bom após isto, que a policia/receita federal começasse a controlar ou dar atenção a este tal mercado de obras de artes. Tem que ver efetivamente se o bem está declarado no IR, com que valor, origem do dinheiro da compra, ganho de capital etc.. Como a receita faz com o mercado de imóveis.

Anônimo disse...

E assim, acossado pela PF e com o judiciário de olho, BELA TRAMA foi eleito o "MECENAS DO SÉCULO"!

Anônimo disse...

Não tem nada melhor e mais agradável para um legítimo colecionador do que ser elogiado pelas suas aquisições e tino artístico e ver toda a sua coleção sendo um objeto de desejo para agraciar o povo com exposições perpétuas em museus e, assim, o Beltrame deve estar é feliz da vida, principalmente porque agora vai poder fazer o que sempre todo colecionador mais gosta, qual seja, ter a sua obra saindo do armário e podendo claramente ser vista por todos, "sem lenço e sem documento!". Quanta felicidade, para ele e família !

Carlos Edison Domingues disse...

POLÍBIO Penso que o recolhimento oficial de obras de arte, que circulam em mãos desonestas, para integrar uma galeria da Cultura do Rio Grande deve se dar destaque com o nome do ladrão, já condenado, para que produza um efeito pedagógico aos visitantes do museu. Carlos Edison Domingues

Anônimo disse...

Hahahahahahaha hahahahahahaha.
que bonito.#impostoéRoubo

Anônimo disse...

Vão conseguir cuidar?

Anônimo disse...



Nem começou o processo do cara e já estão querendo as obras de arte.

Esse é o Estado e suas façanhas!

Anônimo disse...

Editor, seria de bom alvitre excluir certos comentários. Há um leitor fanático do Diário do C* do Mundo que vive colando aqui fake news daquele site.

Anônimo disse...

Anônimo 08:22 que linda mensagem! Bela Trama agradece seu estímulo, fica emocionado com sua mensagem e com certeza a familia nem caberá de orgulho ao ver exposta sua coleção artística tão arduamente conquistada e oferecida a contemplação pública.

José Corrêa disse...

Sr Políbio:

Por favor, elimine TODOS os comentários que copiam e colam "matérias" de outros sites!!!

Quem quiser que os acesse!!!

Anônimo disse...

Ele é do MDB do Temer, Padilha?

Anônimo disse...

Belíssima idéia! Apreender obras compradas para lavar dinheiro público roubado e fazê-las retornar à população como arte. Devem constar a origem:"Bem apreendido do acervo do ladrão Alberto Beltrame". Para que o safado seja desmoralizado e humilhado, talvez tome vergonha na cara dentro da cadeia, lógico.

Anônimo disse...

Caro Políbio.
Triste de ver que, alguns dos teus leitores, não possuem idéia própria. Resumem os comentários a "Cola e Copia" do DCMerda, do Antagolixo... São ParasiTas até nisso.

Justiniano disse...

A esgostofera das ratazanas vermelhas andam infestando aqui, passar um raticida neste DCM blog imundo e sujo do PT.

E os 256 milhões da falecida nem uma linha na mídia.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/