Google oferece capacitação profissional gratuita para mulheres

A gigante de tecnologia Google está oferecendo gratuitamente dois programas de capacitação para mulheres. Os minicursos, que ocorrerão virtualmente no próximo dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, já estão com as inscrições abertas. 

Ficou interessada? Clique no link abaixo.

CLIQUE AQUI para ler a reportagem da Agência Brasil. 


Dica do editor: O Menino do Pijama Listrado

Filme da Netflix: O Menino do Pijama Listrado. 

Durante a Segunda Guerra Mundial, Bruno, um garoto de oito anos, e sua família saem de Berlim para residir próximo a um campo de concentração, onde seu pai acaba de se tornar comandante. 

Infeliz e solitário, ele vagueia fora de sua casa e certo dia encontra Shmuel, um menino judeu de sua idade. Embora a cerca de arame farpado do campo os separem, os meninos começam uma amizade proibida.

Na real, O Menino do Pijama Listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável. 

Porto Alegre já tem 23.018 idosos vacinados contra o vírus chinês. Fiscalização recrudesce em Porto Alegre.

A fiscalização municipal está ativa para reprimir aglomerações (menos bailes funks) e empreendimentos que abrem apesar do decreto de lockdown assinado pelo governador Eduardo Leite. A fiscalização foi ajudada, esta semana, pelo cabeleireiro Hugo Beauty (foto ao lado) que confrontou colegas cabeleireiras do Meia Hora, Nilo Peçanha, Porto Alegre, armando um tremendo barraco e exigindo que elas fechassem a casa. As colegas do cabelereiro enfrentaram o fiscal acidental e o colocaram a correr. Videos de todos os bate-bocas viralizam nas redes sociais. Mais tarde, depois do barraco, Hugo usou seu Instagram para pedir que mais gente dedurem colegas. 

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, o total de vacinados acima de 82 anos chega a 23.018 em Porto Alegre. 

O número corresponde a 90,28% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde de vacinação de 25.495 pessoas dessa faixa etária na cidade. 

Idosos com 82 anos ou mais poderão ser vacinados nesta segunda-feira, 1º. Serão 21 unidades de saúde aplicando o imunizante entre as 8h e 17h. A ampliação do grupo prioritário foi possível graças ao recebimento de 21.420 doses da vacina de Oxford/Astrazeneca. Os idosos precisam apresentar documento com CPF e comprovante de residência.

CLIQUE AQUI para saber onde se vacinar em Porto Alegre.

Argentina permanece fechada para estrangeiros

No dia 27 de fevereiro a Argentina estendeu o fechamento de fronteiras para estrangeiros não-residentes até pelo menos o dia 12 de março de 2021. 

CLIQUE AQUI para ler o novo decreto.  

Fora da estação, astronautas mostram imagens ao vivo do espaço

Kate Rubins e Victor Glover, astronautas da Nasa, saíram da estação espacial para realizar reparos e melhorias no equipamento. Assista o vídeo aqui. 

CLIQUE AQUI para ver as imagens. 

Mercado Público de POA vai abrir mesmo com bandeira preta

O Mercado Público de Porto Alegre permanecerá aberto durante o período em que a bandeira preta no Rio Grande do Sul estiver em vigor. No entanto, funcionará com restrições. 

Dentre as medidas adotadas, estão a permissão de apenas 30% do quadro de funcionários. Os restaurantes deverão operar com delivery e/ou pegue e leve. Os estabelecimentos não poderão servir alimentos para serem consumidos no local. Todos que entrarem no Mercado deverão ter a temperatura aferida. As informações são do JC. 

Povo protesta diante das casas de Ibaneis Rocha e Eduardo Leite. Foi neste domingo.

Os protestos ocorreram diante da casa do governador Ibaneis Rocha, MDB, Brasília, e diante do Palácio Piratini, Porto Alegre, neste caso contra o governador Eduardo Leite.O editor recebeu vários vídeos. Um deles é igual ao que vai a seguir, do site Poder360. 

Dia Mundial de doenças raras é comemorado neste domingo

Uma campanha nas redes sociais, promovida pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), vai esclarecer à população e à classe médica a importância da divulgação de informação segura sobre as doenças raras, cujo Dia Mundial é comemorado neste domingo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, para ser caracterizada como doença rara, ela afeta 1,3 pessoa para cada 2 mil indivíduos. As informações são da Agência Brasil. 

CLIQUE AQUI para ler a reportagem.   

Depois de criticar Bolsonaro e o povo gaúcho, Eduardo Leite irrita-se ao ser perguntado sobre resultados dos seus lockdowns

 Eis o trecho da entrevista concedida pelo governador Eduardo Leite na sexta-feira. Ele ficou irritado quando foi confrontado por jornalistas da Rádio Guaíba, sexta-feira, programa Agora. Os jornalistas quiseram saber dos resultados de fechamentos anteriores determinados por Leite. Ele não tinha resposta alguma sobre isto e se irritou. Leite sentiu falta dos jornalistas amestrados da RBS. Eduardo Leite criticou Bolsonaro, culpou o povo e encontrou tempo até para atacar o tratamento precoce, repetindo o chavão lulopetista e negacionista de que não existem comprovações científicas ou evidências clínicas de sucesso, quando se sabe que até o CFM autoriza o procedimento, conforme nota técnica que é do conhecimento de todos.

Governo de Santa Catarina quer mandar doentes para outros Estados e nega extensão do prazo de lockdown

Com UTIs superlotradas, Santa Catarina faz consultas para mandar pacientes para outros Estados, mas só recebe respostas negativas.

O Governo de Santa Catarina negou, hoje, domingo, a recomendação feita por seis órgãos de controle, entre Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Contas, que solicitavam a adoção de um lockdown total no Estado por um período de, pelo menos, 14 dias.   

O lockdown é de dois fins de semana. O deste termina amanhã, 6h.

MPs e sequer o próprio governo estadual, segundo nota dele mesmo, não possuem estudos elaborados na atual situação sanitária de Santa Catarina. 

Divertindo-se em Cancún em plena pandemia, prefeito de Floripa é denunciado e volta às pressas para SC

Depois de denunciado por se divertir na paradisíaca praia mexicana de Cancun, o prefeito de Florianópolis, Gean Lureiro, decidiu voltar. Ele cumpriu o mesmo ritual de Doria, que teve que voltar depois de ter viajado para Miami depois de ter decretado severo lockdown.

Ao lado, cenas de Cancun.

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), antecipou para este sábado o retorno do México, onde permanecia em férias, sem alarde, desde a semana passada.  

Gean vem sendo criticado severamente nas redes sociais.

Ele saiu de finho da Capital de SC.

A Capital da qual é prefeito decretou lockdown (o prefeito participou da decisão via internet) e ele encontrará a saúde em colapso em meio ao momento mais crítico da pandemia no Estado.

Embora seja o vice, Topázio Neto, quem assina como prefeito pelo menos desde o dia 18 de fevereiro, o gabinete informou que Gean, oficialmente licenciado, acompanhou a situação à distância e participou de reuniões virtuais sobre a pandemia com o governador Carlos Moisés (PSL) e outros prefeitos no Estado.

Secretários municipais de POA conhecem projeto de veículos elétricos

Os secretários municipais de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, de Parcerias, Ana Pellini, e o adjunto de Mobilidade Urbana, Matheus Ayres, conheceram, nessa sexta-feira, o projeto da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) sobre a utilização da mobilidade elétrica. O projeto apresentado vem sendo aplicado em outras cidades e propõe soluções que podem ser adotadas tanto para micro mobilidade como de forma mais ampla.

A partir do que foi demonstrado pelo presidente da ABVE, Adalberto Maluf, o secretário Schirmer solicitou que a associação exponha experiências já desenvolvidas em outras cidades que possam embasar um modelo a ser estudado para o Centro Histórico de Porto Alegre e a Orla do Guaíba. 

“Uma das prioridades da gestão do prefeito Sebastião Melo é a mobilidade. Não temos dúvida de que o veículo elétrico veio para ficar, e quem sair na frente terá ganhos de diferentes naturezas. Vamos analisar a possibilidade de inserir essa tecnologia em Porto Alegre, sobretudo para resolver problemas de micro mobilidade”, afirmou. 

Conheça Beirute, no Líbano, sem sair de casa

*Anthony Bourdain da CNN Brasil desembarca em Beirute, capital do Líbano, um lugar problemático e apaixonante. No episódio de Lugares Desconhecidos deste domingo, o chef mostra que a capital do Líbano é um caldeirão de influências dos países vizinhos. 

O programa vai ao ar a partir das 18h30 na CNN Brasil. 

