Idosos com mais de 75 anos abrigados em asilos serão os primeiros vacinados. Na Noruega, ontem, saiu a informação de que 29 idosos de abrigos resultaram mortos depois de tomarem a vacina da Pfizer, cuja eficácia é muito maior do que esta vacina chinesa. CLIQUE AQUI para examinar as notícias da Noruega. A CoronaVac não testou em idosos durante sua fase de experimentos no Brasil. Já há protestos contra a vacina chinesa de João Doria.Começou ontem a aplicação das primeiras doses da vacina chinesa em Porto Alegre. Foi no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, na noite desta segunda-feira. . O município recebeu cerca de 50 mil doses, quantidade suficiente para imunizar inicialmente apenas 25 mil pessoas dos grupos estabelecidos como prioritários, o equivalente a 2% da população da Capital.
As primeiras doses foram aplicadas simultaneamente em cinco pessoas, cada uma delas representando um grupo prioritário. São elas:
Eloina Gonçalves Born, de 99 anos, moradora do Residencial Geriátrico Donna Care;
Jorge Amilton Hoher, médico-chefe do Serviço de Medicina Intensiva da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre;
Carla Ribeiro, 32 anos, da etnia kaingang e residente da Aldeia Fag Nhin, na Lomba do Pinheiro;
Joelma Kazimirski, 48 anos, auxiliar de higienização do Grupo Hospitalar Conceição;
Aline Marques da Silva, 40 anos, técnica de Enfermagem do CTI Covid do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Mais cedo, a prefeitura divulgou o Plano Municipal de Vacinação. A prioridade, agora, serão idosos que residem em instituições de longa permanência e profissionais de saúde da linha de frente no combate ao coronavírus .