Gramado fecha tudo, inclusive entradas da cidade e até hotéis para turistas

O prefeito de Gramado, Fedoca Bertolucci, acaba de fechar os limites da cidade, menos para veículos particulares ou que não tenham relação com o turismo, como transporte de mercadorias. O decreto também manda fechar indústrias, hotéis, salões de beleza e afins, consultórios e clínicas odontológicas, lojas (menos supermercados, farmácias, postos de combustíveis e serviços de água, gás, energia e funerárias), bares, restaurantes, escolas e escritórios de profissionais liberais, mais parques da cidade. Tele-entregas podem funcionar.

O ingresso de ônibus, vans e veículos de aplicativos tipo Uber, reelacionados com o turismo, está proibido.

O prefeito também mandou fechar hotéis, motéis ou imóveis de aluguéis por temporada, garantindo, no entanto, a estada de hóspedes que já estejam neles.

CLIQUE AQUI para ver e ouvir a fala do prefeito.

Ministério da Saúde contabiliza 904 infectados e 11 mortos

O número de infectados subiu para 904 e o de mortos avançou para 11.

São dados desta noite.

Dica do editor - Esta noite, veja na Netflix: "One Child Nation". Esta é a China de que fala Eduardo Bolsonaro.

One Child Nation é um documentário produzido por Nanfu Wang que explora o profundo impacto socioemocional da Política do Filho Único sobre a população chinesa e examinar de que modo a ditadura comunista escondeu milhões de abortos criminosos que seus governantes impuseram sobre sua população subjugada. Nanfu Wang é uma cineasta chinesa que vem chamando muita atenção nos últimos anos. Tendo sido investigada e perseguida por agentes do governo chinês, Nanfu também é destaque em festivais: Seu documentário de estréia, “Hooligan Sparrow” foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2016. One Child Nation também tem sido bem premiado, ganhando o grande Prêmio do Júri de Documentário no Sundance de 2019.One Child Nation é um mergulho profundo na Política do Filho Único, uma medida radical imposta pelo governo chinês entre 1979 e 2015 para frear o crescimento populacional absurdo do país.No trailer divulgado pela Amazon Studios é possível ver duas percepções diferentes a respeito da lei chinesa, há aqueles que concordam e veem um lado positivo enquanto aqueles cujas vidas foram diretamente impactadas; Há inúmeros relatos sobre uma mulher que executava bebês, uma série de tráfico de crianças, abortos forçados, operações de sequestro de agentes do Estado e até um pai que teve que escolher e mandar uma das filhas gêmeas para os Estados Unidos.

 

Ex-deputado Eduardo Cunha está na UTI do Hospital Copa Star

O ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, está na UTI do Hospital Copa Star.

Ele será submetido ainda hoje a uma hemorrodectomia.

Opinião do editor - Comparar Itália com Brasil é comparar laranja com banana

As comparações entre Itália e Brasil são irresponsáveis, aleatórias e sem critério científico ou lógico de qualquer espécie.

É uma tentativa de tumultuar e criar o caos.

É o mesmo que comparar banana com laranja.

Qual a razão para não estabelecer comparações com outros Países com volume e faixas etárias parecidas de populações, regimes políticos e sistemas econômicos parecidos, renda per capita parecida, cultura parecida, condições meteorológicas parecidas e sistemas de saúde pública e privada semelhantes.

Exigem-se dados criteriosamente bem fundamentados na montagem da equação.

É isto.

Ministro da Saúde fala em colapso do sistema de saúde e interdição de pessoas

O ministro Luiz Henrique Mandetta (Saúde) afirmou na tarde desta sexta-feira que o sistema de saúde brasileiro “claramente no final de abril entra em colapso”.

De acordo com ele, os casos da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, devem “iniciar uma subida rápida” dentro de uma semana a 10 dias. Portanto, no começo de abril.

“O colapso é quando você pode ter o dinheiro, você pode ter o plano de saúde, você pode ter a ordem judicial, mas simplesmente não há o sistema para você entrar. É o que está vivenciando a Itália, 1 dos países de 1º mundo, atualmente. Não tem aonde entrar”, disse.