* Anthony Bourdain faleceu em 8 de junho de 2018, em Kaysersberg, no Nordeste da França. De acordo com o canal de TV CNN, a causa da morte foi suicídio.

Estado da Virgínia, nos EUA, extingue a pena de morte

O Estado norte-americano da Virgínia vai extinguir a pena de morte em todo o seu território. A decisão foi tomada no último dia 22 de fevereiro pelos congressistas estaduais. O governador, Ralph Northam, disse que vai sancionar a nova lei.

CLIQUE AQUI para saber mais. 

Família faz pedido de comida por aplicativo e é assaltada durante entrega em Porto Alegre

Uma família do bairro Assunção, na zona sul de Porto Alegre, foi rendida por dois assaltantes durante cerca de três horas. O crime ocorreu na noite dessa sexta-feira. Conforme relato das vítimas, um dos homens seria entregador de aplicativo (Uber Eats) e estava de bicicleta. Um outro indivíduo acompanhava o entregador. 

Os quatro integrantes da família foram levados pelos assaltantes ao quarto da residência e amarrados. Durante o assalto, os criminosos roubaram eletrônicos, joias e dinheiro. O caso está sendo investigado pela 6ª Delegacia da Polícia Civil (6ª DP) de Porto Alegre onde foi registrada a ocorrência. 

A Uber Eats não se manifestou sobre o ocorrido.  

Brasil tem posição melhor do que 21 Países em mortes por milhão. Melhor até que EUA, Reino Unido Itália e França.

CLIQUE em cima da tabela para ampliar e examinar melhor.

O ex-ministro e ex-secretário gaúcho da Saúde, deputado Osmar Terra, que também é médico, pediu que o editor preste atenção à tabela de mortes por milhão de habitantes.

São 1.201 mortes por milhão de habitantes no Brasil. 

O Brasil é o 22º país com mais mortes por milhão. Em 31 de outubro de 2020, ocupava o 4º lugar.

A Bélgica é o país em que o vírus chinês mais mata em relação ao tamanho da população. São 1.896 mortes por milhão de habitantes. 

O Brasil apresenta uma relação muito melhor do que Bélgica, República Tcheca, Eslovênia, Itália, Portugal, Montenegro, Estados Unidos e até França e Suécia.

São números incontestáveis.

Os leitores também podem conferir mais informações, inclusive de totalizações, nos mapas da Johns Hopkins University.

É isto.

Antiviral acelera a recuperação de pacientes não hospitalizados com o vírus chinês

Um estudo preliminar realizado por pesquisadores do Centro de Doenças do Fígado de Toronto, ligado à UHN (University Health Network) de Toronto, no Canadá mostra que um medicamento antiviral experimental permitiu a rápida recuperação de pacientes não hospitalizados com o vírus chinês. 

O medicamento, chamado peginterferon-lambda, também diminuiu a infecção comunitária, por ter cortado a fácil transmissão do vírus pelos contaminados.

CLIQUE AQUI para ler a reportagem.   

Olavo de Carvalho acaba de ser internado com pneumonia nos EUA

O escritor Olavo de Carvalho informou neste sábado que contraiu uma pneumonia e está internado em um hospital nos Estados Unidos. 

Tido como guru intelectual do governo Bolsonaro, ele publicou a mensagem em um vídeo no Twitter.

Tailândia inicia vacinação contra o vírus chinês neste domingo

A Tailândia, no Sudoeste Asiático, deu início a sua campanha de vacinação contra o vírus chinês neste domingo. 

Alguns ministros e profissionais da saúde foram os primeiros a recebe a 1ª dose da CoronaVac, desenvolvida pela chinesa Sinovac.

A Tailândia recebeu 200 mil doses da CoronaVac e 117 mil doses da vacina da AstraZeneca. A CoronaVac foi distribuída para 13 províncias de alto risco, informou o Ministério da Saúde. 

A expectativa é que o país aplique 1,8 milhão de doses dessa vacina em março e abril. 

As informações são do Poder360. 

Economia: Taxa de desemprego finaliza 2020 em 13,9%, afirma IBGE

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados neste final de semana, revelam que taxa de desocupação no Brasil ficou em 13,9% no trimestre encerrado em dezembro de 2020. Em igual período de 2019, a taxa de desemprego medida pela Pnad Contínua estava em 11,0%. 

No ano passado, a taxa de desemprego média foi de 13,5%.   

Justiça confirma decisão de juiz singular e nega recurso de Prefeitura de Porto Alegre para retomar ensino presencial

A Justiça do Rio Grande do Sul negou, no início da noite desse sábado, recurso da prefeitura de Porto Alegre para retomar as aulas presenciais na rede pública durante a pandemia do vírus chinês. 

A decisão foi do desembargador Antônio Vinicius Amaro da Silveira, da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça.

Juiz singular já tinha atendido pedido do Psol e decido proibir a retomada das aulas.

Desta forma, as aulas presenciais em escolas municipais seguem suspensas enquanto durar a vigência da bandeira preta do modelo de Distanciamento Controlado, independentemente de eventual flexibilização de protocolos. O mérito da ação ainda será julgado. 

As informações são do Correio do Povo.  

Dezenas de locais são autuados em Porto Alegre e Canoas por descumprir regras da bandeira preta

As prefeituras de Porto Alegre e Canoas, na região metropolitana, realizaram ações durante a noite de sexta-feira e a madrugada deste sábado para garantir cumprimento das regras de distanciamento social da bandeira preta. No total, 22 estabelecimentos comerciais foram autuados e fechados devido a aglomerações.

CLIQUE AQUI para mais informações.  

Nova Zelândia impõe novo lockdown depois de confirmar um só caso de vírus chinês

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, ordenou nesse sábado que a maior cidade do país, Auckland, voltasse a adotar o confinamento após a detecção de um novo caso de vírus chinês. 

O lockdown deve durar no mínimo sete dias. A partir de domingo, os moradores da cidade de 1,7 milhão de habitantes terão que permanecer em suas casas, exceto para trabalhar ou fazer compras de primeira necessidade. 

Escolas e estabelecimentos comerciais não essenciais permanecerão fechados. As informações são da Rádio França Internacional. 

Economia: Aneel mantém tarifa de bandeira amarela para março

A Agência Nacional de Energia Elétrica informou, nessa sexta-feira, que a bandeira tarifária permanecerá amarela no mês de março. Dessa forma, o consumidor pagará R$1,343 para cada 100kWh utilizados. As informações são da Agência Brasil. 

Entenda no link abaixo como funcionam as bandeiras tarifarias da Aneel.

CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa. 

Papa Francisco presume que morrerá no Vaticano

O papa Francisco acredita que morrerá em Roma durante seu papado. 

O pontífice admite que não voltará a viver na Argentina, seu país natal, segundo entrevista incluída no livro "A Saúde dos Papas", que teve trechos antecipados neste sábado pelo jornal "La Nación", de Buenos Aires. 

Durante a entrevista, Francisco disse que não sente falta de seu país. "Não, não sinto. Vivi lá por 76 anos. O que me aflinge são seus problemas", disse o pontífice, de 84 anos. O papa também falou sobre suas neuroses, as quais descreveu como frutos da ansiedade e da tristeza. As informações são da AFP.  

Governo federal projeta receber R$ 25 bilhões com venda da Eletrobras

O governo brasileiro pretende arrecadar R$ 25 bilhões com a privatização da Eletrobras e espera que a operação em que a União deixará de ser a acionista majoritária da empresa seja concluída até dezembro deste ano. As informações são do JC. 

CLIQUE AQUI para ler a notícia na íntegra. 

RS registra mais 117 mortes pelo vírus chinês

O Rio Grande do Sul registrou, hoje pela manhã, mais 117 mortes pelo vírus chinês. Com a atualização, o Estado chega a 12.343 óbitos pela doença. O total de casos confirmados é de 638.996, somados os 6.992 novos registros. Os dados são Secretaria Estadual de Saúde em parceria com o consórcio de veículos de imprensa. 

No sábado pela manhã, 94,5% dos leitos de UTI estavam ocupados. 

CLIQUE AQUI para saber mais. 

Desemprego na pandemia supera o pior da mais longa recessão

Dados do IBGE apontou que o Brasil encerrou 2020 com a pior média de desemprego da história com recordes negativos, como o desalento, a população ocupada e os subutilizados.

Conforme o instituto, o desemprego médio atingiu 13,4 milhões de pessoas em 2020, ano do início da pandemia do vírus chinês. A taxa de desocupação ficou em 13,5%. O percentual é o maior em toda a série histórica da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), iniciada em 2012. As informações são da Folha de SP.  

