Dica do editor - Veja "O Demolidor" (Demolition Man) e veja o que ele tem a ver com o que acontece hoje no mundo e no Brasil

 Com Sylvester Stallone e Sandra Bullock, este filme mostra alguns aspectos que aludem ao romance distópico de Aldous Huxley, Admirável Mundo Novo. que o editor leu na juventude e recomenda vivamente aos leitores deste blog. O filme em parte, também lembra o livro 1984 de George Orwell, devido ao totalitarismo na sociedade de San Angeles, o culto de personalidade do líder, bem como a imposição da "novilíngua" (ex: pessoas são multadas por falarem palavras consideradas imorais).

Jornal italiano destaca artigo de Onyx na defesa das ações sociais do governo Bolsonaro

O jornal italiano publicou a íntegra do artigo e ainda por cima publicou também a foto de Bolsonaro com o ministro do Trabalho.


Nesta segunda-feira, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, é esperado primeiro em Anguillara Veneta e depois em Pádua. 

Na Itália, para participar do G20, ele irá receber a cidadania honorária concedida pela Junta Lega Nord do país de onde seu tataravô é originário. 

Onyx Lorenzoni escreveu ao jornal de Pádua para defender a obra do presidente brasileiro.

O jornal publicou na íntegra a carta do ministro brasileiro.

Onyx defendeu as ações sociais do governo brasileiro, com ênfase para o que acontece no seu próprio ministério, o do Trabalho.

O presidente prossegue participando das reuniões do G20, que ocorrem em Roma. Hoje, o G20 encerrou seus trabalhos, conforme este blog vem informando desde sábado.

CLIQUE AQUI para saber mais. A informação é do jornalista Flávio Pereira, jornal O Sul.

André Thozeski é o novo presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros do RS, Sincor

Em pleito realizada no na sexta-feira, dia 29,  André Thozeski foi eleito presidente do  Sindicato dos Corretores de Seguros do Rio Grande do Sul (Sincor-RS), para a gestão 2022-2025.Ele vai suceder o atual presidente Ricardo Pansera e tomará posse em janeiro.

NOVA DIRETORIA: Presidente André Thozeski/ Marcos Pozza vice-presidente/ Ricardo Pansera vice-prersidente Administrativo e Financeiro/ Celso Marini vice-presidente de Relações com o Mercado.

Bolsonaro saúda o povo da sacada do Palácio

 Este vídeo é de hoje de manhã e mostra Bolsonaro saudando o povo diante da embaixada do Brasil em Roma, o Pallazo Pamphili. Logo em seguida, o presidente desceu até as pessoas para confraternizar. Jornalistas lacradores do UOL e da Rede Globo tentaram fazer provocações, mas foram contidos a tapas por policiais italianos e brasileiros. 

China continua sob suspeita e não colabora, dizem serviços de inteligência dos EUA

A China rejeitou neste domingo uma investigação dos serviços de inteligência dos Estados Unidos publicada na sexta-feira  sobre as origens da pandemia de covid-19, chamando-a de "política e falsa", e exortou Washington a "parar de atacar" Pequim. "Não importa quantas vezes este relatório seja publicado e quantas versões sejam inventadas, ele não pode mudar a natureza completamente política e falsa" de suas conclusões, disse o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Wang Wenbin.O documento divulgado na sexta-feira é uma nova versão do relatório ultrassecreto apresentado no final de agosto ao presidente dos Estados Unidos, que deu aos serviços de inteligência 90 dias para "redobrar seus esforços" para explicar a origem da pandemia.

O relatório observa que, sem novas informações, as agências de inteligência não poderiam concluir se o vírus apareceu por zootransmissão ou vazamento de laboratório, acrescentando que a cooperação da China provavelmente será necessária para chegar a uma avaliação conclusiva das origens do vírus. Ao mesmo tempo, enfatiza que Pequim continua a "dificultar a investigação global."

Paulo Guedes diz que sótem Plano A para Auxílio Brasil

A aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que parcela os precatórios é o único plano para o governo viabilizar o benefício mínimo de R$ 400 para o Auxílio Brasil, disse hoje o ministro da Economia, Paulo Guedes. Ele integra a comitiva brasileira que participa da reunião do G20 (grupo das 20 maiores economias do planeta), na Itália, e defendeu a PEC, dizendo que ela cria o espaço fiscal necessário para o programa.

“Nós estamos trabalhando com plano A. A aprovação da PEC dos Precatórios. Ela é importante porque abre espaço fiscal para o programa de assistência social. Esse é o nosso plano. Nós acreditamos que o Congresso vai aprovar, exatamente porque permite o financiamento dos programas sociais do governo”, afirmou Guedes em entrevista a jornalistas em Roma a cujo áudio a Agência Brasil teve acesso.

O ministro não comentou a declaração de ontem (30) do presidente Jair Bolsonaro. Em entrevista a jornalistas ontem em Roma, o presidente disse estar preocupado com a demora do Congresso em aprovar a PEC e disse que o governo tem um plano B.

Em entrevista ao canal italiano Sky TG24", Bolsonaro diz que Lula foi financiado pelo narcotráfico

O presidente Jair Bolsonaro disse em entrevista ao canal de televisão italiano “Sky TG24” que Lula foi financiado pelo tráfico de drogas. O presidente citou o ex-chefe do Serviço Secreto da Venezuela, general Hugo Carvajal, que acusa partidos de esquerda na América Latina de terem sido financiados pelo regime bolivariano.

- Lula me acusa de genocídio por ser um oportunista. 

Bolsonaro explicou o teor das suas acusações:

- O último caso que veio à tona: o chefe do serviço de inteligência venezuelano, preso recentemente, disse que recebia recursos e que todas as autoridades de esquerda recebiam recursos do narcotráfico, dinheiro também enviado para a Espanha. Lula foi condenado, depois eu não sei como ele não ficou na prisão, mas todo o escândalo de corrupção em que ele se envolveu deixou uma marca muito forte no Brasil. Lula quase levou à falência nossa maior empresa de petróleo, a Petrobras. É uma longa história, sua liderança política começou quando ele teve contato com as FARC colombianas e a partir desse momento começou essa relação com o narcotráfico.

Crimes de Alcolumbre custarão caro para Rodrigo Aras, o chefão da PGR

 As denúncias de Veja (leia duas notas a seguir) poderão custar a presidência da CCJ ao senador David Alcolumbre, mas ele poderá até perder o mandato.

O certo, no entanto, é que o candidato de Alcolumbre ao STF, o procurador Rodrigo Aras, viu queimadas todas as suas chances de substituir o indicado por Bolsonaro, no caso o ex-ministro André Mendonça.

O senador do Amapá não agenda sabatina de André para prejudicar Mendonça e garantir Aras, o seu candidato.

Veja publica novas denúncias sobre crimes de rachadinha promovidos por David Alcolumbre. Ele sabia de tudo, diz Veja.

O Senado faz de conta que não sabe de nada, mas terá que agir. O senador Alessandro Vieira, Cidadania, já pediu que o STF mande a PGR entrar em ação.


A revista Veja de hoje, via seu site, voltou a denunciar os crimes de rachadinha praticados durante vários anos pelo senador David Alcolumbre.

Veja conta o caso de Marina Ramos Brito dos Santos, 33 anos, que foi contratada como assessora do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) em janeiro de 2016. 

Entre salário e benefícios pagos pelo Congresso, ela recebia mais de 14 mil reais por mês. Alcolumbre confiscava quase tudo.

O caso envolve mais 5 mulheres, todas identificadas e com testemunhos gravados em vídeo.

No total, R$ 2 milhões foram retidos criminosamente por Alcolumbre, segundo Veja.

CLIQUE AQUI para ler toda a reportagem.

Dica de saúde - Aqui, nas Américas, as pessoas consomem três vezes mais sal. Saiba o que fazer.

Estudos médicos já comprovaram que consumir menos de 5 gramas de sal por dia pode reduzir riscos de doenças do coração e de acidente vascular cerebral (AVC). 

Habitantes das Américas consomem entre 8,5 e 15 gramas de sal por dia, quantidade três vezes maior do que a recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

De acordo com a Opas, a comida processada tem grande quantidade de sal e é muito consumida no continente americano. A instituição lembra que ingerir sal em excesso contribui para maior risco de doenças cardiovasculares, como pressão alta. Por ano, 9,4 milhões de pessoas morrem dos impactos da hipertensão.  

