Cristo de Lula é dele mesmo e não tem nada a ver com o "Crucifixo de Itamar"

A imagem ao lado circula nas redes sociais e a notícia é de que o crucifixo foi levado por Lula do Palácio do Planalto.

Não é verdade.

A notícia é mentirosa.

O Cristo foi mesmo encontrado pela Polícia Federal quando cumpriu seus mandados de busca e apreensão, porém trata-se de uma escultura que foi comprada e presenteada.

A história do crucifixo que emoldurava o gabinete presidencial ao tempo do presidente Itamar Franco e que desapareceu do gabinete de Lula é outra e não tem nada a ver com o caso atual.

A Polícia Federal ainda cataloga tudo o que o ex-presidente trouxe de Brasília para São Paulo.

Quem examinar o texto, verificará que o Cristo da foto não tem nada a ver com as falsas informações que circulam na web.

Abert, Abratel, Aner, ANJ, Fenaj, Abradi, todos protestam contra agressões do PT aos jornalistas do Brasil

No RS, ARI, Sindicato dos Jornalistas, Agert e ADI não divulgaram nota alguma. 

A Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), a Abratel (Associação Brasileira de Rádio e Televisão), a Aner (Associação Nacional de Editores de Revistas), a ANJ (Associação Nacional de Jornais) e o escritório da Unesco no Brasil divulgaram uma carta em protesto contra os últimos atos de violência contra jornalistas e meios de comunicação. Diz a carta:

Tais acontecimentos somam-se aos 116 casos de ameaças, intimidações, vandalismos, agressões físicas e homicídios praticados contra os profissionais da imprensa no ano de 2015, e que colocam o país no ranking de quinto local do mundo mais arriscado para o exercício da profissão.

A Federação Nacional dos Jornalistas e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo também divulgaram notas nesta quinta-feira.

.

Expodireto fechou vendas de R$ 2 bilhões

A Expodireto, Não-Me-Toque, que terminou hoje no RS, fechou as contas e apurou vendas de R$ 2 bilhões.

Em tempos de recessão ou crescimento, o valor é recorde absoluto.

Impeachment de Dilma poderá sair em até 30 dias depois de iniciado o processo

O deputado gaúcho Darcísio Perondi, que amanhã vai propor o rompimento imediato do PMDB com o governo, disse ao editor que na semana que vem o STF julgará os embargos sobre o rito do impeachment, o que permitirá a retomada do processo na Câmara.

E o prazo para o final do julgamento pelo Senado ?

Será coisa de 30 a 45 dias.

Collor de Melo sofreu apenas 29 dias. Nem mais, nem menos.

Por muito pouco a presidente Dilma Roussef deixou de anunciar sua renúncia

No vídeo abaixo, o leitor perceberá que por muito pouco a presidente Dilma Roussef deixou de anunciar sua renúncia. Foi esta tarde, ao meio dia, durante coletiva de imprensa.

A presidente tentou emplacar o verbo "resignar", que entre seus sinônimos também admite a conjugação "renunciar", mas empacou e por pouco deixou de anunciar que sairia do governo.

Sobre a fragilidade de Dilma neste momento, coisa que o editor registrou no mesmo momento da fala da presidente, eis o que escreveu o colunista do UOL, Josias de Souza:

" A pior maneira que uma autoridade pública tem de demonstrar sua força é alardear que não irá renunciar ao cargo. Pois Dilma Rousseff, uma presidente que se dedica a fazer o pior o melhor que pode, achegou-se à boca do palco nesta sexta-feira justamente para jurar que não renunciará. “Não tenho o menor interesse, a menor propensão. E não há nenhuma justificativa. Para mim isso inclusive é uma ofensa… Agora, por favor, pelo menos testemunhem que eu não estou com cara de quem vai renunciar.”

O objetivo de Dilma foi passar a impressão de que está forte e tem a situação sob controle. Se suprimirmos os detalhes que impedem Dilma de fazer uma avaliação isenta sobre si mesma, podemos ser objetivos e positivos sobre qualquer avaliação que venha da presidente."

CLIQUE AQUI para ler mais Josias.

Dilma renuncia. Ou quase isso.
ATENÇÃO, DILMA ACABA DE RENUNC...... UUUUUU! FOI POR POUCO!Essa foi quaaaaaaaaaaaaaaaase, Dilma Rousseff!
Publicado por Socialista de iPhone em Sexta, 11 de março de 2016

Nota da Polícia Federal diz que Lula não é Deus.