CLIQUE AQUI para ler a reportagem.  

Manobra de prona em paciente com o vírus chinês

Vídeo mostra complexidade do atendimento a pacientes graves com o vírus chinês nas UTIs.

CLIQUE AQUI para assistir o vídeo do Hospital de Clinicas em Porto Alegre. 

Hospital de Bento Gonçalves pede que familiares não façam visitas a pacientes internados

A medida é por conta do aumento da contaminação do vírus chinês. Neste momento, o Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves, opera acima de sua capacidade com mais de 100% de ocupação dos leitos de UTI. “Também temos aumento da demanda ao pronto socorro, internações e casos graves”, diz a nota. 

Partida de Grêmio x Palmeiras ocorre às 21h

A CBF alterou o horário da final entre Grêmio x Palmeiras na Arena, em Porto Alegre. O jogo que antes estava marcado para às 16h deste domingo passou para às 21h a pedido do governo estadual para evitar aglomerações no RS.  

Número de internações pelo vírus chinês, entre 18 e 30 anos, dobra em Porto Alegre

Número de internações entre 18 e 30 anos mais que dobrou entre janeiro e fevereiro em Porto Alegre. Essa faixa foi de apenas 2% nos primeiros 26 dias de janeiro, contra 4,2% no mesmo período, em fevereiro. Os dados são da Sec. Adjunta da Saúde de Porto Alegre.  

Emprego: John Deere, em Montenegro, tem 180 vagas de trabalho abertas

A fábrica da John Deere, em Montenegro, no Vale do Caí, está com 180 vagas de trabalho abertas. As vagas são temporárias, com a possibilidade de efetivação para um aumento de turno. 

Entre as funções estão montador (produção), almoxarife (logística), soldador, pintor, técnico de qualidade, técnico mecânico e técnico eletrônico. A formação mínima desejada é Ensino Médio completo. 

O que a empresa oferece: 

salário base, transporte fretado, refeitório no local e possibilidade de efetivação. As inscrições para concorrer às vagas podem ser acessadas pela internet, através da empresa RH Mattos, pelo endereço bit.ly/2Z2S2uZ.

Fique ligado: Gramado tem barreiras sanitárias nos acessos ao município

A prefeitura de Gramado, na região Serrana, começou a realizar barreiras sanitárias nas principais vias de acessos a cidade. A medida tem o objetivo de diminuir o contágio do vírus chinês e ocorre das 8h às 16h deste sábado. 

Além disso, os fiscais do município fiscalizarão os comércios e empresas sobre o cumprimento das regras da bandeira preta. 

As barreiras sanitárias ocorrem na ERS-235, saída para o município de Nova Petrópolis, próximo ao posto do Comando Rodoviário da Brigada Militar, e na ERS-115, próximo ao Lago Joaquina Rita Bier. Vale lembrar que todos os veículos serão submetidos a sanitização.  

Novo lote de insumo para fabricar vacina da Oxford chega hoje ao Brasil

De acordo com o anuncio do Ministério da Saúde, realizada nessa sexta-feira, o segundo lote de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) para produção de vacinas da AstraZeneca/Universidade de Oxford chega neste sábado ao Brasil. A matéria-prima possibilitará que Fiocruz produza cerca de 12 milhões de doses de imunizantes contra o vírus chinês. 

CLIQUE AQUI para ler a matéria do C.Povo 

Aulas em Novo Hamburgo começarão de forma virtual na próxima semana

As aulas nas escolas municipais de Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos, terão início na segunda-feira, dia 1 de março. O calendário escolar foi definido por comissão composta por representantes de diferentes setores. 

Na primeira semana, devido à classificação da região no sistema de distanciamento controlado do governo do Estado, o ensino se iniciará no formato virtual. 

Porto Alegre recorre da suspensão das aulas presenciais

O prefeito de Porto Alegre recorreu, nessa sexta-feira, da decisão judicial que suspendeu as aulas presenciais de alunos da rede municipal de ensino, até então permitidas aos alunos da Educação Infantil e séries iniciais, seguindo protocolos do distanciamento controlado por causa do vírus chinês. 

Na última quinta-feira, a justiça determinou a suspensão das aulas presenciais nas escolas municipais de Porto Alegre, enquanto estiver vigente a bandeira preta na região, "independentemente de eventual flexibilização de protocolos". As informações são do JC.  

Fique atento: Saiba o que muda nas regiões do RS com risco altíssimo para o vírus chinês

O governador do RS, Eduardo Leite anunciou que todo o Estado terá essa classificação de bandeira preta a partir deste sábado. Saiba o que muda a partir de hoje. 

CLIQUE AQUI para ler a reportagem na íntegra. 

Ministérios Públicos e Defensoria Públicas exigem mais lockdown em SC, mas governador resiste

A foto desta manhã é da praia de Jurerê, Florianópolis, completamente deserta, a não ser por meia dúzia de recalcitrantes.


Sobre a recomendação de um lockdown de 14 dias em Santa Catarina, realizada na última sexta-feira pelos Ministérios Públicos Federal, Estadual e junto ao TCE, mais Defensoria Pública, o governo de Santa Catarina respondeu que “é necessária a avaliação da eficácia das medidas já adotadas, especialmente o decreto 1.172”, que suspendeu as atividades não essenciais neste e no próximo fim de semana.

MPE e Defensoria não explicam que tipo de "comitê científico" ou "comissão de notáveis" os assessoram ou se apenas emitem suas opiniões na base do achômetro.

O lockdown de Santa Catarina é de apenas 48 horas e começou ontem, 23h, devendo repetir-se no final da semana que vem, bem ao contrário da draconiana decisão do governador Eduardo Leite, que decretou uma semana de fechamento.

Os números da pandemia são semelhantes em SC e no RS, pelo menos em relação a índices de ocupações de leitos hospitalares e de UTIs/.

CLIQUE AQUI para mais informações. 

Primeiro satélite brasileiro é lançado neste domingo na Índia

O primeiro satélite brasileiro, o Amazônia 1, será lançado na madrugada deste domingo. O equipamento foi desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos, e levado para a Índia, onde vai ser lançado. As informações são do G1. 

O satélite, com quatro metros de comprimento, vai auxiliar na observação e monitoramento do desmatamento na região amazônica. 

O projeto teve investimento de R$ 400 milhões e envolvimento de diversos pesquisadores. Em órbita, ele vai tirar fotos em alta resolução de todo o território nacional e terá órbita com rota entre os polos norte e sul.

O Inpe vai transmitir o lançamento, com uma cerimônia online marcada para começar às 1h24 deste domingo.

CLIQUE AQUI para saber mais. 

Passe livre: Brasileiros vacinados contra o vírus chinês em Israel recebem 'passe verde' para ir a academias, hotéis e shows

Brasileiros que vivem em Israel, no Oriente Médio, já começam a desfrutar do "passe verde" que as autoridades locais estão emitindo para quem já se imunizou com as duas doses da vacina contra o vírus chinês. 

O ''passaporte'', que entrou em vigor há uma semana, permite a entrada em academias de ginástica, hotéis, piscinas públicas, shows, teatros, sinagogas e eventos esportivos.

CLIQUE AQUI para ler o artigo. 

Governo federal prorroga prazo de novo modelo da carteira de identidade

O governo federal adiou por mais um ano o prazo para que os órgãos de identificação dos estados passem a adotar os novos padrões da carteira de identidade. 

Decreto publicado na noite dessa sexta-feira, em edição extra do Diário Oficial da União, estende até 1º de março de 2022 o prazo para os estados se adequarem aos novos procedimentos previstos. 

O prazo anterior terminaria na próxima segunda-feira, dia 1º. 

CLIQUE AQUI para mais informações. 

Técnico de enfermagem do GHC explica técnica para melhorar a respiração de pacientes com o vírus chinês

O técnico de enfermagem, Júlio Falcão, que trabalha no Grupo Hospitalar Conceição em Porto Alegre, explica para os leitores do blog como funciona a manobra de prona. Esta técnica melhora a função dos pulmões dos pacientes com insuficiência respiratória causada pelo vírus chinês. 

Aeroporto de Singapura tem cachoeira, jardins, piscina e cinema

O aeroporto de Changi, em Singapura, foi eleito nos últimos oito anos o melhor do mundo pelo ranking Skytrax, considerado o "Oscar" da aviação. 

A construção impressiona por diversas características que vão além das facilidades para embarque e desembarque dos passageiros. Nos terminais de Changi há piscina, cinema e até um jardim com uma cachoeira interna. Fonte: CNN Brasil 

CLIQUE AQUI para ler o artigo da CNN. 

