Bolsonaro fala mal de Kim Kataguiri

Na live que transmitiu esta noite pelas redes sociais, Bolsonaro falou mal de Kim Kataguiri.

Durante o dia, o deputado Eduardo Bolsonaro já tinha espinafrado o líder do MBL, que votou para penalizar pesadamente os autores de fake news.

Bolsonaro falará com Merkel. Será amanhã, 15h, pelo telefone.

O presidente Bolsonaro e a primeiro-ministro alemã Angela Merkel falarão pelo telefone, amanhã, 15h.

É o que informa O Globo.

É ruim para o francês Macron, que se isola mais a cada dia.

E que se desmoraliza internacionalmente.

Mateus Bandeira não recorrerá da cassação da liminar que trancava venda de ações do Banrisul

O advogado de Bandeira é o dr. Bruno Dornelles, que também é um dos defensores do editor em caso de garantia de direito de expressão.

O ex-presidente do Banrisul, ex-secretário do Planejamento, ex-CEO da Falconi e ex-candidato do Novo a governador, Mateus Bandeira, tirou nota para dizer que não recorrerá da decisão judicial de recuar da liminar para trancar a venda de ações do Banrisul por parte do governo estadual.

A liminar foi cassada hoje.

Mateus Bandeira avisou que no dia 4 estará na audiência pública pedida pelos deputados Sebastião Melo e Fábio Osterman, cujo objetivo é esclarecer aspectos relacionados com a venda (a venda ainda não saiu).

Na nota, o ex-presidente do banco insiste na avaliação de que o governo estadual quer fazer um mau negócio, oferecendo as ações por um preço muito abaixo do seu verdadeiro valor econômico. Ele criticou a avaliação feita pelo juiz do caso:

- O juiz considera que o ideal de melhor preço é válido, mas talvez fique comprometido diante da imperiosa necessidade de fazer caixa, tudo em função de compromissos inadiáveis, e que portanto a venda não será ato ilegal.

Pergunta, provocativo e irônico, Mateus Bandeira:

- Então, o governo não precisa perseguir o melhor preço de um ativo porque está em dificuldade ?

Moro e Bolsonaro trocam afagos, abraçam-se e descem juntos a rampa do Planalto


Num aceno público, Bolsonaro e Moro desceram juntos a rampa do Planalto. Abraçaram-se e foram aplaudidos pelos convidados, a maioria parlamentares do PSL. Depois, sentaram-se um ao lado do outro.

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Justiça, Sergio Moro, trocaram elogiosnesta quinta-feira,  durante o anúncio de um projeto piloto para reduzir os índices de homicídios no Brasil, no Palácio do Planalto. O programa anunciado nesta quinta visa unir forças de segurança municipal, estadual e federal para combater a violência em cinco cidades pré-selecionadas de cada região do Brasil. São elas: Ananindeua (PA), Paulista (PE), Cariacica (ES), São José dos Pinhais (PR) e Goiânia (GO).

Bolsonaro chamou Moro de “patrimônio nacional”, avisou novamente que seus ministros “têm liberdade de buscar soluções” e fez um agradecimento especial a ele por ter deixado a carreira de juiz federal:

- Obrigado, Sergio Moro, porque você abriu mão de 22 anos de magistratura para não entrar numa aventura, mas sim na certeza de que todos nós, juntos, podemos, sim, fazer melhor pela nossa pátria.

Alguns minutos antes, Moro elogiou o presidente, dizendo que partiu dele as orientações para o programa batizado de “Em Frente, Brasil”.



Recomendado - Agende sua festa da empresa, aniversários, formaturas, happy ours. Bier Markt, Porto Alegre. Vá esta noite.

Exclusivamente cervejas e chopes artesanais (36 torneiras).
Mais de 100 rótulos de várias partes do mundo.

Agenda happy hour, jantares, formaturas e aniversários: fone e WhatsApp: 9.9388-2401.