CLIQUE AQUI para saber mais. O material é da Agência Brasil.


PRF, com apoio da PM de Minas, matou 25 ladrões assassinos, hoje, de uma só vez. Saiba como foi o justiçamento.

Forte arsenal foi apanhado com os criminosos.


Uma violenta troca de tiros, na madrugada deste domingo, na área rural de Varginha, no sul de Minas Gerais, deixou 25 mortos. 

Todos eram suspeitos de integrar uma quadrilha responsável por mega-assaltos a agências bancárias, crime conhecido como novo cangaço.

A informação foi confirmada pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) por meio de nota do Ministério da Justiça e Segurança Pública. 

A operação contou com o apoio do Bope (Batalhão de Operações Especiais), uma divisão da PM (Polícia Militar) de Minas Gerais.

Os criminosos foram flagrados em duas chácaras da região. Todos, segundo a PRF, foram socorridos após a troca de tiros, porém não resistiram.

Os bandidos estavam fortemente armados. Pelo menos dez fuzis foram apreendidos, "além de outras armas, munições, granadas, coletes, miguelitos (sendo levantado neste momento o arsenal) e dez veículos roubados", de acordo com a polícia.

Não houve policiais feridos na ação.

Jair Super-Homem Bolsonaro e Michele Mulher Maravilha Bolsonaro viralizam nas redes sociais

A primeira-dama Michelle Bolsonaro compartilhou no início da madrugada deste domingo, nos stories de seu perfil no Instagram, uma montagem na qual Jair Bolsonaro aparece como Super-Homem e ela, como a Mulher-Maravilha. 

Várias postagens sobre o caso, incluem Bolsonaro. Todas viralizam nas redes sociais.

O story foi compartilhado em meio a uma discussão nas redes sobre a orientação sexual de Jonathan Kent, personagem dos quadrinhos e filho do Super-Homem original (Clark Kent), e que tem envolvido o clã Bolsonaro, bolsonaristas e até atletas numa discussão sobre o caso, que teve origem na perseguição movida contra o jogador Maurício Souza.

Na montagem, Michelle aparece como a Mulher Maravilha.

Ela gostou da story.


Dica do editor - Veja esta tarde ou reserve para a noite, "USS Indiannapolis - Homens de Coragem".

- O editor viu ontem a noite e recomenda, mas apenas para homens decididos ou que gostariam de ser decididos.

O navio teve importante participação na Segunda Guerra Mundial, tendo sido afundado pelo submarino japonês I-58, em 30 de julho de 1945, na posição 12° 2' N 134° 48' E, em apenas doze minutos, após ser torpedeado. Dos 1 196 tripulantes, sobreviveram 316. 156 foram comidos pelos tubarões, o maior ataque do gênero da história. Esse navio havia participado, dias antes de sua perda, da secretíssima missão de enviar às Ilhas Marianas, o núcleo de urânio e outros componentes da bomba que seria lançada sobre Hiroshima, uma semana depois.

O GETTR do editor está ativo. Não se deixe censurar. Fale direto com o editor, sem patrulha.

O editor ativou neste final de semana dois endereços diferentes no GETTR.

CLIQUE AQUI para saber como surgiu o GETTR. Ambos podem ser frequentados e usados pelos usuários dos serviços oferecidos, que não estão submetidos a censura alguma.

O GETTR é concorrente do Facebook, Twitter e Instagram, mas ao contrário deles, não patrulha e nem censura seus frequentadores. O serviço foi criado pelo ex-assessor de Trump, Steve Bannon (Steve esteve recentemente no Brasil e foi constrangido por policiais federais no aeroporto de Brasília, quando regressava aos Estados Unidos).

Você precisa cadastrar-se no GETTR, o que é tarefa muito simples.

Para encontrar o editor, basta ir a um destes dois domínios:

- Polibio
- Polibio Braga

O domínio Políbio Braga é administrado por voluntária que se dispõe a fazer acompanhamento diário.

Eduardo Leite está de novo fora do Estado e de novo em campanha eleitoral

Sexta, em campanha eleitoral no Piauí.

O governador Eduardo Leite está de novo em viagem de aberta campanha eleitoral pela indicação como candidato do PSDB ao Planalto. As prévias do PSDB sairão no dia 21.

Ele está no Norte e no Nordeste. Ontem, visitou Belém, Pará. Na sexta, dia normal de expediente no Palácio Piratini, Eduardo Leite fez campanha em Teresina, Piauí, e Natal, RN.

Eduardo Leite é ciceroneado pelo senador Tasso Jereissati, que o apoia há muito tempo. 

A família Jereissati tem apoiado o governador gaúcho ao longo do tempo.

O Piratini nada fala sobre esta nova viagem. Jornais, emissoras de rádio e de TV, sites e blogs, ninguém sabe nada do que faz o governador fora do Estado - e nem demonstram interesse em saber.

Esta semana, o editor recebeu resposta ao pedido que fez com base na Lei de Acesso à Informação, tudo para saber dessas viagens recorrentes. As respostas vieram incompletas, mas dão uma pista de como elas ocorrem. Os valores gastos com os deslocamentos oficiais para fora do Estado não vieram. Eduardo Leite tem viajado com ajudantes.

Dica do editor - Programe-se para ir à Redenção, esta tarde. Ontem, o prefeito de Porto Alegre abriu os serviços dos pedalinhos do lago.

O parque mais antigo de Porto Alesgre volta a ter uma das atrações preferidas pelos frequentadores. Os pedalinhos que percorrem o laguinho do Parque Farroupilha (Redenção), e agradam adultos e crianças, retornaram à população. O prefeito Sebastião Melo prestigiou a reabertura da atividade, neste sábado.

CLIQUE AQUI para ver as fotos de ontem.

Artigo, Percival Puggina - Censura

- Ilustração e texto são do blog do Puggina.


Milhões de cidadãos se sentem frustrados e impotentes. O produto natural é uma indignação que flui para as redes sociais, seu único espaço de expressão. Ali, ninguém é poupado. Os que patrulham a retórica alheia só leem e só veem ódio, fake news e articulações antidemocráticas quando as críticas se voltam ao Supremo.


Durante votos que pareceram discursos na sessão do TSE que julgou a cassação da chapa Bolsonaro-Mourão, as redes sociais ganharam evidência. A palavra censura só não foi pronunciada porque tem carga negativa, mas ela esteve ali, suspensa como lâmina de guilhotina justiceira. Disseminar ódio tem sido acusação frequente contra as redes sociais. Muitos comunicadores já foram calados; outros calaram-se.

É tênue a linha que separa a indignação do ódio. 

CLIQUE AQUI par ler tudo.

Onyx reúne-se com Melo para buscar opções ao projeto de Eduardo Leite sobre saneamento

O ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, que é candidato ao governo do RS, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano, foram recebidos na tarde desta sexta-feira pelo prefeito Sebastião Melo. 

A pauta do encontro foi o estudo para concessão dos serviços de saneamento da Capital, que deverá incluir, além de água e esgoto, também a drenagem. 

Há projeto do governador Eduardo Leite na Assembleia, mas ele encontra resistência. O prefeito, por exemplo, reforçou a posição de agregar a drenagem à proposta de concessão, conforme já informou ao BNDES durante reunião em Brasília. Lorenzoni disse que o governo federal apoia o prefeito. 

CLIQUE AQUI para saber como está o projeto de regionalização do saneamento.

Colombo substitui Pedry na secretaria de Comunicação Institucional do governo Bolsonaro

O gaúcho Mateus Colombo é o novo secretário de Comunicação Institucional do governo Bolsonaro.

Seu antecessor, Felipe Pedry, que também é gaúcho, foi deslocado para o ministério da Cultura. Pedry também é gaúcho.

Homem não aguentava ouvir o galo do vizinho cantar "Bolsonaro". E matou o vizinho a tiros e pedradas. Foi no Rio.

No Rio de Janeiro, uma briga de vizinhos por causa de um galo que aprendeu a cantar o nome "Bolsonaro" acabou em morte. 

