Schneider, candidato de Sanchotene Felice, vence fácil em Uruguaiana

Com índice de aprovação de 85% para sua administração, o prefeito Sanchotene Felice, de Uruguaiana, não encontra dificuldade para eleger seu vice-prefeito, segundo pesquisa feita pelo Instituto Methodus e que este site divulga em primeira mão:

Schneider, PSDB - 53%
Mauro Brum, PP - 22%
Kiko Barbará, PMDB - 10,5%
Dr. Lourival, PDT - 6,5%
Maria de Lourdes, PT - %
Brancos e nulos - 0,8%
Não sabe - 2,3%

. Uruguaiana é o mais importante município de toda a Fronteira Oeste do RS.

Oposição superlota centro de Caracas no encerramento da campanha de Capriles

Há 15 minutos, a avenida Bolivar, Caracas, Venezuela, superlotada de eleitores de Capriles, o candidato de oposição ao tiranete Hugo Chavez. Hoje encerrou a campanha presidencial na Venezuela.

CLIQUE AQUI para ver as fotos de Andy Garcia no Facebook do editor.

Pogramas eleitorais de TV e rádio terminam nesta quinta-feira

* Clipping Correio do Povo, Taline Oppitz

A despedida no rádio e na TV
A veiculação dos programas eleitorais de rádio e TV se encerra na próxima quinta-feira, mas a despedida dos candidatos majoritários se dará na véspera, quarta-feira. A tendência é que os estrategistas políticos e de marketing das coligações optem por colocar em prática uma alteração nos programas finais. Nos últimos dias, as coligações de Adão Villaverde e Manuela D''Ávila, principais adversários do prefeito José Fortunati, que busca a reeleição, têm mesclado suas propostas para a cidade com críticas à atual administração, numa tentativa de atingir a vantagem que o trabalhista tem apresentado nas pesquisas de intenção de voto. Na despedida, porém, os ataques, se ocorrerem, devem ficar em segundo plano, perdendo lugar para a tradicional fórmula de apelar para o lado emocional do eleitorado, numa tentativa derradeira de confirmar e conquistar preferências.

Saiba como comprar, agora mesmo, Cabo de Guerra

Em apenas uma semana, 400 exemplares foram vendidos exclusivamente pela Internet e no dia do lançamento, Sheraton, segunda-feira, 19h30m. A próxima sessão de autógrafos será em Santa Maria. O livro somente está à venda, também, na Livraria Londres, bairro Bom Fim, Porto Alegre. Se você quiser adquirir exemplares, clique em polibio.braga@uol.com.br A resposta é imediata. Você fará o DOC e no outro dia o livro será despachado para sua casa ou escritório, em qualquer lugar do Brasil, sem custo de entrega.

STF autoriza novas investigações do Mensalão. Ministro de Dilma será investigado. Caso pode chegar em Lula.

CLIQUE AQUI para examinar produção anônima que circula na Internet, badalando o ministro Joaquim Barbosa.

- Esta reportagem de Paulo Ferreira, Folha de S. Paulo de domingo, poderá apanhar Lula na rede do Mensalão. Ele escapou dos inquéritos principais que estão em julgamento no STF, mas agora o ministro Joaquim Barbosa autorizou a Procuradoria Geral da República e a Polícia federal a buscarem evidências do envolvimento de outros líderes do PT,numa conexão estritamente com origem em Minas. Serão investigados o ministro Fernando Pimentel, o deputado Vicentinho (ex-presidente da CUT) e Benedida da Silva, mas desta vez o caso irá até o BMG, que está fora do atual julgamento no STF. Ao chegar ao BMG, a PGR e a PF desembarcarão inevitavelmente em Lula. Ele finalmente sentará no banco dos réus.

O ministro Joaquim Barbosa, relator do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal, autorizou a abertura de um inquérito para investigar repasses feitos pelo esquema para pessoas ligadas ao ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, e a outros políticos petistas. O ministro Fernando Pimentel já apareceu em outras denúncias escabrosas e muito recentes. No passado, quando jovem, o ministro atuou clandestinamente em Porto Alegre, onde participou da tentativa de sequestro do cônsul americano Charles Cutter. Pimentel tinha 17 anos. O cônsul foi baleado por terroristas do grupo dele.

O novo inquérito, a ser instaurado na Justiça Federal em Belo Horizonte, também vai investigar repasses que beneficiaram pessoas ligadas aos deputados Benedita da Silva (PT-RJ) e Vicentinho (PT-SP), além de dezenas de outras pessoas e empresas que receberam dinheiro do mensalão.
Essas pessoas não são parte do processo que está em julgamento no Supremo desde o início de agosto, porque os repasses só foram descobertos pela Polícia Federal quando a ação principal já estava em andamento no STF.

. A nova fase do caso foi inaugurada há pouco mais de um mês, após pedido da Procuradoria-Geral da República para que fossem aprofundadas as investigações sobre o destino do dinheiro distribuído pelo PT com a colaboração do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza.
O requerimento cita nominalmente Pimentel, Benedita e Vicentinho, dizendo que, como eles têm foro privilegiado, a investigação deverá voltar ao Supremo "caso surjam indícios concretos de que os valores arrecadados" destinavam-se aos três.
A PF só conseguiu concluir o trabalho de rastreamento de dinheiro distribuído por Marcos Valério em 2011, cinco anos após a Procuradoria apresentar a denúncia que deu origem ao processo que está em julgamento no STF.

. Seguindo o caminho do dinheiro distribuído pelo empresário, a polícia chegou a Rodrigo Barroso Fernandes, em Belo Horizonte

CLIQUE AQUI para ler tudo.

CLIQUE acima para examinar a charge de Sponholz.

Denúncia de IstoÉ: "Mulher de Delúbio Soares dirige organização sindical milionária"

Mônica Valente comanda o escritório brasileiro de associação que recebe R$ 7 mi por ano para representar sindicatos

Exonerado do cargo de professor da rede pública de Goiás e vivendo oficialmente da renda de uma imobiliária virtual, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares costuma dizer que depende da mulher para honrar suas despesas. Mas não deve ser com os rendimentos do ofício de psicóloga que Mônica Valente tem conseguido ajudar o marido. Desde a militância à frente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) na década de 90, Mônica aprofundou sua atuação profissional no mundo dos sindicatos de servidores. Membro do diretório nacional do PT, a mulher de Delúbio comanda o escritório brasileiro da Internacional do Serviço Público (ISP), entidade que desempenha o papel de intermediário entre os sindicatos de funcionários públicos e organismos globais, como a Organização Internacional do Trabalho (OIT). A adesão das confederações à ISP custa um euro por filiado. Em conjunto, as 26 confederações filiadas à associação comandada por Mônica Valente repassam para ela R$ 7 milhões por ano das receitas obtidas com o imposto sindical. As informações foram confirmadas à ISTOÉ por dirigentes de entidades ligadas a esse braço brasileiro da organização internacional.

O destino desse dinheiro todo, porém, é um mistério até mesmo para as entidades que pagam pela filiação. A ISP recebe recursos das confederações que representam os servidores públicos e não presta contas.

CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa da revista IstoÉ deste domingo.

Chegou a vez dos líderes do PT, chefes da organização criminosa do Mensalão. Falta apenas Lula.

- O ministro Joaquim Barbosa começará o julgamento nesta segunda-feira a tarde. O País vai parar para ver  o STF botar na cadeia os ex-presidentes do PT, Zé Dirceu e José Genoíno, mais o PC do Partido e de Lula, Delúbio Soares. O clipping a seguir é do Globo deste domingo. 

BRASÍLIA - Sete anos depois das primeiras denúncias, chegou a hora de o ex-ministro José Dirceu, o ex-deputado José Genoino e o ex-tesoureiro Delúbio Soares, três peças-chaves da eleição do ex-presidente Lula em 2002, prestarem contas à Justiça. O relator do processo do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, começará a ler nesta semana o voto sobre os três e os demais réus acusados de corrupção ativa — a parte mais eletrizante do julgamento, na definição do ministro Marco Aurélio Mello.
Dirceu e Genoino não escondem o receio de uma eventual condenação ou até mesmo da prisão, embora aleguem inocência. Delúbio, segundo interlocutores, seria o menos aflito entre os três.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Leia também:

Lulismo, um conceito equívoco - Aldo Fornazieri, Estadão, sábado, página A2. CLIQUE AQUI
Relator prepara penas duras para Dirceu e Delúbio - Estadão, sábado, página A4. CLIQUE AQUI.
Réus confessos - Marcelo Coelho, Folha, sábado, página A8. CLIQUE AQUI para ler.
Lula está definhando? - Editorial O Estadão, domingo. CLIQUE AQUI para ler.

Este comercial de Serra foi proibido porque mostra Haddad com o mensaleiro Zé Dirceu e o esperto Maluf

A Justiça Eleitoral concedeu liminar (decisão provisória) à campanha de Fernando Haddad, candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, que determina a suspensão imediata de uma inserção veiculada pela campanha de José Serra (PSDB) na TV.

O comercial, que traz uma música de suspense ao fundo, mostra as imagens do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) e dos réus do mensalão José Dirceu e Delúbio Soares se sobrepondo ao rosto de Haddad.
No final, os quatro aparecem juntos, e o narrador diz: "É o velho esquema, em nova embalagem. Fique esperto."

CLIQUE AQUI para ver mais.

