Dica do editor - Defesa Civil do RS alerta para chuvas volumosas de até 200 mm para o final da semana que vem

A Defesa Civil do RS tirou nota para advertir a população quanto à possibilidade de novas e volumosas chuvas sobre boa parte do território gaúcho, com ênfase para a abacia de Porto Alegre, entre 15 a 17 de junho, portanto a partir de sábado que vem.

Também choverá muito no Litorall Norte e na Serra.

A nota confirma projeções feitas pelo Canal Tempo (veja vídeo abaixo).

CLIQUE em cima da imagem para ampliar e ler melhor.

As chuvas poderão marcar volumes de até 200 mm num único dia, portanto volume altíssimo.

A Defesa Civil do RS não costuma emitir alertas a não ser 3 dias antes da ocorrência próxima de problemas sérios.

A vereaadora Fernanda Barth, com quem o editor conversou, hoje, mais de uma vez, acha que a Defesa Civil precisa alargar o tempo para alertas, fazendo o que já fazem vários outros Países.

Barth está particularmente preocupada com a possibilidade de ocorrência de novas cheias na região metropolitana.

400 investidores que aportaram dinheiro no Resort Golden Laghetto, reclamam por perdas milionárias

Em assembleia realizada na semana passada, a Oliveira Trust foi destituída da posição de representante dos investidores dos CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários) vinculados ao Resort Golden Laghetto, localizado em Gramado, no Rio Grande do Sul. O caso envolve acusações de desvio de dinheiro e conflito de interesses

As oinformações são do Estadão. Leia toda a reportagem e entenda o que acontece no caso do Resort Golden Laghetto:

A instituição financeira era responsável por representar os interesses de 400 titulares desses CRIs, que há três meses (março, abril e maio) estão sem receber os valores devidos. Hoje, com multas e moras, o débito chega a R$ 8,8 milhões, segundo a Forte Securitizadora (Fortesec), responsável pela securitização dos ativos.

O lastro dos recebíveis – uma espécie de garantia – está com a venda de multipropriedades feita pelo grupo Golden Laghetto. Nesse modelo de negócio, as cotas de um imóvel são vendidas a compradores, que recebem o direito de utilizar aquela propriedade por um determinado período.

CLIQUE AQUI  par aler muito mais.

Estes exilados políticos brasileiros contam ao UOL como fugiram de A. de Moraes

Ao lado, os exilados políticos Simal e Venâncio, diante da Casa Rosada, exibindo autorização provisória de residência ( aa foto é de Amanda Cotrim, do UOL).

O Uol, grupo Folhas, entrevistou, na Argentina, exilados brasileiros que quebraram suas tornozeleiras eletrônicas do País e fugiram após serem condenados pelo Supremo Tribunal Federal a penas de até 17 anos de cadeia e prestes a serem obrigados ao cumrpimento delas. 49 dos 208 condenados, foram presos novamente por ordem de A. de Moraes, STF.

 Luiz Fernandes Venâncio, 50, relatou ter fugido do país após quebrar a tornozeleira eletrônica com uma faca e pegar um ônibus na rodoviária do Tietê, em São Paulo. Venâncio usou o refrão do presidente argentino Javier Milei. "Eu acho que a expressão é: 'Viva la libertad, carajo!' [viva a liberdade, caramba]".

O portal do grupo Folha também entrevistou outros exilados. A Polícia Federal acha que 65 estão na Aargentina, mas os advogados de alguns deles apostam em 150.

CLIQUE AQUI para ler toda a extensa reportagem.

Governo nomeado pede oficialmente a prisão e extradição de 65 asilados políticos brasileiros

A Argentina tem longa tradição de amparo a exilados políticos de Países com regimes extremistas.

Nesta sexta-feira, a embaixada do Brasil em Buenos Aires apresentou requerimento formal ao Ministério das Relações Exteriores da Argentina solicitando informações sobre a condição local de 65 exilados políticos brasileiros. Todos já pediram asilo no Conare e se encontram com autorização provisória de  residência. Eles fugiram porque foram condenados a penas altíssimas, estavam em librdade vigiada e sob ameaça de terem que cumprir penas de até 17 anos.

A lista com o nome de cada um foi entregue à Chancelaria argentina (equivalente ao nosso Itamaraty). Por ordem de A. de Moraes, STF, o governo nomeado quer a prisão e extradição de todos.

CLIQUE AQUI para saher mais.