Segundo o portal Metrópoles, o assassino confesso foi identificado como Marcos Custódio Ferreira, de 52 anos, preso na tarde desta sexta-feira. Ele matou Ricardo Carneiro Montojos a tiros e depois esmagou sua cabeça com uma pedra de 8 quilos. O caso aconteceu em 4 de setembro.

Em depoimento, Marcos declarou que já mantinha rixa com o vizinho. Segundo ele, a vítima reclamava do barulho de seu galinheiro. Além disso, acreditava que um dos galos foi ensinado a cantar a palavra “Bolsonaro” por implicância, justamente por que Ricardo não gostaria do presidente Jair Bolsonaro. Após o crime, Marcos teria fugido do local e se escondido em uma mata. Contudo, ainda em setembro, ele se apresentou na delegacia acompanhado de um advogado.

Neste mês de outubro, a Justiça liberou o mandado de prisão preventiva contra Marcos. Ele responderá pelo crime de homicídio qualificado.

Governo federal decide confrontar greve dos caminhoneiros. Saiba o que já conseguiu a AGU.

O governo federal resolveu enfrentar a greve dos caminhoneiros e faz isto através de medidas judiciais protocoladas nos Estados mais visados pelos grevistas. A Justiça proibiu o bloqueio de rodovias federais durante a greve dos caminhoneiros convocada para amanhã. Segundo o ministério da Infraestrutura, a decisão é válida em 17 Estados. 

São eles: Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Paraná, Pará, Bahia, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba, Maranhão, Tocantins e Goiás.

A ênfase é o acesso às refinarias.

No Rio Grande do Sul, o juiz federal Ricardo Humberto Silva Borne determinou a "imediata desocupação das rodovias federais ou outros bens da União" que interligam a refinaria Alberto Pasqualini. 

O magistrado estabeleceu multa de R$ 10 mil por pessoa que participe da manifestação e de R$ 100 mil por entidade caso haja bloqueio das vias.

Contas públicas registram superávit de R$ 12,9 bilhões em setembro

As contas do setor público consolidado — União, Estados e municípios — registraram superávit primário de R$ 12,9 bilhões em setembro, melhor resultado para o mês em 11 anos. É o que informa o Banco Central (BC), em dados divulgados na última sexta-feira. Isso significa que as receitas com os impostos do setor público superaram as despesas — sem considerar os juros da dívida pública.

O bom desempenho das contas públicas no mês passado está relacionado com o superávit recorde alcançado por Estados e municípios, que tiveram saldo de R$ 10,4 bilhões. No acumulado deste ano, os Estados e municípios registraram superávit primário de R$ 92,1 bilhões, novo recorde histórico para o período, contra R$ 37,1 bilhões observados em setembro de 2020 

O governo federal fechou no azul em R$ 708 milhões, enquanto as estatais registraram superávit de R$ 1,8 bilhão.

Em 2021, o saldo do setor público consolidado é de R$ 14,2 bilhões, o equivalente a R$ 0,22% do Produto Interno Bruto (PIB). Nos primeiros nove meses do ano passado, houve déficit de R$ 636 bilhões (-11,7% do PIB). Na prática, isso significa que houve melhora de R$ 650 bilhões, apesar dos gastos extras em razão da pandemia do coronavírus.

.

BTG diz que não há risco fiscal e que contas públicas estão muito melhores

Nota do editor
O mercado financeiro, sobretudo o que especula no câmbio e na Bolsa, avalia mal o risco fiscal e cria problemas onde eles não existem, prejudicando o País. 

O economista-chefe do BTG Pactual, Mansueto Almeida, encaminhou uma mensagem aos clientes do banco enaltecendo a recuperação fiscal do governo federal, Estados e municípios. Afirmou que os últimos resultados das contas públicas surpreendem, mas que o governo se “comunica mal”.

Segundo o ex-secretário do Tesouro, o governo tem conseguido inverter o cenário de resultados positivos para uma percepção de “maior risco”. Mansueto foi um dos cotados para substituir o ministro Paulo Guedes (Economia). Ele deixou o Tesouro em julho de 2020.

CLIQUE AQUI para ler a análise.


RBS demite Luís Fernando Veríssimo. Ele sofreu AVC em janeiro e não escreve mais desde lá.

LFV e a esposa Lúcia.


O jornal Zero Hora avisou, hoje, que Luís Fernando Veríssimo está fora da RBS.

O escritor gaúcho sofreu AVC em janeiro e desde lá não consegue escrever. Ele se recupera com dificuldade na sua casa de Porto Alegre.

Luís Fernando trabalhou durante 50 anos na RBS.

Há quem vá sentir saudades dos seus enxutos textos.

Não é o caso deste editor.

O escritor, ao contrário do pai, o consagrado escritor Érico Veríssimo, transformou-se num ativista esquerdopata, adotando posições lulopetistas com o passar dos anos. Ele tem 85 anos.

Sócios do Minas protestam contra demissão de Maurício Souza. A cabeça do jogador foi exigida por Gerdau e Fiat.

Um grupo de sócios do Minas Tênis Clube  reuniu-se em frente à sede do clube na manhã deste sábado, tudo para protestar contra a demissão do jogador de vôlei Maurício Souza. O atleta virou alvo de militantes digitais, depois de publicar na internet sua opinião sobre a nova série de quadrinhos do Super-Homem, na qual o herói é bissexual. Os grupos Gerdau e Fiat pressionaram o Minas.

Além de demonstrarem apoio ao ex-jogador da seleção brasileira, os manifestantes pediram mais participação nas decisões tomadas pela diretoria do Minas Tênis Clube. Uma faixa com a seguinte mensagem foi estendida: “Todos os associados têm de ter vez e voz”. Os protestos ocorreram horas antes da estreia da equipe na Superliga Brasileira de Voleibol Masculino.

Os sócios do clube também organizaram um abaixo-assinado on-line contra a demissão do jogador. 

A direção do clube vai receber os associados na quarta-feira.

Jovem Pan News contrata Alexandre Garcia e Caio Coppola

Os jornalistas Alexandre Garcia e Caio Coppola são os mais novos integrantes da JovemPan News, a emissora de televisão do grupo JovemPan, que estreou na última semana na TV fechada com recordes de audiência. 

A dupla estreia logo depois do feriado, embora ainda não tenham sido divulgados os programas dos quais participarão.

Alexandre Garcia desligou-se da Rede Globo porque quis e foi desligado da CNN por censura pura e simples.

O caso de Caio Coppola é mais estranho, já que ele permaneceu meses fora do ar, embora sendo pago pela CNN, que esta semana acertou a saída do comentarista, por censura pura e simples.

Bolsonaro volta às ruas de Roma. Imagens são de ontem.

 - Pelo segundo dia seguido, Bolsonaro sai às ruas de Roma. As imagens foram editadas pela Folha Política e viralizam nas redes sociais.

Brasil registrou apenas 232 óbitos por covid-19 neste sábado

O Brasil registrou em 24 horas, mais 10.693 novos casos de vírus chinês. Segundo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde neste sábado, o total de pessoas infectadas chegou a 21.804.094 desde o início da pandemia e o número de recuperados é de 20.992.510.

As secretarias estaduais de saúde registraram também 232 novas mortes em razão de complicações. Com os novos dados, o total de pessoas que perderam a vida para a pandemia chegou a 607.694. Ontem eram 607.642.

No RS, foram 31 óbitos.

Os dados apontam ainda 2.940 óbitos em investigação. Essa situação ocorre pelo fato de haver casos em que o paciente faleceu, mas a investigação se a causa foi covid-19 ainda demandar exames e procedimentos posteriores.

Até este sábado, 20.992.510 pessoas já se recuperaram da covid-19.

Domingo será dia de céu azul, sol forte e temperatura alta no RS

Este domingo no Rio Grande do Sul  será de sol, céu azul e bastante calor.

Entre a tarde e a noite, devido ao aquecimento, ocorrerá chuva isolada típica de verão, logo passageira, em diferentes pontos do interior gaúcho.

O dia começou com marcas baixas nos termômetros, porém aquecerá rapidamente e a tarde será de calor, mais intenso no Oeste e no Noroeste gaúcho.

A temperatura variará entre 18ºC e 31ºC na Capital.