Mandetta afirmou que poderá ser necessário “segurar a movimentação” das pessoas “para ver se consegue diminuir a transmissão” da doença e, consequentemente, o colapso do sistema. “Quando a gente toma uma medida de segurar 14 dias, por exemplo, o impacto dessa medida só é sentido 28 depois, porque a cadeia de transmissão é sustentada e só depois ela quebra”, falou.

De acordo com o ministro, são os idosos que causam esse problema no sistema de saúde. Ele disse que está em análise intercalar momentos de interrupção e liberação das pessoas, “caminhando um um pouco, parando um pouco”. O ministro também disse que tem “muita responsabilidade perante a parte econômica” e que não fará “nenhuma pirueta”. Mandetta falou que vai “levar bastante pancada”, mas que passará dessa fase.

Dica do editor - Neste site do ministério da Saúde, tudo que você precisa saber sobre o vírus chinês

Neste site do ministério da Saúde, você encontrará tudo que precisa saber sobre o vírus chinês - mas tudo mesmo.

CLIQUE AQUI para ver.

Restaurantes, bares e cervejarias tiram Carta Aberta com propostas para Eduardo Leite e Marchezan

Os proprietários de restaurantes, bares e cervejarias de Porto Alegre acabam de tirar uma Carta Aberta dirigida ao governador, prefeito e presidentes do Banrisul e da CEEE, na qual avisam que sem apoio material  90% dos 6.500 estabelecimentos fecharão as portas e 28 mil empregados serão demitidos em até 40 dias.

A nota reconhece os esforços do governo federal, postergando pagamento do Simples e flexibilizando as relações de trabalho, inclusive com medidas em relação ao seguro desemprego,  mas exigem do governador e do prefeito:

Governo estadual
- Implantação do seguro desemprego estadual para vigorar durante a crise.
- Isenção dos pagamentos de luz e água por três meses.
Governos estadual e municipal
- Isenção de taxas e impostos estaduais e municipais durante três meses.

Banrisul e Sebrae
Os empreendedores também querem que Banrisul entre em ação conjunta com BNDES e Sebrae, visando estabelecer linhas de créditos especiais e emergenciais, com financiamentos que contem com carência de um ano para início dos pagamentos, tudo para alcançar dinheiro para cobertura de custos fixos que não possam ser eliminados durante a crise, a menos que as empresas fechem.




Recomendado - Bier Markt mudou, mas sua cerveja artesanal e seus burguers estão garantidos das 12h até as 20h, Porto Alegre

PEÇA AGORA.

Atendendo às melhores práticas de proteção aos seus clientes neste caso do coronavírus, desde o meio dia de hoje, Bier Markt Vom Fass, Porto Alegre, passou a atender por tele-entrega ou no próprio restaurante, toda a linha de suas cervejas artesanais e seus hamburguers, rua Barão de Santo Ângelo 497, bairro Moinhos de Vento, que conta com amplo estacionamento na rua. São 6 combinações diferentes de burguers (Brie, Club, Crazy, Iriswh, Carne & Queijo e Tasty). Também refrigerantes e fritas. A taxa de entrega em casa ou no escritório é de R$ 10,00.

Horário: 12h até 20h. Pagamento com cartão.

Use o WhatsApp e celular 9-9388-2401- 9-9388-72665 (cardápio pode ser solicitado por Whats ou checado no instagram@bier.markt
Fixo 3574-0927

www.biermarkt.com.br

Dica do editor - Esta noite, 20h30m, vá até sua janela para aplaudir médicos e policiais

Dom Jaime Sprenger, arcebispo de Porto Alegre, empreende o #AplausosnaJanela, 20h30m, hoje, para aplaudir das janelas os profissionais da saúde que combatem o vírus chinês. O editor sugere que os aplausos sejam ampliados também para os profissionais da segurança pública, que da mesma forma que os profissionais da saúde, estão nas ruas para garantir não apenas a vida, mas também o patrimônio das pessoas.