Caxias do Sul, decreta estado de calamidade pública por causa do vírus chinês

Em edição extra do Diário Oficial, a Prefeitura de Caxias do Sul decretou, neste final de semana, estado de calamidade pública para enfrentamento da pandemia do vírus chinês. 

No despacho, a prefeitura aponta insuficiência das instalações físicas e estruturais, a escassez de médicos, equipamentos de proteção individual e de recursos humanos para combater a pandemia, o que coloca em risco a saúde de milhares de munícipes por insuficiência da rede, conforme parecer técnico da Secretaria Municipal da Saúde.

Neste momento, a ocupação de leitos é de 96,8%. No SUS é de 102%. 186 respiradores, dos 224 disponíveis, estão sendo utilizados. As informações são da Prefeitura de Caxias de Sul.  

Vírus chinês: São Leopoldo aplica a integralidade da bandeira preta, com fechamento geral no domingo

O Comitê de Atenção ao Vírus Chinês de São Leopoldo, no Vale dos Sinos, definiu endurecer as regras de distanciamento e prevenção à pandemia.

 No domingo, além das regras da bandeira preta do Distanciamento Controlado, haverá um lockdown: os mercados ficarão fechados e o transporte público não irá funcionar. 

As exceções para o transporte público no domingo são os horários e as linhas que atendem as trocas de turno de trabalhadores da saúde. O decreto foi publicado ontem. Na próxima segunda-feira, voltam as regras da bandeira preta. A situação será reavaliada na terça-feira, em nova reunião do comitê. 

Seguindo as regras da bandeira preta, a indústria pode continuar a operar com 75% dos trabalhadores. Bares e restaurantes estão permitidos a funcionar no sistema de tele-entrega e com 25% dos trabalhadores. As informações são da prefeitura de SL.  

Atualização do vírus chinês em Bento Gonçalves

 Confira a situação da pandemia do vírus chinês em Bento Gonçalves, na Serra gaúcha, nessa sexta-feira. 

👉 68 novos casos;

👉 20 curados;

👉 mais dois óbitos:

Homem de 90 anos, que faleceu no último dia 22/02.

Mulher, na faixa etária dos 60 anos. Ela estava internada no Hospital Geral de Caxias do Sul e faleceu no último dia 23/02. 

Santa Casa de Porto Alegre abre mais vagas de UTI para pacientes com o vírus chinês

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre confirmou ontem a abertura de 90 leitos de UTI para atender pacientes diagnosticados com o vírus chinês. Conforme a instituição, a ampliação do atendimento foi necessária em função da alta demanda observada na última semana – até então, eram utilizados 58 leitos para os doentes com o vírus.  

CLIQUE AQUI para mais informações.  

Tempo: Sábado será de tempo bom em quase todo o RS

De acordo com a Somar Meteorologia, o sábado será de céu aberto na maioria das regiões do RS. Hoje teremos mais um dia de sol e calor em praticamente todo o território gaúcho. No entanto, há condições para chuva apenas nos Campos de Cima da Serra e no Litoral Norte, mas em forma de pancadas fracas e isoladas no período da tarde. 

A temperatura segue elevada. A máxima do sábado no Estado, 37°C, está prevista para Porto Xavier, no noroeste gaúcho. Em Porto Alegre, os termômetros devem alcançar 30°C.  

A RBS mente: as mortes na UTI não somam 75% no Estado. Elas mal passam dos 50%.

A reportagem mais alarmista e mentirosa do jornal, hoje, é a da página 22, e informa o seguinte: "75% dos pacientes internados em UTIs morreram no Estado". O jornal não cita explicitamente a fonte, mas dá a entender que a sua fonte é a secretária da Saúde, a graduada em serviço social Anita Bergmann. O número é mentiroso. O editor buscou apenas uma confirmação para desmentir tudo. Trata-se dos números registrados pelo Hospital Conceição, que lidera o maior complexo hospitalar do Estado. A letalidade de doentes infectados pelo vírus chinês, ali, foi de 50% até este momento. São números oficiais. O editor possui a tabela para provar.

O jornal Zero Hora, que é o principal meio de comunicação da RBS e que acaba puxando todo o noticiário de emissoras como Rádio Gaúcha e RBS TV, volta a alarmar a população com o pior dos mundos, caso os gaúchos teimem em sair de casa, mesmo um ano depois de transcorrido o primeiro ano do primeiro caso de vírus chinês no Brasil, registrado no dia 26 de fevereiro do ano passado.

Há um ano a RBS batalha pelo lockdown completo, o que inclui o mantra "Fique em Casa" e, portanto, a paralisação e a destruição da atividade econômica, com o consequente caos social.

Além de alarmar, o diário mais lido pelos gaúchos mete pilha nos defensores do lockdown completo, geral e irrestrito e mete pau em todos que querem salvar vidas através de medidas restritivas pontuais e tratamento precoce.

E mente muito.

Zero Hora publicou 21 notas alarmistas sobre o vírus chinês, sem contar as 8 chamadas de capa, inclusive manchete principal.


Com bandeira preta, permanência em parques e praças está proibida no RS

A partir deste sábado, fica proibida a permanência de pessoas em lugares públicos abertos e sem controle de acesso, como ruas, calçadas, parques, praças, faixa de areia e balneários do RS. 

Fake news: Não há multa de trânsito por dirigir sem máscara, afirma Detran-RS

Circula em redes sociais a informação de que motoristas que estiverem dirigindo sem o uso de máscara de proteção serão multados pelos órgãos de fiscalização de trânsito. Trata-se de fake news. 

Não há nenhuma orientação por parte das autoridades de trânsito, muito menos previsão no Código de Trânsito Brasileiro para que se aplique multa nesse tipo de situação. As informações são do DETRAN-RS.  

Gramado fecha tudo. Fica proibido até parar na rua.

CLIQUE AQUI para examinar dados atualizados sobre a pandemia em Gramado.

O prefeito Nestor Tissot, PP, antecipou-se nas restrições.

Carros de som contratados pela prefeitura alertam para os riscos e pedem que todos fiquem em casa.

É bandeira preta para valer. Fecha tudo. As exceções são reduzidas, como hotéis funcionando com 30% da lotação apenas, aulas garantidas para ensino infantil, 1o e 2o anos do fundamental e bancos com agendamento prévio.

Lojas, restaurantes, bares, academias, praças, parques, jardins, tudo ficará fechado até o dia 7 de março.

Barreiras sanitárias começaram a funcionar, hoje, nas principais entradas da cidade.

CLIQUE AQUI para examinar a lista das proibições. O material é do Jornal de Gramado.

Bingo: Casa de jogos clandestinos é interditada na capital

Uma casa de jogos foi fechada hoje após ação da Brigada Militar em Porto Alegre. Ação ocorreu agora há pouco no bairro Cristo Redentor, zona norte. Cerca de 60 pessoas estavam no estabelecimento, entre elas, muitos idosos. Uma responsável pela casa foi notificada e assinou um termo circunstanciado. 

Câmara retira de pauta a PEC da Imunidade Parlamentar

 A PEC da Imunidade Parlamentar, que seria votada hoje, foi retirada de pauta. Ela vai para uma comissão especial, que reexaminará seus termos e submeterá tudo a novas discussões e votação.

Presidente do BB pede demissão do cargo

O presidente do Banco do Brasil, André Brandão, pediu demissão.


Prefeitura recorre de decisão de juíza que atendeu sindicalistas lulopetistas que não querem aulas em Porto Alegre


A prefeitura de Porto Alegre recorreu da decisão judicial que suspendeu as aulas presencias em Porto Alegre para Educação Infantil e os primeiros anos do Fundamental, que estão permitidos pelo governo do Rio Grande do Sul na bandeira preta do modelo de Distanciamento Controlado. 

O recurso foi protocolado pela Procuradoria-Geral do Município (PGM) no início da tarde desta sexta-feira. 

A decisão inaceitável foi da juíza Rada Maria Zaman acatou ação movida pelo Sindicato dos Municipários de Porto Alegre, uma organização sindical controlada pelo lulopetismo que há um ano opõe-se à retomada de qualquer tipo de aula presencial. Os argumentos usados pela magistrada são de caráter político e com forte viés esquerdopata, dentro da linha de que precisa fechar tudo.

Desemprego: Falta de trabalho atinge 32 milhões de brasileiros no final de 2020

Dados divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, no quarto trimestre de 2020, faltava trabalho para 32 milhões de brasileiros. Dentre eles, 5,8 milhões desistiram de procurar uma oportunidade no mercado de trabalho. 