Vacinação continuará, hoje, em Porto Alegre, mas apenas num local

 A secretaria de Saúde de Porto Alegre aplicou 1.365 doses de vacinas contra o vírus chinês nos três locais de imunização abertos neste sábado. Foram 137 vacinas de primeira dose, 804 de segunda dose e 424 doses de reforço.

Neste domingo, a vacinação continua na Unidade Móvel de Saúde, que estará no Clube Satélite Prontidão, no bairro Rubem Berta. Haverá aplicação de primeira, segunda e terceira dose, das 9h às 16h.

CLIQUE AQUI para saber o estágio atual de vacinação em Porto Alegre.

Dica do editor - Aproveite o calor deste sábado e vá com os amigos no Bier Markt Vom Fass, Porto Alegre

Experimente.

Cervejas artesanais e petiscos inspirados na gastronomia alemã.
Faça sua reserva para você e seus amigos ou parentes:

Whats 993882401 / 993887265. 

São cervejas e chopes artesanais, no caso as especialidades da casa. Também serve petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Estacionamento é fácil na rua, há guarda para segurança interna e externa. 

Não é preciso fazer reserva.

Cardápio no site www.biermarkt.com.brTambém pedidos pelo iFood

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento
Porto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços e encomendas: goomer.app/biermarkwww.biermarkt.com.br

Pesquisa CNM: em apenas 1% dos Municípios máscara não é mais obrigatória,

Os prefeitos gostaram das mordaças.

A utilização da máscara como item obrigatório para a prevenção da Covid-19 não é mais obrigatória em apenas 1%, ou seja, em 17 Municípios, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) sobre a situação da pandemia no Brasil. A pesquisa desta semana ouviu 1.703 prefeituras de 25 a 28 de outubro de 2021. 

Ainda segundo a 30ª edição do levantamento semanal, cerca de 60% (1.019) dos gestores municipais pretendem manter a obrigatoriedade do uso do item de proteção mesmo com o avanço da vacinação e que toda a população esteja imunizada. Outros 36% (613) afirmaram que ainda não se decidiram sobre o tema e apenas 2,5% (43) disseram que pretendem retirar a obrigatoriedade do item no cenário em que todos estejam vacinados. A grande maioria dos Municípios - ou 98,1% (1.670) - afirma manter os avisos e comunicados sobre a necessidade e importância da utilização da máscara de proteção. 

CLIQUE AQUI para saber mais dados.

Começou boicote contra carros da Fiat e pretos da Gerdau

Heteros de várias localidades brasileiras, mas também e por isto bolsonaristas, reagem com cards bem humorados à patrulha dos vigilantes do sexo.

Heteros e até homossexuais  foram às redes sociais criticar os patrocinadores do Minas Tênis Clube, que influenciaram na demissão do jogador de vôlei Maurício Souza –acusado de homofobia, segundo informa o Poder360 em seu site desta tarde.

A deputada Carla Zambelli avisou que nunca mais comprará carros da Fiat.

O editor, além de não comprar carros da Fiat, também não comprará pregos da Gerdau.

 Em 12 de outubro, o atleta criticou uma revista da DC que retratava o filho do Super-homem como um personagem bissexual. Tanto a Fiat quanto a Gerdau publicaram notas condenando a atitude de Maurício. Na 4ª feira (27.out), a pressão se tornou insustentável e ele foi demitido.

MDB lança slogan para campanha presidencial de Simone Tebet

O MDB fez uma postagem nas redes sociais nesta sexta-feira, 29, usando a hashtag “digaSim” para fazer o pré-lançamento da senadora Simone Tebet (MDB-MS) como pré-candidata à Presidência da República.

O partido trabalha com as iniciais do nome da parlamentar: “Sim”. 

A equipe de comunicação que fez a campanha entende que a palavra afirmativa traz uma ideia de positividade.

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, a sigla decidiu esperar o fim da CPI da Covid para lançar o nome e assim evitar acusações de que ela estaria usando a comissão como palco para se lançar na disputa pelo Planalto.

Brasil Paralelo lança sua nova série, "A Sétima Arte". Veja o trailer.

A produtora de vídeos e documentários Brasil Paralelo lançou, no dia 25 de outubro, uma série documental que retrata o poder e a influência do cinema sobre a sociedade ao longo do último século. A Sétima Arte, dirigida por Lucas Ferrugem, tem sete episódios e mostra como o cinema contemporâneo reproduz um padrão narrativo mais progressista, abraçado por diferentes estúdios e franquias. Veja o trailer:

O GETTR do editor está ativo. Não se deixe censurar. Fale direto com o editor, sem patrulha.

O editor ativou neste final de semana dois endereços diferentes no GETTR.

CLIQUE AQUI para saber como surgiu o GETTR. Ambos podem ser frequentados e usados pelos usuários dos serviços oferecidos, que não estão submetidos a censura alguma.

O GETTR é concorrente do Facebook, Twitter e Instagram, mas ao contrário deles, não patrulha e nem censura seus frequentadores. O serviço foi criado pelo ex-assessor de Trump, Steve Bannon (Steve esteve recentemente no Brasil e foi constrangido por policiais federais no aeroporto de Brasília, quando regressava aos Estados Unidos).

Você precisa cadastrar-se no GETTR, o que é tarefa muito simples.

Para encontrar o editor, basta ir a um destes dois domínios:

- Polibio
- Polibio Braga

O domínio Políbio Braga é administrado por voluntária que se dispõe a fazer acompanhamento diário.

Procergs abre vagas e promete pagar salários de até R$ 6,4 mil mensais

A estatal estadual gaúcha Procergs abriu concurso público.

Dependendo da função, os novos empregados poderão receber até R$6,4 mil, mais benefícios, que não são poucos.

Veja tudo em fundacaolasalle.org.br/concursos.

TCE do RS decide, no tacão, que todos da Corte terão direito ao auxílio-saúde. É outro penduricalho para quem já ganha muito.

 No embalo do Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública, o Tribunal de Contas do Estado decidiu por unanimidade que todo mundo terá direito a auxílio-saúde na Corte.

É isto.

Trata-se de novo penduricalho para aumentar os rendimentos dos distintos conselheiros.

O auxílio-saúde, decidido no tacão administrativo, será derrubado pela Assembleia do RS.

Cabo Daciolo muda de Partido e é lançado candidato ao Planalto. Ele ameaça Guedes.

Cabo Daciolo filiou-se ao partido Brasil 35 e lançou a sua pré-candidatura às eleições presidenciais de 2022 na sexta-feira. 

Como de costume, em seu discurso, falou em Deus e pediu que os eleitores filiem-se ao seu novo partido.

Na última eleição, Cabo Daciolo teve desempenho pífio.

Ontem, disse que prenderá o ministro Paulo Guedes, caso seja eleito.

Cabo Daciolo é um bravateiro.

Um babaca macunaímico.


TJRS anula condenação de Valter Nagelstein

CLIQUE AQUI para ver o vídeo no qual a RBS mostra as agressões. Também recupere a informação da época.

O ex-vereador, ex-secretário municipal e ex-diretor do Badesul, também advogado, Valter Nagelstein, reverteu em segunda instância (TJRS) a decisão de primeiro grau que o obrigou a pagar multa de R$ 10 mil a um servidor que se sentiu caluniado durante cerco que ele e colegas promoveram diante do Mercado Público, março de 2019. Valter e duas assessoras resultaram cercados, intimidados e todos levaram cusparadas. O professor André Dornelles Pares foi identificado, em vídeo, como um dos agressores, mas ele negou tudo e ajuizou ação cível contra Valter Nagelstein.

Em junho, o juiz André Neves Pereira mandou retirar o vídeo do Twitter e concedeu a multa.

Em recurso junto aos três desembargadores da 3a. Câmara, Valter Nagelstein pediu a anulação da multa e a manutenção do vídeo. E levou. Apesar disto, no caso do outro pedido, o da condenação de Pares, os magistrados preferiram não atender a demanda.

CLIQUE AQUI para examinar mais vídeos e comentários do próprio ex-vereador.

Dica de filme - Veja esta tarde ou reserve para a noite, "Até o último homem", You Tube

- CLIQUE AQUI para conhecer a história do filme. No You Tube, a versão é completa, mas é interrompida seguidamente por impertinente propaganda. Ainda assim, vale a pena ter paciência e ver. A direção é de Mel Gibson.

