O jornal eletrônico Sul21, de Porto Alegre, publicou pesquisa que mostra que de modo geral, o habitante de Porto Alegre está gostando da vida que leva. LEIA:
Pelos dados da pesquisa Kepeler / Sul21, 62,3% dos entrevistados disseram estar satisfeitos com aqualidade de vida na capital gaúcha, enquanto 13,8% afirmaram estar muito satisfeitos –um total de 76,1% de satisfação. Por sua vez, 20,7% se disseram pouco satisfeitos com a vida que levam em PortoAlegre, enquanto 3% não estão nada satisfeitos. O percentual de entrevistados que não informou sua opinião é de 0,2%.
Opinião do leitor Roberto Lima, Porto Alegre:
Quem diz que está satisfeito, é porque se acostumou mesmo com coisa ruim, com circulação do tráfego e transporte de péssima qualidade, com serviços péssimos, com restaurantes, hotelaria (Porto Alegre tem menos 5 estrelas do que Gramado, 50 vezes menor), e atendimentos em qualquer serviço público de baixíssima qualidade. São bairros sem esmero e cultura próprias, ruas precárias, esburacadas, bueiros que não dão vazão à menor chuva que caia, com baixíssimo nivel de atendimento de qualquer serviço comercial privado após 22 horas, como se fôsse uma pequena cidade de interior e não uma capital de Estado. Com seu centro tomado por comércio vulgar,sem espaço aprazível para bons restaurantes, bares, espaços de lazer e recreação, embora há pelo menos 30 anos se fale em recuperação da zona central. Com condições de segurança de baixíssimo nível, que não permitem a ao portoalegrense dar a volta em paz no seu próprio quarteirão, esteja onde estivedr. Com seus melhores locais de desfrute da natureza, lago e ambientes tomados por matagais, como na zona Sul, ou no antigo Morro da Polícia, que não pode ser acessado porque é reduto de marginais e bandidos - sem nenhum belvedere nem restaurante.No Morro de Santa Tereza, a mesma coisa. Cidade que já teve uma cultura menos provinciana e uma vida noturna bem inteligente, musical, poética, e congregativa. Hoje fecha quase todas as portas depois da meia noite, com exceção do Madrigal, inferninhos, ou então mediocridade de rock, bailão e pagode.E muitas outras observações poderiam ser feitas. Enfim, quem diz que está satisfeito, não viu coisa melhor.Pelo contrário, gostar de Porto Alegre é lembrar que a cidade já foi muito melhor em período não muito longe e que hoje está degradada ao extremo.
27 comentários:
Quando ele falou em cultura provinciana já entendi logo de que grupo se trata. Sem desmerecer a crítica dele,mas,essa reclamação é eternamente glbt.
Prezado Roberto.
Parabéns pela lucidez.
Fernando Bisotto
Eu tambem não estou gostando de Porto Alegre, pois está cada vez mais provinciana com menos opções qualificadas de laser tanto para residente como para turista, quer no inverno quer no verão para quem tem recursos os finais de semana o destino é outro.Fazem 30 anos que Porto Alegre vem nessa optativa regressão por abandono de emprendimentos empresariais, exceto os concedidos especulativos imobiliários são a marca das adminsitrações vermelho/socialistas preocupadas em se manter no poder.
Sr Polibio Braga:
Lembro-me do prédio da telefonica o mata borrão,dava para passear a pé sossegado a qualquer hora. Tempo bão tchê.
Os gaúchos politizados não piavam como piam hoje.
Saudações
Concordo com ele no que se refere a falta de identidade dos bairros. Talvez as exceções sejam Bom Fim, Cidade Baixa e Menino Deus, os demais bairros tanto faz estar ali ou não, é quase tudo igual.
Complemento a opinião do Roberto Lima acrescentando a atuante atuação da Vanguarda do Atraso em diversos projetos que beneficiariam a cidade, como Cais do Porto, Anfiteatro para a OSPA, orla do Guaíba e etc...
Depois de 16 anos de PT e esquerdalha na Prefeitura, é um milagre ainda existir uma cidade chamada Porto Alegre.
Graças a vanguarda do atraso, respaldada pelo 'politizado' eleitor, as coisas não acontecem no RS. Vejam o caso do cais Maua.
"Velha, suja e feia" foi como uma pessoa de outro estado, se referiu a Porto Alegre.
Pôôô AGUILES !!! "deu nos dedos".
Eu moro em Bagé. Faço uma proposta a todos os portoalegrenses descontentes: troquem de cidade comigo. Venham morar aqui na metade sul excluída de qualquer projeto de crescimento, de emprego, de expectativa no futuro e cujo maior lazer é tomar chimarrão numa pracinha da cidade. Não reclamem de barriga cheia. Não vejo a hora de me mudar pra Poa e, como diriam Kleiton e Kledir: deu pra ti baixo astral, vou pra Porto Alegre, tchau...
Abraços a todos do Alexandre.
As vezes fico pensando no trabalho que deve dar para alguém em conseguir organizar um encontro de determinado grupo de pessoas que se destinem a Porto Alegre, para permanecer por uma semana. O que existe pode ser visto em dois dias e pronto. O resto da semana será preciso programar um passeio a Gramado, Canela, Região Vinícola, etc, pois em Porto Alegre não nada mais para levar um grupo de turistas.
