O Clube de Opinião do RS tirou nota, hoje, para protestar contra a nova prisão política que atinge o jornalista Oswaldo Eustáquio.
A nota é assinada pelo presidente da entidade, Júlio Ribeiro, e também por 32 jornalistas gaúchos, entre os quais o editor deste blog.
A nota avisa que a prisão do jornalista é arbitrária:
- O Clube de Opinião do RS vem, com a maior veemência possível, repudiar a prisão arbitrária do jornalista Oswaldo Eustáquio, determinada pelo STF, no âmbito de um inquérito espúrio, ilegal e absurdo, no qual o ministro Alexandre de Moraes denuncia, investiga, julga e sentencia quem lhe aprouver fazê-lo.
O Clube de Opinião reclama do "silêncio das entidades representativas dos profissionais de imprensa brasileiras e internacionais, a respeito dessa prisão" e denuncia que isto "é vergonhoso e constrangedor", mas não poupa também a PGR, os pares do ministro Moraes e o próprio Presidente Bolsonaro, porque todos chegam "ao limite da conivência" ao se calarem.
Pergunta a nota, por fim:
- Ainda existem juízes em Berlim ?
A nota é também assinada por dois jornalistas que atualmente exercem cargos públicos, no caso os senador Lasier Martins e a vereadora recém eleita Fernanda Barth.