Vídeo do ministro Tarcísio de Freitas bate forte com o martelo e imagens viralizam nas redes sociais

Imagens do ministro da infraestrutura, Tarcísio de Freitas, viralizaram, ontem, ao bater o martelo com muita força no momento do anúncio do arremate do leilão da nova concessão da rodovia Presidente Dutra.  O Grupo CCR venceu o leilão do trecho da Rio-Santos, na BR-101 entre Rio de Janeiro e Ubatuba (SP), que estava com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). Assim, a empresa renovou sua posse da concessão do trecho por mais 30 anos.  O ministro publicou o momento da batida do martelo em seu perfil no Twitter. Ao postar, escreveu: “R$15 bilhões em obras na Dutra e na Rio-Santos e redução de 35% no pedágio atual para o usuário. O maior leilão rodoviário da nossa história. Hoje foi dia”. 

Alguns internautas passaram a chamar o ministro de Thorcísio, ligando-o ao herói Thor.

CLIQUE AQUI para ver o vídeo na página do ministro.

Veja cenas de Bolsonaro com líderes mundiais reunidos no G20, Itália

 - O material é da Folha Política, canal perseguido pelo ministro Alexandre de Moraes, submetido a censura prévia, expurgado das redes sociais e sujeito a bloqueios de contas bancárias e confisco de renda.

Dica do editor - O Parque da Redenção, Porto Alegre, já tem seus pedalinhos de volta. Vá lá.

O prefeito Sebastião Melo visita, neste sábado, neste momento, 11h, o Parque da Redenção, quase no centro de Porto Alegre. Ontem, sexta-feira, dia 29, teve início a operação dos pedalinhos que estavam desativados desde 2018. 

Vale a pena programar uma visita com as crianças, usando o longo feriadão.

Vereza sai do silêncio, defende Maurício de Souza

 - Este vídeo rola nas redes sociais deste ontem. Trata-se de um depoimento corajoso e necessário diante da patrulha do mal.

Depois de Maurício Souza, matilha persegue o filho de Tite, Matheus Bachi.

O UOL destila veneno puro ao acusar o filho de Tite como homofóbico, machista, transfóbico, antifeminista e inimigo do jornalismo canalha do tipo que persegue quem discorda. CLIQUE AQUI para ler a safada reportagem do UOL.

A matilha esquerdopata, rancorosa e perversa quer mais sangue.

Após anunciar a convocação para a próxima rodada das Eliminatórias, o técnico Tite foi questionado sobre o caso que envolve seu filho Matheus Bachi, que teria curtido as postagens de Maurício Souza, em alusão a Joe Kent, o novo Superman, bissexual nos quadrinhos. Matheus é auxiliar técnico da seleção brasileira há 5 anos e boa parte da mídia, como O Globo, UOL e Istoé, pedem que ele seja demitido e jogado às profundezas do inferno.

Há uma caça às bruxas contra qualquer profissional que apresente "fumaça" de crítica à comunidade LBGTQI+ ou +, seja lá o que isto signifique.

No RS, o governador Eduardo Leite, antes de assumir sua condição homossexual, criou uma delegacia que tem se especializado em ir atrás de quem discorda publicamente da orientação sexual seja de quem for. A delegacia ainda não foi chamada por Eduardo Leite para investigar seus críticos, mas já atua em casos de críticos de Eduardo Leite, como é o caso deste editor.

Matheus é o mais novo alvo de ataques à reputação, perseguição pessoal e profissional, tal como acontece de modo recorrente e por iniciativa de jornalistas não alinhados.

Segundo informações do jornal O Globo, a ação de Matheus incomodou a CBF, que tirou nota sobre o caso. O filho de Tite afirma ter errado ao interagir com o post, pois “não compartilha de tal opinião”.

STF usurpou prerrogativas do Congresso e legislou sobre crimes de homofobia

A Constituinte estabeleceu o crime de homofobia, mas apenas de maneira geral, mandando que o legislador tratasse de regulamentá-lo, o que nunca foi feito, exatamente porque deputados e senadores nunca quiseram mexer neste abelheiro. Apesar disto, o STF resolveu avançar sobre as prerrogativas dol Poder Legislativo, e em junho de 2019, resolveu tipificá-lo, sem, no entanto, fazer isto de verddade, mas apenas mandando que homofobia deve ser tratada da mesma maneira que o racismo. Pela tese definida no julgamento, a homofobia também poderá ser utilizada como qualificadora de motivo torpe no caso de homicídios dolosos ocorridos contra homossexuais. 

Religiosos e fiéis não poderão ser punidos por racismo ao externarem suas convicções doutrinárias sobre orientação sexual desde que suas manifestações não configurem discurso discriminatório.

“Ditadura das minorias LGBTQIA+ destrói vidas e reputações, diz deputado Marcos Feliciano

O deputado é um homem polêmico. Caetano processou o pastor. E perdeu. O caso era de outra natureza. CLIQUE AQUI para saber.


O deputado federal Marco Feliciano (PL-SP) disse nesta sexta-feira que o movimento LGBTQIA+ criou uma “ditadura das minorias” que ameaça a liberdade de expressão e promove “violência desmedida e desproporcional” a quem não concorda com suas pautas. 

As declarações foram dadas pelo pastor em vídeo publicado no Twitter. Feliciano começa o vídeo dizendo que os ativistas não aceitam críticas e querem impor suas visões à maioria da população. 

“Não aceitamos que enfiem goela a baixo da minoria sua visão de mundo como sendo a única e verdadeira”, declarou o deputado, que completou: "Esta turma da ideologia de gênero quer impingir a nos e nossos filhos costumes de suas ditaduras, da ditadura das minorias”. O pastor também manifestou apoio ao jogador de vôlei Mauricio Souza, demitido do Minas Tênis Clube por uma postagem considerada homofóbica. Feliciano disse que tem em comum com o campeão olímpico essa “destruição de perseguição”.


Ontem, este blog bateu seu recorde de audiência da semana. Foram 48 mil leitores num só dia.

 Este blog alcançou, ontem, o maior número de leitores da semana, mesmo diante da fuga em massa de gaúchos e brasileiros para as praias, visando aproveitar o feriadão.

Foram 48.009 leitores.

No mês, que terminará amanhã, este blog acumula 1,2 milhão de visualizações, o que representa uma média de 40 mil leitores diários, considerando-se sábados, domingos e feriados, quando a procura por informações cai bastante.

Os números são auditados pelo Google Analytics.

Saiba quais foram as 5 notas mais procuradas pelos leitores, nesta semana de maior índice de leitores deste blog

Na semana em que este blog bateu seu recorde de leitores, 48.009 apenas ontem, estas foram as cinco postagens de maior procura:

- Senadores admitem que Alcolumbre poderá ter o mandato cassado
- "Mensagem aos tiranos do STF", por Allan dos Santos
- Jeferson rompe com Bolsonaro e denuncia: "Ele fraquejou no dia 7".
- Exigência de passaporte vacinal provoca cancelamentos em massa no Natal Luz
- Saiba quais são os interesses da China no mundo e no Brasil

O editor mantém equilíbrio entre notas nacionais e locais, mas de longe o interesse dos leitores é pelas postagens de caráter nacional - e políticas. 

Das 5 notas do Top 5, apenas uma gaúcha diz respeito diretamente a assunto gaúcho.

O editor também está no GETTR.,Facebook, Instagram e Twitter.

Artigo, Guilherme Baumhardt, Correio do Povo - O mais novo cancelado

Depois da perseguição cruel e intolerável, o jogador viu seu número de seguidores pular de 200 mil para 1,5 milhão.

Uma rede social e uma postagem. De um lado, a imagem de uma publicação na Internet sobre histórias em quadrinhos, em que o novo Superman aparece beijando um homem. E a manchete: “Superman atual, filho de Clark Kent, assume ser bissexual”. Ao lado, a mensagem do jogador de vôlei Maurício Souza, do Minas Clube e da Seleção Brasileira: “Ai, é só um desenho, não é nada demais. Vai nessa que vai ver onde vamos parar...”. E o jogador Maurício é o mais novo “cancelado” da praça. Sob o argumento de homofobia (?), dois patrocinadores romperam contratos. O Minas Clube decidiu rescindir o vínculo com o atleta. Renan Dal Zotto, treinador da seleção brasileira, descartou convocar novamente o jogador e afirmou: “Não tem espaço para profissionais homofóbicos na seleção”. Será que não há uma boa dose de exagero no caso?