Nem o Guaíba pode ser visitado, pois eu desconheço que exista alguma embarcação decente para realizar passeios pelo Guaíba.
Pelo contrário, gostar de Porto Alegre é lembrar que a cidade já foi muito melhor em período não muito longe e que hoje está degradada ao extremo, disse ele.
Este não muito longe são os 16 anos do PT?
Porto Alegre é a maior cidade do interior do Brasil. A população pensa e age como interioranos. Achamos que somos os melhores.
Vocês não viram nada! Esperem para ver o que o "povo mais politizado do Brasil" vai fazer em 2012!!!
A mediocridade tomou conta de POA, capital dos
funcionários públicos, vive do passado, não tem
olhos para o futuro,a mídia é atrofiada pelos
mesmos atores a anos, a política é dominada pela
vanguarda do atraso rasteira e cancerosa que toma
conta dos dias meses e anos podando qualquer
mudança e arrastando todo estado para o mesmo
caminho.
bahhh pra estragar de vez Porto Alegre, basta eleger a Manuela.
É uma droga não poder tomar um capuccino na Starbucks ou almoçar tranquilamente em um Bistrot vendo tanto mendigo e vagabundo nas ruas.
Ainda bem que temos progressistas com o o Roberto para defender o direito dos cidadãos de bem.
Continue assim!
Porto Alegre deixou de ser uma cidade atrativa faz tempo. O povo politizado elege os piores crápulas como seus dirigentes. O cais do Porto quase não sai porque alguns deputados petistas não queriam, eles parecem possuir uma opinião muito inteligente pra tudo, menos para burrice socialista. O próximo passo para achincalhar Porto Alegre de vez, é eleger a Manuela Davilla. Será que Porto Alegre um dia vai respirar a modernidade de São Paulo ou outras cidades menos arrogantes ? Sim porque nossa cidade é muito arrogante. Aliás, Porto Alegre parece um museu. Gostaria de ressaltar que não sou pedetista, mas estou admirando o resto da gestão PMDB/PDT, não está tão ruim quanto parece ou tão boa quanto se pensa. O episódio das lixeiras que o pessoal estava colocando fogo, retrata bem o tipo de pessoa que vive em Porto Alegre. Realmente, é uma cidade velha que espera pelo nossos filhos. Cidade de Funcionários públicos, de alguns poucos com ainda alguma vontade mudar alguma coisa no cenário politico/administrativo
Parabéns ao Roberto Lima pela lucidez. Porto Alegre é tudo isso que descreves, só acrescentaria a elevada carga de impostos que pagamos (IPVA e IPTU) e o trabalho truculento e sem qualidade da EPTC. Me arrisco a dizer que a decadência de Porto Alegre está diretamente ligada ao democratismo que tomou conta da cidade com a experiência petista de governo. O pior é que os políticos atuais, por miopia ou falta de coragem, seguem a mesma linha.
Se aqui é ruim, meu caro, vai dar um passeio no Rio...
Não fossem os parques que temos, que foram criados anos atrás, POA seria uma cidade muito ruim de se morar. É só ver o que cresceram as outras cidades do Brasil e veremos o quanto estamos ficando para trás. Vamos ser uma cidade de funcionários públicos e algum comércio, e só !
Será que ainda não entenderam que Porto Alegre não é e nem faz questão de ser uma cidade turística? Pelos comentários de uns aí parece que não.
NAO ESQUECAM QUE ESSA CIDADE NAO DEU MAIORIA NAS URNAS NA DILMA E NO TARSO!!! E isso é um ótimo sinal.
Na verdade não é uma cidade pior do que as outras grandes do Brasil, me parece até melhor, mesmo com todos os seus problemas.
No início deste mês fiz uma viagem de carro de São Paulo à Montevideu e fiz questão de conhecer Porto Alegre, única capital do sul que ainda não conhecia, mas, infelizmente me decepcionei. Pode até ser que a decepção se deu por ter como parâmetro cidades como Florianópolis e Curitiba, que eu considero fantásticas,todavia, o fato é que achei POA uma cidade com um trânsito complicado e desorganizado, ruas estreitas e mal cuidadas, comércio fraco e sem opção, parques mal conservados e poucos hotéis (rodei quase duas horas atrás de um,´os bons, que eram poucos, estavam lotados). A impressão que dá é que a única diversão em POA é beber nos inúmeros barzinhos, fato que lembra muito aquelas cidades do interior (de São Paulo, Minas, Paraná) que tem Universidades e os estudantes ficam enchendo a cara nos barzinhos. Abraço a todos.
Porto Alegre é lamentável, além de termos poucas opções de lazer, não temos acesso direto ao mar, nos fins de semana, tem que ser shoppings ou clubes como opções de lazer, não temos lugares bonitos e atrativos que servem para um bom passeio, cidade muito suja, mal cuidada, última colocada em turismo entre as capitais brasileiras, cidade enjoativa e sem um pingo de graça!!!!
Porto Alegre é lamentável, além de termos poucas opções de lazer, não temos acesso direto ao mar, nos fins de semana, tem que ser shoppings ou clubes como opções de lazer, não temos lugares bonitos e atrativos que servem para um bom passeio, cidade muito suja, mal cuidada, última colocada em turismo entre as capitais brasileiras, cidade enjoativa e sem um pingo de graça!!!!
Postar um comentário