Também petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Segurança completa de verdade. Bom estacionamento de rua, ar condicionado perfeito, também cozinha.

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento
Porto Alegre, RS
Localização, dicas, serviços: www.biermarkt.com.br

CLIQUE AQUI para saber por que o caderno Destemperados, Zero Hora, recomenda o Bier Markt.

Entrevista, Bibo Nunes, deputado federal do PSL do RS - Pena de até oito anos para fakenews é um absurdo total


O Congresso Nacional derrubou o veto do presidente Jair Bolsonaro para quem dissemina fake news. Como foi a votação ?
Ao todo, 326 deputados e 48 senadores foram favoráveis ao fim do veto. A partir de agora, portanto, quem cria ou simplesmente replica fake news eleitorais pode pegar de dois a oito anos de prisão.

Não é muito ?
A punição é desproporcional. Bolsonaro tinha vetado isto, mas o Congresso derrubou o veto.

Mas tem que punir.
Quem cria uma fake news precisa ser punido. Quem compartilha também. Mas uma pessoa pode ser ingênua ao compartilhar e pode pegar de 2 a 8 anos de prisão. Por isso, a pena é muito forte e supera o limite do absurdo.

Qual seria a pena ideal ?
 Acho que de seis meses a um ano seria uma pena justa para quem compartilha.

Governo vai mandar nove ministros para a Amazônia

O governo anunciou, esta tarde, que na semana que vem mandará 9 ministros para a Amazônia.

CPI das Fake News sairá na semana que vem

O presidente do Senado, David Alcolumbre, anunciou que na semana que vem vai instalar a CPI das Fake News.

Um dos alvos será o blog sujo The Intercept, do americano Glenn Greenwald.

Saiba quais riscos corre a economia brasileira com o calote da Argentina

Análise realizada hoje por Marcela Rocha, economista chefe da Claritas Investimentos, conforme material que acaba de enviar ao editor:

- O plano anunciado pelo governo Macri de adiar o prazo de pagamento de sua dívida de curto prazo e renegociar a dívida de longo prazo, inclusive com o FMI, não reduz as preocupações com o desempenho da economia argentina e suas consequências para o Brasil.

(...)

- Em relação ao Brasil, a participação da Argentina na pauta de exportações já passou por importante redução ao longos dos últimos anos por conta da crise que atinge o país vizinho há algum tempo. No ano, as exportações para Argentina representam cerca de 5,0% da pauta total brasileira. Em 2018, a participação era de um pouco mais de 7,0%;
-  A menor importância na pauta de exportação, no entanto, não impede um novo choque negativo na atividade doméstica. 

CLIQUE AQUI para saber mais.

Prefeitura de Porto Alegre obtém vitória judicial contra a PwC e já pode cobrar ISS de empresas de consultoria e auditoria

O 1º Grupo Cível do Tribunal de Justiça confirmou o enquadramento tributário efetivado pela prefeitura e a forma de cobrança do ISS sobre os serviços prestados por empresa de consultoria e auditoria que atua em âmbito mundial. 

A decisão ocorreu em ação rescisória ajuizada pela PwC, empresa de consultoria, após não obter sucesso em última instância, na tentativa de acórdão do TJRS, que já havia decidido sobre a questão. O embate no Judiciário envolve valores milionários. 

Só nesta ação, o valor questionado é de R$1,3 milhão.

O Imposto sobre Serviços (ISS) é o principal tributo de competência municipal, representando, em Porto Alegre, mais de 47% da arrecadação própria do Município. A arrecadação administrativa acumulada do tributo alcançou a marca histórica de R$ 1 bilhão entre julho de 2018 e junho de 2019.

CLIQUE AQUI para mais detalhes.

Boicote agora mesmo os produtos da Timberland, que se colocou ao lado de Macron e contra Bolsonaro


Comece seu boicote agora mesmo e proteste junto à empresa, que ganha dinheiro vendendo seus produtos no Brasil.