Nota de esclarecimento da força-tarefa Lava Jato do MPF em Curitiba

Após a deflagração da 24ª fase da Operação Lava Jato na última sexta-feira, 4 de março de 2016, instalou-se falsa controvérsia sobre a natureza e as circunstâncias da condução coercitiva do senhor Luiz Inácio Lula da Silva.

Após a deflagração da 24ª fase da Operação Lava Jato na última sexta-feira, 4 de março de 2016, instalou-se falsa controvérsia sobre a natureza e circunstâncias da condução coercitiva do senhor Luiz Inácio Lula da Silva, motivo pelo qual a força-tarefa da Procuradoria da República em Curitiba vem esclarecer:

1. Houve, no âmbito das 24 fases da operação Lava Jato (desde, portanto, março de 2014), cerca de 117 mandados de condução coercitiva determinados pelo Juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba.

2. Apenas nesta última fase e em relação a apenas uma das conduções coercitivas determinadas, a do senhor Luiz Inácio Lula da Silva, houve a manifestação de algumas opiniões contrárias à legalidade e constitucionalidade dessa medida, bem como de sua conveniência e oportunidade.

3. Considerando que em outros 116 mandados de condução coercitiva não houve tal clamor, conclui-se que esses críticos insurgem-se não contra o instituto da condução coercitiva em si, mas sim pela condução coercitiva de um ex-presidente da República.

4. Assim, apesar de todo respeito que o senhor Luiz Inácio Lula da Silva merece, esse respeito é-lhe devido na exata medida do respeito que se deve a qualquer outro cidadão brasileiro, pois hoje não é ele titular de nenhuma prerrogativa que o torne imune a ser investigado na operação Lava Jato.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Assassinato de Reputações: O Caso Tarso Genro (IV) - Tarso Genro obstruiu as investigações sobre as contas do PT nas Ilhas Cayman.

Num dos seus mais disputados hangout, aquele que foi exibido dia 23 de dezembro de 2013, o cantor Lobão colocou nas telinhas uma conversa instigante que manteve com Romeu Tuma Júnior e Claudio Tognolli, o jornalista que tomou os depoimentos e escreveu o livro "Assassinato de reputação".

No programa, descontraído mas incisivo, Tuma Júnior repetiu a mesma denúncia que fez no seu livro contra o ex-Ministro da Justiça, quando  detalhes surpreendentes:

- Descobri a conta de Zé Dirceu para o Mensalão, nas Ilhas Cayman, levei tudo para o ministro da Justiça (Tarso) e ele simplesmente sentou em cima.

Em seguida, diante de um Lobão estupefato, ele revelou outros detalhes do caso:

- A conta nas Ilhas Cayman foi apenas uma das lavanderias montadas no exterior pelo PT, sempre para abrigar dinheiro sujo. Outras contas começam a ser descobertas, inclusive empresas de fachada, criadas para funcionar como antros de banditismo.

O caso das contas e das off shores Panamá começou a ser investigado, mas pela imprensa, porque Polícia Federal e Ministério Público Federal não trataram do assunto na ocasião, só fazendo isto durante a Operação Lava Jato.

Em Porto Alegre, o ex-Governador do PT não respondeu ao que ouviu no hangout de Lobão e se fechou de novo em copas.

Na verdade, Tarso Genro só reagiu com uma notinha escrita com clicados de diplomata, porque não sabia o que mais Tuma Júnior estaria disposto a revelar.

Quando o livro e o hangout de Lobão foram para a Web em 2013, a patrulha chapa branca petista que sempre infestou a Internet com seus posts pagos, decidiu superlotar o Outlook e a seção de Opinião do blog do jornalista Políbio Braga, usando tom inquisitivo a respeito das denúncias feitas pelo Delegado Tuma Júnior contra seu antigo chefe na Polícia Federal, o ex- Governador Tarso Genro.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Dia 13 será de sol com nuvens em Porto Alegre. Em SP, o dia será nublado, mas sem chuvas.

Os serviços do Weather Chanel, assinados pelo editor, projetam nuvens com sol para o domingo de protestos em Porto Alegre.

Em São Paulo o dia será nublado, mas não choverá.