PIB não crescerá mais do que 0,02% este ano, lambendo a recessão

O ministério da Economia revisou sua projeção para o PIB deste ano.

O número passou de 2,1% para apenas 0,02%.

E pode piorar, dependendo da profundidade e do prazo de duração do vírus chinês.

O ministério fez a divulgação ao anunciar os números das receitas e das despesas do primeiro bimestre.

Lebes fecha suas 160 lojas, mas vendas on-line prosseguirão normais

A rede varejista Lebes acaba de anunciar que fechará todas as suas 160 lojas a partir de amanhã.

As vendas de e-commerce continuarão normais, tudo com entregas diretas nas casas ou escritórios dos seus clientes.

Os pagamentos devidos pelos clientes podem ser feitos por aplicativo.


Fortunati voltou de Portugal e está confinado em casa

O ex-prefeito José Fortunati voltou de Portugal.

E desembarcou alegre e fagueiro em Porto Alegre, apesar das ameaças do vírus chinês.

Ele ficará sete dias confinado em casa.

Zé Fortunati prepara-se para mudar novamente de Partido, podendo ingressar no PTB, Partido pelo qual poderá disputar a prefeitura de Porto Alegre.

Quem pode parar Rosane Oliveira ?

A jornalista Rosane Oliveira, confinada em casa no seu home office, aderiu à campanha irritante da mídia marrom e que não se cansa de atacar os filhos do presidente Bolsonaro.

O título do seu artigo principal, na página que assina no jornal Zero Hora:

- Quem pode parar o filho do presidente ?

É de se perguntar:

- Quem pode parar Rosane Oliveira ?

O fato é que ninguém tem que parar o filho do presidente e nem tem que parar Rosane Oliveira.

O editor acha é que alguém precisa parar o canalha embaixador da China e a interesseira família Sirotsky.

É isto.

Hospitais clamam por imediata doação de sangue

Quem puder ir a um banco de sangue de qualquer hospital, deve fazer isto imediatamente.

O pedido é do Banco de Sangue Virtual e foi endereçado ao editor para replicar.

E é o que faz este blog.

Os estoques de sangue de todos os hospitais estão em nível crítico, já que as pessoas não saem de casa ou do trabalho e com isto não fazem a doação.

Você pode ligar para o hospital mais próximo da sua casa ou do seu trabalho.

Índice de confiança da indústria recuou fortemente

A prévia do Índice de Confiança da Indústria apresentou recuo de 3,2 pontos em relação à leitura final de fevereiro, chegando a 98,2 pontos. Essa queda, puxada pelos dois componentes do indicador, interrompeu uma sequência de quatro meses seguidos de alta.

Em 24 dias de coronavírus apenas 0,3 brasileiros infectados morreram em média por dia e 26,8 resultaram infectados

O leitor pode fazer seus próprios cálculos, mas estes são os números médios de brasileiros infectados pelo vírus chinês desde o primeiro anúncio, dia 26 de fevereiro (leia nota abaixo sobre a data exata e a situação em que ocorreu). Entre parênteses, os números absolutos de infectados ou mortos:

Brasil, 26,8 (643)
RS, 1,5 (37)
Porto Alegre, 1,04 (23)
Interior do RS, 0,5 (13)

Eis o número médio diário de mortes ocasionadas no Brasil pelo vírus chinês:
0,3 (7)

Projeções
A Unesp, SP, divulgou projeções para os próximos dias, baseando-se no ritmo de crescimento dos casos a partir da segunda-feira. Guarde os dados para conferir a partir de amanhã. O editor não acredita nesses números (CLIQUE AQUI para ler mais sobre esses cálculos).

sábado (21) – 1.091 casos;
domingo (22) – 1.478 casos;
segunda-feira (23) – 2.003 casos;
terça (24) – 2.714 casos; a previsão máxima é de até 3,4 mil casos na terça.

Vendas on-line cresceram entre 30% a 40% depois do vírus chinês

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico(ABComm) informa que, desde o fim de semana, algumas lojas virtuais registraram alta de mais de 180% em transações nas categorias de alimentos e saúde. Para outros segmentos, o presidente da entidade, Maurício Salvador, calcula crescimento médio de 30%.