Veja como foi a prisão deste suboficial da Marinha. É um dos 208 presos políticos presos ou procurados por A. de Moraes.

Moraes mandou prender todo mundo, alegando que eles poderiam fugir. Dezenas já escaparam para a Argentina.

No vídeo que você pode examinar no link a seguir, as imagens mostram o momento da prisão pela Polícia Federal, esta semana, anteoontem, do  suboficial da Marinha de Guerra.

Está tudo no Instagram da jornalista Ana Maria Cemin, que tem se especializado em revelar o que acontece com as centenas de manifestantes do 8 de janeiro, presos por ordem de A. de Moraes.

O suboficial Marco Antônio Braga Caldas, 50 anos, foi condenado a 14 anos de cadeia, e estava em casa, Santa Catarina, com a mulher, quando foi surpreendido por Moraes, que mandou a PF prender 208 manifestantes já condenados e aguardando julgamento dos recursos. 

CLIQUE AQUI para ver o vídeo.
CLIQUE AQUI para ler reportagem completa assinada por Cemin.

Dica do editor - MetSul não prevê chuvas abundantes para a semana que vem no RS

As redes sociais viralizam informes de que no final da semana que vem, fortes chuvas voltarão a ocorrer no RS, mas a MetSul assegura que o mês de junho avança com o Pacífico em estado de neutralidade, ou seja, sem El Niño ou La Niña atuando, embora a agência de tempo e clima dos Estados Unidos (NOAA) siga indicando a presença do El Niño com transição iminente para neutralidade. 

Leia mais:

Conforme a mais recente estimativa do Centro de Previsão Climática (CPC) da NOAA, para o trimestre de inverno de junho a agosto, há 1% de probabilidade de El Niño, 39% de neutralidade e 60% de La Niña. 

Morreu a economista lulopetista Maria da Conceição Tavares, 94 anos

Morreu a economista lulopetista Maria da Conceição Tavares, 94 anos, em Nova Friburgo, onde morava com a família. A causa da morte não foi divulgada. Ela deixa dois filhos, Laura e Bruno, dois netos, Ivan e Leon, e o bisneto Théo.

 Nos meios esquerdopatas, ela era tida como 4eferência do pensamento econômico desenvolvimentista. 

Nascida em 1930 em Anadia, no distrito de Aveiro, em Portugal, ela migrou para o Brasil em meio à ditadura salazarista, em 1954, estabelecendo-se no Rio de Janeiro. Naturalizou-se brasileira em 1957.

Vereadora Fernanda Barth clama por imediato desassoreamento do Guaíba

A vereadora Fernanda Barth, Porto Alegre, mas não apenas ela, faz apelo dramático pelas redes sociais para que ocorra forte pressão política sobre o agoverno estadual gaúcho, para que inicie imediata dragagem dos rios que desaguam no Guaíba, no próprio Guaíba e na Lagoa dos Patos.

"É preciso desassorear estas vias, porque se o Canal Tempo estiver correto nas suas previsões, teremos chuvas torrenciais no final da semana que vem e com isto será enorme a possibilidade de novas cheias", avisa a vereadora do PL da Capital.

Leitores que enviam recados para este blog, pensam igual. Eis um dos recados:

- O assoreamento do rio,, tomado pela areia, torna-o uma represa , ali, na saída do farol de Itapuã. Querem resolver a maioria do problema ? Liberem a retirada da areia, o máximo que puderem , para que a água escorra. A areia formou uma verdadeira taipa, impedindo a água de escorrer. É fácil: é só perguntar aos pescadores, poeque eles já sabem  do problema há muito tempo.

Joel Cândido denuncia o Estado Policial contra o Estado Policiado

O advogado gaúcho Joel Cândido, autor de extenso rol de livros sobre Direito Eleitoral (veja ao lado, 16a. edição), sua especialidade, não está nada satisfeito com os rumos atuais da Justiça Eleitoral no Brasil.

Eis três postagens que ela caba de fazer no seu X:

1. É lamentável a opção brasileira pela continuidade de um Direito Eleitoral repressivo e crivado de ameaças (tal como já se lê), em detrimento de uma nova ordem jurídica que reponha o DE como guardião da democracia e da liberdade. É o Estado policial contra o Estado policiado.

]2. É exigível de uma Justiça Eleitoral que gasta um bilhão por mês, recebendo tudo dentro de casa (do alistamento ao voto), que seja, por biênio, o espaço ordeiro para a festa alegre e colorida dos eleitores, partidos e candidatos. Tal como ocorre nos partidos de sã democracia.

