Operações de crédito desaceleraram em janeiro sobre dezembro, diz Banco Central

Conforme divulgado sexta-feira pelo Banco Central, o saldo da carteira de operações de crédito do SFN cresceu 7,6% em janeiro na comparação interanual. 

A informação é dos economistas do Bradesco, conforme newsletter que o editor recebeu esta manhã. Leia mais:

Trata-se de uma desaceleração em relação a alta de 8,1% observada em dezembro, explicada pela moderação tanto da carteira PF como da PJ. Entre as aberturas, as novas concessões de crédito livre PF cresceram pelo terceiro mês consecutivo, com destaque para o crédito pessoal. Por sua vez, as novas concessões para as empresas caíram em janeiro, apresentando retração em quase todas as modalidades, com destaque para desconto de duplicatas e capital de giro. Além disso, a taxa de juros segue em queda tanto para PF quanto PJ, refletindo o afrouxamento das condições monetárias pelo BC. Por fim, o comprometimento de renda das famílias, que tem sua divulgação defasada em relação aos demais indicadores de crédito, terminou o ano passado em 26,1%, pouco mais de 2 p.p. abaixo do nível de junho de 2023.


3 comentários:

Anônimo disse...

e, e, e,
ACHO É MUITO !

Anônimo disse...

Clarissimo q já estamos numa ESTAGNAÇÃO economia. Só ZH e Miriam Leitoa não divulgam, pois preferem os índices do Pokemon UFRGS, do IBGE, q virou piada até internacional. Os JUMENTOS amestrados merecem.

Anônimo disse...

O importante é que os bancos públicos liberam bastante crédito para movimentar incentivar o consumo e movimentar a economia. Se vão receber o empréstimo de volta, bom isso não importa. O importante é ajudar o governo que está em uma situação bem difícil perante o eleitorado.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/