Saiba quem são considerados trabalhadores subutilizados, para os quais faltava trabalho, e quantos estavam nessa condição no 4º trimestre de 2020 clicando no link abaixo. 

CLIQUE AQUI para saber mais.  

Recomendado - A partir deste momento, compre sua cerveja artesanal e seus petiscos no Biermmarkt, Porto Alegre

Aproveita o combo do dia e leve o Biermarkt para sua casa. Faça o pedido via Whats 993882401 / 993887265 entre 17h e 22:30h. 

Cardápio no goomer.app/biermarkt

Válido somente para tele ou take away

*Taxa de entrega R$ 10*

A casa atende presencialmente os clientes a partir das 17h e até as 20h, conforme novas normas legais.

Durante todo o período, mas com ênfase única entre 20h e 22h30min, atendemos take away (pegar a encomenda na nossa casa) 

Biermarkt Vom Fass

Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento
Porto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços e encomendas: goomer.app/biermarkt

Multas: Torcedores do Flamengo fizeram aglomeração no Rio

Agentes da fiscalização da Secretaria Municipal de Ordem Pública do Rio de Janeiro, aplicaram 25 multas em estabelecimentos por aglomeração e outras irregularidades na noite de ontem em locais onde houve intensa aglomeração de torcedores do Flamengo. 

Os fiscais flagraram ainda outras irregularidades na área como distanciamento inadequado entre mesas, pessoas consumindo bebidas em pé ou fumando em ambiente fechado, e falta de autorização para mesas e cadeiras em área externa. As informações são da Agência Brasil. 

CLIQUE AQUI para mais informações.  

UPA na zona norte de Porto Alegre atende 36 pacientes com o vírus chinês

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Moacyr Scliar, na zona Norte de Porto Alegre, estava, na manhã de hoje, com 42 pacientes em observação, sendo 36 com o vírus chinês. As informações são da Rádio Guaíba.  

Fiocruz afirma que ocupação de UTIs chega ao pior nível da pandemia

A ocupação das unidades de terapia intensiva dedicadas a infectados pelo novo vírus chinês no Brasil chegou ao pior nível desde o início da pandemia, alerta o Boletim Observatório, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgado hoje. 

A proporção de leitos ocupados passou de 80% em 12 estados e no Distrito Federal, e 17 das 27 capitais do país também estão com percentual nesse patamar, chamado de "zona de alerta crítica" pelos pesquisadores. 

O percentual de leitos ocupados passa dos 90% no Amazonas (94,6%), Ceará (92,2%), Paraná (91,9%), Rondônia (97,1%) e Santa Catarina (93,4%). Entre 80% e 90%, estão Acre (88,7%), Distrito Federal (87%), Goiás (89,2%), Pernambuco (85%), Rio Grande do Norte (81,4%), Rio Grande do Sul (83,6%) e Roraima (82,2%). 

CLIQUE AQUI para saber mais.  

Atenção: INSS divulga calendário de retomada da prova de vida

O Instituto Nacional do Seguro Social publicou hoje no Diário Oficial da União (DOU) a portaria que suspende até abril a obrigatoriedade de aposentados e pensionistas fazerem a prova de vida, com o calendário de retomada do procedimento. 

A medida de suspensão da obrigatoriedade já havia sido anunciada pelo presidente do órgão, Leonardo Rolim, na última terça-feira. As informações são da Agência Brasil

Boulos invadiu o triplex de Lula e agora é réu na Justiça Federal de SP

 A Justiça Federal de São Paulo aceitou uma denúncia do MPF (Ministério Público Federal) contra Guilherme Boulos (Psol) pela ocupação do tríplex atribuído ao ex-presidente Lula no Guarujá (SP), em abril de 2018. Eis a íntegra de decisão (107 KB).

O líder do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) e candidato do Psol a prefeito de São Paulo e a presidente da República nas últimas eleições se tornou réu junto a mais duas militantes do movimento.

Em decisão desta quinta-feira,  a juíza Lisa Taubemblatt, da 6ª Vara Federal de Santos, acatou a argumentação do MPF de que teria havido violação ao artigo 346 do Código Penal. Essa é a redação do artigo:

CLIQUE AQUI para ler tudo.


Porto Alegre recebe mais 21 mil doses de vacina contra o vírus chinês

Porto Alegre recebeu na manhã de ontem, a quinta remessa de vacinas contra o vírus chinês. O lote é de 21.420 doses da vacina produzida pelo laboratório AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford. 

Nesta manhã, a Secretaria Estadual de Saúde também destinou a Porto Alegre 13.670 doses da vacina Coronavac para aplicação da segunda dose. Com esta remessa, o número de imunizantes para segunda dose entregues à Capital chega a 65.270. O novo calendário de vacinação será divulgado pela Secretaria da Saúde ainda nesta semana.  

Na terça-feira, Unimed abrirá ambulatorião em parceria com a Amrigs, Porto Alegre. Vai testar e tratar ali mesmo os associados.

 A partir de terça-feira, a Unimed operará uma espécie de ambulatorião em parceria com a Amrigs, na sede da Amrigs, Porto Alegre, para oferecer testagens em massa para seus milhares de associados, mas também buscando conceder atendimento médico para todos que apresentarem resultado positivo.

A ideia é desafogar clínicas, ambulatórios, UPAs e hospitais, fazendo ataque imediato, preventivo e precoce.

Os detalhes finais do empreendimento estão em fase de detalhamento.

Com 50 mil novos testes, Porto Alegre terá testado 500 mil habitantes até o final da semana que vem

A prefeitura de Porto Alegre vai aplicar mais 50 mil testes para coronavírus a partir da semana que vem, tudo com o objetivo de ampliar o número de testagens na Capital. O editor procurou o secretário municipal da Saúde, Mauro Sparta, que confirmou a informação.

Os testes estão sendo enviados pelo governo Bolsonaro e é neste momento.

A secretaria da Saúde quer que a população testada seja tratada precocemente de modo imediato, sem necessidade de internação hospitalar.

Porto Alegre já testou 384 mil pessoas, portanto o equivalente a 30% da população, o que já é um número muito alto. Em reportagem do UOL, 23 de abril do ano passado, a percentagem de testagem da Alemanha, 2%, naquele momento, era considerada ideal para flexibilizar medidas restritivas. CLIQUE AQUI para ler.

Dica de livro: O Diário de Anne Frank, de Otto Frank

Este livro é o verdadeiro diário de Anne Frank, adolescente que ficou escondida por anos em um cômodo pequeno, em Amsterdam, antes de ser levada a um campo de concentração, durante o regime nazista.

Além do livro, você pode fazer uma visita virtual no Museu de Anne Frank, situado em Amsterdam. A plataforma reúne fotos do esconderijo da família da adolescente judia e dados sobre o holocausto. 

Anne Frank nasceu na República de Weimar (Alemanha) em 12 de junho de 1929. Sua família migrou para a Holanda em 1933, com a ascensão do nazismo e o início das manifestações antissemitas no país. Em 1940, os nazistas invadiram os Países Baixos e, dois anos depois, Anne, seus responsáveis e sua irmã precisaram se esconder onde seu pai, Otto Frank, trabalhava. O local era dividido com mais quatro pessoas. Durante o período confinada, a garota manteve seu diário. 

CLIQUE AQUI e conheça o museu sem sair de casa.  

Recomendado - Faça, agora, sua encomenda de comida campeira gaúcha. Entregas neste sábado.

 

Faça  suas encomendas para entregas neste sábado.

As entregas são feitas nas quintas, sextas e sábados, das 11h até as 18h, em todos os bairros de Porto Alegre. 

São sete pratos quentes, entre os quais carreteiro com charque e feijão mexido, galinha caipira, espinhaço de ovelha e vaca atolada. 

Porções fartas para duas pessoas. Mais doces e quitutes. Preços a partir de R$ 50,00 e até R$ 70,00. 

Taxa de entrega de R$ 10,00.

Veja tudo no Facebook:
@comidacampeirapoa 

Instagram:
@comidacampeiraartesanal.

Encomendas por fone e WhatsApp: (51) 99913-8545.

Maridão de Rosane de Oliveira, RBS, produz charge que ironiza Bolsonaro e Sebastião Melo

Esta charge ao lado seria irrelevante e mais uma das diabruras do lulopetismo, não fosse o fato de que o autor é o maridão da Editora de Política da RBS, Rosane Oliveira, ela mesma simpatizante do lulopetismo e feroz crítica de Bolsonaro, embora menos assumida do que Taylor Diniz, que nunca escondeu de que lado esteve e está no jogo político e ideológico.