E conclui

3. Rectius (mais corretamente): Tal como ocorre nos países de sã democracia.

Opinião do editor - Campus da UFRGS em Tramandaí é escandaloso desperdício de dinheiro público a céu aberto

Em 2014, no governo lulopetista de Dilma Roussef, como agora no caso de Caxias do Sul, o MEC decidiu criar um campus avançado da UFRGS no Litoral Norte, em Tramandaí, sem consulta a ninguém.

Simplesmente, como agora, o governo lulopetista enfia goela abaixo o que quer fazer.

O Campus Litoral Norte da Ufrgs tem 123 alunos presenciais e mais 200 a distância, contando com 93 professores e 50 técnicos-administrativos, na prática um professor ou técnico-administrativo para cada 2 alunos.

Um escandaloso desperdício de dinheiro público sobre o qual o jornal Zero Hora e nem ninguém fala.

Pior ainda: do atotal 93 proessores, 17 não ministram sequer uma hora de aula presencial por semana, mas percebem salários mensais de pelo menos R$ 12 mil reais.

Pimenta diz para sua jornalista de estimação que MEC criará campus da UFRGS em Caxias do Sul

O governo enfrenta greve nas federais e alega não ter dinheiro para aumentar os salários dos técnico-administarativos, porém parecxe ter dinheiro sobrando para criar novos campus e 10 universidades.

Sem qualquer consulta à comunidade acadêmica e até ao comando da Universidade Federal do RS, o governo nomeado lulopetista anunciou a decisão eleitoreira  de instalar em Caxias do Sul um campus da UFRGS.

A informação foi passada em primeira mão pelo ministro Paulo Pimenta à jornalista Rosane Oliveira, do oficialista jornal diário Zero Hora.

O anúncio será feito durante o lançamento de outro programa demagógico, o PAC Universidade, cujo conteúdo principal será o anúncio da criação de 10 novas unversidades federais.

Paulo Pimenta reapareceu com agenda movimentada na sua condição de vice-rei do RS e na sexta-feira esteve com o ministro da Educação (foto ao lado).

Ao Estadão, Paiva Neto defende Lula, agrada a China e quer de volta a Comissão de Mortos e Desaparecidos

O jornalista Nelson During, editor do site DefesaNet, chama a atenção, hoje, para a entrevista ao Portal Estadão, concedida pelo general Tomás Paiva, na qual ele defende a reinstalação da Comissão de Mortos e Desaparecidos,  elogia o trabalho dos militares no Sul e diz da confiança que mantém na sua relação com o presidente Lula.

O comandante do Exército defende parceria com a China, ao declarar: ‘Um país que está no foco de nossos interesses’.

A entrevista foi concedida para a jornalista Monica Gugliano, com apoio de Heitor Mazzoco.

CLIQUE AQUI para ler tudo no site Defesa Net.

Dica do editor - Pavinato será a nova atração diária do Oeste na TV da Web

O advogado e comunicador Tiago Pavinato é o mais novo apresentador da Revista Oeste, tudo para apresentar o programa "Faroeste à Brasileira".

A estreia foi agendada para segunda-feira, dia 10, as 14h.

O talk show promete manter o tom e o ritmo esbravejante de Pavinato, que tem se caracterizado por críticas contundentes ao governo nomeado.

Oeste já conta com outros programas de grande audiência na TV por Web, como é o caso de Oeste sem Filtro, que é apresentado diariamente entre 18h e 20h.

Neste programa, as atrações são os jornalistas Augusto Nunes, Henkel, Silvio Navarro, Alexandre Garcia e Rodrigo Constantino.

Mas não só.

Resgate destes quatro reféns demonstra o acerto da guerra contra os terroristas de Gaza

O resgate dos quatro reféns feitos pelos terroristas do Hamas, demonstra o acerto da guerra de legítima defesa movida contra os bandidos que governam Gaza.

Ao ladol, os quatro reféns israelenses resgatados com vida neste sábado em uma operação no centro da Faixa de Gaza. 

Os reféns resgatados são: Noa Argamani, Almog Meir Jan, Andrey Kozlov e Shlomi Ziv.

Todos os quatro foram sequestrados por terroristas do Hamas em 7 de outubro de 2023, no festival de música eletrônica Supernova.

Presidente nomeado acha que o governador eleito pede demais

O presidente nomeado Lula da Silva está incomodado com o governador Eduardo Leite.