É hora de boicotar os produtos, sobretudo calçados e artigos de couro e confecções da Timberland no Brasil.

A marca colocou-se ao lado do francês Emanuel Macron e contra o presidente Jair Bolsonaro, suspendendo a compra de couros do Brasil (leia nota a seguir).

O boicote precisa durar até que a Timberland reveja sua posição e deve atingir sobretudo a loja virtual (clique aqui para conhecer).

Clique abaixo para protestar diretamente.
https://www.facebook.com/timberland/

Há quase empate entre os que apoiam e rejeitam a plantação de maconha para uso medicinal, diz Paraná Pesquisas

É muito pequena a diferença entre os que apoiam e rejeitam a produção da maconha para uso medicinal no Brasil, segundo pesquisa de hoje do Instituto Paraná.

Veja:

A favor, 46,6%
Contra, 44,2%

A única faixa etária que se coloca frontalmente contra é a que registra mais de 60 anos (46,6% x 41,5%).

O Nordeste é a única região frontalmente contra a liberação (47,3% x 44,5%).

Timerland prejudica mercado brasileiro de couros ao suspender compras por causa das queimadas da Amazônia

Apesar dos desmentidos do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil, negando o cancelamento de pedidos em função das queimadas na Amazônia, a dona da Timberland e da Vans suspendeu suas compras.

A empresa avisou que só retomará os negócios quando confirmar que o produto não prejudica o meio ambiente.

A decisão da Timberland é oportunista e safada, porque se deixou guiar pelas declarações histéricas de ambientalistas esrangeiros e brasileiros, aliados do lulopetismo local e do francês Emmanuele Macron.

Bolsonaro exige desculpas do presidente francês Emmanuele Macron

O presidente Jair Bolsonaro reiterou, hoje, que não tem mais conversa com o francês Emmanuel Macron.

Ele avisou:

- Primeiro, ele terá que se desculpar formalmente.

O francês é um mentiroso inescrupuloso.

Kim Kataguiri votou pela derrubada do veto de Bolsonaro no caso das fake news

Em Porto Alegre, usando as redes sociais, o advogado Bruno Dornelles e o consultor de empresas Leandro Rushel, criticam severamente o líder do MBL.

O Congresso derrubou o veto aposto pelo presidente Bolsonaro na nova lei sobre fake news, valendo, agora, penas pesadas, piores do que para os criminosos que cometem crime culposo.

A derrubada do veto acabou provocando bate-boca entre Kim Kataguiri, deputado federal e líder do MBL, e o deputado Eduardo Bolsonaro.

Kim votou com a esquerda na derrubada do veto.

Foram 326 votos dos deputados para derrubar o veto e apenas 84 para mantê-lo. No Senado, foram 48 votos contra o veto e apenas 6 a favor.

CLIQUE AQUI para ler os posts de Eduardo.

Polícia Federal apreende celular da comunista Manuela D'Ávila. Ela foi ouvida e liberada no âmbito da Operação Spoofing.

A ex-deputada Manuela D'Ávila foi intimada e prestou depoimento aos delegados da Polícia Federal que investigam sua atuação junto à quadrilha de hackers que roubaram dados do ex-juiz Sérgio Moro e do procurador Deltan Dallagnol.

A comunista disse que apenas alcançou para o líder da quadrilha, o Vermelho, o número do celular do americano Glenn Greenwald, editor do blog sujo The Intercept.

A Polícia Federal apreendeu o celular de Manu para periciar e verificar se o que ela diz é verdade.

Dica do editor - Facebook oferece bolsas de mestrado em qualquer País


Facebook oferece bolsas integrais de mestrado em qualquer País.

CLIQUE AQUI para saber mais.

E o STF ainda acha que este sujeito abjeto não tem que ficar preso

Lula acha que foi tudo fingimento de Bolsonaro.

