Capelães Militares repelem a propaganda da CNBB sobre a Campanha da Fraternidade

Em carta ao presidente da CNBB, o arcebispo militar do Brasil, Dom Fernando Guimarães, afirmou que o Ordinariado Militar do Brasil não utilizará os “materiais produzidos oficialmente para a Campanha da Fraternidade” durante a Quaresma de 2021. Disse que o serviço de assistência religiosa das Forças Armadas é ecumênico por natureza, pois lida com integrantes de diversos segmentos religiosos.

Um grupo de católicos que se intitula "Templários de Maria, denuncia que a CNBB, mais uma vez, escandaliza os fiéis e causa perplexidade não apenas entre os Católicos. E explica:

Sob o lema: “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor”, a nova Campanha da Fraternidadepromove, uma vez mais, a subversão dos princípios e das instituições cristãs que fizeram grande nosso País.

CLIQUE AQUI para ler o manifesto dos Templários.

Netanhyahu confima ajuda ao Brasil para produção de spray contra vírus chinês

O presidente Jair Bolsonaro compartilhou agora de manhã um tuíte de Benjamin Netanyahu sobre a conversa que tiveram a respeito dos testes com um spray contra o coronavírus.

Na mensagem, Netanhyahu fala em colaboração com o governo brasileiro e cita um próximo encontro com o brasileiro.

Em São Paulo e em Manaus, também ocorrem desenvolvimento de produtos e experiências parecidos com os que estão em curso em Israel, conforme este blog publicou ontem e também hoje.

CLIQUE AQUI para examinar o caso de Manaus.
CLIQUE AQUI para recuperar informações de São Paulo.

Imagem do dia: Uma das sete maravilhas do Mundo Moderno


As 275 quedas de água com diferentes alturas, que chegam a ultrapassar 80 metros, chamam tanto a atenção de turistas que coloca o Parque Nacional do Iguaçu, na cidade de Foz do Iguaçu (PR) como o segundo mais visitado do Brasil, perdendo somente para o Rio de Janeiro. 

Linda imagem registrada pelo editor há 4 dias. 

Dica do editor: Show de danças típicas na região da tríplice fronteira


O legal de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, além das atrações turísticas que envolvem as belezas naturais, como o Parque Nacional do Iguaçu, o visitante pode conhecer a cultura dos 3 países em um grande espetáculo artístico composto por música e dança, como esse que você assiste no vídeo - dança típica do Paraguai. 

Foz do Iguaçu é um dos destinos turísticos pioneiros no Brasil em adotar rigorosos protocolos de segurança sanitária, para evitar a contaminação pelo vírus chinês. Para se ter uma ideia, todos os protocolos de segurança sanitária estabelecidos pela OMS e pela Prefeitura de Foz são adotados à risca nos atrativos, nos hotéis e nos restaurantes da cidade. 

RS registra 11.387 mortes causadas pelo vírus chinês

O governo do RS, por meio da Secretaria da Saúde (SES) confirmou hoje mais oito mortes em decorrência do vírus chinês. 

Os óbitos ocorreram entre os dias 28 de janeiro e 14 de fevereiro. Com isso, o Estado gaúcho passa a contabilizar 11.387 vidas perdidas pela pandemia.

A pasta registrou ainda 992 novos casos de vírus chinês nas últimas 24 horas. 

Já são, no total, 586.315 casos confirmados no Rio Grande do Sul. Desse número, 560.483 pessoas, ou seja 96%, já se recuperaram da doença.

Regras mais duras para quem chega de países como o Brasil entraram em vigor no Reino Unido hoje

Todos os cidadãos britânicos e irlandeses e residentes do Reino Unido que chegarem à Inglaterra depois de estar em um país com alto risco de contrair o vírus chinês, agora precisam ficar em quarentena em hotéis.

Entre os 33 países incluídos na ''lista vermelha'' esta o Brasil, Portugal e África do Sul.

CLIQUE AQUI para ler a notícia na íntegra.

OMS aprova vacina de Oxford e destrava remessa para o Brasil

A OMS (Organização Mundial da Saúde) incluiu, hoje, em sua lista de uso emergencial (EUL) a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela AstraZeneca. 

A decisão permite que elas sejam distribuídas pela Covax, consórcio internacional que vai enviar vacinas para mais de 100 países.

Aqui no Brasil, a expectativa é que 1,6 milhão de doses do imunizante cheguem ainda neste trimestre e 6 milhões no segundo. O acordo do Brasil na Covax prevê 42,5 milhões de doses até o fim de 2021. 

Segundo a Folhapress, na semana passada, o órgão consultivo que orienta a OMS (Sage) recomendou o uso do imunizante contra o vírus chinês em todas as faixas etárias a partir dos 18 anos de idade. 