Em"Bolso Melo", fustiga Taylor Diniz faz o jogo de palavras preferido dos renegados sociais esquerdopatas brasileiros, o líder inconteste das esquerdas nacionais, no caso o ex-presidiário Lula da Silva, condenado em duas ações penais, 1o e 2o graus, como ladrão do dinheiro público.

O maridão de Rosane Oliveira chegou a faturar R$ 185 mil como CC do governo Tarso Genro. Foi o acumulado de 43 meses. Ele foi nomeado CCE-10 na secretaria da Cultura, 5 de março de 2012.

Este médico gaúcho, dr. Richard Pereira, ensina por que e como você deve iniciar o tratamento precoce

O editor colocou no You Tube esta fala do dr. Richard Pereira, Taquara, RS, que dá conselhos corretos a respeito do que as pessoas devem fazer para se antecipar, fazer profiláxia e tratamento precoce, tudo para enfrentar melhor o vírus chinês, evitando a ocorrência de quadros de gravidade e com isto sendo obrigadas a se hospitalizarem, usarem UTIs e até morrerem. A profiláxia pode iniciar com doses de Ivermectina, zinco e vitamina D. "Se você sentir algum sintoma ou tiver contato com alguém que tenha se infectado, comece de imediato o tratamento precoce e nem espere pelo exame", recomenda o dr. Pereira. Veja o vídeo, que é desta semana:

Fique ligado: Prazo para a retirada do TRI Social termina hoje

O prazo para a retirada do TRI Social termina nesta sexta-feira. A prefeitura de Porto Alegre lembra que não haverá nova prorrogação. A entrega é realizada no Ginásio Tesourinha, das 13h às 17h. 

Desde janeiro, quando iniciou a segunda etapa da distribuição, certa de 2 mil cartões foram retirados.

Quem pode retirar? 

Podem retirar as pessoas que se encontram na primeira faixa do Bolsa Família, cadastradas no Cad único, com renda de até R$ 89 mensais por pessoa. O TRI Social permite que famílias em situação de vulnerabilidade social façam viagens no transporte coletivo da cidade gratuitamente até o término do crédito de 44 viagens mensais. 

Vale lembrar que cada beneficiário tem direito a três recargas.  

Lockdown rigoroso interdita até praias e circulação de ônibus em Santa Catarina

O artigo 2o, XIV proíbe até a circulação em praias. CLIQUE AQUI para ler o decreto.

O lockdown começará as 23h e só será levantado na segunda-feira, 6 horas da manhã.

A publicação Informe Floripa de hoje lista detalhadamente tudo o que vai fechar no Estado.

CLIQUE AQUI para saber  tudo o que fecha.

POA terá medidas mais restritivas a partir de hoje

A prefeitura de Porto Alegre publicou, na noite de ontem, em edição extra do Diário Oficial, o Decreto 20.953 com medidas mais restritivas na cidade. As novas determinações valem a partir hoje. 

Conforme o decreto, o transporte coletivo de passageiros deverá ser realizado apenas com o uso de máscara, pelos operadores e usuários. Está vedada a permanência de passageiros em pé. Também está vedado o funcionamento dos museus e espaços culturais públicos em ambientes fechados. 

As informações são da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de POA. 

Cientistas e epidemiologistas de Oxford, Harvard e de outras partes do mundo, condenam políticas públicas como as do RS

Cientistas de saúde e epidemiologistas de doenças infecciosas de várias partes do mundo, mas principalmente das universidades de Oxford e de Harvard, assinam a declaração a seguir, fustigando severamente políticas de extrema restrições às atividades humanas e econômicas do tipo que o governador Eduardo Leite acaba de decretar no RS. O governador ouve em demasia os "cientistas" errados, quase todos membros da academia gaúcha, infestada por representantes do lulopetismo e do comuinismo. Leia (o texto está em inglês):

A Declaração de Great Barrington - Como epidemiologistas de doenças infecciosas e cientistas de saúde pública, temos sérias preocupações sobre os impactos prejudiciais à saúde física e mental das políticas COVID-19 vigentes e recomendamos uma abordagem que chamamos de Proteção Focada. 

Vindo da esquerda e da direita, e de todo o mundo, dedicamos nossas carreiras à proteção das pessoas. As atuais políticas de bloqueio estão produzindo efeitos devastadores na saúde pública de curto e longo prazos. Manter os alunos fora da escola é uma grave injustiça. 

Manter essas medidas em vigor até que uma vacina esteja disponível causará danos irreparáveis, com os desfavorecidos sendo desproporcionalmente prejudicados.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Governo demite presidente do Inep

Alexandre Lopes, presidente do Inep, teve sua exoneração publicada no Diário Oficial da União desta sexta.

O órgão é responsável pela realização do Enem.

Nota do CREMERS sobre a circulação de novas cepas do vírus chinês

Estamos vivendo o pior momento já enfrentado pelo Rio Grande do Sul na atualidade.

O colapso do sistema de Saúde foi agravado por diversos fatores, como a circulação de novas cepas do vírus chinês, o aumento do número de pacientes aguardando leitos de UTI, a quantidade de pessoas com quadros semelhantes de agravamento do vírus, o crescimento do tempo de internação.

Apesar da extrema dedicação das equipes que atuam na linha de frente do combate à pandemia, é possível que essa situação caótica perdure mais do que o estado possa suportar. Dessa forma, o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) reforça que, neste momento, é necessário o engajamento de toda a população e de todas as forças vivas da sociedade, no sentido de conter a contaminação pelo vírus chinês e salvar vidas.

Mais do que nunca, as medidas de proteção são essenciais – uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento seguro. A redução da circulação de pessoas e os cuidados preventivos são as únicas formas conhecidas e comprovadas de diminuição efetiva da contaminação.

O Cremers solicita a colaboração de todos os setores da sociedade para, em conjunto, auxiliar no contingenciamento da pandemia, atuando de forma mais eficaz e rígida possível. 

OLITA, por Vitor Bertini


OLITA, por Vitor Bertini.

– A senhora me dá licença?

Sentada junto à janela, instalada como quem sabe que vai até o fim da linha, Olita puxou para o colo a sacola de loja que estava entre suas pernas, aproximou-se da lataria do ônibus, murmurou alguma concordância, olhou para baixo e lembrou do tempo em que não ocupava, sem querer, quase dois assentos.

Reacomodada, suspirou fundo, apertou a sacola junto ao peito, sentiu o trabalho do dia e o mormaço da tarde pesando nos olhos e, embalada pelo sacolejar da viagem, dormiu sentada.

Para seguir a leitura, clique aqui.

Ministro Rogério Marinho sente dores e é hospitalizado em Belo Horizonte

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, foi internado nesta quinta-feira, em Belo Horizonte.

Ele está na capital mineira para cumprir agenda da pasta. Depois de sentir dores na articulação do ombro esquerdo, Marinho foi encaminhado ao hospital e diagnosticado com tendinite calcária, que é a calcificação no tendão.

O caso não é grave, mas o ministro está medicado e ficará em observação. A previsão é que ele deixe o hospital nesta sexta-feira.

Uruguai começa imunização contra o vírus chinês em março

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, informou nesta semana que as primeiras vacinas contra o vírus chinês chegaram nessa quinta-feira ao país. O Uruguai era o único país na América do Sul que ainda não possuía doses contra o vírus chinês. 

O governo uruguaio, que estima que cerca de 30 mil pessoas serão vacinadas por dia. O país de 3,4 milhões de habitantes, tem registro de 53.310 infecções e 583 mortes pelo vírus chinês até o momento. As informações são da RFI.  

Bolsa abre o dia em pequena alta. Dólar cai levemente.

 A Bolsa abriu em alta nesta manhã de sexta-feira.

O dólar cai.

10h39min

Bolsa, +0,52%, 112.842 pontos
Dólar comercial, -0,09%, R$ 5,5078 para a venda

Vagas: Universidade Federal de Santa Maria está com inscrições abertas para a seleção pública de professor

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na região central do RS, informa que está com as inscrições abertas para a seleção pública de professor substituto da carreira de Magistério Superior. A vaga, de 40 horas semanais, é para o campus de Frederico Westphalen, na área de Ciências Agrárias.

As inscrições vão até as 23h59min do dia 1º de março, e serão feitas exclusivamente pela internet, pelo site da UFSM.  

Governo Federal assina compra de 20 milhões de doses da Covaxin

O Ministério da Saúde assinou, ontem, contrato para compra de 20 milhões de doses da vacina Covaxin junto à Precisa Medicamentos, representante do laboratório indiano Bharat Biotech no Brasil. 