Na entrevista que o prisioneiro por corrupção e lavagem de dinheiro Lula da Silva concedeu para a BBC Brasil, fica claro o modo abjeto com que ele trata a condição humana. O editor destaca o trecho mais exemplar da fala desse prisioneiro sem caráter:


BBC News Brasil - O senhor às vezes também não opta por fazer um discurso muito voltado para sua base mais fiel? O senhor há poucos meses disse que a facada, da qual o então candidato Bolsonaro foi vítima, não seria verdade. Gostaria de saber se o senhor genuinamente acredita que Bolsonaro não sofreu uma facada e no que o senhor baseia esse tipo de afirmação?
Lula - Não, eu não disse que não tinha tomado, eu disse que não acreditava (que Bolsonaro levou uma facada). Mas você garante a mim o direito da dúvida? Veja, eu tenho suspeitas (de que não ocorreu). Agora, se aconteceu, aconteceu.
BBC News Brasil - Assim como o presidente Jair Bolsonaro diz que tem suspeitas de que ONGs botam fogo na Amazônia e fala esse tipo de argumentação sem provas, o senhor acha que contribui para tornar o ambiente menos radical, menos tóxico de desinformação ao propalar suspeitas sem indícios de provas?
Lula -Eu falei com muita tranquilidade desde o dia que aconteceu aquilo, porque não vi sangue.

CLIQUE AQUI para ler mais. As perguntas e respostas são variações sobre o mesmo tema.

BRDE consegue o maior lucro líquido da sua história em um primeiro semestre

Os investimentos viabilizados pelo BRDE no primeiro semestre atingem R$ 1,4 bilhão.

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE encerrou o primeiro semestre deste ano com R$ 1,1 bilhão em operações de crédito contratadas. O montante representa um crescimento de 35,1% em comparação com igual período do ano anterior. Somados às contrapartidas dos próprios empreendedores, os financiamentos viabilizaram R$ 1,4 bilhão em investimentos na Região Sul e foram responsáveis pela manutenção e geração de mais de 20 mil postos de trabalho e o incremento de R$ 162 milhões/ano em impostos para os Estados da Região.

O lucro líquido apurado pelo BRDE no primeiro semestre de 2019 foi de R$ 109,6 milhões, o que representa um incremento de 66,7% em relação a igual período do ano anterior. Este é o melhor desempenho do primeiro semestre na história do banco.

CLIQUE AQUI para examinar todos os números mais relevantes do balanço e as explicações sobre os bons resultados.

Zambelli nega postagem sobre envenenamento do ministro do Meio Ambiente

A deputada Carla Zambelli, PSL de SP, disse há pouco ao editor que não é dela o post que denuncia envenenamento do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, ato que teria sido praticado na reunião de terça-feira entre Bolsonaro e governadores da Amazônia.

A postagem diz que um veneno derivado da mamona teria sido servido ao ministro em um copo de água.

Nas redes sociais, a postagem viraliza desde ontem a noite.

A deputada chegou a tratar do problema de saúde de Salles, mas sem promover denúncia nenhuma.

Dica do editor - Brasileiros que usam a internet já são 70% da população. Conheça os números.


O número de brasileiros que usam a internet cresceu de 67% para 70% entre 2017 e 2018. Nas áreas urbanas esse percentual chega a 74%. Os dados são da pesquisa TIC Domicílios, divulgada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic).

CLIQUE AQUI para saber muito mais.

Bolsa reage e sobe de novo, mas o dólar também sobe

A Bolsa continua recuperando-se das quedas brutas da semana passada e do início desta semana, mas reage modestamente. Hoje, o pregão abriu em pequena alta, enquanto o dólar prossegue subindo, mas também de modo muito modesto.

As 11h29min

Bolsa, +0,86%, 99.036 pontos
Dólar comercial, +0,16%, R$ 4,1644 para a venda.