Na primeira quinzena deste mês, foi registrada alta de 30% a 40% nos pedidos online em relação ao igual período do ano passado, segundo entidades do setor. Os produtos que dispararam em vendas foram aqueles ligados à proteção da saúde, em especial o álcool gel e, nos últimos dias, alimentos.

Segundo dados do Compre e Confie, empresa do grupo ClearSale que trabalha com inteligência de mercado e atua no ramo de antifraude para e-commerce, a alta das vendas totais foi de 40% nos primeiros 15 dias do mês. Só os itens de saúde tiveram crescimento de 124%.

No comparativo entre igual intervalo de 2019 e 2018, as compras via internet tinham aumentado 4%. Alimentos e bebidas tiveram alta de 30% e eletrodomésticos de 37%. A única categoria que teve queda foi a de eletrônicos, de 23%.

Apesar dessa alta atual nos negócios, a crise deve afetar o e-commerce. Antes da crise do coronavírus, a ABComm previa volume financeiro de R$ 106 bilhões para o setor, 18% acima do registrado em 2019, mas nas próximas semanas a projeção será refeita para baixo.

O Mercado Livre, uma das grandes plataformas online do País, registrou na primeira quinzena do mês avanço de 65% nas vendas de produtos dos segmentos de saúde, cuidado pessoal e alimentos e bebidas, na comparação com igual período de 2019.

Cremers autoriza o uso da telemedicina durante a crise do vírus chinês

Telemedicina é ferramenta importante para o combate à pandemia, diz Cremers.

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), acompanhando decisão do CFM, emitiu nota sobre o vírus chinês e a importância da telemedicina para o combate à pandemia.

Segundo o documento, o sistema de saúde deve estar preparado para situações de urgência e emergência e o ministério da Saúde (MS) está tomando as medidas necessárias para a contenção da pandemia.

Nesse contexto, justifica-se a autorização à utilização da telemedicina, com a finalidade de evitar a procura física por centros de saúde, reduzindo, dessa forma, a propagação do novo Coronavírus.

Senado aprova decreto de calamidade pública por 75 x 0

Por 75 x 0, o Senado acaba de aprovar o decreto de calamidade pública.

A proposta irá agora para a sanção presidencial, entrando em vigor na data da sua publicação no Diário Oficial da União, que circulará esta tarde em edição especial.

Saiba quais são os Países da América do Sul que fecharam suas fronteiras

Os países da América do Sul começam a fechar suas fronteiras e a impedir a entrada de estrangeiros em seus territórios.

Ontem, o Brasil barrou a entrada de estrangeiros de 8 países vizinhos por vias terrestres. Depois, estendeu as restrições por vias aéreas a um amplo grupo de países para evitar a expansão de casos do vírus chinês.

Ficam proibidos de entrar no país pelo período de 30 dias estrangeiros que viagem a partir de todos as nações da União Europeia, bem como do Reino Unido, da China, do Japão e da Malásia. A restrição também se aplica a aviões vindos da Austrália, da Islândia, da Noruega, da Suíça, da Irlanda do Norte, da Suíça e da Coreia do Sul.

Os brasileiros ainda podem viajar para alguns países do continente. A entrada pelo ar ainda é permitida no Uruguai e em alguns pontos do Peru. Já a Venezuela está em “quarentena total”, mas o presidente Nicolás Maduro não especificou o nível de restrição das viagens.

Nove dos 10 países da região estão restringindo o acesso ao país apenas a nacionais, residentes estrangeiros e diplomatas. Apenas o Equador incluiu estes grupos no bloqueio. O país presidido por Lenín Moreno foi também o que aplicou o maior período de quarentena, de 21 dias.

A maioria dos países da América do Sul (6) estenderá o fechamento de suas fronteiras ao fim de março. Uruguai, Venezuela e Brasil não divulgaram o período que vigorará seus bloqueios internacionais.

Zaffari já tem horários especiais exclusivos para idosos

A rede gaúcha de supermercados Zaffari resolveu abrir horários especiais apenas para idosos.