Entenda melhor as razões dos promotores de São Paulo

A apressada reação ao pedido de prisão preventiva de Lula partiu de quem não leu a denúncia e sequer prestou atenção ao resumo que os promotores apresentaram na coletiva de imprensa. O material a seguir da Rede Globo é o mais completo publicado sobre o assunto. Leia e veja:

Na entrevista coletiva, na tarde desta quinta-feira, em São Paulo, os promotores estaduais detalharam a denúncia à Justiça contra o ex-presidente Lula, a mulher dele, dona Marisa, e mais 14 pessoas. Segundo o Ministério Público, o ex-presidente ocultou patrimônio no caso do triplex emGuarujá.
O que foi apresentado é o resultado de sete meses de investigação. Os promotores de São Paulo ouviram mais de 100 pessoas sobre o período em que a construtora OAS assumiu obras inacabadas da Bancoop - a Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo. E na coletiva deixaram claro que a denúncia não tem qualquer motivação política.
“O Ministério Público não trabalha com calendário político ou com qualquer outro tipo de evento, qualquer tipo de calendário. O nosso calendário é judicial. O Ministério Público está pautado em prazos legais e judiciais. Pouco importando se este ou outro procedimento tenha qualquer tipo de repercussão política ou social”, afirmou o promotor José Carlos Blat.


O Ministério Público dividiu os 16 denunciados em três grupos: o núcleo OAS, formado por oito integrantes e chefiado pelo ex-presidente da construtora Léo Pinheiro.

CLIQUE AQUI para ler tudo.
CLIQUE AQUI para entender as razões do pedido de prisão do petista.

Domingo, vá ao Habibs antes de protestar no Parcão

Domingo, antes dos protestos agendados para as 15h, os manifestantes de Porto Alegre poderão praticar um ato preparatório muito importante, porque a casa da rede Habibs, localizado no outro lado do Parcão, resolveu apoiar os atos públicos.

A campanha da rede Habibs já está nas ruas (veja ao lado).

Isto significa que os manifestantes que estiverem de verde e amarelo estarão em casa no domingo ao meio dia.

O editor estará lá e recomenda.

A rede do Habibs está na campanha em todo o País.

Lula diz ao juiz Sérgio Moro que Bumlai sempre foi seu amigo do peito

Lula avisou ao juiz Sérgio Moro que não prestará depoimento. O próprio Bumlai desistiu do interrogatório de Lula. 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu que desde 2002 é amigo do pecuarista José Carlos Bumlai, preso na Operação Lava Jato, e que os dois mantiveram “convívio próximo em diversas ocasiões”, segundo declaração enviada à 13ª Vara Federal de Curitiba no dia 10 de março. 

A afirmação de Lula contradiz a versão de Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula, que disse que o empresário não era tão amigo do ex-presidente.

O conteúdo da carta de Lula consta num documento substitutivo do seu depoimento como testemunha de defesa na ação penal envolvendo Bumlai. O ex-presidente foi arrolado a pedido do próprio pecuarista. Porém, a audiência de Lula, que estava marcada para a próxima segunda-feira, 14 de março, foi cancelada porque o próprio Bumlai desistiu do interrogatório, conforme petição apresentada por seus advogados àJustiça Federal.

Marcos Mazoni vai de R$ 34,2 mil para R$ 53,1 mil por mês na presidência do Serpro

O líder petista gaúcho Marcos Vinicius Ferreira Mazoni acabou se dando bem ao trocar a presidência da Procergs, cargo que exerceu durante o governo Olívio Dutra, por outro cargo igual, mas melhor remunerado, do Serpro, posição que ocupa desde o governo Lula.

É que este mês ele passará a receber remuneração mensal de R$ 53.151,69 por mês, valor bem superior ao que recebia até janeiro, R$ 34.181,15.

Mazoni é uma das franjas mais xiitas do PT do RS.

Respaldada em apoios como os do PSDB e da Globo, Dilma fala, agora, em cadeia de TV

Dilma, agora, ao lado.

CLIQUE AQUI para ler Pedro Luiz Passos, UOL, sobre a necessidade de renúncia imediata de Dilma. 


A bordo das manifestações de críticas aos promotores de SP, inclusive do PSDB, a presidente Dilma Roussef fala neste momento em entrevista coletiva.

Está no canal 40, OiTV, Globonews.