Artigo, Lirio Schaeffer - Esqueceram dos metais

* Lirio Schaeffer, engenheiro, professor da Ufrgs

Nas décadas de 60 e 70, no período do governo militar, financiou-se intercâmbio internacional nas áreas de exploração petrolífera, pesquisa agrícola e engenharia de aeronaves.Nestes três campos o Brasil é líder mundial.

. Lamentavelmente ficou no esquecimento os processos de fabricação e manufatura de materiais metálicos.

. O Brasil possui uma das maiores reservas de metais do mundo. O Brasil ao longo dos tempos vem sendo um grande exportador de minérios.

. Quando se fala em produtos acabados de origem metálica somos uns dos países mais atrasados do mundo.

. Não temos competência de exportar uma “picareta” com custo e qualidade competitiva internacionalmente. Possuimos matéria prima barata, energia barata e mão de obra barata, quando comparado com os países desenvolvidos, e não temos competitividade para exportar produtos acabados de altíssimo valor agregado. Não existe no país centros de pesquisa em Conformação Mecânica e esse assunto é totalmente secundário nas universidades brasileiras e não faz parte das prioridades dos governos brasileiros.

. Lamentavelmente esquecemos dos metais.

Decisões judiciais ameaçam a liberdade de imprensa no Brasil

* Clipping Folha desta
sexta-feira, editorial "Censura em rede"


A maior ameaça à liberdade de expressão no Brasil, hoje, parte do Judiciário. Se alguém alimentava dúvida sobre essa situação espantosa, a detenção do diretor de um serviço de publicação de vídeos na rede mundial de computadores, por determinação da Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul, se encarregou de desfazê-la.

O juiz eleitoral Flávio Saad Peron determinara a prisão porque não havia sido retirada do ar uma peça com ataques a um candidato a prefeito, exigência que se repete em dezenas de ações similares em 21 Estados. Como toda decisão judicial, era obrigatório cumpri-la, ainda que fosse imediatamente seguida de recurso à própria Justiça contra seu caráter abusivo.
No Amapá, a Justiça Eleitoral obrigou a empresa que edita o jornal "O Estado de S. Paulo" a suprimir comentário de blogueiro sobre um candidato local. Detalhe: sua nota informava que o postulante responde a várias ações penais.
E não é só na esfera eleitoral que o vezo censório se manifesta. Um juiz de São Paulo determinou que a mesma organização retire da rede em todo o Brasil o filmete que satiriza Maomé e provocou reações violentas em países muçulmanos.
Há outros episódios semelhantes, além de vetos quase sistemáticos à divulgação de pesquisas eleitorais que contrariem os interesses de algum candidato.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Alstom anunciará nova fábrica gaúcha na segunda-feira

A Alstom anunciará segunda-feira, em Porto Alegre,  a construção de mais uma fábrica no Brasil, desta vez no RS. A empresa não comenta o valor do investimento e nem a localidade. A Alstom já tem unidade de R$ 50 milhões, com capacidade para produzir 300 MW/ano de aerogeradores.

. O vice-presidente mundial da Alstom Wind, Alfonso Faubel, comentou que o grupo continuará a investir no Brasil. Segundo ele, a empresa escolheu o País para iniciar a instalação de um novo modelo de aerogerador, de 2,7MW de potência e 122 m de diâmetro do rotor. A aposta é construir máquinas de maior porte adaptadas ao regime de ventos brasileiro, para reduzir custos do produto final e da manutenção de peças.

-  Alstom é líder mundial em infraestrutura para geração e transmissão de energia e transporte ferroviário, e está na vanguarda de tecnologias inovadoras que respeitam o meio ambiente. A Alstom constrói o trem mais rápido e o metrô automatizado de maior capacidade do mundo, fornece soluções de usinas integradas turnkey e serviços associados para uma ampla gama de fontes de energia, incluindo hidrelétrica, nuclear, a gás, carvão e eólica, e oferece várias soluções para transmissão de energia, com foco em redes inteligentes. O Grupo tem 92.000 funcionários em mais de 100 países. O Grupo registrou vendas de €20 bilhões e recebeu aproximadamente €22 bilhões em pedidos em 2011/12.

Artigo, Fernando Gabeira - O PT na hora do lobo

* Clipping O Globo

Como projeto destinado a mudar a cultura política do País, o PT fracassou no início de 2003. Para mim, que desejava uma trajetória renovadora, o PT sobrevive como um fósforo frio. Entretanto, na realidade, é uma força indiscutível. Detém o poder central, ocupou a máquina do Estado, criou um razoável aparato de propaganda e parece que o dinheiro chove em sua horta com a regularidade das chuvas vespertinas na Floresta Amazônica.

Mas o PT está diante de um novo momento que poderia levá-lo a uma crise existencial, como o personagem de Bergman, atormentado pelos pesadelos.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Relator prepara duras penas para líderes do PT envolvidos no Mensalão

CLIQUE AQUI para examinar reportagem do Jornal Nacional de sexta a noite, informando que maioria dos ministros já concorda com a acusação de compra de votos por parte do mensalão, o que significa condenação antecipada de Zé Dirceu e seus quadrilheiros petistas da organização criminosa montada para perpetuar o governo Lula.

* Clipping Estadão
Material de Felipe Recondo e Eduardo Bresciani, de O Estado de S. Paulo

O relator do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, vai impor penas mais duras a três figuras centrais do escândalo: o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, considerado o "mentor" do esquema de pagamento de parlamentares no governo Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, considerado o "organizador", e o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, chamado de "operador" do mensalão.

CLIQUE AQUI para ler toda a reportagem.

Oposição denuncia desapropriações para a instalação do Pólo Naval do Jacuí

Entrou na disputa eleitoral de Charqueadas o caso do Pólo Naval anunciado pelo governador Tarso Genro, o Pólo Naval do Jacuí, em cerimônia realizada em Porto Alegre e que contou com a presença da presidente da Petrobrás, Graça Forster.

. A oposição à administração atual, levantou amplo dossiê sobre a área desapropriada para a instalação do empreendimento.

General Heleno falará esta tarde no Clube Farrapos. O ingresso é livre.

Será esta tarde, 17h, no Clube Farrapos, Porto Alegre, a palestra do general Heleno, ex-comandante militar da Amazônia e ex-chefe das tropas da ONU no Haiti, sob o título "Desafios Contemporâneos da Sociedade Brasileira". O general tem sido apontado como o militar mais capaz de unir as Forças Armadas em caso de ruptura da ordem institucional.

. A palestra foi agendada para o Clube Farrapos, ligado à Brigada Militar. O ingresso é livre. Há amplo estacionamento na área.

ARI discute criação do abominável Conselho Estadual de Comunicação

Nesta manhã de sábado, 9h, a Associação Riograndense de Imprensa começou a debater a proposta do governo petista gaúcho de criar um Conselho Estadual de Comunicação, cujo objetivo é monitorar e censurar as atividades da imprensa e dos jornalistas no RS.

. A ARI ainda não tomou posição sobre o novo monstrengo jurídico  imaginado pelo fundamentalismo guasca do PT.

Banco do Brasil lidera altas de tarifas para compensar quedas nos juros. Bancos privados vão atrás.

- Nesta sexta-feira, o editor replicou aviso do Itaú para seus clientes corporativos, inscrito na sua página na Internet, comunicando reajuste de tarifas. O governo forçou a queda dos juros nos bancos e eles reagem com aumento de tarifas, compensando perdas. Neste momento, o governo corre atrás dos prejuízos, mas parece sem instrumentos e sem força para mudar o novo cenário. Os bancos e administradoras de cartões de crédito também já avisaram que farão seus clientes corporativos pagarem a conta em caso de mudanças.

* Clipping Estadão
O material é de Renata Veríssimo e Adriana Fernandes, da Agência Estado

BRASÍLIA - A informação apontada pelo Estado de que os bancos elevaram suas tarifas máximas cobradas sobre produtos e serviços incomodaram a presidente Dilma Rousseff e desencadearam uma nova ofensiva no governo para reverter este movimento. Após forçar a queda dos juros dos financiamentos e as taxas de administração dos fundos de investimento usando os bancos públicos, a mesma estratégia será usada para levar os concorrentes privados a reverem suas tarifas.

A ação é para evitar que os bancos compensem a perda de receitas gerada com a queda dos juros dos empréstimos aumentando as tarifas. O Banco do Brasil foi o primeiro a receber ordens do ministro da Fazenda, Guido Mantega, para baixar o preço de sete tarifas que foram reajustadas no início do ano e que estão acima das praticadas pelas instituições financeiras privadas.

O BB foi o segundo banco de varejo que mais fez reajustes desde janeiro, atrás apenas do Bradesco. De 42 tarifas, oito delas aumentaram e uma diminuiu.

O governo vem acompanhado o valor das tarifas desde abril, quando os bancos deram sinais de que poderiam usar os preços dos serviços para compensar as perdas geradas pela redução das taxas de juros. As notícias desta semana acenderam uma luz amarela e fizeram com que o governo voltasse a agir.

Cartão de crédito
Os técnicos também buscam formas de reduzir a taxa que as administradoras de cartão de crédito cobram dos lojistas. O Estado informou em sua edição desta sexta-feira que Dilma havia orientado a equipe econômica a analisar o assunto. Ainda não há uma estratégia definida.

