Mauro Salvio
Sem querer, o presidente venezuelano Hugo Chávez presta um relevante serviço à causa diplomática brasileira. Encabeçando o chamado “eixo do mal” na América Latina e se colocando sistematicamente contra os interesses dos países mais poderosos, Chávez oferece a oportunidade para o Brasil ser o contrapeso da política internacional na região.Se o Brasil souber aproveitar a chance poderá obter grandes vantagens com isso e até mesmo conseguir a tão desejada cadeira permanente no Conselho de Segurança da ONU. O presidente “bolivariano” trouxe conflito e insegurança para uma região que por décadas assistia a um marasmo do ponto de vista de política exterior, principalmente no quesito segurança.Podemos citar alguns exemplos desta postura sinistra que transformara Chávez no “melhor ministro de relações exteriores” da história diplomática do Brasil desde o Barão de Rio Branco. Ele rompeu contratos desrespeitando o direito à propriedade privada de empresas estrangeiras instaladas na Venezuela, aliou-se às várias ditaduras mundo afora, iniciou uma corrida armamentista no antes pacato continente sul-americano e tem apoiado grupos terroristas ligados ao narcotráfico. Em resumo, o venezuelano envolveu-se com roubo, porte de armas, drogas e formação de quadrilha.Os países desenvolvidos e democráticos, por diversos motivos, não querem envolver-se diretamente com tais problemas. Neste momento, surge a oportunidade para potências regionais ou médias com aspirações no cenário político internacional demonstrarem suas capacidades. Nestas ocasiões é que podem efetivamente afirmarem suas posições e comprovarem seu poder de resolução de conflitos internacionais.O problema é que durante os últimos anos nossa política externa foi dúbia. Não bateu de frente com as potências já estabelecidas ou com o status quo internacional, todavia manteve fortes relações com o chamado “eixo do mal” e foi frouxa na defesa do interesse nacional quando este foi atingido por ameaças ou ações efetivas. Desta forma, o Brasil tem perdido freqüentes oportunidades para fortalecer seus ideais e para consolidar-se como uma potência capaz de estabilizar sua região.
* Mauro Salvio, doutorando em economia pela UFRGS
Getmax Computadores
Computadores, notebooks, servidores de redes. Tudo em TI.
Há 15 anos atendendo o mercado corporativo.
99% de índice de satisfação de clientes, conforme pesquisa de pós-vendas.
Compre via site www.getmax.com.br Fone: 51-3388.1010.
8 comentários:
O jornal Wall Street Journal está certíssimo quando diz que o melhor que o Lulla fez foi .....NÃO FAZER NADA!!Exatamente!!O Lulla calado é um poeta, e viajando, passeando, só coçando, não fazendo nada, é o melhor administrador do planeta!!
POLÍBIO.
EIS, AÍ, UMA EXCELENTE SUGESTÃO PARA A EQUIPE DE SERRA, O NOSSO PROVÁVEL FUTURO PRESIDENTE DA REPÚBLICA. PARA OS ATUAIS "DONOS" DA POLÍTICA EXTERNA MAIS ATABALHOADA DE NOSSA HISTÓRIA DIPLOMÁTICA, A SUGESTÃO CAI NO VASIO. LULA E SEUS SEQUAZES, DO COMANDO DO ITAMARATI, TÊM COMPROMISSOS ESTRATÉGICOS, CONSOANTE OS DITAMES DO FAMIGERADO "FORO DE SÃO PAULO", TEMPO POR ALVO TODA A AMÉRICA LATINA E O CARIBE, PARA IMPLANTAÇÃO DE UM REGIME COMUNISTA, NOS MOLDES DA VELHA E CARCUMIDA, UNIÃO DAS REPÚBLICAS SOCIALISTAS SOVIÉTICAS, MAIS CONHECIDA COMO, U.R.S.S., DA GUERRA FRIA. AO PRECLARO DOUTORANDO EM ECONOMIA, MAURO SÁLVIO, SUGIRO, UMA LEITURA DEMORADA, NO IMENSO CONJUNTO DE DOCUMDENTOS DO "FORO DE SÃO PAULO", NO SITE www.midiasemmascara.com.br, PARA ENTENDER O PENSAMENTO DA NOMENKLATURA, ATUALMENTE PRESIDIDA POR LULA, DO BRASIL; OS IRMÃOS CASTRO, DE CUBA; POR HUGO CHAVES, DA VENEZUELA, TODOS SOB À TUTELA DE ESQUEMA INTERNACIONAL MUITO MAIS AMPLO, DO QUE SE POSSA IMAGINAR. O SINAL DESSA TRUPE, É O MAIS PURO ANTIAMERICANISMO E O MAIS AGRESSIVO ANTISSEMITISMO. O RESTO, O FUTURO DOUTOR VAI TIRAR DE LETRA.
COM CERTEZA, A SUA TÉSE, PODERÁ SERVIR, MUITO BEM, AO PROGRAMA DE JOSÉ SERRA, O FUTURO PRESIDENTE.
CONTINUO RELEMBRANDO: CANDIDATOS QUE SE ATREVAM A DIVIDIR O PALANQUE COM DILMA CARABINA, VÃO BATER COM A COLA NA CERCA...