Indulgente, recomenda paz e compreensão aos atores políticos.

O discurso é todo centrado na defesa do "mais honesto dos seres brasileiros".

A presidente disse na entrevista coletiva que se seguiu ao discurso que não escolhe ministros pela imprensa, descartando por hora a ida de Lula para a Casa Civil.

A presidente está visivelmente desfigurada.

Lula já deveria ter sido preso no Mensalão

O editor acha que Lula já deveria estar na cadeia há muito tempo - desde o Mensalão, quando seu preposto, Zé Dirceu, foi para a Papuda em seu lugar.

Naquela época, como agora, o PSDB colocou-se e se coloca como linha auxiliar do PT.

Opinião do leitor - Reinaldo Azevedo erra ao defender Lula contra os promotores de SP

O Reinaldo Azevedo repete o discurso da governabilidade, do PSDB e eu não concordo com ele, apesar de concordar na maioria das vezes. O Lulla é um bandido perigoso que construiu uma rede de proteção dentro do Estado(Judiciário, Legislativo e Executivo) usando a corrupção, o nepotismo cruzado e o patrulhamento ideológico. A única maneira de romper com esta rede é trabalhando na borda da lei, onde o limite entre o correto e o incorreto é tênue e discutível. Outra forma é a guerra civil ou alguém acha que o MST existe para que?? É só escolher.

Júlio Kaizen, Porto Alegre.

Sobre os protestos de domingo, Fiergs decide que manterá neutralidade ativa

O documento abaixo é reservado, mas o editor conseguiu cópia.


A Fiergs mandou nota às suas filiadas com posição clara a respeito dos protestos de domingo no RS, avisando que não é contra e nem a favor, mas antes pelo contrário. Segundo a nota, "a decisão de participar das manifestações é individual", portanto de cada um.

A Fiergs não toma posição alguma, ao contrário do que já anunciaram suas congêners Fiesp, Fiesc e Federação das Indústrias do Ceará.

Leia o documento, assinado pelo presidente da Fiergs, Heitor Muller.

A partir do que foi analisado na reunião de Diretorias de ontem, e diante dos questionamentos de entidades locais sobre as manifestações populares marcadas para o próximo domingo, dia 13, informo os seguintes pontos de orientação :

        1. a decisão de participar das manifestações é individual, tanto do cidadão empresário, quanto das entidades representativas, com base nos princípios da livre iniciativa;

(...)

        Como a Central Única dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul manteve a sua mobilização de rua, desconsiderando a orientação da CUT Nacional de não realizar eventos desse tipo no dia 13, fiz contato com as Forças de Segurança no Estado na manhã de hoje. Em princípio, haverá monitoramento preventivo, a partir do uso de modernas tecnologias,  a fim de evitar que se cruzem os manifestantes de lados opostos. Também solicitamos atenção para a preservação do patrimônio particular e público, no sentido de evitar vandalismos, e controle sobre a infiltração de desordeiros.

CLIQUE AQUI para ler toda a nota. 

Tudo pronto para reunir 10 mil manifestantes pró-impeachment no Parcão.


O material disponibilizado acima é do MBL e tem tudo a ver com a convocatória para os protestos de domingo em Porto Alegre. A manifestação foi agendada para as 15h no Parcão, bairro Moinhos de Vento.

Os organizadores do evento esperam reunir 10 mil pessoas.

A convocatória pede que os manifestantes vistam verde, amarelo ou azul, mas jamais preto ou vermelho, evitando máscaras, mesmo as que reproduzem figuras emblemáticas como a do juiz Sérgio Moro, porque se sabe que infiltrados querem fazer isto para promover provocações.

Além de carros de som, no Parcão serão vendidos cartazes, bandeiras e faixas pró-impeachment.

Um drone filmará tudo e ajudará na segurança.


O governo estadual garantiu segurança ampliada no Parcão. 

Vereador Thiago Duarte rompe com Fortunati e sai do PDT para entrar no DEM

Há forte troca de cadeiras na Câmara de Porto Alegre. Esta manhã, a vereadora Séfora Mota, PRB, disse ao editor que ainda não foi para o PSB e que tem até o dia 18 para tomar uma decisão. Ela confirmou que recebeu proposta de vários Partidos. 

O vereador Thiago Duarte, PDT, anunciou esta manhã seu desligamento do Partido e assinou ficha com o DEM de Porto Alegre.