O ponto de partida, especulam, pode ser a administradora Elo, uma associação entre Banco do Brasil, Bradesco e Caixa. A exemplo do que foi feito com juros, ela poderia cortar as taxas e forçar a concorrência a seguir o movimento. No momento, porém, não há nenhuma decisão nesse sentido.

Também estão em discussão os juros cobrados pelos cartões de crédito. A equipe econômica discute com os bancos a estrutura de custos das administradoras e admite que a solução não é simples. O governo não quer o fim dos parcelamentos sem juros para não correr o risco de desaquecer o consumo e atrapalhar a retomada mais forte do crescimento da economia.

Outra medida seria a de aumentar o limite mínimo que o consumidor é obrigado a pagar do total da sua fatura. O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, já manifestou o desejo de ver o pagamento mínimo ampliado, mas admitiu ser uma medida difícil de ser implementada sem prejudicar as pessoas que estão no crédito rotativo. Alguns bancos argumentam que os parcelamentos sem juros acabam elevando o custo do crédito para quem está no rotativo porque são um risco sem qualquer tipo de cobertura. (Colaborou João Vllaverde).

Ibope confirma vitória de Fortunati no primeiro turno

Os números encontrados pelo Ibope e publicados neste sábado pelo jornal Zero Hora, revelam situação robusta e confortável para o prefeito José Fortunati, que agora livra vantagem de 23 pontos sobre sua principal adversária, a candidata comunista Manuela D'Ávila:

Índice de aprovação - 7%
Índice de avaliação - 91% para ótimo, bom e regular
Expectativa de vitória - 61%
Rejeição - 8%, a mais baixa de todos os candidatos

Os números da pesquisa

Fortunati, PDT - 47%
Manuela, PCdoB - 24%
Adão, PT - 12%
Wambert, PSDB, e Robaiana - 2%

. O prefeito venceria com 56% dos votos válidos.

Dilma veta ajuda às vitimas da seca no Sul. Senador diz: "E ficamos quietos porque somos capachos". E Tarso, o que é ?

Os integrantes da bancada catarinense no Senado estão indignados com o veto de Dilma Rousseff à emenda do tucano Paulo Bauer que previa a inclusão dos estados do Sul na medida provisória de socorro aos atingidos pela seca.

Segundo Bauer, agricultores de cerca de 500 cidades do Sul (Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul) enfrentam dificuldades causadas pela estiagem que castigou a região no final do ano passado. Ao discursar no Senado nesta semana, Bauer começou descendo a borduna em Guido Mantega e terminou na presidente:
– Somos aqui capachos da presidente da República – os do governo inclusive -, porque aqui se vota com acordo, e simplesmente ela veta. Como se nada tivesse sido combinado. Como se nenhum agricultor precisasse de atenção.

* Clipping www.veja.com.br , nota de Lauro Jardim, coluna Radar

Fox Comm só investe se tiver reserva de mercado

A chinesa FoxComm, que investiria US$ 1 bilhão no Brasil para fabricar telas de smartphones e tablets, avisou que só fará isto se obtiver reserva de mercado.

Pesquisa Datafolha revela que segundo turno será entre Russomano e Serra em SP

A disputa eleitoral em São Paulo está cada vez mais renhida e tudo indica que o segundo turno será travado entre Celso Russomano, PRB, e José Serra, PSDB. Russomano caiu e Serra subiu.

. Estes são os números da pesquisa Datafolha desta sexta-feira
Celso Russomano, PRB – 30%
José Serra, PSDB – 22%
Fernando Haddad, PT – 18%
Gabriel Chalita, PMSDGB – 9%
Soninha, PPS – 4%
Os demais pontuaram muito pouco.

Segundo turno:
Celso Russomano, PRB – 50%
Serra, PSDB – 34%

Datafolha diz que Fortunati venceria com 56% dos votos válidos

O prefeito José Fortunati já está com 56% dos votos válidos e portanto seria eleito já no primeiro turno em Porto Alegre. A pesquisa é do Datafolha e foi encomendada pela RBS  pela Folha de S. Paulo.
Votos válidos
Fortunati, PDT - 56%
Manuela, PCdoB - 29%
Adão Villaverde, PT - 10%
Os demais candidatos estão com 2 pontos ou ainda menos.

Na pesquisa estimulada, Fortunati conta com 47% das intenções de votos. Em seguida surgem Manuela, 24%, e Villa, 9%, que ainda não conseguiu chegar aos dois dígitos.

. Os níveis de rejeição também favorecem o prefeito, que tem apenas 10% do bolo total. Wambert, 24%; Villa e Manuela, ambos com 22%, lideram.

- O Ibope também quis checar a influência do julgamento do mensalão sobre as intenções de votos e verificou que 52% responderam que tem muita, grande ou alguma influência na sua decisão de votos, o que ajuda a explicar uma das razões do desempenho de Villa, do PT.

Pobre paga conta em dia ? Mulher manda no orçamento doméstico ? Isto tudo é falso. Saiba as razões, aqui.

A Boa Vista Serviços, que no RS tem como sócia a CDL de Porto Alegre, aprewsentou nesta sexta-feira os resultados da sua primeira pesquisa sobre endividamento e inadimplência.

. Os resultados foram publicados como livro.

. Os resultdos mostraram que afirmações de senso comum em relação ao mercado de crédito nem sempre são verdadeiras. Quais são os mitos?
-Consumidor de baixa renda paga conta em dia.
- Consumidor não pensa em juros, mas no valor da parcela.
- Renda de família de classe baixa é mais volátil.

. É tudo falso.

. Há mais surpresa:
- Consumidor de baixa renda não poupa.
- A mulher não está á frente do orçamento doméstico
- O nome é o maior patrimônio da pessoa
- O consumidor de baixa renda não se protege contra a fraude e nem faz planejamento financeiro.

CLIQUE AQUI para conhecer a íntegra da pesquisa:

Vem aí a agroinflação

O dono da Brasoja Agro, maior corretora de commodities agrícolas do país, Antonio Sartori, teme a agroinflação.

. É que os estoques de alimentos caíram muito, a produção despencou e o consumo aumentou.

- Nesta página, Sartori fala mais sobre a próxima safra de grãos no RS.

Gaúchos avançam sobre mercado de climatizadores do Panamá

O fabricante gaúcho Joape, Santo Antonio da Patrulha, resolveu aprofundar suas vendas de climatizadores para o Panamá, onde chegou há três meses.

. A Joape mandou dizer o que descobriu sobre o Panamá:
1) Um de cada quatro turistas é brasileiro.
2) O clima é quente, como gostam os brasileiros, e também são quentes a música e a dança.
3) Cidade do Panamá é uma espécie de Miami da América Latina, com facilidade de comprar, vender e curtir paisagens paradisíacas.

. A Joape vende também para Estados Unidos, México, Chile, Colômbia, Itália, Espanha e Montenegro.

Fortunati focará na reforma administrativa a partir do primeiro dia do novo mandato

A reforma administrativa será ponto impactante e inicial do início do segundo mandato do prefeito José Fortunati em Porto Alegre.

. O prefeito quer desamarrar a administração da cidade.

ICMS ficará maior sobre bicicletas

A exemplo do que fez São Paulo, também o governo do RS pensa elevar as alíquotas do ICMS cobrado sobre as bicicletas.

. O mercado de revenda está ouriçado e não quer saber de aumentos.

Schin tem nova diretora de Marketing

Maria Inez Murad, ex-Omo, é a nova diretora de Marketing da Schincariol, que tem fábrica também em Igrejinha, RS.

Saiba como comprar o livro "Cabo de Guerra"

A saga que conta tudo sobre o confronto entre Yeda e o Eixo do Mal
499 páginas, 39 capítulos, 70 fotos, R$ 75,00 o exemplar
Peça seu exemplar pelo e-mail polibio.braga@uol.com.br Entrega é grátis em qualquer lugar do Brasil.
- Em Porto Alegre, na Livraria Londres, Bom Fim.

CLIQUE AQUI para ler o capítulo 17. É apenas uma demo do livro.

Aécio sobe o tom contra o PT: "Lula mancha a biografia ao defender o mensalão"

* Clipping www.veja.com.br

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou nesta sexta-feira que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva age "como líder de facção" e mancha a própria biografia ao defender os réus do mensalão. Para Aécio, Lula ataca a oposição "de forma extremamente agressiva" nos palanques eleitorais. "O lulismo, da forma que existia, quase messiânico, que apontava o dedo e tudo seguia na mesma direção, não existe mais", afirmou o senador.

Em entrevista concedida nesta sexta-feira em um hotel na orla de Maceió, Aécio respondeu às declarações de Lula contra os tucanos nos palanques eleitorais, principalmente em São Paulo. Segundo Aécio, os ataques mostram o desespero do ex-presidente. "O lulismo sempre terá avaliações positivas em algumas regiões de sua influência, mas, da forma como existia no passado, não existe mais", disse. "Lula está abdicando da condição de ex-presidente de todos os brasileiros para ser um líder de facção. Não é bom para ele, nem para sua história."

O senador afirmou que o julgamento do mensalão será como virar uma página na história do Brasil. "O julgamento fortalece a ética na política. Teremos um Brasil melhor."