Segundas a sábados - 7h30min as 8h
Domingos, 8h30min as 9h

Dica do editor - Sai hoje relatório das receitas e despesas feitas no primeiro bimestre

A equipe econômica programou para hoje a divulgação do Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas do primeiro bimestre. Mais do que o olhar retroativo, o balanço colocará em perspectiva os próximos meses e os impactos estimados até aqui causados pela pandemia do vírus chinês. Bancos, consultorias e analistas que já revisaram as expectativas de PIB para 2020 apostam que o governo  E as previsões de mercado são de que as taxas oficiais serão jogadas bem para baixo.  Não faz muito tempo, o governo cortou de 2,4% para 2,1% a projeção de salto da atividade no ano.

Três senadores já estão internados com vírus chinês

Três senadores já estão internados com vírus chinês:

David Alcolumbre, presidente do Senado, DEM do Amapá
Prisco Bezerra, PDT (suplente de Cid Gomes, baleado em Fortaleza)
Nelson Trad, PTB do Mato Grosso

Brasil poderá expulsar o embaixador da China

O Itamaraty exigiu oficialmente que a embaixada da China peça desculpas e se retrate das ofensas que vem fazendo contra o governo do Brasil.

Caso o embaixador não faça isto, ele poderá ser expulso do País.

O embaixador Yan Wanming é um canalha parlapatão e provável comedor de morcegos.

CLIQUE AQUI para examinar o texto oficial do chanceler Ernesto Araújo e ler as ofensas do embaixador comunista.

Bolsa sobe forte no Brasil e dólar cai

A Bolsa de São Paulo opera em alta forte neste momento e o dólar cai.

10h35min

Bolsa, +4,10%, 781.131 pontos
Dólar comercial, -1,14%, R$ 5,0402

Cremers alerta governos e prefeitos para falta de ítens para médicos em operação

O Cremers avisa:

Faltam ítens para médicos
São os casos de luvas, máscaras e vestimentas especiais.
- No RS, 33 mil médicos estão em ação, mas sem ítens em número e qualidade suficientes, menos de 5 mil permanecerão em campo.

Integração no Comitê de Crise
O Cremers quer imediata participação no Comitê de Crise do governo do Estado.

Vírus chinês - Em Porto Alegre, hospital de rico está superlotado e hospital de pobre não tem ninguém

Em Porto Alegre, examine estes contrastes, hoje, dia 20, sexta-feira:

Hospital de rico
Hospital Moinhos de Vento, superlotada emergências para vírus chinês e superlotação nas internações.

Hospital de pobre
Hospital conceição, zero lotação nas emergências para vírus chinês e zero internação.

Passadas três semanas do anúncio do primeiro caso de vírus chinês, doença continua sendo doença de rico no Brasil

Passados 24 dias do anúncio do primeiro anúncio de vírus chinês (clique aqui para ler) a doença continua sendo uma doença de ricos no Brasil.

É isto.

O vírus chinês ainda não pegou o pessoal do T11 (linha transversal usada maciçamente pelos mais pobres de Porto Alegre).

Dica doeditor - Esta noite, Bolsonaro falará durante 80 minutos no SBT

A entrevista foi realizada ontem pelo apresentador Ratinho e será transmitida esta noite, 22h15min, no SBT.

Artigo, Renato Sant'Ana - Nossa angústia e o instinto da fera

Quem não estará com o coração fragilizado? Quem, com esta maldita pandemia, não foi tomado pela angustia? É humano e até sinal de sanidade sentir tristeza nesta hora.
         
Por razões que não vêm ao caso, estava eu desconectado pelo dia inteiro, fato que deu causa à surpresa. Fui atraído pelos gritos e parei para entender. Imaginei hienas. Já explico.
         
Hienas têm instinto aperfeiçoado para identificar um animal ferido e, por conseguinte, vulnerável. Hienas são oportunistas. E tiram proveito da fragilidade de suas vítimas. E atacam! É seu jeito de sobreviver.
         