Ele foi presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre e rompeu com o prefeito José Fortunati.

O prefeito de Porto Alegre, que está licenciado do PDT, já perdeu a mulher, deputada Regina Becker, para a Rede, foi responsável por duas defecções anteriores na bancada municipal do Partido e agora é responsabilizado pela saída de Thiago.

O PDT, que começou a atual legislatura com 7 vereadores, possui, agora, apenas 4.

Thiago Duarte disse que foi para o DEM porque quer apoiar Onyx Lorenzoni para prefeito de Porto Alegre.

Encargos trabalhistas respondem por 71% dos salários do Brasil. São os maiores do mundo.

A desoneração da folha de pagamentos não contribuiu para reduzir o peso dos encargos trabalhistas pagos sobre o salário bruto no Brasil, que continuam os mais altos do mundo, segundo pesquisa da UHY Moreira-Auditores, obtida pelo Valor Econômico. 

A reportagem é do jornal, assinada por Tainara Machado:

O levantamento, que contou com dados de 29 países, entre economias desenvolvidas e em desenvolvimento, mostra que as empresas brasileiras pagam 71,4% do salário dos funcionários em encargos como INSS, contribuição ao FGTS e demais benefícios trabalhistas obrigatórios, número que não se alterou na comparação com 2012. Na média global, essa porcentagem é de 20,5%, com queda de 5% nos últimos três anos.

Marcello Reis, gerente de desenvolvimento de negócios da empresa, comenta que o resultado foi até surpreendente porque havia a expectativa de que a desoneração da folha de pagamentos de 56 setores, que vigorou até o fim do ano passado, tivesse reduzido um pouco o peso dos encargos sobre salários.

CLIQUE AQUI para saber mais dados do estudo. 

Farret, vice de Schirmer, é condenado em segunda instância e poderá perder candidatura a prefeito de Santa Maria

Com a decisão, Farret entra na Lei da Ficha Suja e não poderá disputar a eleição deste ano em Santa Maria. Além disto, de acordo com nova interpretação do STF, terá que cumprir a pena de imediato. Ele ainda pode oferecer embargos, evitando desde já a aplicação da pena; e protocolar recursos a instâncias superiores, mas sem efeito suspensivo. 

A Justiça Federal manteve nesta quinta-feira a condenação ao vice-prefeito de Santa Maria, José Farret, por estelionato. A decisão foi tomada de maneira unânime pela 4ª Seção do Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF-4). O político da cidade da Região Central do Rio Grande do Sul foi condenado a ano e quatro meses de prisão por fraude contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A pena foi imposta no final de 2012 pela Justiça Federal. Segundo a ação do Ministério Público Federal (MPF), Farret assinou, como médico, quatro atestados falsos que permitiram que uma pessoa se apresentasse na agência do INSS em Santa Maria como procuradora legítima de uma beneficiária já falecida. O crime teria sido cometido entre 2006 e 2009.


"O julgamento está devidamente fundamentado e não se verifica nenhum erro ou flagrante de ilegalidade que justifique a sua revisão", disse o relator do recurso, desembargador João Pedro Gebran Neto.

Leitores apóiam Daniel Kieling, mas ele sai do governo do RS

Atacado por representações do lulopetismo nas redes sociais e na mídia, mas também criticado pelo próprio governo e por forças partidárias aliadas, o subchefe da Casa Civil do Piratini, Daniel Kieling resolveu pedir demissão.

Ele irá para o gabinete do deputado Thiago Simon na Assembléia.

Daniel Kieling revoltou-se com os malfeitos lulopetistas e disparou críticas ferozes contra eles no seu Twitter pessoal.

O caso levantou polêmica entre os leitores desta página, sendo que 9 de cada 10 leitores apoiaram o subchefe da Casa Civil na sua manifestação.

Reinaldo Azevedo ataca promotores e baseia opinião em advogado das empreiteiras da Lava Jato

CLIQUE AQUI para ler, também, "A crise do respeito a lei", almirante Mário Cesar Flores, no Estadão de ontem. 

Ao atacar os promotores de SP na edição da sua coluna de hoje, o jornalista Reinaldo Azevedo invocou a opinião de vários juristas, mas só citou um deles, o gaúcho Gilson Dipp.