Para Aécio, a tática virulenta de Lula tem surtido efeito inverso, como no caso de Belo Horizonte, onde o ex-presidente fez ataques a Fernando Henrique Cardoso. "Parece que o incomoda ainda bastante a figura de Fernando Henrique, mas sua ida a Minas não alterou em nada as pesquisas eleitorais", disse.
Aécio disparou também na direção do candidato petista à prefeitura de São Paulo. Fernando Haddad o chamou de despreparado para ser presidente da República e o aconselhou a ler mais - um livro por semana, ao menos. "Acho que ele passou ali um recado ao presidente Lula. Ele não me parece satisfeito com o apoio do ex-presidente". 

Fortunati focará na reforma administrativa a partir do primeiro dia do novo mandato

A reforma administrativa será ponto impactante e inicial do início do segundo mandato do prefeito José Fortunati em Porto Alegre.

. O prefeito quer desamarrar a administração da cidade.

Governo esclarece “magia da multiplicação dos salários” na SPH

A nota a seguir é do diretor Superintendente da Superintendência de portos e Hidrovias, Pedro Obelar:

Quanto à “mágica da multiplicação de salários no serviço público estadual”, o ato ao qual o Senhor se reporta é uma concessão de diferença de proventos que foi concedida pela SUPRG e contém um grave equívoco por sua parte, pois se leres mais atentamente o Ato, o nº 9.433 (nove mil, quatrocentos e trinta e três) referem-se tão unicamente ao nº de dias que o servidor tinha trabalhado quando teve direito a sua aposentadoria, e não ao valor de salário a que ele passaria a receber, conforme é afirmado na matéria. Ou seja, o documento explica que o servidor tem um valor de aposentadoria proporcional, pois para ser integral, se do sexo feminino deveria ter de 10.950 dias (30 anos x 365) e se do masculino deveria ter de 12.775 dias (35 anos x 365). É importantíssimo ser destacado, ainda, que a SPH (e a SUPRG também) somente pagam a diferença de proventos aos seus inativos, devendo ser deduzido, sempre, o valor que o INSS paga ao aposentado, sendo que, em muitos casos, a diferença de proventos a ser paga pelas Autarquias referidas é zero (NULO), pois o valor do benefício do INSS EXCEDE (é maior) que o próprio valor bruto que o inativo tem direito.

Saiba tudo sobre seus candidatos a prefeito e vereador

Ferramenta criada pelo site reúne num único ambiente todas as informações prestadas à Justiça Eleitoral por todos os candidatos a prefeito e a vereador em todo o país.

Saiba mais no endereço: http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/manchetes-anteriores/congresso-em-foco-ajuda-voce-no-seu-voto/

Temer garante acesso de Marco Alba ao governo Dilma

A visita do vice-presidente Michel Temer a Gravataí teve o único objetivo de demonstrar ao eleitorado que a eleição do deputado Marco Alba também garantirá pleno acesso do prefeito do PMDB ao governo Dilma Rousseff.

. O PT faz campanha cerrada sobre a necessidade de alinhamento vertical.
- A campanha eleitoral em Gravataí recrudesceu.

O jornalista Pannunzio não suportou as pressões e matou seu blog

Clique no endereço a seguir para visitar o último blog do Pannunzio: http://www.pannunzio.com.br/

O jornalista paulista Fábio Pannunzio, da Band TV, acabou nesta sexta-feira com o seu blog. Ele não agüentou o tranco provocado pelas despesas que passou a ter em decorrência de processos judiciais movidos por personalidades que se sentiram injuriadas, caluniadas ou difamadas por ele. Eis o que ele postou no seu último blog, ainda na Web:

Escrevo depois de semanas de reflexão e com a alma arrasada — especialmente porque ele representa uma vitória dos que se insurgem contra a liberdade de opinião e informação”. 

. O blog nasceu em 2009. Veiculou quase oito mil textos. Ele nunca aceitou patrocínio, visando manter total independência. Fábio Pannunzio conseguia disponibilizar informações muito, mas muito relevantes do que aquelas que apresenta na TV. Isto se compreende. A mídia tradicional possui compromissos de toda ordem. 

. Ele conta na despedida que durante todos os anos em que trabalhou na Band, respondeu um só processo, mas que no blog virou saco de pancada e não suportou as despesas com advogados e custas processuais, sem contar o tempo perdido em audiências, a tensão ocorrida em cada citação e as indenizações sentenciadas. 

. Vale a pena ler o trecho final da carta do jornalista: 

“Por fim, digo apenas que essa pressão judicial calou o blog, mas não conseguiu dobrar a opinião do blogueiro. E que me sinto orgulhoso por ter conseguido cumprir o compromisso que me impus de respeitar a opinião alheia mesmo quando ela afronta a do editor. Aqui, nunca houve censura a comentários dos leitores que discordavam da minha maneira de ver o mundo. E esta é minha prova de apreço pela liberdade de expressão — inclusive quando ela me desfavorece”.

Ativistas do PT e MST ocupam a cidade. Campanha pega fogo em São Leopoldo.

Militantes e ativistas do PT e do MST de várias regiões do RS,  começaram a desembarcar em São Leopoldo, município da Grande Porto Alegre onde o Partido domina a administração municipal há oito anos. O prefeito, Ary Vannazi, é também presidente da Famurs e sua administração está sob fogo cerrado de investigações policiais no âmbito da Operação Cosa Nostra.

. O clima político já era tenso e ficou pesado com o tom mais agressivo da campanha do candidato oficial, o deputado Ronaldo Zulke, que está atrás nas pesquisas de intenções de votos.

. As transgressões na propaganda eleitoral cresceram, obrigando intervenções pontuais do juiz eleitoral, que vem usando a Brigada Militar para reprimir os abusos. Foi o que voltou a ocorrer nesta quinta-feira a tarde, quando opositores do candidato que lidera as pesquisas empunharam uma faixa com dizeres falsos sobre a rodovia federal, na entrada da cidade:
- Delegado indicia e pede a prisão do dr. Moacir.

. A oposição conseguiu mandatos de busca e apreensão da faixa e de folhetos, como também registrou boletim de ocorrência e pediu investigações da Justiça Eleitoral.

. Dr. Moacir é o candidato da oposição, não foi indiciado e nem teve a prisão pedida.

. A campanha de desestabilização política decorre de inquérito que o próprio juiz criminal da cidade, José Piccoli, considerou um “ato malicioso da polícia” do governador Tarso Genro, aliado de Vannazi e Zulke. O inquérito da Operação Cosa Nostra investiga malfeitorias na prefeitura de Ary Vannazi.

- Na última pesquisa do Instituto Methodus divulgada em 26 de Setembro, o Dr.Moacir tinha 59%, contra 28,5% do candidato da situação, deputado Ronaldo Zulke. O PT está no poder há 8 anos em São Leopoldo.

CLIQUE na foto para ver melhor. Ao fundo, novo e suntuoso prédio da prefeitura. 

Você se interessa pelo mercado financeiro?
Aprenda a investir com quem tem experiência na Bolsa de Valores: Leandro & Stormer, mais de 10 anos de tradição no mercado. Aproveite as oportunidades que a bolsa te oferece e acessehttp://tinyurl.com/caqrmuh  

Até oposição ignora arapongagem criminosa na Corag. Stela silencia sobre o caso.

Quando teve seus dados cadastrais acessados indevidamente por um sargento da Casa Militar do governo estadual, a deputada Stela Farias, PT, armou um escândalo político sem precedentes na Assembléia Legislativa.

. Foi no segundo semestre de 2010.

. Passados dois anos, agora no comando da secretaria da Administração, debaixo das suas barbas, um subordinado seu, o diretor Administrativo e Financeiro da Corag, Andrew Carvalho, arapongou criminosamente toda a correspondência trocada pelo seu presidente, Homero Paim, irmão do senador Paulo Paim, durante meio ano.

 Homero e Carvalho foram “realocados” em outras áreas do governo estadual.

. A secretária da Administração não quer nem falar sobre o assunto.

- Arapongagem no governo estadual do PT é ignorada até pela oposição. 

Arapongado por outro diretor, irmão do senador Paim cai da presidência da Corag

Arapongado por sistemas de vigilância corporativa existentes na Internet, o presidente da Corag, estatal do setor gráfico do governo estadual, o presidente Homero Paim acabou caindo em meio a grossas denúncias de má gestão e corrupção.

. Homero Paim é irmão do senador Paulo Paim.

. Com ele caiu também o autor da arapongagem, o seu próprio diretor Administrativo e Financeiro, Andrew Carvalho.

. Ambos são do PT.

. Nesta quinta-feira, Homero Paim acusou seus adversários internos do PT:

- Eu posso afirmar hoje, tranquilamente que a minha gestão foi espionada, houve conspiração. Tanto assim que a invasão e o monitoramento dos e-mails foi uma jogada de rasteira.

. O governador Tarso Genro e a secretária da Administração, Stela Farias, não quiseram falar. Stela Farias, como deputada estadual, nunca perdeu oportunidade para fustigar os governos Yeda Crusius, PSDB, e Germano Rigotto, acusando-os de crimes continuados na administração pública.

. As tropelias ocorridas na Corag são investigadas pelo Ministério Público Estadual, Procuradoria Geral do Estado e Polícia Civil.

- Stela Farias nomeou para a vaga de Homero Paim a petista Vera Oliveira. Paim e Carvalho, os dois diretores que trombaram, foram contemplados com cargos em outras áreas do governo estadual. 

Homens armados roubam carro de Brossard. Rastreador localiza camioneta uma hora depois. Detran já está há um dia com o veículo e não libera.