Peixe Urbano entra em crise financeira e dá calotes

 O site de compras coletiva Peixe Urbano, que depois de comprado pelo Grupo Groupon mudou do Rio para Florianópolis, está fora do ar.

E em crise financeira.

A empresa não paga os empregados e as empresas reclamam que não conseguem o que lhes é devido.

RS inicia o ano com queda de 11% nos homicídios

O Rio Grande do Sul teve uma queda de 11% nos crimes de homicídios no primeiro mês deste ano. Depois de consolidar, entre 2019 e 2020, a menor taxa de homicídios para cada 100 mil habitantes da década, o Estado encerrou o primeiro mês de 2021 com nova retração. 

Os dados foram divulgados na ultima quinta-feira pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) e mostram que o número de vítimas de assassinatos caiu 11,4% em janeiro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, de 158 para 140.

 LEIA AQUI para mais informações. 

Azul terá mais voos dentro do RS

A companhia área Azul afirmou que terá mais oito novos voos dentro do Rio Grande do Sul. As operações começam a partir de maio. 

O anúncio foi feito pela direção da Azul durante visita do governador Eduardo Leite às instalações da empresa em Barueri, em São Paulo no final da semana passada. 

Confira as novas rotas e frequência no Rio Grande do Sul:



Bagé – 4 voos semanais

Canela – 7 voos semanais

Erechim – 4 voos semanais

Livramento – 3 voos semanais

Santa Cruz do Sul – 4 voos semanais

Santa Rosa – 4 voos semanais

São Borja – 4 voos semanais

Vacaria – 3 voos semanais

Cantor Belo na mira da polícia carioca

O show do cantor Belo na zona norte do Rio de Janeiro é alvo de uma investigação da Polícia Civil que instaurou inquérito para apurar as circunstâncias de como o evento aconteceu na noite desse sábado de carnaval, na Maré. 

O show do pagodeiro reuniu milhares de pessoas e desobedeceu as regras impostas pelas autoridades e OMS. A capital fluminense está há quatro semanas em alto risco de contaminação pelo vírus chinês. 

Balneário Xangri-lá não descarta interdição de faixa de areia para evitar aglomerações

A prefeitura de Xangri-lá, no litoral norte gaúcho, pretende interditar a faixa de areia de Atlântida durante as próximas duas madrugadas para evitar novas aglomerações. O feriado prolongado de carnaval tem atraído muita gente a beira-mar, inclusive jovens, muitos sem máscaras. 

Em Capão da Canoa a Brigada Militar tem trabalhado ostensivamente para conter aglomerações a beira-mar, no entanto não tem obtido muito sucesso, pois as pessoas retornam as festas após as viaturas deixarem os locais. 

Guiné declara novo surto de ebola

A Guiné, país da África Ocidental declarou hoje um novo surto de ebola, após registrar pelo menos três mortes e quatro pessoas doentes no sudeste do país. Esta é a primeira vez que a doença reaparece desde o pior surto de ebola no mundo, entre os anos de 2013 e 2016.

Os pacientes manifestaram sintomas como diarreia, vômitos e sangramentos após participarem de um velório na subprefeitura de Goueke. Os que não padeceram da doença foram isolados em centros de tratamento, segundo o Ministério da Saúde local. As informações são da Reuters. 

O ebola pode ser contraído tanto de humanos como de animais. O vírus é transmitido por meio do contato com sangue, secreções ou outros fluídos corporais. Em algumas regiões da África, a infecção foi documentada por meio do contato com chimpanzés, gorilas, morcegos frutívoros, macacos, antílopes selvagens e porcos-espinhos contaminados encontrados mortos ou doentes em meio a floresta tropical.

Infelizmente ainda não há tratamento ou vacina para o ebola. 

Gramado e Canela à beira do colapso exigem gabinete de crise, tal como foi anunciado ontem para Chapecó, SC

Chapecó, Oeste de SC, com dados semelhantes, anunciou medidas restritivas duras neste final de semana, pedindo ajuda aos governos federal e estadual. Ontem, domingo, o governador Carlos Moisés instalou um gabinete de crise exclusivo para Chapecó. CLIQUE AQUI para mais detalhes., Gramado e Canela exigem o mesmo.

O surgimento do primeiro caso de Variante Manaus do RS em Gramado e a morte do idoso de 88 anos infectado, a morte de 5 idosos no abrigo Oásis em Canela, mais a lotação plena dos leitos de UTIs de Gramado (18) e Canela (10), colocaram as cidades gêmeas à beira do colapso, como já informou o editor.


O radialista Davenir Melo, ontem, domingo, transmitiu dados alarmantes sobre a situação, conforme dados liberados neste final de semana pela própria prefeitura de Canela.