Fui à janela averiguar. Na noite de 18/03/2020, o Centro Histórico de Porto Alegre foi assombrado por hienas que, farejando a fragilidade emocional de toda a gente, mostraram o seu oportunismo: atacaram! Num ponto determinado, próximo do meu edifício, usando uma trombeta e batendo panelas, havia um grupo aos gritos de "Fora Bolsonaro!"

CLIQUE AQUI para ler tudo.
       

Gol anuncia diminuição de jornada de trabalho e redução de 35% nos salários.

A companhia Gol Linhas Aéreas anunciou a redução da jornada de trabalho e dos salários para funcionários e diretores. As medidas foram adotadas em meio aos impactos da crise do vírus chinês no setor de aviação.

Tripulantes, funcionários e colaboradores terão uma diminuição de até 35% nos salários. Já a diretoria, vice-presidentes e CEO terão cortes de 40%. As novas remunerações vão valer a partir de abril e, a princípio, vão perdurar até junho. A Gol pode adiar a decisão

Estudo da FGV, apressado, diz que PIB do Brasil poderá despencar 4,4% em 2020

A FGV calcula que o PIB brasileiro pode cair 4,4% em 2020.

A informação é do jornal O Globo, que conversou com o autor do trabalho. Ele disse que este é o cenário positivo.

E avisou:

- O que vai acontecer dependerá da duração. Quanto mais longo for no tempo, mais tempo vai demorar para recuperar. Se isso durar muito, esse número será conservador. No pior dos cenários, segundo o estudo, os efeitos significativos da pandemia poderão ser sentidos até 2023. No melhor, os efeitos negativos podem se dissipar a partir do final de 2021.

É isto.

Dica do editor - Trens do Trensurb só podem transportar passageiros sentados

Os trens do Trensurb (Porto Aleagre-Novo Hamburgo) não poderão mais transportar pessoas de pés a partir de hoje, segundo decidiu a diretoria da estatal federal.

Felipe Martins, assessor de Bolsonaro, também está com vírus chinês

Felipe Martins, assessor de Bolsonaro, também está com o vírus chinês.

Bolsas da Europa e da Ásia abrem, esta manhã, em forte alta

As Bolsas da Europa iniciaram a sexta-feira em forte alta média de 5%, após a boa recepção dos investidores às medidas anunciadas por bancos centrais e governos para enfrentar a crise econômica provocada pela pandemia de coronavírus.

No início da jornada de hoje, a Bolsa de Londres avançava 5,2%, a de Frankfurt, 6,5%, e a de Paris, 5,5%.

Essa recuperação das praças europeias segue o que ocorreu na Ásia, onde, por exemplo, a Bolsa de Hong Kong fechou com alta de 5,05%.

Embaixada da China ofende publicamente o governo do Brasil

O editor recomenda ler com atenção a nota assinada pelo embaixador Yan Wanming a respeito do bate-boca que trava com o deputado Eduardo Bolsonaro e também as revelações insultuosas, insolentes, provocativas e canalhas que faz sobre suas conversas com o chanceler Ernesto Araújo.

Leia com atenção, inclusive nas entrelinhas, sobretudo quando viola o sigilo diplomático e as regras de boas maneiras internacionais:

- O Embaixador Yang Wanming já comunicou ao chanceler Ernesto Araújo a nossa posição solene. Temos pleno conhecimento da política externa brasileira com a China e acreditamos que as suas linhas não houve qualquer mudança.

(...)

Ao mesmo tempo, opomo-nos às difamações e insultos contra a China impostos por qualquer uma e sob qualquer forma. A parte chinesa não aceitou a gestão feita pelo chanceler Ernesto Araújo à noite do dia 18. O deputado Eduardo Bolsonaro tem que pedir desculpa ao povo chinês pela sua provocação flagrante.

O diplomata não diz que gestões foram feitas pelo chanceler brasileiro, mas com certeza visaram botar panos quentes na discussão.

CLIQUE AQUI para ler o texto integral da inaceitável e insolente nota da embaixada.