Não vejo problemas em um Superman bissexual. Ele poderia ser gay. Ou trans. Ou simplesmente ser hétero como sempre foi e virar um “homem do lar” e, assim, deixar de ser o salvador do planeta, delegando a outros a tarefa de combater o vilão Lex Luthor. Há na frase publicada pelo jogador de vôlei um convite para agredir gays, lésbicas ou transgêneros? Não. Existe uma grave ofensa? Não. O que existe é uma insatisfação, que poderia servir ainda como convite para um bom debate.

Debate, aliás, que não houve no caso da atleta trans Tiffany, que hoje atua no vôlei feminino com excelente desempenho, mas que antes, quando era Rodrigo, não se destacava na disputa do masculino. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Psol insiste em perder e lança Pedro Ruas ao Piratini

A esquerda gaúcha, fraturada pelos escândalos de corrupção de Lula e do PT no Mensalão e na Lava Jato, sem ter feito autocrítica até agora, divide-se ainda mais e cai para valer do precipício.

O vereador Pedro Ruas, ex-deputado estadual e eterno candidato ao governo estadual, será o candidato do Psol ao Piratini.

Se perder, o que ocorrerá com certeza, ele não correrá o risco de ficar sem mandato.

O Psol comete erro estratégico ao lançar Pedro Ruas para o Piratini, porque é certo que ele se elegeria facilmente para a Assembleia ou Câmara, aumentando o tamanho da bancada e abrindo uma vaga de vereador na Capital.

Dólar fechou a R$ 5,64 e acumula alta de 3,67% em outubro. A Bolsa despencou 2,09% nesta sexta.

 Em mais um dia de turbulência no mercado financeiro, o dólar aproximou-se de R$ 5,65 e encerrou outubro com alta de quase 4%.O dólar comercial encerrou esta sexta-feira vendido a R$ 5,646, com alta de R$ 0,021 (0,37%). A cotação chegou a cair para R$ 5,60 pouco antes das 16h, mas subiu novamente perto do fim dos negócios.

A divisa fechou outubro com alta de 3,67%, depois de subir 5,30% em setembro. Em 2021, a moeda acumula valorização de 8,82%.

Bolsa
O dia também foi tenso no mercado de ações. O índice Ibovespa fechou o dia aos 103.501 pontos, com recuo de 2,09%. O indicador está no menor nível desde 12 de novembro do ano passado.

CNN demite Caio Coppolla. Ele irá para a TV Jovem Pan.

 A CNN Brasil anunciou nesta 6ª feira (29.out.2021) a demissão do comentarista Caio Coppolla e a decisão de encerrar a edição vespertina do quadro Liberdade de Opinião. Agora, apenas a edição matutina do programa continuará no ar. Em comunicado, a emissora afirmou que ambos “decidiram, em comum acordo, não renovar a parceria de dois anos”. O contrato do comentarista político acabava no próximo domingo (31.out).

Caio estava afastado por decisão da CNN. Seus comentários inteligentes incomodaram a emissora.

O comentarista é cotado para compor a banca da nova TV Jovem Pan.

RS terá dia ensolarado e com temperatura alta

Porto Alegre, 9h, 25 graus 

O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, mas o calor diminui na comparação com os dias anteriores.

De acordo com a MetSul Meteorologia, a tarde será de calor, mas com até 3°C a menos do que ontem

Em Porto Alegre, o sol predominará ao longo do dia. 

Na capital, a temperatura mínima será de 15°C e a máxima chegará aos 30°C.

Dica do editor - Abriu a Feira do Livro de Porto Alegre. Vá lá. Não é preciso apresentar o passaporte vacinal do Eduardo Leite.

O prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo participou da abertura oficial da 67ª Feira do Livro de Porto Alegre na tarde desta sexta-feira, data que é marcada pelo Dia Nacional do Livro, em um estúdio montado no Memorial do RS. Depois do ato, ocorreu o passeio pela feira a pé ao som da tradicional sineta, que dá a largada de atividades. O governador Eduardo Leite não apareceu. A Feira conta com 56 expositores, estandes dos patrocinadores e a Praça de Autógrafos, entre outros atrativos. A área geral vai funcionar diariamente das 12h30 às 19h30 e a área infantil e juvenil das 10h às 19h30.

CLIQUE AQUI para examinar a programação e tudo o que poderá ser encontrado no evento, o maior do gênero no Brasil, pelo menos a céu aberto. A Feira do Livro fica na Praça da Alfândega, Centro Histórico. Vale a pena visitar e comprar livros.

Vírus chinês foi quem matou o Engavetador-Geral da República, Geraldo Brindeiro

A morte, nesta sexta-feira, do ex-procurador-geral da República Geraldo Brindeiro, aos 73 anos. foi porque ele não resistiu às complicações da doença. Ele estava internado no Hospital Santa Lúcia, em Brasília, em razão da doença.

Foi o que se soube hoje.

 Brindeiro ocupou o cargo de chefe do Ministério Público por oito anos durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. 

Na época, ele ficou conhecido como "engavetador-geral da República" em razão das diversas ações que não foram levadas adiante contra o presidente.

Número de óbitos por vírus chinês caiu para 394 nesta sexta-feira

O balanço desta sexta-feira do Ministério da Saúde registrou 11.965 novos casos de vírus chinês. Com isto, o total de pessoas infectadas chegou a 21.793.401. Ontem, o painel de informações do MS marcava 21.781.436 casos acumulados.

Ainda há 199.038 casos em acompanhamento, de pessoas que tiveram o quadro confirmado.

As secretarias estaduais de saúde confirmaram também 394 novas mortes em razão de complicações da doença. Com esses novos dados, o total de pessoas que perderam a vida para a pandemia chegou a 607.462. Ontem, a soma estava em 607.068.

Até esta sexta-feira, 20.986.901 pessoas já se recuperaram da doença.

Porto Alegre manterá vacinação durante o feriadão

População vacinada
Uma dose, 98,3%
Doses completas, 81,1%

E no entanto, o governador Eduardo Leite continua, burra e autoritariamente, exigindo passaporte vacinal e uso de máscaras, inclusive em praças e ruas.

 Haverá aplicação de primeira, segunda e terceira dose em pontos específicos da Capital

A Secretaria Municipal de Saúde irá manter a vacinação durante todo o feriadão de Finados. 

Haverá aplicação de primeira, segunda e terceira dose em pontos específicos da Capital. Devido ao ponto facultativo do Dia do Servidor Público, as unidades de saúde que não aplicarão a vacina contra a Covid-19 estarão fechadas nesta segunda-feira, 1º. O atendimento será retomado na quarta-feira, 3. 

CLIQUE AQUI para mais informes, endereços e horários.

Em Porto Alegre, pouco mais de 10% dos leitos de UTIs estão ocupados por doentes infectados por vírus chinês

O índice de ocupação de leitos de UTI em Porto Alegre caiu para 64,72% nesta sexta-feira, conforme dados da secretaria municipal da Saúde, tabulados as 15h.

Do total de 941 leitos disponíveis, apenas 114 estavam ocupados por doentes infectados e com casos confirmados de vírus chinês, portanto pouco mais de 10%.

CLIQUE AQUI para examinar a tabela.

Senador apresenta queixa-crime contra Alcolumbre. Foi no STF, Alcolumbre poderá ser apeado da CCJ.

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), um dos falcões da CPI da Covid, aliado, ali, até de Senadores do DEM, apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma notícia-crime pedindo uma investigação sobre a prática de rachadinha no gabinete do ex-presidente do Senado e atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), que envolveria R$ 2 milhões.

Há movimento forte de senadores para que Alcolumbre seja apeado da CCJ e até cassado.