78,7 milhões tramitam na Justiça do Brasil.

Ao final de 2018, os processos pendentes em todas as instâncias da Justiça eram 78,7 milhões – queda de 1,2% na comparação com o final de 2017, quando havia 80,1 milhões de casos em estoque.

É a primeira redução desde 2009, quando o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) passou a usar essa metodologia.

Em 2018, diminuiu também a quantidade de novas ações apresentadas na Justiça: foram 28 milhões no ano passado, contra 29,1 milhões em 2017 – recuo de 1,9%. 

A Justiça do Trabalho foi onde o número de novas ações mais caiu: 861 mil novos processos a menos comparado a 2017.

CLIQUE AQUI para ler tudo na Justiça em Números.

Dica do editor - Vem aí a Feira de Trocas de Livros de Porto Alegre

Estão abertas as inscrições para a 18ª Edição da Feira de Trocas de Livros, que ocorre no dia 28 de setembro, das 10h às 17h, no Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues (avenida Erico Verissimo, 307, Menino Deus). As entidades participantes deverão enviar a ficha de inscrição preenchida para o e-mail bibliot@portoalegre.rs.gov.br até o dia 23 de setembro, ou até o preenchimento das 20 vagas disponíveis.  Deverá ser disponibilizado de 100 a 150 livros para exposição e troca por outros títulos. O regulamento para a participação na feira está disponível neste link

CLIQUE AQUI para ler o regulamento.

Moro alerta para demora no exame do pacote anticrime: "O povo não aguenta mais !"

Este áudio viraliza, hoje, nas redes sociais. É uma fala do ministro Sérgio Moro, na qual cobra celeridade da Câmara para examinar seu pacote anti-crime, que continua mofando na Casa, tudo por ordem do presidente Rodrigo Maia. A fala é de maio, mas vale como se fosse hoje.

 

Veja e ouça esta entrevista que Sérgio Moro concedeu ontem a noite para a Globonews

Você pode examinar, a seguir, no link, a entrevista que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, concedeu ontem à noite para a  Globonews

CCJ do Senado aprova PEC que trata da divisão do dinheiro do megaleilão de petróleo previsto para novembro

A CCJ do Senado deu um passo importante para viabilizar o megaleilão de petróleo previsto para novembro.

É que foi aprovada a PEC 98/2019 que regulamenta a divisão dos recursos arrecadados com o bônus de assinatura dos contratos. Agora, o texto precisa ser aprovado no plenário.

Para que os recursos sejam repartidos com governadores e prefeitos foi preciso alterar a Constituição e criar uma exceção na regra do teto de gastos.

No leilão do petróleo marcado para novembro, depois de acertar uma dívida de R$ 36 bilhões com a Petrobras, a União deve destinar 15% do que for arrecadado com o bônus de assinatura para os estados e o DF, e outros 15% aos municípios.

CLIQUE AQUI para conhecer o texto integral da PEC aprovada.

Opinião do editor - Desastre econômico dos governos do PT é herança maldita ainda não desfeita

O pequeno crescimento do PIB no segundo trimestre do ano (0,4%) fez com que os economistas, políticos e jornalistas lulopetistas resolvessem botar as garras de fora, mentindo de modo deslavado e criminoso para enganar a opinião pública.

O site Brasil247 de hoje chega a anunciar que "a recuperação é a mais fraca em 40 anos".

Ora, basta examinar o gráfico ao lado para perceber que o governo Dilma, do PT, produziu a maior recessão da história da economia brasileira, somando os resultados de 2015 e 2016, uma das razões do impeachment que tomou. Ela estava destruindo o País. O governo Temer começou a consertar o saco de maldades e incompetência dos governos lulopetistas, mas o estrago foi de dimensões oceânicas e o processo de recuperação prossegue, o que inclui os ajustes fiscais, as reformas em andamento no Congresso e a nova gestão pública em modernização acelerada.