Ele acha que o tucano pede demais.

No RS, a percepção é de que o tucano pede o que lhe devem.

É isto.


Leite insiste com maior ajuda federal às empresas do RS

O governador Eduardo Leite pediu ao presidente nomeado Lula da Silva que amplie o apoio concedido a empresas aatingidas diretamente pela tragédia das águas, beneficiando também as atividades localizadas em outras áreas:

 - Entendemos que seria importante expandir o auxílio para atender também outras empresas, mesmo que não tenham sido diretamente alagadas, mas que tiveram suas atividades afetadas indiretamente, como no caso do Turismo, por exemplo.

Eduardo Leite não se referiu ao apoio para manutenção de empregos, mas há crítica generalizada quanto ao curto prazo de dois meses para a concessão da ajuda.

Produção de veículos caiu 26,8% em maio sobre maio do ano passado

Produção na GM de Gravataí, RS.

A produção de autoveículos em maio fechou em 166,7 mil unidades, o que representa uma queda de 26,8% em relação a maio do ano passado. Na comparação com abril, a redução foi de 24,9%. Considerando o acumulado do ano, houve queda de 1,7% ante o mesmo período de 2023. 

Os dados foram divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). 

Com 129,2 mil unidades, a produção de automóveis caiu 26,2% em maio, em relação ao mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano, a queda foi de 4,3% ante o mesmo período de 2023, e redução de 22,8% quando comparado a abril deste ano. 

Publicidade - Agende-se para estar conosco esta noite no Bier Markt. E agende seu evento conosco, agora.

Hoje, sábado, será garantia de casa cheia no Bier Markt. Compareça você também.

Faça sua reserva para seu happy hour, aniversário, casamento ou encontros com o pessoal do escritório ou da empresa.

Venha fazer seu evento no nosso pub.BRE PARA O PÚBLICO NESTE SÁBADO.

A PARTIR DAS 17H.

Whats
993882401 / 993887265.

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
}Bairro Moinhos de vento/Porto Alegre/ Rio Grande do Sul
www.biermarkt.com.br

Veja a íntegra da delação do assassino de Marielle Franco (10 de agosto)

O vídeo foi liberado, ontem, por A. de Moraes. O ex-policial Ronnie Lessa delata seus comparasas e revela que o assassinato não teve caráter político-ideológico, mas por questões paroquiais do Rio.

Ronnie Lessa revela novos detalhes do assassinaato de Marielle Franco

Durante anos, o Psol e seus aliados, inclusive na mídia tradicional e de web, acusaram a família Bolsonaro, sem provas e de modo mentiroso. O assassinato não teve conteúdo político.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta sexta-feira (7) a transferência do ex-policial militar Ronnie Lessa, um dos assassinos de Marielle Franco, para o presídio de Tremembé, em São Paulo. Lessa está preso em um presídio federal em Campo Grande. Ele foi beneficiado porque delaatou seus companheiros de crime. 

Segundo o ex-policial, Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Rio, e Chiquinho Brazão, deputado federal (União-RJ), atuaram como mandantes do homicídio da vereadora.

CLIQUE AQUI para saber detalhes de nova delação de Lessa.

Dica do editor - Hoje é Dia D de vacinação contra a paralisia infantil

Crianças menores de 5 anos devem comparecer aos postos de saúde de todo o país neste sábado para o Dia D de vacinação contra a poliomielite, popularmente conhecida como paralisia infantil. A campanha de vacinação irá até o dia 14 de junho. A vacinação é a única forma de prevenção da poliomielite.

Desde 2016, o esquema vacinal contra a doença passou a ser composto por três doses da vacina injetável (VIP) aos 2, 4 e 6 meses de vida, além de duas doses de reforço com a vacina oral bivalente (VOP), conhecida popularmente como gotinha.

RS terá fim de semana de tempo bom e temperatura alta

O RS terá temperatura alta e tempo seco nestes sábado e domingo, segundo a MetSujl.

O sol predominará entre poucas nuvens e a temperatura fica mais elevada durante à tarde.

A temperatura seguirá alta. A mínima, para esse sábado, está prevista para São José dos Ausentes, na Serra, com 8°C. A máxima será registrada em Novo Tiradentes, no Norte, com 32°C.  

Em Porto Alegre, a variação térmica será de 15ºC a 27ºC.

