Em 2012, em Brasília, a senadora reuniu os 6 deputados federais do PP para conversar com Manuela D'Ávila, então candidata comunista à prefeitura de Porto Alegre. Ana resolveu apoiar a candidata, mas o PP não a acompanhou na decisão.
Desde o início da manhã, rola nas redes sociais uma série de mensagens de WathsApp e comentários no Facebook, dando conta do apoio da senadora Ana Amélia à candidatura da comunista Manuela D'Ávila ao Planalto.
É tudo falso.
O editor rastreou o ocorrido, depois de conversar com o pessoal da senadora, dirigentes e deputados do PP, que desmentiram tudo.
A informação ganhou credibilidade porque baseava-se num link do site do jornal Zero Hora, intitulado "Senadora Ana Amélia articula aliança do PP com PCdoB", fazendo crer que a notícia referia-se ao pleito deste ano, quando o caso foi de 2012. Pouca gente buscou a data, postada no alto da nota.
O que ajudou a enganar os leitores, foram comentários de dois leitores, Dimitros Papageorgiu e Solange Silva, ambos contra a aliança, mas sendo um de direita e outro de esquerda. As notas, estas sim, foram postadas com data de 9 de novembro. O editor acha que são nomes falsos, provavelmente elaborados por quem distribui a fake news pelas redes sociais. Se a senadora quiser ir a fundo, poderá descobrir os IPs dos dois leitores de zerohora.com, rastreando também a origem das mensagens de WhatsApp.