A camionete do ministro Paulo Brossard foi roubada por dois homens armados, ontem, 21 h, na Ramiro Barcellos, na entrada do Hospital Moinhos de Vento. Brossard foi visitar um parente internado…

. Depois do registro burocrático da ocorrência na 3a. Delegacia, foi acionado o serviço de rastreamento por satélite do veículo, que localizou o carro uma hora depois. A empresa foi ao local, acompanhada da Brigada Militar. O carro foi removido para a 10a Delegacia Distrital. Teria que ser retirada somente pelo proprietário da camionete, com o documento usado para venda do carro.

. O dono do veículo, com 88 anos de idade, buscou saber hoje pela manhã como recuperar o seu carro, agora nas mãos do Estado.  A estagiária da delegacia, Andriani, respondeu que não sabia nada sobre os procedimentos para retirar o carro - informações só poderiam ser dadas na parte da tarde, pelo chefe do cartório, pelo delegado ou pelo comissário. Esta é a rotina.

- O que  se conclui é que é mais fácil localizar um carro roubado (sem a ação do Estado) do que reavê-lo depois que o Estado o coloca sob sua guarda. E isto que o dono do carro ainda nem tratou das taxas, fretes e tarifas de remoções. 

Itaú surpreende clientes corporativos com aumento geral de tarifas

Ao abrir sua conta no Itaú, o editor deu de cara com o aviso que você pode examinar na cópia aí ao lado. Trata-se de uma comunicação sobre reajuste de tarifas. Quem lê esta página já sabia que os bancões negociavam com o governo a elevação das tarifas. É a forma que encontraram para garantir a continuidade dos polpudos lucros que conseguem na intermediação financeira. O caso do Itaú não é o único, mas é o que já se apressou a comunicar o fato aos seus clientes, usando a sua página no home banking.

. O Itaú não revela qual o valor do reajuste de cada tarifa e também não abriu qualquer diálogo para verificar a situação de cada caso. Foi uma posição unilateral.

. No caso do editor, adverte a mensagem do Itaú:
Reajuste de Tarifas
O Itaú preza pelo relacionamento com a sua empresa e, por isso, informa antecipadamente que a partir de outubro o valor do pacote de serviços de conta corrente e das tarifas avulsas será reajustado. Consulte a tabela geral das tarifas no site WWW.itau.com.br empresas ou em qualquer agência Itaú. 

Mendes garantiu sexto voto para condenar Jefferson e Valdemar da Costa Neto

* Clipping Estadão. Material de Ricardo Brito.

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), apresentou nesta quinta à noite o sexto voto para condenar por corrupção passiva o ex-presidente do extinto PL e deputado federal Valdemar Costa Neto (PR-SP) e o presidente do PTB e ex-deputado federal Roberto Jefferson (RJ). Com o voto de Mendes, já há maioria também para considerar culpados outros sete réus: os ex-deputados Pedro Corrêa (PP-PE), Bispo Rodrigues (ex-PL-RJ), Romeu Queiroz (ex-PTB-MG) e José Borba (ex-PMDB-PR) e Jacinto Lamas, ex-tesoureiro do PL, João Cláudio Genu, ex-assessor do PP, e Enivaldo Quadrado, sócio da corretora Bônus Banval.
Ao todo, há nove réus condenados com o voto de Mendes neste capítulo. O único absolvido até o momento é o ex-assessor do PL Antonio Lamas. O julgamento será retomado na segunda-feira com o ministro Dias Toffoli apresentando a complementação do seu voto. Ele só se manifestou quanto aos réus ligados ao PP, pois teve de sair para a sessão desta noite do Tribunal Superior Eleitoral.
Na fundamentação do seu voto, Gilmar Mendes citou o exemplo de várias migrações de parlamentares que se filiaram ao PL, ao PTB e ao PP, partidos que receberam recursos do esquema ilegal.
CLIQUE AQUI para ler mais.

Greve só continua em bancos estatais que garantem estabilidade e remuneração garantida. TST força volta ao trabalho nos Correios.

Bancos - Somente continuam em greve os trabalhadores dos bancos estatais - BB, Caixa e Banrisul - que não correm risco algum de demissão ou sequer de terem os dias de greve descontados. Todos os demais bancos abriram as portas esta manhã em Porto Alegre e em todo o país.

Correios - Por decisão do TST, os trabalhadores dos Correios foram obrigados a voltar ao trabalho nesta sexta-feira.

Inativo, incapaz e incompetente, o governo do PT perde o controle da segurança pública no RS

* Clipping Zero Hora

Apesar das ações voltadas para o combate aos homicídios e aos roubos de veículos no Estado, os dois crimes continuam em alta. Ao longo do mês de agosto, 185 pessoas perderam a vida violentamente no Rio Grande do Sul, número 34,1% maior do que o mesmo período do ano passado. Já os ataques a motoristas subiram 9%.

A tendência de alta também é visível quando se analisa os números do ano. Nos primeiros oito meses, o número de homicídios cresceu 21,5%. Já os assaltos a motoristas aumentaram 5,8% no período.
A força-tarefa contra o surto de homicídios no Estado, que envolveu efetivo da Brigada Militar (BM) e da Polícia Civil (PC), terminará neste domingo. O reforço da BM começou em maio e deslocou 200 policiais do Interior para cinco municípios da Região Metropolitana e para a Capital. Já o da PC iniciou em junho em três cidades do Interior e seis da Região Metropolitana.
AgostoHomicídio2011 — 138
2012 — 185
Diferença 34,1%

Comentário do blog Polícia & Política, especializado em assuntos da segurança pública no RS
 Este resultado eu já havia previsto desde o inicio da solução mágica adotada pelo governo do Estado, promovendo o remanejo de efetivos do interior do Estado para a Região Metropolitana.Essas e outras medidas paliativas se prestam para interferir de maneira transitória no índice deste crime.   Medidas permanentes  que interfiram de forma a transformar estruturalmente as questões referentes a Segurança Pública envolvem desde a pressão popular até a vontade política, pois são medidas que passam pela valorização dos profissionais da área, aquisição de tecnologia de ponta, aumento de efetivos, atualização de legislação, porém como tudo envolve altas somas em investimentos e o Estado está quebrado, os governos vão sucessivamente empurrando o problema com a barriga adotando medidas tanto eleitoreiras como superficiais. E o zé povinho cada dia mais prisioneiro dentro de suas casas.  

Você se interessa pelo mercado financeiro?
Aprenda a investir com quem tem experiência na Bolsa de Valores: Leandro & Stormer, mais de 10 anos de tradição no mercado. Aproveite as oportunidades que a bolsa te oferece e acessehttp://tinyurl.com/caqrmuh 

Pesquisa Datafolha revela que segundo turno será entre Russomano e Serra em SP


A disputa eleitoral em São Paulo está cada vez mais renhida e tudo indica que o segundo turno será travado entre Celso Russomano, PRB, e José Serra, PSDB. Russomano caiu e Serra subiu.

. Estes são os números da pesquisa Datafolha desta sexta-feira

Celso Russomano, PRB – 30%
José Serra, PSDB – 22%
Fernando Haddad, PT – 18%
Gabriel Chalita, PMSDGB – 9%
Soninha, PPS – 4%
Os demais pontuaram muito pouco.

Segundo turno:
Celso Russomano, PRB – 50%
Serra, PSDB – 34%

Datafolha diz que Fortunati venceria com 56% dos votos válidos

O prefeito José Fortunati já está com 56% dos votos válidos e portanto seria eleito já no primeiro turno em Porto Alegre. A pesquisa é do Datafolha e foi encomendada pela RBS  pela Folha de S. Paulo.

Votos válidos
Fortunati, PDT - 56%
Manuela, PCdoB - 29%
Adão Villaverde, PT - 10%
Os demais candidatos estão com 2 pontos ou ainda menos.

Na pesquisa estimulada, Fortunati conta com 47% das intenções de votos. Em seguida surgem Manuela, 24%, e Villa, 9%, que ainda não conseguiu chegar aos dois dígitos.

. Os níveis de rejeição também favorecem o prefeito, que tem apenas 10% do bolo total. Wambert, 24%; Villa e Manuela, ambos com 22%, lideram.

- O Ibope também quis checar a influência do julgamento do mensalão sobre as intenções de votos e verificou que 52% responderam que tem muita, grande ou alguma influência na sua decisão de votos, o que ajuda a explicar uma das razões do desempenho de Villa, do PT.

Políbio Braga e Yeda lançarão Cabo de Guerra também em outras cidades do RS

Nos primeiros quatro dias posteriores ao lançamento de “Cabo de Guerra”, o livro do jornalista Polibio Braga vendeu 320 exemplares exclusivamente durante a sessão de autógrafos de segunda-feira a noite no Sheraton, Porto Alegre, e por compras feitas através da Internet. Em Porto Alegre, os livros são entregues por motoboy e para as outras cidades é usado os Correios.

. A distribuição de exemplares começou a ser feita esta semana. A primeira livraria a receber sua encomenda, a Livraria Londres, localizada no Bom Fim, vendeu todos os exemplares e fez nova encomenda, que recebeu nesta quinta-feira.