CLIQUE AQUI para verificar mais gráficos sobre a evolução do PIB.

Dica do editor - A partir do dia 5 tem Festival de Gastronomia em Gramado

O 11º Festival de Cultura e Gastronomia começará em Gramado, RS, a partir do dia 5 de setembro. A cidade reunirá os melhores chefs e restaurantes para uma programação intensa com comida de rua, oficinas, jantares harmonizados e muitas atrações culturais. Este ano, o país homenageado é o Chile

Saiba mais:
https://www.facebook.com/FestivalDeGastronomia/
https://www.instagram.com/festivaldegastronomia/

PIB do segundo trimestre cresceu apenas 0,4%. É muito pouco, mas é melhor do que a encomenda.

A economia brasileira apresentou pequena alta de 0,4% no segundo trimestre deste ano na comparação com o primeiro trimestre, na série com ajuste sazonal, segundo dados do IBGE divulgados nesta quinta-feira. O resultado reflete a fraca atividade econômica do país, que não conseguiu ensaiar uma retomada de fôlego após ter registrado retração de 0,2% nos primeiros três meses de 2019. Em valores correntes, o Produto Interno Bruto(PIB) do segundo tri totalizou 1,780 trilhão de reais. Nos primeiros seis meses do governo Bolsonaro, o PIB acumulado é de 0,7%.

Apesar de fraco, esse resultado do PIB afasta o risco de uma recessão técnica, termo usado por economistas quando há resultado negativo por dois trimestres seguidos. Na prática, a recessão técnica significaria um sinal de alerta de que algo não vai bem com a economia do país. Ainda, no entanto, não se trata de uma recessão de fato, quando é vista uma situação econômica mais deteriorada.

CLIQUE AQUI para conhecer muitos mais detalhes e gráficos.

Inflação do IGPM registrou 0,67% abaixo de zero em julho. Foi a primeira deflação do ano.

O IGP-M mostrou desaceleração bastante importante em agosto, passando para o campo deflacionário. 

O IGP-M registrou deflação de 0,67% neste mês, ante uma alta de 0,40% em julho. Tal resultado veio um pouco abaixo da mediana das expectativas do mercado (de -0,65%).

Em comparação com julho, o vetor mais importante do recuo do indicador foi a deflação do minério de ferro, que explicou a baixa do IPA-Industrial. Os preços da  commodity estavam subindo desde o início do ano, atingindo o pico em meados de julho, em função da redução da oferta mundial. No decorrer de agosto, entretanto, suas cotações apresentaram forte descompressão, devido a melhora das condições de oferta e expectativas de arrefecimento da demanda global. A deflação dos produtos agrícolas, por sua vez, manteve praticamente o mesmo ritmo observado no mês passado, oscilando de -0,61% em julho para -0,60% nesta leitura. O indicador da construção civil, INCC, contribuiu para o recuo do indicador agregado, desacelerando de 0,91% para 0,34% . O IPC, por fim, acelerou de 0,16% para 0,23%. 

O IGP-M acumulou alta 4,95% em doze meses

Dica do editor - Hoje, quinta, tem 411 vagas de emprego no Sine de Porto Alegre

411 postos de trabalho estarão disponíveis no Sine Municipal de Porto Alegre, tudo a partir de hoje, 29, até que as vagas sejam preenchidas. Entre as oportunidades oferecidas, a maior demanda é para etiquetador, com 100 vagas, seguida por pedreiro, com 40 vagas abertas.

CLIQUE AQUI para saber quais são as vagas e como fazer para ir ao Sine.

Palocci conta como reuniu-se com Lula no Palácio do Planalto, tudo para tratar de propinas de R$ 300 milhões para o PT

O novo anexo da mega-delação de Palocci foi aberto, ontem, pela Justiça Federal de Curitiba, a pedido da Força Tarefa da Lava Jato.