No entanto o imunizante ainda está aguardando autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para realizar os estudos clínicos da fase 3 no Brasil. O mesmo ainda não tem eficácia comprovada para aplicação de doses no Brasil. 

O investimento total foi de R$ 1,6 bilhão na compra da vacina produzida na Índia. A aquisição permitirá ampliar a vacinação dos brasileiros contra o vírus chinês. As informações são da CNN Brasil. 

Auxílio emergencial deve ficar em R$ 250 por quatro meses, diz Bolsonaro

O presidente da República, Jair Bolsonaro afirmou ontem que o Governo Federal deve fechar em R$ 250 o valor do auxílio emergencial. O benefício será pago a partir de março por um período máximo de quatro meses.

CLIQUE AQUI para mais detalhes. 

Alemanha: imunizantes de Oxford estão encalhados no pais europeu

O imunizante da AstraZeneca é recomendado pela OMS e tem eficácia comprovada em evitar casos graves do vírus chinês. Mas desconfiança infundada de alemães está deixando centros de vacinação às moscas, é o que afirma o artigo da Deutsche Welle. 

CLIQUE AQUI para saber mais. 

Santa Catarina decreta lockdown entre as 23h de hoje e as 6h de segunda-feira

O governo catarinense decidiu suspender as atividades não essenciais das 23h desta sexta-feira até as 6h de segunda-feira, dia 1º. A medida tem como objetivo reforçar o enfrentamento à pandemia do vírus chinês. As atividades essenciais estão descritas em decreto do governo estadual. 

Os dados sobre avanço explosivo do vírus chinês assustaram as autoridades do governo de SC. Os números são realmente impactantes. Em apenas duas semanas, o aumento dos casos de infectados foi de 70%  em Santa Catarina. As informações são do nd+. 

Fique atento: Quem não usar máscara em NH poderá ser multado

Agentes de fiscalização da cidade de Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos, começaram a intensificar, desde ontem, a aplicação de multas para quem desrespeitar os decretos de contenção à disseminação do vírus chinês no município. Quem estiver sem máscara, por exemplo, poderá ser punido em R$ 2 mil.

As infrações leves, por exemplo, onde se enquadraria a recusa em usar máscara, começam em R$ 2 mil e vão até R$ 75 mil. Na manhã de quarta-feira, o Hospital Municipal tinha 81 pessoas internadas com o vírus chinês, sendo 23 delas na UTI. 

Previsao do tempo: Predomínio de sol e calor nesta sexta-feira no RS

Instabilidade isolada pode ocorrer nas regiões Norte e no Nordeste do Estado do RS, com manhã amena. O sol predomina no RS hoje com períodos de céu azul, e algumas presenças de nuvens esparsas, especialmente na metade Norte. Chuva muito isolada da tarde para a noite no Norte e no Nordeste do Estado, não está descartada. 

A tarde, por sua vez, será de muito calor na região. Em Porto Alegre, os termômetros podem chegar no decorrer do dia a 32ºC e 33ºC na cidade de Santa Cruz do Sul. As informações são da MetSul.  

Vacinação contra o vírus chinês inicia para idosos de 82 anos em Porto Alegre

Agora será a vez dos idosos de 82 anos. Esses, poderão ser vacinados contra o vírus chinês a partir de hoje em Porto Alegre. Vinte e uma unidades de saúde e dois drive thrus estarão abertos para o grupo, no BIG Sertório e Big Barra Shopping Sul, das 8h às 17h, conforme nota da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. Os locais também funcionarão neste sábado. 

Ministério confirma mais de 1,5 mil mortes pelo vírus chinês no Brasil em 24 horas

O Brasil contabilizou 1.541 novas mortes em decorrência do vírus chinês nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos para 251.498. 

Os dados foram atualizados nesta quinta-feira pelo Ministério da Saúde.

Porto Alegre estenderá imunização a idosos de 82 anos a partir de sexta

Os idosos a partir de 82 anos serão incluídos no grupo prioritário de imunização contra o vírus chinês, em Porto Alegre, e poderão ser vacinados já a partir desta sexta-feira. 

A ampliação da faixa etária foi possível graças ao recebimento de 21.420 novas doses da vacina de Oxford/Astrazeneca pela prefeitura, nesta quinta-feira.

Globo enviando maconha ao BBB?


O assessor especial do presidente Jair Bolsonaro, Tercio Arnaud Tomaz, não perdeu a oportunidade de ironizar a Rede Globo e a ex-participante do Big Brother Brasil, Karol Conká, ao postar um vídeo em que ela fuma um cigarro durante sua permanência no programa. 

“Maconha? Globo comprando e enviando maconha para os participantes do BBB?”, afirmou Tomaz em postagem no Twitter na tarde desta quinta-feira. O post foi amplamente compartilhado nas redes. 

A Globo explicou no portal G1 que o cigarro em questão era de palha. 

Há controvérsias!

Vírus chinês: Bandeira preta em todo o RS

O governador do RS, Eduardo Leite determinou a suspensão temporária do sistema de cogestão regional, o que obrigará os municípios a adotar os protocolos da bandeira preta apontada pelo Distanciamento Controlado a partir deste sábado. A medida vale para todo o Estado do RS. 

"É um momento de urgência, precisa de comprometimento de todos. A situação é muito grave", apontou Leite. 

Diretor do GHC afirma que contratará mais 200 profissionais da área da saúde para combater o vírus chinês

O diretor do Grupo Hospitalar Conceição de Porto Alegre, Dr. Cláudio Oliveira, após reunião realizada hoje com o prefeito da capital, Sebastião Melo, garantiu a contratação de mais de 200 profissionais da área da saúde para combater o vírus chinês. 

Entre outras medidas adotadas, anunciou que na próxima semana, o Ministério da Saúde deverá enviar  30 respiradores para a instituição. 



Garopaba realizará barreiras sanitárias para conter o vírus chinês

A prefeitura de Garopaba, no litoral Sul de Santa Catarina, anunciou que estará realizando barreiras sanitárias nas entradas da cidade a partir de hoje. Para os turistas, será obrigatória a apresentação do resultado negativo de exame RT-PCR, que diagnostica o vírus chinês. 

O intuito é coibir a entrada em massa de turistas, tendo em vista os decretos de lockdown de diversos municípios dos estados vizinhos que culminarão na vinda de grande quantidade de pessoas para Garopaba. 

Para ingressar na cidade, será requisitada a apresentação obrigatória de comprovante de residência aos moradores ou proprietários de casas no município. As informações são da prefeitura de Garopaba.  

Governador usa estudo velho e único para alarmar o povo gaúcho e avisar que morrem 60% dos que vão para a UTI. Em Porto Alegre, hoje, 240 dos 400 internados em UTIs estão condenados à morte.

The Lancet, usada por Leite e Anita, desmoralizou-se no ano passado ao publicar estudo científico de condenação ao uso de cloroquina. A publicação costuma franquear suas páginas de carta ao leitor ao ex-reitor da Ufpel, o graduado em educação física Pedro Hallal, inimigo declarado do tratamento precoce e do governo Bolsonaro, ex-consultor preferido do governador Eduardo Leite e ainda influente no que ele faz na área da saúde.

Visando justificar o fim da cogestão, impor sua soberana vontade e o verdadeiro lockdown que impõe aos gaúchos, o governador Eduardo Leite usou um estudo publicado no dia 15 de janeiro pela revista médica inglesa The Lancet, flagrada em grossas mentiras sobre o uso da cloroquina no dia 4 de junho do ano passado (CLIQUE AQUI para resgatar), intitulado "Caracterização das primeiras 250 mil internações hospitalares por COVID-19 no Brasil: uma análise retrospectiva de dados nacionais.

A secretária estadual da Saúde já tinha usado o número durante a tarde.

O governador e a secretária Anita Bergman, ela graduada em serviço social, usaram os números de uma desmoralizada publicação médica inglesa, como verdade absoluta:

- Morrem 60% dos internados com vírus chinês em UTIs.

No caso de Porto Alegre, hoje, 240 dos 400 internados em UTIs estão condenados à morte, segundo Leite e Anita.

O editor sabe que este número é alto no RS, mas não chega nem perto dos 60%. CLIQUE AQUI para examinar o ultrapassado estudo da revista The Lancet. O texto está em inglês.

Pesquisa da UFPel aponta que um a cada 10 moradores do RS foi contaminado pelo vírus chinês

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Pelotas, apontou que um em cada 10 habitantes do RS já foi contaminado pelo vírus chinês. Segundo a universidade, foram aplicados 4.445 testes em nove municípios. Do total, 443 tiveram resultado positivo. 