. “Cabo de Guerra”, 499 páginas, 39 capítulos, 70 fotos, conta em detalhes os episódios administrativos e políticos mais relevantes do governo Yeda Crusius, com ênfase para o enfrentamento que ela sustentou com o Eixo do Mal, com revelações inéditas sobre os bastidores das relações do governo gaúcho com o governo Lula e com o PT. Pelo menos cinco capítulos são dedicados ao desmascaramento da Operação Rodin, que teve no comando o então ministro da Justiça, Tarso Genro, chefe da Polícia Federal, já em campanha para o governo do RS. Centenas de entrevistas foram feitas ao longo de três anos, milhares de documentos foram trabalhados e inquéritos policiais sigilosos sobre as mortes de Marcelo Cavalcanti e Milton Kruger são apresentados no livro.

. O evento de segunda-feira no Sheraton foi aberto as 19h. Pelo menos 200 convidados e leitores desta página estiveram na sala Brasilia + Terraço, inclusive a ex-governadora Yeda Crusius, que acabou co-autografando muitos livros.

. O editor começou a agendar sessões de autógrafos para outras cidades do RS e aceita propostas pelo e-mail polibio.braga@uol.com.br Os leitores também poderão usar o mesmo e-mail para encomendar livros, cujo valor é de R$ 75,00.

CLIQUE acima para ver melhor as fotos da noite de lançamento de “Cabo de Guerra”.

Indústria em transe: setor de máquinas e equipamentos (bens de capital) não reage

Ao examinar o material apresentado pela Abimaq do RS sobre as vendas de máquinas e equipamentos (bens de capital), o que revela os investimentos do setor industrial, o que se percebe é duríssima queda no faturamento do último mês analisado (agosto) e no acumulado do ano, sempre comparado com períodos iguais anteriores.

. O setor não dá sinais de retomada, apesar dos incentivos do governo.

. O desastre só não foi maior por causa das exportações, que cresceram 10% em agosto sobre agosto de 2011.

. Não foi a única boa notícia para o setor, porque as importações, que vinham assombrando a Abimaq, cresceram apenas 1,9% no mesmo mês. Com isto fica estancada a sangrias (o déficit da balança comercial do ano já é de US$ 11,8 milhões).

. Examine os números do faturamento:
Faturamento
Agosto 2012 sobre agosto 2011 – menos 6,6%
Agosto sobre julho 2012 – mais 2,1%
Acumulado do ano sobre 2011 – Menos 8,1%

Petrosul confirma outro estaleiro para o RS, desta vez em Guaíba

A Petrosul confirmou nesta quinta-feira a compra de 63 hectares à beira do Lago Guaíba, em Guaíba, onde construirá um estaleiro.

. A disseminação de estaleiros no RS tem tudo a ver com o Pólo Naval de Rio Grande.

Guarida vai atrás do aquecimento de Gravataí e inaugura 15ª franquia em outubro

A Guarida Imóveis, Porto Alegre, resolveu abrir loja em Gravataí, RS. É a 15ª. franquia em dois anos.

Padilha trouxe Temer para nova visita ao RS. Ele veio apenas para apoiar Marco Alba em Gravataí

Foi o deputado Eliseu Padilha quem articulou a nova visita do vice-presidente Michel Temer ao RS. O vice veio exclusivamente para participar da campanha do deputado Marco Alba em Gravataí.

Happy Hour é na Bier Markt!
Na Barão do Santo Ângelo 497 e na Castro Alves, 452.
São 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina e cardápio diferenciado.

CLIQUE AQUI para conhecer o novo Bier Markt Vom Fass. 

Villa agendou comício de encerramento para esta quinta em Porto Alegre

O comício de encerramento de campanha do candidato Adão Villaverde, PT de Porto Alegre, foi agendado para esta quinta-feira a noite no Largo Glênio Peres.

. Sem Lula e sem Dilma.

Shirmer cai quatro pontos mas mantém folgada liderança em Santa Maria

Apesar da pequena queda (50% para 46%), o prefeito Cesar Schirmer continua liderando as intenções de votos em Santa Maria, RS, segundo pesquisa do Ibope,publicada nesta quinta-feira pelo jornal Zero Hora.

. Helen Cabral, PT, foi para o segundo lugar (15% para 19%) superando o tucano Jorge Pozzobom, que estacionou em 18%.

. Quando começou a campanha, o PSDB achava que seu deputado, Jorge Pozzobom, manteria altos níveis de intenções de votos, mas não é o que mostra a pesquisa. O que o favorece é baixíssimo nível de rejeição (11%), bem aquém dos números da petista Helen (22%) e do peemedebista Schirmner (18%).

- Santa Maria não terá segundo turno porque faltaram 4 mil eleitores para completar a quota de 200mil. 

Apesar da quimioterapia para conter o câncer, Mendes Filho continua no ministério

 Apesar de grave, os médicos ainda não mandaram que o ministro Mendes Filho pare de trabalhar. Ele faz duro tratamento quimioterápico para buscar a cura de câncer no cérebro.

Nova morte no Hospital Centenário de São Leopoldo. Hospital é público e corre risco de nova interdição

Foi uma tragédia para a candidatura do deputado Ronaldo Zulke em São Leopoldo, RS, a morte de outra paciente no Hospital Centenário, administrado pelo prefeito Ary Vannazi, seu companheiro e fiel escudeiro nas eleições deste ano.

. O hospital está sob investigação da Polícia Civil desde o primeiro semestre, no âmbito da Operação Costa Nostra. Cremers e Simers já tentaram interditá-lo, mas sem êxito. TAC firmada com o MPE resultou descumprida, mas novos ajustes foram feitos.

. Casos de mortes e maus atendimentos são recorrentes em São Leopoldo. O novo incidente poderá ocasionar nova interdição.

. Nesta quinta-feira, a paciente , Edianes de Oliveira Aguiar, 33 anos, morreu depois de atendimento apontado como criminoso pelos familiares, que registraram Boletim de Ocorrência na Policia  e denunciaram erro médico no Ministério Público Estadual.

Insegurança pública no RS - Somos todos filhos de Damasceno

O release (notícia redigida pelo interessado) a seguir, dá conta da irritada decisão do chefe do Estado Maior do Comando do Policiamento Metropolitano, que tem sede em Canoas, ao ir atrás do assaltante do filho e recuperar o que ele tinha roubado instantes antes. Foi o pai, mas também foi o profissional da segurança publica, tanto que a notícia saiu pelos canais do governo estadual.

. Na época da ditadura militar, ainda na fase romântica inicial, o filho do general Taurino Mendes, Recife, chefe da Comissão Geral de Investigações, foi preso – e o pai mandou soltar. No dia seguinte, os muros de Recife amanheceram pichados com esta frase: “Somos todos filhos de Taurino”.

. No caso do tenente coronel Florivaldo Damasceno, valeria a pena que nossos grafiteiros ocupassem os muros da cidade para repetir o que ocorreu em Recife, postando a seguinte consigna:
- Somos todos filhos de Damasceno.

. Afinal de contas, como filhos do governo estadual, ninguém nos liberta das prisões a que fomos confinados pelos bandidos que dominaram as ruas de Porto Alegre.

. Leia a nota desta quinta-feira, emitida pela Brigada:

Comando de Policiamento Metropolitano - CPM
Assessoria de Comunicação Social
Canoas, RS, 27/09/2012
.
 CHEFE DO ESTADO MAIOR DO CPM PRENDE ASSALTANTE QUE ROUBOU MOCHILA DE SEU FILHO
O Chefe do Estado Maior do CPM Tenente Coronel da BM Florivaldo Pereira Damasceno pegou a arma, entrou no carro e começou a busca ao assaltante que minutos antes havia assaltado o seu filho que voltava da universidade. Uma hora e meia depois, num beco escuro, quilômetros adiante, prendeu sozinho o ladrão. Recuperou tudo o que havia sido levado, mochila e o notebook. Depois, chamou uma viatura da corporação, que conduziu o criminoso à área judiciária da polícia. 

Oi 3G chega a mais oito cidades gaúchas

A partir deste mês de setembro, mais oito cidades gaúchas estão cobertas pelo Oi Velox 3G, totalizando 55 municípios no estado: Canguçú, Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul, Eldorado do Sul, Tapejara, Estrela, Teutônia e Veranópolis.

. No mês de julho também foram contempladas com cobertura 3G da Oi duas cidades da região Metropolitana: Guaíba e Estância Velha. Até o final do ano a previsão é de que mais 23 novos municípios sejam contemplados, totalizando 78 até dezembro.

. Até o final do ano, a Oi pretende investir cerca de R$ 290 milhões no Rio Grande do Sul, valor 32% superior aos R$ 220 milhões investidos pela companhia no ano passado. Serão R$ 1 bi de investimentos no RS até 2015.

Delfim, ex-czar da economia da ditadura militar, defende Lula dos "ataques cruéis" da imprensa do Brasil

Depois que um grupo de intelectuais defendeu os membros da organização criminosa que implementou o mensalão, agora foi a vez do ex-czar da economia da ditadura militar, Delfim Neto, defender Lula. O ex-presidente Lula, acossado pelas denúncias do operador do Mensalão do PT, Marcos Valério, reveladas pela revista Veja, ganhou, nesta quarta-feira um apoio de peso: o do ex-ministro da Fazenda no regime militar, Antonio Delfim Netto. No seu artigo intitulado “Lula”, no jornal Folha de S. Paulo, ele fala que o ex-presidente fortaleceu as instituições democráticas no País e denuncia ainda o uso abusivo que alguns veículos de comunicação fazem do seu poder, que seria prejudicial à liberdade de opinião.