O ex-ministro dos governos Lula e Dilma, Antonio Palocci, contou mais uma vez como se reuniu com Lula, no Planalto, para tratar da oferta de 300 milhões de reais de propina.

 O ex-ministro dos governos Lula e Dilma, um dos fundadores do PT, disse que o presidente queria que ele, Palocci, aceitasse “imediatamente” a oferta de dinheiro sujo.

A delação de Palocci foi confirmada pelos investigadores a partir de elementos fornecidos pela delação de Marcelo Odebrecht e de outros executivos da empreiteira. 

Doações oficiais ao PT também foram lideradas como propina.

Delação revelada ontem em Curitiba: Odebrecht, CSN e Ometto liberaram propinas de R$ 300 milhões para o PT, tudo em troca de MPs de Lula

O ex-ministro conta como se reuniu com Lula, no Planalto, para tratar da proposta de 300 milhões de reais em dinheiro sujo, revela o repórter Robson Boninaccess, Veja de hoje.

A pedido da força-tarefa da Lava-Jato, a Justiça Federal do Paraná retirou ontem o sigilo de mais um anexo da delação de Antonio Palocci. É o que detalha a oferta e pagamento de propinas por grandes empresários em troca da aprovação de medidas provisórias no governo Lula.

“Todos os grandes empresários que participaram dessa operação ofereceram dinheiro ‘sem limites’ para Palocci e Guido Mantega porque, afinal de contas, é ‘me livre de uma dívida de 200 bilhões de reais’”, narra a delação, ao explicar por que Marcelo Odebrecht, Benjamin Steinbruch e Rubens Ometto envolveram-se no lobby direto com o Planalto pela aprovação da MP 460.

GM de Gravataí descumpre ordem judicial há 15 anos, denuncia MPF de Porto Alegre

A General Motors do Brasil não cumpre determinação da Justiça Federal expedida há mais de 15 anos, segundo denúncia protocolada nesta terça-feira na Procuradoria Regional da República da 4ª Região, com sede em Porto Alegre (MPF), cuja cópia o site Livre Concorrência teve acesso com exclusividade. 

Leia a nota completa:

Por compromisso firmado, o nome do denunciante está mantido sob proteção da fonte. O expediente comprova que a Júlio Simões, contratada pela GM por meio de liminar, nunca transportou um veículo sequer da montadora para qualquer concessionária, conforme manda a determinação judicial.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Rede suiça Amaro abre loja no Iguatemi, Porto Alegre


A rede suiça de lojas de roupas femininas Amaro decidiu abrir seu primeiro Guide Shop em Porto Alegre, no Shopping Iguatemi.

Depois de Leite, foi a vez de Duro visitar Dias Toffoli

Dias Toffoli tirou fotos com Leite e também com Carlos Duro.

Dois dias depois da visita do governador Eduardo Leite ao presidente do STF, Dias Toffoli, ontem foi a vez do presidente do TJRS fazer o mesmo.

Ao contrário de Leite, o desembargador Carlos Duro defende a alteração da LDO aprovada pela Assembleia e que prevê o congelamento das despesas de todos os Poderes do RS.

Quinta-feira será dia de sol, céu azul e temperatura alta no RS

Porto Alegre, 8h30min, 19 graus

O Rio Grande do Sul terá uma tarde quente nesta quinta-feira. A temperatura subirá bastante e algumas cidades devem registrar marcas próximas dos 35°C.

De acordo com a MetSul Meteorologia, o sol aparecerá em todo o Estado, mas nuvens ingressarão no decorrer do dia. Há chance de instabilidade no extremo sul gaúcho.

Em Porto Alegre, sol predomina ao longo de todo o dia. A mínima será de 15°C, e a máxima deve chegar a 32°C

Bolsonaro proíbe queimadas pelo prazo de 60 dias

O presidente Jair Bolsonaro acaba de assinar decreto proibindo queimadas durante os próximos 60 dias.