Opinião do editor - Este embaixador comunista chinês deve ser considerado persona non grata ao Brasil

O atrevimento desse embaixador chinês, Yang Wanming, não encontra paralelo na história recente da diplomacia brasileira, o que já deveria ter resultado em puxão de orelha, aplicado diretamente pelo Itamaraty. O diplomata não quer que digam que a China é governada por ditadores comunistas, que o coronavírus não é chinês e que os chineses adiaram propositadamente o anúncio de que estavam contaminando o mundo.

Há três dias ele bate boca abertamente com o deputado federal Eduardo Bolsonaro e revela publicamente sua oposição às gestões da chancelaria no caso.

O editor pergunta o seguinte:

- Como reagiriam a mídia tradicional e os presidentes da Câmara e do Senado, que se solidarizam com este diplomata de araque, caso o embaixador dos Estados Unidos resolvesse ofender publicamente um deputado, revelando, além disto, o teor de conversas oficiais com o chefe do Itamaraty ?

O embaixador Yan Wanming é um parlapatão bravateiro, inconveniente, do mesmo gênero de seus companheiros Ciro Gomes ou Lula. Ele já pode ser considerada persona non grata ao Brasil.

Dia será de sol com nuvens e temperatura muito amena no RS

O outono começou com temperatura amena no RS.

A MetSul Meteorologia avisa que ar mais ameno cobre o Rio Grande do Sul e a temperatura se mantém amena.

A noite chegou a ser fria na Serra e nos Aparados, mas até na Capital isto aconteceu de madrugada.

Em Porto Alegre, o sol aparece novamente entre nuvens. Na Capital, a temperatura mínima foi de 18°C, e máxima não ultrapassará os 27°C.

Forças Armadas são mobilizadas para ajudar no combate ao vírus chinês

O ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, assinou medida criando a Operação Covid-19, emprego das Forças Armadas em todo o País, no auxílio aos Estados e municípios no combate ao coronavírus. Trata-se de uma operação "de apoio às ações dos órgãos de saúde e de segurança pública". As Forças Armadas dispõem de pessoal qualificado, elas colocarão à disposição médicos e enfermeiros, que poderão realizar triagem em uma espécie de hospital de campanha, por exemplo, ou em barracas que poderão ser montadas, à medida que houver agravamento da crise. Os pacientes receberiam um primeiro atendimento nestes locais mais improvisados e seriam, em seguida, distribuídos para a rede de saúde local. Como as Forças Armadas só dispõem de cinco hospitais de campanha efetivamente montados, por isso está se discutindo a possibilidade de utilização de barracas e contêiner para atendimento, tão logo seja necessário.

Pela medida, que é uma "diretriz ministerial", os dez comandos conjuntos das três forças criados no País vão oferecer aos governos municipais e estaduais ajuda com médicos e militares para ajudar na segurança. Os militares auxiliarão também nas fronteiras.

RS aumenta para 37 o número de casos de vírus chinês

O RS registrou mais quatro casos de pessoas infectadas pelo vírus chinês.

Agora, são 37:

- Homem, 58 anos, de Bagé
- Mulher, 24 anos, de Alvorada
- Homem, 61 anos, de Porto Alegre
- Homem, 45 anos, de Erechim

Não houve nenhuma morte até este momento.

CLIQUE AQUI para saber mais no Twitter da secretaria estadual da Saúde.

Número de leitores deste blog aumentou 70% em uma semana

O número de visualizações deste blog cresceu 70% desde que as informações sobre o vírus chinês tornaram-se mais agudas no Brasil, ou seja, de uma semana para cá.

Ontem foi o pico da semana, com 50.076 leitores, segundo dados do Google Analytics.

Os números de hoje estão contabilizados até as 7h49min

Veja:

Visualizações de página de hoje
10.867
Visualizações de página de ontem
50.076
Visualizações de página do mês passado
1.016.617

Começou o outono

Começou, hoje, o outono.

Acabou o verão.

China entra no segundo dia sem novo caso de vírus chinês

O governo da China anunciou que pelo segundo dia consecutivo não registrou novo caso de vírus chinês.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/