LEIA tudo no site Vide Versus, do jornalista Vitor Morais.

CLIQUE acima para ver o cartaz que circula na Internet. Nele estão as fotos dos “intelectuais” que defendem Zé Dirceu et caterva do julgamento “injusto” no STF. 

Happy Hour é na Bier Markt!
Na Barão do Santo Ângelo 497 e na Castro Alves, 452.
São 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina e cardápio diferenciado.

CLIQUE AQUI para conhecer o novo Bier Markt Vom Fass.

Ministério Público Federal em pé de guerra contra interferência de Dilma Roussef

O Ministério Público Federal está em pé de guerra contra a presidente Dilma Roussef, que mandou cortar sua proposta orçamentária cortada por dois anos seguidos, sem qualquer justificativa legal, ignorando completamente o que dispõe  aa Constituição Federal, que garante que os Poderes e o Ministério Público da União tenham seus orçamentos incluídos na sua totalidade na proposta orçamentária. Só quem pode fazer ajustes é o Congresso Nacional.

. Um dos reflexos da decisão de Dilma Roussef, segundo as dezenas de mensagens que o editor recebeu nesta quinta-feira a tarde,  são os baixos salários recebidos pelos servidores, cuja tabela vai abaixo. Muitas mensgens recebidas pelo editor  denunciam que o achamento orçamentário desmotiva o MPF e abre brechas para que as investigações e denúncias de corrupção sejam congeladas. Examine a tabela ao lado.

Ato de apoio a Villela resulta em reafirmação do apoio do PP a Fortunati

O PP em peso recebeu nesta quinta-feira de manhã o prefeito José Fortunati na casa da secretária da Inovação, Débora Pilla Vilela. O ato político não foi apresentado como contraponto ao apoio da senadora Ana Amélia à candidatura da comunista Manuela D’Ávila.

. Além dos ex-prefeitos Guilherme Villela e João Dib, estiveram no ato o ex-governador Jair Soares, o ex-deputado Victor Faccioni, o vereador Beto Moesch e o presidente do PP, Telmo Boelter. Como foram todos convidados da secretária, a reunião foi apresentada como apoio à candidatura do ex-prefeito Villela.

CLIQUE na charge acima para ver melhor. O material é do Jornal de Santa Catarina, editado em Blumenau pela RBS. 

Fortunati passou a trabalhar para vencer no primeiro turno

Apesar da prudência, o prefeito José Fortunati trabalha pela vitória no primeiro turno.

Eletrosul inaugurará usina de R$ 595 milhões, segunda, no RS

Será na segunda-feira, dia 1º de outubro, a inauguração da Usina Hidrelétrica Passo João, localizada entre os municípios gaúchos de Roque Gonzales e Dezesseis de Novembro.

. A Eletrosul investiu ali R$ 595 milhões e com isto volta a operar como geradora, o que não acontecia desde 1998, quando seu parque gerador somava 6,5 gigawatts e foi privatizado. .

. A usina gerará 77 MW, o equivalente ao consumo de uma cidade como Caxias do Sul.

DBC manda Turk Farias montar base fixa em São Paulo

O ex-presidente da Assespro do RS e atual diretor da DBC, Porto Alegre, Renato Turk Farias, está de muda para São Paulo, para onde viaja todo final de semana desde o início do ano, onde estabeleceu uma base fixa da empresa de business inteligence do RS.

. “Decidimos ampliar nosso ranking de clientes no Sudeste”, disse nesta quinta-feira ao editor outro diretor da DBC, Edgar Serrano.

Análise - Manuela apostou errado ao focar no eleitorado conservador

- O material a seguir é de Angela Chagas, do portal Terra de hoje.

Favorita na disputa pela prefeitura de Porto Alegre (RS) no início da corrida eleitoral, a candidata do PCdoB, Manuela D'Ávila, perdeu força no último mês e agora aparece 17 pontos percentuais atrás do atual prefeito da capital, o pedetista José Fortunati, segundo o último levantamento do Ibope. Para a cientista política e professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Márcia Dias, o desempenho abaixo do esperado da deputada federal é reflexo de uma estratégia equivocada de campanha, com foco na conquista de um eleitorado conservador.

Manuela foi reeleita a deputada federal mais votada da história do Rio Grande do Sul em 2010 - quando fez 482.590 votos - com uma campanha focada no público jovem, na renovação, mas para a campanha municipal optou por uma estratégia de demonstrar que aos 31 anos tem experiência política. "Ela acaba ficando com um perfil muito semelhante aos demais candidatos e, ainda por cima, esconde o seu partido para tentar conquistar um eleitor que não vai votar nela.

CLIQUE AQUI para ler mais. 

Banco Central revisa para 1,6% PIB e inflação de 5,2% para este ano

O Banco Central prevê para este ano:
1) PIB menor, de apenas 1,6%
2) Inflação em  alta, de 5,2%

A economia brasileira vai crescer menos, e a inflação vai subir mais que o esperado neste ano, segundo dados do Relatório Trimestral de Inflação divulgado nesta quinta-feira (27). 

. O BC reduziu a previsão de crescimento da economia neste ano de 2,5% para 1,6%. Em junho, a projeção para o PIB em 2012 já tinha sido revisada de 3,5% para 2,5%. Em relação à inflação oficial (medida pelo IPCA), o BC estima que ficará em 5,2% neste ano, ante previsão anterior de 4,7%.

- O BC também informou que a chance de a inflação estourar o teto da meta oficial --de 4,5%, com margem de dois pontos percentuais para cima ou para baixo-- é de 3% em 2012 e de em torno de 13% no ano que vem.


Happy Hour é na Bier Markt!
Na Barão do Santo Ângelo 497 e na Castro Alves, 452.
São 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina e cardápio diferenciado.

CLIQUE AQUI para conhecer o novo Bier Markt Vom Fass.

Acabou a greve dos bancos

Os bancários dos bancos privados e do Banco do Brasil - na maioria dos Estados - aprovaram o fim da greve na noite desta quarta-feira e devem voltar ao trabalho amanhã na maior parte do país

Se não fraudar, Chavez está a caminho da derrota na Venezuela. Veja os números da pesquisa Globovision.

Na Venezuela, há empate técnico com tendência de ganho do opositor, pois se examinarmos os motivos pelos quais a população está votando, são todo sem direção à oposição.

. Haverá fraude, com certeza..

Presidenciales 2012 - 25 / 09 / 2012
Encuestadora Varianzas da empate técnico entre Chávez y Capriles
Este martes la empresa Varianzas presentó su más reciente estudio en el que analiza los posibles resultados de las elecciones presidenciales del 7 de octubre. Según esta encuestadora, 77,2% de la población está  "absolutamente segura" de participar en dichos comicios, mientras que 18,4% se inclinó por la opción "casi seguro".
Asimismo, exponen que la intención de votos se divide de la siguiente manera: Hacia Henrique Capriles 47,7%  y hacia Hugo Chávez 49,7, frente a 2,6% que no sabe o no responde. Por tanto, se estaría hablando de un empate técnico entre ambas opciones.
Según 55,1% de los encuestados, Venezuela necesita "un buen equipo de Gobierno".  Mientras que 32,0% opina que el liderazgo que requiere el país  no debe parecerse en nada al de los últimos 14 años.
Otras de las preguntas incluidas en la encuesta fueron: ¿Chávez tiene mucho tiempo en el poder? ¿Es hora de un cambio? A lo que 48,8% respondió que sí y 46,8% consideró que no. 47,7% de los encuestados afirmó que votará por Capriles el 7 de octubre si Chávez no ha vencido la enfermedad, mientras que 45,8% dijo que de igual manera respaldaría a Chávez.
El estudio fue realizado entre el 7 y 20 de septiembre entre 2 mil personas, en hogares, con un margen de error muestral de 2,18%.

CLIQUEAQUI para ler mais.

Eduardo Leite ultrapassa o petista Marroni e livra ampla vantagem em Pelotas

Virou a eleição em Pelotas, já que o deputado Fernando Marroni, ex-prefeito do PT, perdeu a liderança para Eduardo Leite, PSDB. Pelotas terá segundo turno e se Leite não conseguir dobrar os 50% até lá, o apoio de Chiarelli e Catarina a qualquer dos dois lados será decisiva. Os números são do Instituto Methodus e serão publicados amanhã no Correio do Povo, que foi quem encomendou a pesquisa.

Eduardo Leite, PSDB - 33,3%
Fernando Marroni, PT - 25,3%
Matteo Chiarelli, DEM - 10,7%
Catarina, PSB - 9%

Bagé terá seu hipermercdo BIG em outubro

Será em outubro a inauguração de um BIG do grupoWalmart em Bagé. Perto de completar sete anos de atividade no Rio Grande do Sul, o Walmart  alcançará a marca de 118 lojas no Estado.

. Marcos Samaha, presidebnte do Walmart no Brasil, disse ao meio dia na Federasul, que no país, a rede fechará o ano totalizando cerca de 550 lojas.

Staub e Rosa Helena falarão nesta quinta no Dia Mundial do Turismo

A secretária de Turismo de Gramado, RS, agendou uma programação especial para comemorar o Dia Mundial do Turismo, dia 27. Falarão a secretária de Turismo, Rosa Helena Volk,  e Günther Staub. O tema do evento: “ Viva as emoções de ir a gramado” , as 18h30min, na EXPO Gramado.