São quase 400 (398) pessoas em isolamento, infectadas e em tratamento domiciliar, mais 158 casos suspeitos. O número de óbitos em Canela subiu para 51.

As autoridades sanitárias alertam para cuidados redobrados e mais ações preventivas, inclusive o uso de máscaras do tipo N95. CLIQUE AQUI para saber o que é a N95.

Bancos não abrem nesta segunda e terça-feira de carnaval

As agências bancárias de todo o Brasil seguirão fechadas nesta segunda e terça-feira de carnaval. O expediente voltará ao normal na quarta-feira de cinzas, após ao meio dia com encerramento em horário normal do fechamento. 

Para quem tem boletos de consumo e carnês com vencimento em 15 ou 16 de fevereiro poderá pagar, sem acréscimo de juros, na quarta-feira, dia 17. 


As informações são da Fenabran (Federação Brasileira de Bancos) e Agência Brasil. 

Sebastiao Melo vistoria as obras de duplicação da avenida Tronco, zona Sul de Porto Alegre

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, acompanhado por uma comitiva do governo vistoriou, na manhã de hoje, as obras de duplicação da avenida Tronco, na zona Sul da capital.

As obras contam com 6,5 quilômetros de extensão e incluem serviços de pavimentação, drenagem, implantação de corredores de ônibus, ciclovia, acessibilidade, sinalização e nova iluminação pública. O investimento chega a R$ 129 milhões. Prevista para a Copa do Mundo de 2014, a obra começou em 2012 e nunca foi finalizada. 

CLIQUE AQUI para ler a notícia na íntegra. 

SINE de Porto Alegre funcionará normalmente no período de carnaval

A unidade do SINE de Porto Alegre, situada na avenida Sepúlveda, esquina com a Mauá, no centro, atenderá normalmente hoje a amanhã das 8h às 17h. O SINE Municipal disponibiliza o agendamento eletrônico para atendimento. 

Vale lembrar que o atendimento presencial, com distribuição de fichas, segue sendo realizado normalmente. Empresas que tem vagas de trabalho, e estão interessadas na divulgação, devem entrar em contato com o SINE e solicitar o Formulário Padrão, onde obterá gratuitamente as informações necessárias sobre vagas e cadastro. 

Vacinação - Conheça esta página do Instagram que publica informes sobre maus resultados

Os leitores podem acompanhar dezenas de postagens sobre casos de doentes infectados pelo vírus chinês, mas sobretudo a respeito de efeitos adversos e até de mortes causadas pela aplicação da vacina chinesa do Dória, a CoronaVac.

O editor recomenda cautela na leitura e não recomenda que as informações ali publicadas sejam repassadas sem confirmação, mas considera que é importante tomar conhecimento de tudo.

O próprio editor investiga casos denunciados, como é o caso da inesperada morte de 5 idosos no lar de idosos Oásis, em Canela, tudo logo depois de vacinados com CoronaVac. A prefeitura disse apressadamente que houve um surto de vírus chinês no lar. Nele estão abrigados, aiknda, 60 idosos. Todos tomaram CoronaVac, mas a aplicação da segunda dose foi suspensa.

CLIQUE AQUI para ler.

Cidades gêmeas de Gramado e Canela à beira do colapso

Os anúncios sobre o primeiro caso da chamada Variante Manaus em Gramado e da morte de 5 pessoas na casa de idosos Oásis em Canela, somam-se à dramática situação dos hospitais das duas cidades, que estão com 100% da lotação, inclusive nas 18 UTis de Gramado e 10 de Canela.

Além disto, o número de infectados pelo vírus chinês nas cidades-gêmeas alcança números inéditos nesta segunda-feira.

O sistema público e privado de saúde de Gramado e de Canela estão à beira do colapso.

Nas duas cidades, conforme o editor constatou. no final de semana, as aglomerações foram constantes e pouca gente respeita o distanciamento social e a exigência de uso de máscaras.


Idoso é atacado por porco e morre no interior do RS

Um idoso, identificado como Carlos Melo de Oliveira, de 74 anos, morreu após ser atacado por um porco no município de Boa Vista do Incra, na região noroeste do Rio Grande do Sul. O fato ocorreu na última sexta-feira, 12.

O homem havia ido alimentar os porcos, quando foi atacado por um dos animais. A vítima teve ferimentos na perna esquerda e no abdômen, e não resistiu. Ele foi encontrado morto pela esposa.

Jornal ND diz que Bolsonaro é tratado em São Francisco do Sul com cenas de idolatria

Bolsonaro e a família deixarão o forte Marechal Luz nesta terça-feira, voltando a Brasília.

 ND, Florianópolis, único diário impresso que circula na Capital, abriu generosos espaços para registrar a presença do presidente Jair Bolsonaro, mais os filhos Eduardo e Lara, em São Francisco do Sul, onde chegaram no sábado.