O jornalista apresentou-o como ex-ministro do STJ.

E esqueceu de dizer que  Gilson Dipp colocou-se a serviço de uma das empreiteiras da Lava Jato, a Galvão, por intermédio do escritório de advocacia que o contratou para emitir um parecer que tenta deslegitimar o trabalho dos procuradores do MPF e do juiz Sérgio Moro.

Pacote de estímulo do Banco Central Europeu anima Bolsas nesta sexta-feira

Londres, via WhatsApp

Mesmo diante da ação conjunta dos membros da OPEP, o preço do petróleo continuou oscilando muito, ontem, e voltou a cair forte, 3,1%, cotado a US$ 39,78 o barril. O mercado futuro indica alta de 1,5% para hoje. A ver
Por outro lado, o novo plano de estímulo anunciado pelo Banco Central Europeu, anunciado ontem, acabou trazendo novo entusiasmo aos mercados, como se previa. As Bolsas asiáticas já fecharam em alta:
Xangai, 0,25%
Hong Kong, 1,08%
Tóquio, 0,51%
As Bolsas da Europa também trabalham em alta neste momento, 9h33min, hora do Brasil:
Londres, 1,54%
Paris, 2,81%
Frankfuirt, 2,84$

Promotores querem que juiz os autorize a prender pessoalmente o ex-presidente Lula

Os promotores que pediram a prisão preventiva de Lula querem que o juiz do caso estabeleça data para o arresto do ex-presidente.

E também querem cumprir o mandado pessoalmente.

CLIQUE AQUI e leia a reportagem completa do site de hoje da revista Veja.

Entenda por que razão os promotores de São Paulo são os novos heróis do povo brasileiro

O surpreendente e inesperado pedido de prisão preventiva contra Lula é resultado da fortaleza institucional do Ministério Público de São Paulo, porque a denúncia feita ontem, consegue demonstrar que o PT funcionou como verdadeira organização criminosa na caso da Bancoop, a faliada cooperativa dos bancários de São Paulo, aparelho que o Partido usou para encher o bolso de seus líderes e facilitar o acesso deles, inclusive Lula, em luxuosos apartamentos da praia do Guarujá, São Paulo.

Os promotores de SP são os novos heróis do povo brasileiros, galeria que só inclui quem cumpre com seu dever. 

Está mais do que comprovado que a OAS, ao assumir obras falidas da Bancoop, entregou de mão beijada um triplex a Lula, que oculta o patrimônio. 

Com 179 páginas e uma linguagem jurídica e politicamente correta, a denúncia é capaz de demonstrar por que se deve acreditar que Lula e sua mulher são os verdadeiros proprietários de um apartamento do Guarujá.

Os fatos são consistentes, existem provas materiais e as testemunhas narram situações, datas, personagens, valores, tudo que permite corroborar o que disseram ontem os promotores.

O MPE investiga há 5 anos os malfeitos da Bancoop em São Paulo, entidade que foi presidida pelo tesoureiro nacional do PT, Vaccari Neto, atualmente preso em Curitiba. 

Foton recebe R$ 65 milhões do BNDES e confirma fábrica de caminhões chineses em Guaíba

Um ano e meio depois de aparecer na propaganda eleitoral como cabo eleitoral do governador Tarso Genro, PT e mais de dois anos depois de assinar um protocolo de intenções para se instalar no município de Guaíba — e com obras ainda paradas —, o presidente do Conselho de Administração da empresa Foto, Luiz Carlos Mendonça de Barros, anunciou a ampliação da produção na futura unidade do município de Guaíba. 

A Foton nem começou a investir e já anuncia aumento da produção. 

O empreendimento deverá fabricar, além de caminhões, também vans e SUVs a partir do primeiro semestre de 2017, um ano depois da previsão inicial.

O projeto de expansão do investimento foi anunciado em evento na manhã desta quinta-feira na prefeitura de Guaíba. No ato, a empresa divulgou a aprovação de empréstimo de R$ 65 milhões pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 

Enquanto a unidade de Guaíba não se concretiza, a empresa produzirá caminhões na fábrica da Agrale, em Caxias do Sul. Em junho, a Foton prevê se instalar no local e, a partir de setembro, começar a produção das primeiras unidades, em um acordo com prazo de um ano.