Pesquisa sobre Pelotas sairá nesta quinta

A pesquisa do Instituto Methodus para o Correio do Povo, aferindo intenções de votos em Pelotas, sairá nesta quinta-feira.

. O candidato favorito, Fernando Marroni, PT, terá razões para não gostar do que vai ler.


Você se interessa pelo mercado financeiro?
Aprenda a investir com quem tem experiência na Bolsa de Valores: Leandro & Stormer, mais de 10 anos de tradição no mercado. Aproveite as oportunidades que a bolsa te oferece e acessehttp://tinyurl.com/caqrmuh 

MPE acha que contratação da Dynatest-SD é desnecessária

A contratação da consultoria Dynatest-SD, responsável por estruturar um novo modelo de pedágios para o governo do RS, por R$ 7,5 milhões, sem licitação, está em investigação no Ministério Público Estadual.

. A denúncia é de que o serviço contratado é desnecessário.

Vice de Dilma faz campanha para Marco Alba, quinta, em Gravataí

O vice-presidente Michel Temer tomou gosto pela campanha eleitoral gaúcha e nesta quinta-feira irá para a rua em Gravataí, onde pedirá votos para o deputado Marco Alba. A disputa em Gravataí opõe Marco Alba, PMDB, a Daniel Bordignon, PT, mas a socialista Anabel Lorenzi ameaça ambos.

. Depois de visitar Rio Grande e Santa Maria no feriado de 20 de Setembro, o vice-presidente da República, Michel Temer, volta ao Estado nesta quinta-feira, 27, para cumprir agenda política em Gravataí, onde realiza atividades em apoio à candidatura de Marco Alba (PMDB). Temer desembarca no Aeroporto Salgado Filho por volta das 12h30 e segue direto para Gravataí, onde permanecerá por volta de 1 hora e meia. No município participa de caminhada no Centro da Cidade e depois segue para o comitê de Alba.

Fortunati faz panfletagem na PUC, quinta, 7h30min. Villa terá comício da virada.

Apesar da condição de favorito, já que as pesquisas de intenções de votos garantem-lhe vitória no primeiro turno, o prefeito José Fortunati, PDT, resolveu aumentar o volume da sua campanha em Porto Alegre.

. Ele acumula a condição de candidato com o pleno exercício do cargo de prefeito.

. Nesta quinta-feira, a agenda de campanha inclui panfletagem na PUC. Será as 7h30m. As 18h30m a panfletagem será na UniRitter. Ex-presidente do Sindicato dos Bancários e ex-ativista e ex-dirigente do PT, José Fortunati não despreza panfletagens em portas de fábricas e escolas.

. Nesta quinta-feira a noite, em Porto Alegre, o candidato do PT, Villa, fará o que chama de comício da virada. Villa tem apenas 10% das intenções de votos. Dia 2 será a vez do comício de Manuela e no dia 3 de Fortunati. Todos falarão no Largo Glênio Peres.

- Nesta quarta-feira de manhã, o prefeito foi a debate na CDL, no Margs, junto com Manuela e Adão Villaverde, candidatos do PCdoB e do PT. A jornalista Rosane Oliveira, da RBS, mediou o debate.

Leis permissivas elevam salário de servente do porto de Rio Grande a R$ 9.433,00.

Um servente da Superintendência do Porto de Rio Grande, governo estadual do RS, acaba de ser contemplado com salário de R$ 9.443,00. O caso não é exceção.

Veja abaixo como acontece a mágica da multiplicação de salários no serviço público estadual. O ato acaba de ser assinado pelo superintendente do porto, Dirceu Lopes.

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
SECRETARIA DE INFRA-ESTRUTURA E LOGISTICA
O DIRETOR SUPERINTENDENTE DA SUPERINTENDENCIA DO PORTO DO RIO GRANDE, nouso de sua competencia conferida pela Lei no 10.722/96 e Art. 3o, paragrafo 2o da Lei no 10.883/96, etendo em vista o que consta do Processo no 002473-18.43/07-7, CONCEDE DIFERENCA DE PROVENTOS a partir de 27/09/2007, na forma do Art. 282 da Lei Complementar 10.098/94, o Art. 1o,paragrafo unico da Lei Complementar no 10.776/96 e o Art. 40, inciso I, da Constituicao Federal,deduzindo-se o valor efetivamente pago pelo Orgao Previdenciario, conforme preceitua o Art. 1o,paragrafo 1o do Ato no 205/76-DEPRC, ao servidor, xxxxxxxxxx, Servente, referenciaum (1), contratado sob o regime da Consolidacao das Leis do Trabalho - CLT, a partir de 26/04/1982,integrante do Quadro Especial em Extincao da Superintendencia do Porto do Rio Grande, conforme Art. 2o da Lei no 13.433/10, devendo perceber na inatividade diferenca de proventos proporcionais emensais a razao de 9.433 (Nove mil, quatrocentos e trinta e tres) dias, incluida a parcela da Gratificacao Individual de Produtividade - GIP, nos termos do Parecer no 7258/80-DEPRC, Adicional de Riscode 40% (quarenta por cento), nos termos da Lei no 10.212/94, a Parcela Autonoma, instituida pela Lei no 11.754/02 e a Gratificacao por Tempo de Servico-Indice 2,10 (Dois inteiros e dez centesimos),instituida pela Lei no 11.548/00.
Dirceu Silva Lopes
Diretor Superintendente da SUPRG 
Pedro Homero Flores Obelar,
Diretor Superintendente.

Entrevista - Governo Tarso Genro endivida temerariamente o governo do RS

Darcy Francisco Carvalho dos Santos, economista

O governo Tarso Genro forrou os jornais com anúncios coloridos, informando que investirá R$ 12,5 bilhões no RS.
O valor das operações de crédito contraídas em 2011 foi de R$ 248 milhões, constando nos orçamentos de 2012 e 2013, respectivamente,  R$ 640 milhões e R$ 1,028 bilhão. Supondo que o governo consiga realizar essas operações orçadas, ele terá realizado R$ 1,915 bilhão, restando para o último ano R$ 10,585 bilhões.

Não é muito para tão pouco tempo?
Ele contrairá todo esse valor em 2014, seu último ano, ou pretende ficar mais 4 anos?

E a dívida pública, como ficará?
Se conseguir realizar R$ 12,5 bilhões de operações de crédito, terá aumentado em 30%  em apenas quatro anos a dívida pública  que se formou em mais de 4 décadas.

Neste sábado, general Heleno falará em Porto Alegre

Neste sábado, o general Heleno, conhecido por sua atuação como comandante da Amazônia e das Forças de Paz da ONU no Haiti, realiza Palestra “Desafios Contemporâneos da Sociedade Brasileira”. Promovido pelo Movimento Verde-Amarelo - MOVA-RS,  Academia de História Militar Terrestre do Brasil - AHIMTB, e  Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul, o evento ocorre dia 29, às 17 horas, no Clube Farrapos (Rua Prof Cristiano Fischer, 1331 - Petrópolis).

. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site www.movars.com.br.

Sabatina de Teori ficou para outubro. Oposição queria debater mensalão no Senado.

A desconfiança da oposição – justa – sobre a indicação de Teori Zavascki para o STF, não diminuiu.

. A pressa do governo em ver aprovado o nome do juiz catarinense parece indicar que ele deseja o voto do novo ministro no caso do julgamento do mensalão.

- A aprovação do nome de Teori depende de votação no Senado e esta foi interrompida na quarta-feira a noite. O governo e o PT, inclusive o governador Tarso Genro, pressionam para que os senadores apressem a aprovação. O caso ficou para outubro. O governo precisa 41 votos e não tem garantia de que eles sairão. A oposição quer transformar a sabatina num espetáculo sobre o julgamento do mensalão. 

Você se interessa pelo mercado financeiro?
Aprenda a investir com quem tem experiência na Bolsa de Valores: Leandro & Stormer, mais de 10 anos de tradição no mercado. Aproveite as oportunidades que a bolsa te oferece e acessehttp://tinyurl.com/caqrmuh 

Bancões querem cobrar mais dos lojistas no caso de parcelamentos pelos cartões

Os bancos encontraram uma saída para viabilizar a redução dos juros do cartão de crédito: cobrar uma taxa extra do estabelecimento comercial que vender produtos parcelados sem juros. Pagará mais quem parcelar por um prazo maior. A medida está sendo discutida por Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e Santander com o governo federal. A alternativa passou a ser discutida há dois meses, quando os bancos viram que não teriam como resistir às pressões contra os juros "escorchantes", nas palavras de Guido Mantega (Fazenda).

- A CDL de Porto Alegre já avisou ao editor que é contra a cobrança de novas taxas.

Cartão Banricompras força taxa de administração dos cartões Visa e Master no RS


A partir do momento em que o Banrisul passou a aceitar em suas máquinas também os cartões Visa e Mastercard, além do Banricompras, Cielo e Redecard começaram a procurar seus clientes para reduzir suas taxas de administração.

. É que o Banricompras cobra taxas ligeiramente inferiores  – algo como 0,1% a 0,2% menos.

. Cielo e Redecard cobram  2% por cartões de débito, 2,5% por cartões de crédito e 3% no parcelamento.

- Graças a uma luta muito grande da CDL de Porto Alegre, os cartões reduziram suas taxas de administração em 1/3.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/