Numa sessão confusa, pautada por divergência aberta por Teori Zavascki, que voltou a defender com unhas e dentes os chefões do PT, por 6 x 5 houve o entendimento inicial de que os réus com direito a embargos ainda não poderiam ser presos, mas acontece que depois do placar de 6 a 5, Joaquim Barbosa questionou Carmen Lúcia e Rosa Weber se poderia aplicar a pena referente à parte não embargável. Carmen concordou com o presidente do STF e, assim, todos poderão ser presos.
. Mesmo os réus que apresentaram embargos infringentes, como Zé Dirceu, vão para a cadeia pelos crimes já transitados em julgado e que não foram objeto deste tipo de recurso.
. A execução das sentenças caberá a juiz federal distrital de Brasília, para o qual o ministro Joaquim Barbosa passará a ordem, o que acontecerá de imediato.
- Na prisão, em casa ou num alguergue, será um espetáculo midiático inédito, politicamente devastador para o PT e exemplar para a sociedade brasileira, as fotografias e filmagens dos réus levados para a cadeia pela Polícia Federal. O que se lamenta é que os bandidos do PT não sejam expostos à execração pública algemados, como fez com seus inimigos gaúchos o então ministro Tarso Genro no caso da Operação Rodin. De qualquer forma, vão para cadeia velhos companheiros e líderes de Tarso e sua gente do PT. A quantidade de delinquentes políticos condenados e presos, a maioria dirigentes do Partido do governo, oferece um cenário inédito na história da República e deve ser saudada como exemplo para os demais ladrões e corruptores da vida pública brasileira.