04/04/2010 16:43
o general abriu
o arquivo
Foi-se o tempo que general não tinha cara, não falava com a imprensa. Agora, ontem à noite pela TV a cabo da Globo, nesses tempos de abertura dos arquivos da ditabranda, ou dos anos de chumbo como prefere o comunistéu, o General Leônidas Pires Ginçalves falou. Abriu.
No decorrer da entrevista, enfatizou: numa guerra o que temos é o horror. De belo, só a vitória. E, quem entra numa guerra não pode lamentar a morte. Falou várias vezes.
Compramos informação dos comunistas
E ainda, para espanto do entrevistador, o jornalista Geneton Moraes Neto, da Globo, devolveu na pergunta sobre confissões de terroristas comunistas obtidas através de tortura: não foi só através de tortura, foi também por delação, inclusive dos membros dirigentes do Partido Comunista.
E a bomba: Foi por dinheiro, 150 mil entregues em Porto Alegre à filha do delator da cúpula do Partido Comunista, que obtivemos a informação, local, data e hora, sobre a reunião no aparelho comunista da Lapa, em São Paulo, no dia 16 de dezembro de 1976, quando foram mortos três dirigentes do partidão, porque reagiram à prisão.
E perguntou ao repórter: "é duro ouvir, é?" E em várias outras respostas que deu, perguntou depois: foi isso que você perguntou, isso que queria saber?
O repórter, ao ouvir que compraram um dirigente terrorista comunista, retrucou, ponderando que a informação era "muito grave". Grave nada, ora vejam, a informação é muito interessante. Ou o jornalista estava achando que poderia ferir a honra de terrorista. Ou, pior, achando que terrorista tem honra?
E então o general contou também que essa coisa de pagar por informação de terrorista aprendeu numa viagem à Colômbia, que faziam muito lá e fizeram bastante aqui também.
Foi o senhor quem pagou? Eu não, oras, foi o Exército, respondeu. Mas que dinheiro é esse do exército? É dinheiro que custeia ações de inteligência, explicou. E cututou, noutra hora, a dinheirama que se gasta a titulo de indenização de terroristas e comunistas: são 2 bilhões até agora, com essa bolsa-ditadura. Na verdade, sabe-se, já é muito mais.
Mas quem é esse general?
Já com longa carreira, no Comando Militar da Amazônia, no Comando Militar do Sul e também comandante do Doi-Codi no Rio de Janeiro nos anos 70, os anos da repressão militar, depois e apesar disso foi nomeado, em 1985, Ministro do Exército pelo presidente eleito Tancredo Neves.
Coma morte de Tancredo, foi ele quem garantiu a posse do então vice, José Sarney, diante da reticência de "setores" militares, civis e políticos. Foi quem implantou o processo de modernização do Exército Brasileiro. Aos 89 anos de idade, falou à vontade, abriu até mais do que foi pedido. Mostrou que vale sim a pena abrir os arquivos da ditabranda.
do blog Trem Azul
Adorei a enrevista concedida por Reinaldo de Azevedo, da Veja. Permita-me acrescentar o link de acesso:
http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=1&contentID=108100&channel=99
"ENTRE DEUS E O DIABO"
"Brincando", Getúlio Vargas também fez o que Lula está fazendo hoje com o "diabo" da época; o "capeta" era Hitler,e namoro prá cá,namoro prá lá,Getúlio conseguiu arrancar dos americanos a tão sonhada siderúrgica e outros quetais fundamentais para o nosso desenvolvimento.
Lula vai até a casa do "capeta" Iraniano que quer varrer Israel da face da terra, assim como também o finado Adolfo queria exterminar os judeus;o que Lula vai conseguir com isso?
Teremos que aguardar e ver se não é apenas uma megabobeada,para satisfazer o ego do megalômeno presidente com o nosso suado dinheirinho.O capeta de agora é o mais esconjurado de todos os participantes do EIXO DO MAL.
Se souber ,pode até se dar bem,tirar proveito das circunstâncias, ou se QUEIMAR,por que com o diabo não se brinca.
Seria bom considerar o recado de Obama:
"Não cutuque onça com vara curta"
Santa Ingenuidade!!!
Como assim, Chavez obrigar Brasil a fazer contraponto???!!!
Chavez e o governo brasileiro fazem parte do FORO DE SÂO PAULO, e executam a "estratégia das tesouras" de Lênin na América Latina.
Aliás, Chavez já foi salvo pelo governo brasileiro, que é cúmplice das FARC também.
O nome correto do autor do artigo é: MAURO SALVO
Essa América Latrina, não tem jeito mesmo. Viaja por períodos políticos, uns anos são ditaduras militares e outros essa ameaça da turma do FORUM DE SÃO PAULO - em que estão todos os governos esquerdistas - nem preciso citar pois todos sabem, foi fundado por Lulla " O Analfa" e Fidel Castro "O Assassino Genocida". Isso não vai dar em boa coisa...!! desenvolvimento econômico e social p/esse sofrido de nuestra américa - não mesmo - uns poucos apadrinhados políticos estão enriquecendo - aki no brasil estão virando fazendeiros e ricos empresários. Enquanto isso a gente assiste o POVO, AS CRIÂNÇAS CATANDO LIXO E RESTO DE COMIDA como se viu hoje no jornal da manhã da Globo - lá em Maceió mas em todo o brasil é assim....tristeza.....
Postar um comentário