A fábrica em Guaíba será a base exportadora da montadora para América Latina. A previsão é de investimento de R$ 250 milhões e geração de 1,3 mil empregos (300 diretos e mil indiretos).

Empresários de Novo Hamburgo divulgam nota de apoio aos protestos do dia 13

Esta é a única manifestação de qualquer entidade empresarial gaúcha em apoio aos protestos. A posição da ACI não é acompanhada por suas federações, Fiergs, Fecomércio, FCDL e Federasul. Em Santa Catarina, aqui ao lado, as congêneres das federações gaúchas já tiraram notas de apoio ao movimento deste domingo. A Fiesp faz o mesmo há mais tempo. 

Em dura nota que intitula "Por que vale a pena colocar uma camisa verde-amarela e sair às ruas neste dia 13 de março?", a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, RS, disse acreditar que é chegada a hora do empresário, do trabalhador e de todos os demais contribuintes diretos e indiretos saírem às ruas neste domingo.

Leia a nota:

O avançado estágio de corrupção, a inépcia financeira e a rotineira leniência para com o destino dos recursos públicos tomados do cidadão de bem alcançaram uma projeção inaceitável no Brasil.
As redes sociais, a imprensa por todos os meios, o cidadão participativo... todos vêm buscando expressar e traduzir aos governantes e parlamentares o gosto amargo do exercício honesto da cidadania frente as trapalhadas, a malversação, a corrupção e a ocultação de nosso dinheiro. Somos torpedeados por deboches, simulacros, gestos malandros, ironias e frases de efeito como nunca na história deste País.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Governo gaúcho prorroga prazos para Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

Cronograma de implantação sofreu alterações e guia de papel segue valendo

Foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira o Decreto nº 52.940, que prorroga a obrigatoriedade de emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), em substituição às tradicionais Notas Fiscais de Produtor, feitas de papel. Com a mudança, as operações do Sistema Integrado de Produção Primária e as realizadas por produtor rural inscrito no CNPJ passarão a ser feitas por meio eletrônico a partir do dia 1º de outubro de 2016. Para as saídas internas decorrentes da venda de produtos da pecuária, a guia virtual passa a ser obrigatória no dia 1º de janeiro de 2017.

O coordenador institucional da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), disse hoje ao editor que considera acertada a decisão tomada pelo governador José Ivo Sartori, concedendo mais prazo para que o agronegócio possa se adequar às novas regras. “A grande preocupação dos produtores é em relação ao acesso à tecnologia. Em grande parte do meio rural não há sinal de internet, o que torna a operação muito complicada. 


O cronograma de implantação da NF-e estabelecido em decreto ainda determina um prazo de adequação para as lavouras temporárias (1/10/2016), lavouras permanentes (1/4/2017), demais produtos primários (1/10/2017) e em todas as operações efetuadas por produtor rural ou microprodutor rural (1/01/2019). Jerônimo entende que será preciso fazer uma ampla campanha de divulgação do novo sistema. Segundo ele, a maioria dos produtores rurais não conhece ou não está familiarizado a NF-e. “As prefeituras terão um importante papel nesse processo de transição do papel para o meio eletrônico”, finalizou o parlamentar.

Opinião do editor - Entenda por que o PSDB recomenda prudência e parece defender Lula.

Ao tirar nota em que recomenda prudência e classifica de exagerado o pedido feito pelos promotores paulistas, o PSDB não está acovardando-se e tampouco conciliando novamente com Lula e com o PT, mas revelando maturidade, bom senso e realismo político.

É que os tucanos têm a responsabilidade pela liderança democrática da oposição parlamentar e extra-parlamentar, como principal candidato prestes a voltar ao governo, sozinho ou como companheiro de transição, na esteira de impugnações que governo, seus líderes e o partido que sustenta, sofrerão inapelavelmente no âmbito próprio, que é o da Justiça.

A nota do PSDB isola o PT no quadrante em que se colocou como violador da lei e da ordem, portanto único responsável por eventuais desordens e violências que porventura ocorrerem - como já ocorrem pontualmente.

Opinião do leitor - Lula, o governo e o PT, agora, terão que garantir a paz no dia 13

Ao lado, o símbolo da Pax Romana.

O pedido de prisão preventiva de Lula é um belo truque para neutralizar a convocação da tropa de choque da porrada lulopetista, que garantirá paz nas manifestações programadas para 13 março.
Como a juíza de SP não deverá se manifestar a respeito, antes de segunda-feira,  se houver violência, justifica-se a preventiva, diante da convocação feita por Lula.