ND chega a dizer em chamada de capa que "Jair Bolsonaro vive dias de descanso, pesca e idolatria em São Francisco do Sul". A cidade festeja a família por onde ela passa. Até presentes são entregues ao presidente, que tem recebido, também, políticos e militares de Santa Catarina. 

No domingo, Bolsonaro foi pescar em alto mar e o filho Eduardo surfou na praia do Forte.

Dica do editor: Compras no Paraguai

Com o dólar lá nas alturas, será que vale a pena comprar no Paraguai? 

Na última sexta-feira, 12, as lojas situadas em Ciudad del Este, no Paraguai - fronteira com Foz do Iguaçu, estavam com a cotação do dólar norte-americano, em valor real, a 5,59. Ainda vale fazer umas comprinhas, mas o turista tem que pesquisar e muito. Roupas, calçados, brinquedos, bebidas e equipamentos de foto e vídeo estão caríssimos e as vezes sai mais barato comprar aqui no Brasil e parcelar. 

Já para quem gosta de perfumes de grandes marcas como  BVLGARI, Giorgio Armani, Chanel, Givenchy, Ralph Lauren entre outros, os preços variam entre 40% e 50% mais baratos nos frascos de 100ml. Por exemplo: um frasco de BVLGARI Man in Black 100ml - eau de parfum custa R$ 649,90 nas Lojas Renner do Brasil. No Paraguai, o mesmo vidro custa, em reais, cerca de R$ 300. 

Outras comparações: 

Perfume Givenchy Gentleman Masculino - eau de parfum - 100 ml, R$ 529,00 na Sephora, no Brasil e no país vizinho R$ 301, 86 

Perfume Giorgio Armani ACQUA DI GIOIA Feminino - eau de parfum - 50ml - R$ 469,00 na Sephora, no Brasil. No Paraguai custa R$ 357,00 um frasco de 100ml, ou seja, o dobro da fragrância. Resumindo: perfumes estão mais baratos mesmo com o dólar nas alturas. 

Tempo no RS será abafado, com sol e períodos de chuva nesta segunda-feira

A boa notícia para esta segunda-feira é que teremos sol na maior parte do RS, mas devido a umidade que toma conta do Estado, o céu ficará nublado a encoberto na maioria das regiões ao longo do dia. 

Algumas cidades do interior, já chove em certos pontos, mas a instabilidade é maior da tarde para a noite. A chuva é irregular e mal distribuída, porém pontos isolados terão pancadas fortes com ocasionais temporais de vento e granizo. 

As temperaturas mínimas giram na casa dos 15ºC em São José dos Ausentes e 17ºC em Passo Fundo, ao norte do Estado. Em Porto Alegre, o dia começa um pouco nublado com muito abafamento e os termômetros variam entre 20ºC e 30ºC. As informações são da MetSul. 

Internações pelo vírus chinês voltam subir na capital gaúcha

Conforme o painel Transparência da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre, as internações por conta do vírus chinês voltaram a apresentar elevação na capital. Nesse domingo registrava 327 internados em decorrência do vírus. 

Com 294 pacientes com diagnóstico confirmado da doença e outros 33 casos suspeitos de contrair em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), Porto Alegre apresentava o maior número de internações desde 4 de janeiro, quando as UTIs tinham 337 leitos com pacientes portadores do vírus chinês. 

Na última sexta-feira, as internações pelo vírus chinês eram de 320. No total, considerando internações por outras enfermidades, 720 leitos de UTIs estavam ocupados, equivalente a taxa de ocupação geral de 90,11%. Só para se ter uma ideia, Hospitais como Moinhos de Vento e Mãe de Deus operavam com capacidade máxima. 

Brasil registra novas 713 mortes pelo vírus chinês em 24 horas

O Brasil registrou 24.759 novos casos e outras 713 mortes pelo vírus chinês nesse domingo. As informações são do Ministério da Saúde. Com os dados das últimas 24 horas, o país chega a 9.834.513 infecções e 239.245 óbitos devido a pandemia. 

As informações são do Terra. 

Bombeiro é preso em casa de swing em Porto Alegre

Um bombeiro militar de Torres, no litoral norte, foi preso neste domingo em uma casa de swing na zona norte de Porto Alegre. O motivo, conforme o boletim de ocorrência, foi uma confusão que, além dele, envolveu a esposa e outro homem. 

O militar, de 35 anos, junto com a companheira teriam se desentendido com o homem que participava do swing com o casal. Na ação, o bombeiro acabou agredindo os seguranças da casa e desacatado os PMs. A casa de swing fica localizada na Avenida Baltazar de Oliveira Garcia. 

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/