Denúncia publicada nesta sexta-feira por Veja, traz entrevista com seis ex-funcionárias do gabinete de Alcolumbre. Elas afirmam que foram contratadas para cargos, mesmo sem capacitação técnica, com salários que variavam de R$ 4 mil a R$ 14 mil. Segundo as mulheres, os valores não eram pagos integralmente e a maior parte deles era devolvida.

CLIQUE AQUI para examinar a denúncia completa.

Ministério Público fulmina ação movida pela Defensoria Pública contra a advogada gaúcha Doris Neumann.

Uma das autoridades policiais que trabalharam no caso para a Defensoria, foi a delegada Andrea Matos, cuja conclusão do inquérito corroborou o entendimento ativista que forma o conteúdo da ação, que chegou ao ponto de invocar a inaceitável defesa do Código de Proteção ao Consumidor. A advogada sofreu linchamento moral nas redes sociais e acabou insultada até por jornalistas engajados. Foi um ataque sem precedentes à liberdade de expressão da cidadã gaúcha.

O Ministério Público do RS acaba de pedir que o titular da 16a. Vara Cível do Foro Central de Porto Alegre, considere extinta e arquive a ação movida pela Defensoria Pública do RS contra a advogada gaúcha Doris Neumann.

E por ilegitimidade ativa, porque a Defensoria Pública exorbitou das suas prerrogativas ao mover Ação Civil Coletiva, insurgindo-se contra uma frase que a advogada pronunciou nas manifestações do dia 10 de março, quando protestou pelos atos de tirania praticados pelo governador Eduardo Leite, que na época mandou fechar empresas, impedindo o trabalho das pessoas. No ato, a dra. Neumann usou uma expressão alemã para sublinhar a importância do trabalho: "Só o trabalho liberta". A frase foi interpretada como apologia e até proselitismo do nazismo, já que ela foi inscrita em portais de entrada de campos de extermínio. A advogada não fez proselitismo algum, disse esta única frase, linkando-a à necessidade de retomada do trabalho no RS, impedido por Eduardo Leite.

A Defensoria viu chifre em cabeça de cavalo, como muita gente assustada, e por isto apelou até para o Código de Defesa do Consumidor, que não tem nada a ver, pedindo indenização coletiva de R$ 100 mil.

A advogada contestou e o magistrado mandou ouvir o MP, que sequer quis entrar no mérito da ação, já que a Defensoria Pública não tem poderes legais para representar processualmente a coletividade, uma vez que foi criada para atender demandas de pessoas necessitadas. Ela possui ilegitimidade ativa evidente.

CLIQUE AQUI para examinar o texto do MPRS.

Recomendado - Bier Markt Vom Fass já abriu as portas. Vá lá com suas companhias. Porto Alegre.

Experimente.

Cervejas artesanais e petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Faça sua reserva para você e seus amigos ou parentes:
Whats 993882401 / 993887265. 

Abre as 17h.
Cardápio no site www.biermarkt.com.brTambém pedidos pelo iFood

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de VentoPorto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços e encomendas: goomer.app/biermark
www.biermarkt.com.br


Por trás da notícia - Entenda o pulo do gato do governo Eduardo Leite (congelamento do ICMS sobre combustívedis)

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) decidiu que os governos estaduais irão congelar o valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrado nas vendas de combustíveis por 90 dias. Isto vale para as alíquotas, como vale também para os chamados preços de referência ou presumido, que são valores que governos como o do RS estabelece em cima de cálculos matemáticos (médias ponderadas sobre preços praticados nas bombas).

No RS, os preços de referência são alterados a cada 15 dias e não importa se o preço da gasolina é maior ou menor do que eles, porque a alíquota incide sobre o valor arbitrado pelo governo.

Pouco antes da reunião do Confaz, alguns governadores, como Eduardo Leite, espertamente, aumentaram os valores de referência.

Artigo, Rodrigo Constantino, Revista Oeste - Política pop

Minha colega de revista Ana Paula Henkel comentou comigo após o 7 de Setembro, quando milhões foram às ruas numa manifestação patriótica, que mal conseguia andar pela Avenida Paulista e que nunca vira nada igual, nem em seus tempos de atleta olímpica. A multidão a parava pedindo fotos, agradecendo por seu trabalho, por dizer a verdade. Em nossa conversa sobre o episódio, ficamos refletindo sobre a demanda reprimida por posicionamentos mais conservadores na mídia nacional, e como a simples coragem de dizer o óbvio se transformou em heroísmo em nosso país.

Estava havia um ano sem vir ao Brasil. Pode-se alegar que no dia 7 de Setembro a multidão nas ruas era alinhada, ou seja, há um viés de amostra aqui. Mas fiquei espantado com a mudança em um ano.

É preciso compreender o fenômeno, pois ele não é natural.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Sob pressão de Bolsonaro, governadores congelam por 90 dias o atual ICMS sobre combustíveis

O congelamento vale em relação às atuais alíquotas, mas sobretudo em relação aoschamados preços de referência, que são valores arbitrados pelas secretarias da Fazenda para efeito de aplicaçao do ICMS. No RS, estes preços de referência são alterados a cada 15 dias.

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) decidiu que os governos estaduais irão congelar o valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrado nas vendas de combustíveis por 90 dias. 

A decisão, unânime, foi tomada nesta sexta-feira. 

O objetivo é colaborar com a manutenção dos preços nos valores vigentes em 1º de novembro de 2021 até 31 de janeiro de 2022.

Os governadores concordam em congelar o ICMS dos combustíveis para diminuir a pressão na bomba e pedem que a Petrobras entre no debate.

Francisco Turra é o mais novo membro do Conselho de Administração da JBS

A JBS esteve num tremendo esquema de falcatruas durante o governo Michel Temer e seu principal acionista, Joesley Batista, quase derrubou o presidente. CLIQUE AQUI para saber como foi.

O ex-ministro Francisco Turra é o mais novo membro do Conselho de Administração do grupo JBS.

Ele substitui um dos controladores, Wesley Batista Júnior.

A JBS anunciou, também, o nome do ex-presidente da Fiat no Brasil e na América Latina, Cledorvino Belini, como  novo integrante de seu conselho de administração. Turra e Belini, que serão membros independentes do colegiado e vão substituir Wesley Batista Filho e Aguinaldo Gomes Ramos Filho, que renunciaram à função.


Crônica de Sexta, Vitor Bertini, "Brasil, Outubro de 21"

Me pediram pra deixar de lado toda a mesura, pra só trazer alegrias e não falar de censura. E mais, prometeram que se eu escrevesse feliz, agradava com certeza. Eu que não posso enganar, misturo tudo o que vivo. Escrevo sem competidor, partindo da natureza do lugar onde nasci. Faço versos com clareza, à rima, belo e tristeza. Não separo dor de amor. Deixo claro que a firmeza de meu verso vem da certeza que tenho, de que o poder que cresce sobre a censura e faz do medo riqueza, foi quem me fez escritor. 

Vitor Bertini/ https://ahistoriadasexta.substack.com/ https://vbertini.blogspot.com/bertini.vitor@gmail.com

CLIQUE AQUI para ler tudo.


Senadores admitem que Alcolumbre poderá ter o mandato cassado

Marina Brito Ramos é uma das seis mulheres que denunciaram Alcolumbre, apresentando documentos de prova.


A repercussão é enorme dentro e fora do Congresso.

O senador poderá ser cassado. 

A acusação de que o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) montou um esquema de “rachadinha” em seu gabinete no Senado (leia abaixo) é vista como muito grave por seus colegas e com potencial para gerar muitos constrangimentos, segundo o site Poder360 desta tarde.

.A avaliação, no entanto, é feita apenas nos bastidores. 

Senadores ouvidos pelo Poder360 sobre o caso afirmam não querer comentá-lo publicamente por se tratar de um colega com o qual convivem no dia a dia, mas admitem que ele poderá ter o mandato cassado, caso as denúncias, todas documentadas por Veja, forem comprovadas.

A reportagem de capa da revista Veja, com a foto de Alcolumbre na capa, foi recebida com indignação pelo senador, que se acha perseguido.

O que é verdade, mas não elimina a veracidade das acusações.

Avança no TRF3 ação por corrupção movida contra o ex-ministro Luís Mandetta

O ex-ministro Luís Mandetta teve seu recurso negado no TRF3 por unanimidade e é mantido réu por desvio de 8,8 milhões da saúde.