Se for mesmo isso, parece inteligente, pois a garantia de paz virá do próprio Lula, assim encarregado de desmontar a bomba que armou.

Além disto, a ação dos promotores de SP deslocaram os holofotes que o lulopetismo acenderam sobre o juiz Sérgio Moro. 

Artigo, Ricardo Breier, Zero Hora - Há juízes em Brasília !

A cena ao lado é do filme "Ainda há juízes em Nuremberg". No caso, o julgamento dos membros da organização criminosa do Partido Nacional Socialista. 


Infelizmente, lemos na ZH desta quarta-feira um diálogo fictício, peça subliterária pretensamente engraçada e crítica, na qual um acusado estaria a falar com seu advogado sobre hipotética condenação e seus inúmeros recursos, em troca (Gran Finale) de honorários. Esse diálogo, claramente, tenta vender a ideia de que recorrer de uma decisão judicial é algo de má-fé, contra a cidadania e “coisa de advogado”. Tal pensamento não possui clara noção do que seja justiça.

Surpreende que tal texto tenha sido escrito por um juiz federal, posto que afronta a harmonia das instituições desmerecendo e desmoralizando não só as instâncias superiores do próprio Poder Judiciário, como também, e sobretudo, fazendo pouco-caso de alguns direitos fundamentais duramente alcançados pelos cidadãos, ao custo de muitas lutas, vidas e sofrimentos.

Essa mensagem enfraquece o nosso Estado democrático de direito, algo do qual a OAB/RS historicamente, ao lado da cidadania, vem lutando pela plena aplicação.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

Sexta-feira será de dia nublado e temperatura amena no RS

A sexta-feira amanheceu nublada em Porto Alegre, mas a MetSuil informou que o cenário é igual em diversas regiões do Estado. Vai chover na maior parte do Estado ao longo desta sexta-feira. 

O risco maior de chuva forte localizada é no Sul gaúcho. 

A temperatura seguirá amena. Em Porto Alegre, há nebulosidade e ainda períodos com chuva, mas deve ocorrer tempo bom.

As tempraturas  mínimas rondarão os 12°C em São José dos Ausentes e os 14°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem chegar a 24°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 18°C e 24°C.

TRF-4 nega habeas corpus para Mônica e João Santana

O desembargador João Pedro Gebran Neto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que tem sede em Porto Alegre, negou nesta quinta-feira o pedido de liberdade para o marqueteiro do PT, João Santana, preso com a mulher, Mônica Moura, desde o dia 23 de fevereiro.

A dupla foi apanhada na Operação Acarajé e está presa em Curitiba no âmbito da Lava Jato.

CLIQUE AQUI para ler os fundamentos da decisão. 

Justiça nega ação do governo gaúcho contra dívida com a União. Planalto estaria disposto a abater 40% dos pagamentos mensais pelo prazo de um ano.

Ontem, o ministério da Fazenda passou aos jornalistas que cobrem a área, a informação de que o governo Dilma estaria disposto a abater até 40% das prestações das dívidas dos Estados com o TEsouro, pelo prazo de um ano. A contrapartida seria o apoio dos governadores ao projeto que recria a CPMF. O valor corresponde a algo como R$ 120 milhões mensais que o governo gaúcho dispenderia todo mês - R$ 1,4 bilhão em um ano. O governador gaúcho, no entanto, quer três anos de carência. 

O governo gaúcho perdeu no juízo de primeiro grau a ação que pedia a revisão da dívida com a União. O Piratini havia ingressado com ação na 2ª Vara da Justiça Federal no último dia 22 questionando a interpretação da Secretaria do Tesouro Nacional da lei lei 148/2014, que trata do refinanciamento das dívidas de estados e municípios com o governo federal.

O Estado entende que a Secretaria do Tesouro Nacional aplicou de forma errada a correção da taxa Selic ao usar juros capitalizados e não simples. A ação foi indeferida pelo juiz da 2ª Vara da Justiça Federal nesta quinta-feira.

O Piratini recorrerá.

Enquanto demanda judicialmente, Sartori prossegue negociando diretamente com o ministério da Fazenda, conforme informou quarta-feira em almoço público na Federasul.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/