Saiba como o governo federal nomeado comprará e entregará casas par os desabrigados do RS

O ministério das Cidades publicou no Diário Oficial da União desta sexta-feira a portaria que permite a compra pela União, em caráter excepcional, de imóveis prontos, novos e usados, para atender aos desabrigados pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. O governo federal também poderá adquirir unidades habitacionais ainda em obras, mas com a previsão de entrega em até 120 dias, a partir da data do cadastro no site, que ainda será disponibilizado pela Caixa Econômica Federal.

Os imóveis serão destinados para famílias das faixas 1 e 2 do programa Minha Casa, Minha Vida. Na Faixa Urbano 1, a renda bruta familiar mensal é de até R$ 2.640. Enquanto que na Faixa Urbano 2, a renda bruta familiar mensal varia de R$ 2.640,01 a R$ 4.400.

CLIQUE AQUI para verificar as condições estabelecidas na MP.

Dólar fechou a semana em forte alta e já vale mais de R$ 5,30. A Bolsa despencou nesta sexta-feira.

O dólar comercial encerrou esta sexta-feira vendido a R$ 5,324, com forte alta de R$ 0,074 (1,42%). 

A moeda norte-americana está no maior valor desde 5 de janeiro de 2023, quando fechou a R$ 5,35. 

O dólar subiu 1,4% na primeira semana de junho e acumula alta de 9,71% em 2024.

Bolsa
O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 120.782 pontos, com recuo de 1,72%. O indicador está no menor nível desde 13 de novembro do ano passado.


vendas da indústria gaúcha despencaram 15,6% em maio de 2024

A informação é da secretaria gaúcha da Fazenda.

A comparação é frente ao mesmo mês de 2023. 

Entre os destaques da publicação estão os efeitos na emissão de notas fiscais e na arrecadação, além da visão detalhada dos setores de agroindústria, alimentos e insumos agropecuários.

O volume de vendas das indústrias do RS foi mais impactado nos setores de insumos agropecuários, com menos 39,1% em maio, metalmecânico, com menos 24,4%, e de pneumáticos e borrachas, com menos 18,2%. 

CLIQUE AQUI para saber muito mais e com muito mais detalhes.

Governo gaúcho anuncia construção de 750 moradias para desabrigados

O governador Eduardo Leite anunciou a alocação de R$ 86,7 milhões para a construção de 750 moradias definitivas e temporárias voltadas a famílias de baixa renda do Rio Grande do Sul.Serão destinados R$ 20 milhões para a construção de 250 moradias definitivas e R$ 66,7 milhões para a aquisição de 500 casas temporárias para famílias que tiveram seus lares destruídos pelas enchentes de maio.

Unidades habitacionais provisórias - As 500 casas provisórias serão instaladas em três regiões afetadas pelas enchentes: Eldorado do Sul (250), Região Metropolitana (100) e Vale do Taquari (150). As unidades habitacionais terão 27 metros quadrados. O prazo de entrega é de 30 dias a partir da liberação do terreno.

Unidades habitacionais definitivas - As 250 casas definitivas serão construídas em 15 municípios: Camargo (14); Chapada (10); Dois Irmãos das Missões (20); Erval Grande (20); Feliz (15); Lagoa dos Três Cantos (20); Lavras do Sul (16); Nova Alvorada (15); Nova Esperança do Sul (20); Novo Barreiro (20); Rodeio Bonito (10); Salvador das Missões (20); Santo Antônio do Palma (20); Torres (10), e Vila Maria (20). As casas terão 44 metros quadrados. 

CNJ investe de modo perverso, de novo, contra ex-juízes da Lava Jato

Na mesma rota de perseguição contra magistrados que condenaram bandidos de colarinho branco, CNJ ignora defesa correta dos magistrados e ataca novamente a Lava Jato.

O Conselho Nacional de Justiça decidiu nesta sexta-feira, por 10 votos a 5, abrir processos administrativos disciplinares (PADs) contra quatro magistrados que atuaram na Operação Lava Jato, na primeira e segunda instâncias da Justiça. Os alvos dos processos são os desembargadores Carlos Eduardo Thompson Flores e Loraci Flores de Lima, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), e os juízes Danilo Pereira Júnior e Gabriela Hardt, que em diferentes períodos atuaram na 13ª Vara Federal de Curitiba, onde tramitava a Lava Jato. 

A maioria do CNJ também votou por manter o afastamento dos desembargadores, que fora determinado pela corregedoria nacional de Justiça. 

Os dez conselheiros que votaram dessa maneira aprovaram relatório do corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/