32 professores, servidores e bolsistas da Ufrgs são denunciados pelo MPF na Justiça Federal


32 professores, servidores públicos e bolsistas foram denunciadas pelo Ministério Público Federal no âmbito do inquérito que apurou fraude envolvendo a concessão de bolsas de estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi tudo resultado da Operação PhD, da Polícia Federal (PF), deflagrada em dezembro de 2016. O juiz da 22ª Vara Federal de Porto Alegre,  Adel Americo Dias de Oliveira, abriu prazo para manifestação dos denunciados.



Os crimes são de formação de quadrilha ou bando, estelionato, peculato (crime praticado por servidores públicos), e falsidade ideológica. O grupo que coordenava projetos relacionados à área de saúde da  UFRGS utilizava-se dessa condição para incluir bolsistas que, muitas vezes, não reuniam os requisitos para serem contemplados.

Os principais acusados: a  ex-responsável pela administração do setor de bolsas em programa de pós-graduação da UFRGS, Marisa Behn Rolim; Ricardo Burg Ceccim, que chegou a coordenar o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGCol) da Escola de Enfermagem da instituição; Alcindo Ferla, professor da Escola de Enfermagem; o médico Hêider Aurélio Pinto, ex-secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do ministério da Saúde e Simone Edi Chaves, doutora em Educação pela  UFRGS.

TRF4 decide que simuladores serão obrigatórios em alguns CFCs do RS

O desembargador Rogério Favretto, TRF4 (Justiça Federal) emitiu liminar suspendendo a Resolução 778/19 do Conselho Nacional de Trânsito, que previa o fim da obrigatoriedade de aulas com simulador veicular para candidatos que fossem obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A liminar atende a um recurso do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do Estado do Rio Grande do Sul (SindiCFC-RS) e é válida exclusivamente para os CFCs filiados.

Há recurso.

A decisão de Rogério Favretto não se sustentará.

Imoral como sempre, Lula, agora, duvida até do atentado feito contra Bolsonaro

O prisioneiro por corrupção e lavagem de dinheiro Lula da Silva, continua dando entrevistas para jornais, revistas, blogs e sites brasileiros e do exterior.

Ontem, ao falar para jornalistas da BBC Brasil, ele voltou a caluniar, difamar e injuriar severamente o presidente Jair Bolsonaro, ao repetir a seguinte infâmia:

- O atentado contra Bolsonaro foi suspeito.

Lula não aprendeu nada com a prisão e também não esqueceu nada.

Continua não valendo nada do ponto de vista moral.

Edson Fachin recorre ao plenário do STF para decisão final sobre casos de anulação de sentenças da Lava Jato

Um balanço da Operação Lava Jato indica que, se o entendimento for mantido pelo plenário, poderão ser anuladas 32 sentenças, envolvendo 143 réus condenados.

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, enviou ao plenário do STF a ação que trata da diferença entre réus delatados e delatores na fase de alegações finais em processos judiciais.

O ministro foi voto vencido na 2a. Turma, terça-feira, na sessão que decidiu anular o julgamento do ex-presidente da Petrobrás, Aldemir Bendine, tudo porque a maioria (3 x 1) entendeu que os réus delatadores deveriam ser ouvidos antes dos réus delatados nas alegações finais, uma condição que não se encontra em lei alguma. Foi uma chicana da maioria da 2a. turma para beneficiar Lula mais adiante.

A reportagem do portal G1 informa que "segundo Fachin, é preciso dar 'segurança jurídica' ao tema. 'Com vistas a angariar segurança jurídica e estabilidade jurisprudencial (...) afeto a presente impetração à deliberação do Plenário, cujo objeto traduz controvérsia a merecer exame do colegiado maior sobre prazo sucessivo ou simultâneo para apresentação das razões finais por corréus colaboradores e não colaboradores. Desde logo, (...) indico preferência para julgamento'."
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/