Caso condenados, Mandetta, Nelsinho e o ex-secretário municipal de Saúde de Campo Grande, MT, Leandro Mazina, podem ter que devolver R$ 32 milhões aos cofres públicos. 

As duas ações tramitam em sigilo e apenas a certidão de julgamento foi disponibilizada para consulta pública.

CLIQUE AQUI para saber mais.


A rachadinha de R$ 2 milhões do gabinete do senador David Alcolumbre

As revelações escabrosas a respeito de esquemas de corrupção praticados por Alcolumbre crescem a cada dia. Elas aumentaram de volume depois que ele começou a retaliar Bolsonaro, sobretudo ao trancar a sabatina de André Mendonça para o STF.

Até o início deste ano, Alcolumbre presidiu o Senado e atualmente comanda a poderosa Comissão de Constituição e Justiça. Durante muito tempo, ele empregou em seu gabinete mulheres, cuja única função era receber dinheiro público, ficar com uma pequena parte e repassar a imensa maioria para o senador.

Valor da rachadinha: R$ 2 milhões.

A denúncia é da reportagem de capa da revista Veja de hoje. A revista apresenta cada mulher.

A matéria detonada David Alcolumbre, cujo primo e ex-deputado Isaac Alcolumbre está envolvido em investigação de tráfico internacional de droga.

O senador responde por outras maracataias.

CLIQUE AQUI para ler.

Já está no ar o programa "Boa Tarde, Brasil !", com o comando de Júlio Ribeiro

Convidados: Luiz Carlos Heinze, Leonardo Maricato e Valter Nagelstein/ Comentarista: Flávia Ferronato.

Voo 375 da Vasp, 1988. O dia em que um boeing deixou de cair sobre a cabeça de José Sarney.

 Nelson Freitas conta em detalhes o que foi este vôo da Vasp. À época, piloto Fernando Murilo de Lima e Silva conseguiu desestabilizar o sequestrador e evitar que o voo fosse a Brasília, onde o criminoso pretendia cometer um atentado contra o Palácio do Planalto. A ideia do terrorista era jogar o avião contra o gabinete de José Sarney. Sarney nunca agradeceu ao comandante, condecorado com a maior consigna da Aeronáutica. Fernando morreu aos 76 anos, em agosto. CLIQUE AQUI para saber mais. 

NOVO lançará o nome de Felipe D'Ávila para a disputa pelo Planalto. Será no dia 3.

 O presidente do NOVO, Eduardo Ribeiro, anuncia na próxima quarta-feira, em Brasília, o lançamento da pré-candidatura de Felipe d’Avila à Presidência da República. O partido convidou o cientista político para se filiar e concorrer nas próximas eleições como uma opção contra os extremos populistas.

O evento de lançamento acontecerá no auditório Alvorada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, às 14h, com a presença de lideranças do partido. A assinatura do Termo de Compromisso Partidário ocorreu nesta sexta-feira, em cerimônia para dirigentes e mandatários.

Gramado não tem um só residente infectado por vírus chinês que esteja internado ou em UTI

 Apesar disto, o governador Eduardo Leite mantém interdição em eventos como o Natal Luz, que começou ontem com ocupação restrita a 30% dos lugares e exigência de máscaras e de passaporte sanitário, o que já levou a 4 mil cancelamentos de ingressos, com a devolução do dinheiro pago.

O boletim epidemiológico do Centro de Operações de Emergências (COE) de quinta-feira, ontem, revela que em Gramado, RS, não há nenhum morador internado em razão do vírus chinês.

Não há ninguém internado em leitos hospitalares comuns.

E nem em UTI.

No mesmo documento, o COE informa que 145 pessoas residentes no município já morreram da doença desde a descoberta do vírus, há dois anos.

Bolsa abre o dia em leve queda. Dólar sobe.

 A Bolsa abriu em queda.

O dólar sobe.

10h56min

Bolsa, -0,17%, 105.525 pontos
Dólar comercial, +0,10%, R$ 5,6303 para a venda

Opinião do editor - Gerdau e Fiat pisaram na bola e merecem o desprezo dos consumidores

O grupo gaúcho Gerdau e o grupo italiano Fiat, andaram mal aconselhados quando pressionaram o Minas Tênis a demitir o jogador Maurício de Souza.

Os dois patrocinadores foram precipitados, arrogantes e covardes,  tudo ao se renderem ao patrulhamento de minorias agressivas que não representam o sentimento majoritário do povo brasileiro.

O Minas foi covarde ao aceitar a pressão dos dois patrocinadores.

O mesmo pode-se dizer do treinador Renan, gaúcho de nascimento, que demonstrou falta de empatia e de solidariedade com seus jogadores.

Número de seguidores de Maurício de Souza pulou de 200 mil para 1 milhão

O jogador Maurício de Souza bomba nas redes sociais e as notas sobre ele foram parar nos trend topics pelo segundo dia seguido.

Ao lado, o leitor poderá verificar que sua página no Twitter, já conta com 1 milhão de seguidores.

Há apenas uma semana, eram 200 mil.

A reação hidrófoba de renegados sociais contra opiniões do jogador sobre uma historieta brega de um hipotético filho do Super-Homem, resultou na sua demissão e em verdadeira tentativa de linchamento moral, mas o movimento contrário foi mais forte e Maurício Souza vende as batalhas da narrativa e da verdade.

O próprio jogador tratou de ridicularizar as tentativas de amordaçamento das suas opiniões, inclusive suprimindo-lhe o emprego.

Nas redes sociais, imagens diversas do Super-Homem mostram um herói de sexo masculino, hetero, como é o modo como ele veio ao mundo e atua de verdade nas revistas em quadrinho, pelo menos desde que os originais não se perderam.

O caso tem conteúdo político e ideológico de perversão social, como se sabe.

Opinião do editor - Servidores terão direito a feriadão. Os demais mortais que os sustentam, terão que trabalhar.

Os servidores públicos federais, estaduais e municipais terão ponto facultativo na segunda-feira, véspera do feriado do dia 2.

Ponto facultativo é conversa fiada, porque na prática trata-se deferiado.

E o do dia 1o não cairá acidentalmente numa segunda-feira, porque se fosse de outro modo os servidores não gozariam de um prolongado feriadão.

Os demais trabalhadores brasileiros, que são os que pagam os servidores em feriadão, trabalharão normalmente de sol a sol.

Eduardo Bolsonaro avisa: "Bolsonaro apanha da imprensa, porque cortou o dinheiro para a imprensa"

A charge é do blog O Vespeiro.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) disse nesta quinta-feira que notícias negativas ao Governo Federal na imprensa brasileira são resultado da diminuição do repasse de verbas publicitárias a veículos de comunicação. 

Referindo-se à gestão do presidente Jair Bolsonaro, afirmou: 

- A gente não pode repetir o erro do passado e ficar refém da imprensa. A imprensa “coloca a faca no pescoço da vítima e só tira se você pagar bem".

O deputado  O participou de uma conversa com a atriz e influenciadora digital Antônia Fontenelle, em seu canal no YouTube. O vídeo foi ao ar ontem a noite.

Durante os governos do PT, a Globo recebeu verbas publicitárias de R$ 10,2 bilhões. A farra acabou com Bolsonaro.

No governo Bolsonaro, Record e SBT aumentaram a fatia recebida do governo para propaganda. A Globo, passou a receber menos - muito menos.

Do fim de janeiro a março de 2021, só com a veiculação de comerciais para divulgar a campanha de vacinação contra a covid-19 em emissoras de televisão, aberta foram gastos R$17,8 milhões. Na 2ª fase da campanha, iniciada em 16 de março, o governo desembolsou mais R$14,4.

A Globo sempre recebeu a maior parte das verbas federais de publicidade de sucessivos governos. 

De 2000 a 2016, dados oficiais indicam que o valor foi de R$10,2 bilhões apenas para as emissoras da família Marinho. Como candidato e depois presidente, Bolsonaro prometeu encerrar esse tipo de gasto.

- Estes dados todos são do site Poder360 de hoje. CLIQUE AQUI para conferir. A linha editorial do site é de forte crítica ao governo Bolsonaro. Um dos seus acionistas é um dos controladores do Magazine Luiza.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/