A estimativa é que 10% das população tenha tido contato com o vírus chinês, o que resulta em 1,13 milhões de pessoas.

CLIQUE AQUI para ler a matéria do G1.  

Colapso na saúde: Hospital de Vacaria está com capacidade de atendimento 100% comprometida

O Hospital Nossa Senhora da Oliveira, localizado no município de Vacaria, na região dos Campos de Cima da Serra, comunica que está com capacidade de atendimento 100% comprometida. Não há, portanto, leitos de UTI, UTI ''vírus chinês'' ou de atendimento clínico.

A situação piorou consideravelmente nos últimos dias. Com a alta demanda, a equipe do hospital também é afetada com o esgotamento físico e emocional, uma vez que a ocupação total coincide com a falta de profissionais de saúde no mercado. 

''Pedimos que a população procure atendimento hospitalar apenas em casos de emergência'', diz a nota. Atendimentos eletivos, como consultas e exames, são inviáveis com a situação do hospital. Para atendimentos que não envolvam risco imediato, a população deve procurar as UBSs e UPAs. 

Governo do RS decide suspender a cogestão e todo o Estado terá bandeira preta

A situação do vírus chinês está cada vez mais crítica no RS e o governador Eduardo Leite decidiu em reunião com integrantes da Famurs, nesta tarde, de suspender o modelo de cogestão do Distanciamento Controlado no Estado, ou seja, a partir de agora será bandeira preta!

Apesar de alguns questionamentos e opiniões negativas, a tendência é de que maioria dos prefeitos aprovem a suspensão da cogestão, no entanto eles pedem mais agilidade no envio de vacinas por parte do Governo Federal. 

Dentro de instantes, o governador do RS, Eduardo Leite, fará um pronunciamento sobre a decisão pelo Facebook (live). 

Bebê de 10 meses morre após contagio do vírus chinês no Oeste de SC

Um bebê de apenas 10 meses morreu por causa do vírus chinês no município de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. Ele estava internado no Hospital Regional do Oeste e faleceu na última na terça-feira. 

Em todo o Estado catarinense, já houve 7.114 mortes pelo vírus chinês até essa quarta-feira. As informações são do Governo de SC. 

Defensorias e MPs sugerem suspensão da cogestão ao governo gaúcho

Os Ministérios Públicos Federal e do Trabalho do RS, em conjunto com as Defensorias Públicas da União e do Estado, encaminharam, hoje, uma nota ao governo do Rio Grande do Sul, em que sugerem a revisão da decisão de manter o sistema de cogestão dentro do Modelo de Distanciamento Controlado. 

No documento, os órgãos declaram que a cogestão é inviável “no atual contexto vivenciado de agudização da pandemia do vírus chinês”. As informações são da Radio Guaíba. 

Uma reunião entre o governo estadual e a Famurs debate o tema neste momento em Porto Alegre.

CLIQUE AQUI para saber mais. 

Escolas municipais de POA seguem fechadas após decisão judicial

A Prefeitura Municipal de Porto Alegre acatou a decisão em caráter liminar da 1ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, proferida na madrugada desta quinta-feira, que suspendeu as aulas presenciais nas escolas da Rede Municipal de Ensino. 

Não houve pedido prévio de informações pela Justiça à Secretaria Municipal de Educação. A decisão não cita as redes privadas.

A Smed orienta as escolas que organizem o retorno das crianças às famílias, da melhor forma possível e entende que essa situação pode gerar algum tipo de transtorno. 

A secretaria reitera que o plano de retorno às aulas presenciais foi elaborado com base em rígidos protocolos sanitários, com orientação da Secretaria Municipal de Saúde, e após amplo diálogo com os servidores, Ministério Público e entidades representativas dos setores da saúde. 

Receita Federal libera programa da declaração do IR a partir de hoje

A partir de hoje, os contribuintes podem baixar o programa de preenchimento e de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021 (ano-base 2020). O programa para computador já está disponível na página da Receita Federal na internet. 

Vale lembrar que o prazo de entrega começará na próxima segunda-feira, dia 1º, às 8h, e irá até as 23h50min59s de 30 de abril. Pessoas que receberam o Auxílio Emergencial e tiveram rendimentos superiores a R$ 22.847,76 devem declarar no Imposto de Renda 2021 e devolver o benefício. As informações são da Agência Brasil. 

Recomendado - Faça, agora, sua encomenda de comida campeira gaúcha. Entregas sexta e sábado.


Faça  suas encomendas para entregas nesta sexta-feira e neste sábado.

As entregas são feitas nas quintas, sextas e sábados, das 11h até as 18h, em todos os bairros de Porto Alegre. 

São sete pratos quentes, entre os quais carreteiro com charque e feijão mexido, galinha caipira, espinhaço de ovelha e vaca atolada. 

Porções fartas para duas pessoas. Mais doces e quitutes. Preços a partir de R$ 50,00 e até R$ 70,00. 

Taxa de entrega de R$ 10,00.

Veja tudo no Facebook:
@comidacampeirapoa 

Instagram:
@comidacampeiraartesanal.

Encomendas por fone e WhatsApp: (51) 99913-8545.

Mais de 2 mil médicos brasileiros são a favor do tratamento precoce contra o vírus chinês

O movimento Médicos pela Vida veiculou, hoje, um manifesto assinado por 2.122 médicos brasileiros a favor do uso de medicamentos para o tratamento precoce contra o vírus chinês.

O texto, publicado em 11 jornais brasileiros, cita evidências científicas e clínicas para defender o uso de um coquetel de remédios para evitar que pacientes progridam para fases mais graves da doença. As informações são da Gazeta do Povo.

CLIQUE AQUI para ler a matéria. 

Roberto Jefferson vai na cadeia e filia Daniel Silveira no PTB

O ex-deputado Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB, foi até a cadeia e filiou o deputado Daniel Silveira no Partido.

E avisou:

- O Deputado Daniel Silveira, na prisão, acaba de assinar a ficha de filiação ao PTB. Seja bem-vindo heróico deputado. Daremos sangue por você. Nós não abandonamos o soldado ferido.

A foto ao lado mostra Jefferson, boné na cabeça, ao lado do deputado.

Nas duas pontas, soldados da PM do Rio fortementye armados.

Todos posaram para fotos.

A prisão do deputado transforma-se num escárnio para o STF, que agora enfrenta uma PEC que diminui a olhos vistos o seu poder, pelo menos em relação a prisões como as que atingiu o deputado do Rio.

Em live, governador do RS atualiza informações do combate ao vírus chinês

O governador Eduardo Leite divulgará, em transmissão ao vivo pelas redes sociais, hoje à tarde, informações do combate à pandemia no Rio Grande do Sul. 

Serão anunciadas as decisões tomadas após reunião com prefeitos e associações regionais e os resultados da nona rodada do Epicovid19.

A reunião com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) ocorre desde as 14h. A live com a atualização das informações e os resultados da pesquisa está marcada para as 17h, com transmissão nos perfis oficiais do governo do Estado no Facebook e no canal no Youtube.

Como acompanhar

O quê: atualização das informações do combate à pandemia no RS

Quando: quinta-feira, às 17h

Onde: transmissão ao vivo na página do governo do Estado no Facebook 

Prefeito de Porto Alegre anuncia novas medidas para conter expansão da pandemia na Capital

O prefeito Sebastião Melo anunciou no começo da tarde desta quinta-feira mais medidas para conter a disseminação do vírus chinês em Porto Alegre. Ele determinou a ampliação de leitos de hospitais da cidade e garantiu a cobertura da administração municipal nos gastos com mais locais e equipamentos para atender pacientes infectados com o novo coronavírus. 

O prefeito também anunciou:
- Fica proibida a circulação de ônibus com passageiros em pé e nos horários de pico mais ônibus serão ofertados.
- Todos os espaços culturais da prefeitura serão fechados.
- Atividades da prefeitura não essenciais irão todas para regime de home office.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Recomendado - Aproveite este combo do dia do Biermarkt, em casa ou take away, Porto Alegre. Só hoje.

Aproveita o combo do dia e leve o Biermarkt para sua casa. Faça o pedido via Whats 993882401 / 993887265 entre 17h e 22:30h. 

Cardápio no goomer.app/biermarkt

Válido somente para tele ou take away

*Taxa de entrega R$ 10*

A casa atende presencialmente os clientes a partir das 17h e até as 20h, conforme novas normas legais.

Durante todo o período, mas com ênfase única entre 20h e 22h30min, atendemos take away (pegar a encomenda na nossa casa) 

Biermarkt Vom Fass

Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento
Porto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços e encomendas: goomer.app/biermarkt

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/