Paulo Moura ensina por que 3a Via de Kassab é tiro na água

Paulo Moura é cientista político e editor do canal Dextra, que aceita assinantes.

Caminhada do deputado Capitão Martins

 O deputado estadual Capitão Martim (Republicanos-RS) iniciou, nesta quinta-feira, 29 de janeiro, uma caminhada simbólica entre Porto Alegre e Torres, no litoral norte do Rio Grande do Sul, como continuidade do movimento nacional Acorda, Brasil!, que mobilizou até 100 mil pessoas em Brasília.

A partida ocorreu às 7h da manhã, no Monumento ao Laçador, com chegada prevista para o segunda-feira (02/02).As bandeiras serão entregues ao deputado estadual Sargento Lima (PL-SC), que dará sequência ao gesto simbólico em direção ao Paraná, mantendo o caráter nacional e itinerante da mobilização.

O trajeto completo tem aproximadamente 200 quilômetros e já foram percorridos mais de 100 até o momento. Em média são percorridos 40 quilômetros por dia em aproximadamente 8 horas de caminhada.

Capitão Martim integrou a caminhada nacional liderada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) até Brasília. Segundo o parlamentar gaúcho, a iniciativa no Rio Grande do Sul nasce do mesmo princípio destacado por Nikolas: um chamado ao sacrifício, à consciência e à responsabilidade cívica diante do atual cenário brasileiro.

“O Acorda, Brasil! não é um evento pontual. É um símbolo de quem decidiu não se calar diante da injustiça. Essa caminhada não busca palco, mas despertar”, afirma Martim.

O deputado destaca que não há convocação formal à participação popular, reforçando que o gesto possui caráter simbólico, pacífico e individual, respeitando os limites e responsabilidades de cada cidadão. O vereador Ustra, de Porto Alegre, e Enzo, de Santa Rosa, se juntaram a caminhada ainda no primeiro trecho.

A iniciativa reforça pautas como liberdade, justiça, fé, Estado de Direito e respeito à Constituição, sem vínculo partidário formal ou financiamento público.



Dica do editor - Saiba por que Gramado virou sonho de consumo para qualquer turista

 Este influenciador conta no seu vídeo uma série de percepções que ele capturou ao visitar Gramado, observando detalhes que a maioria das pessoas, inclusive muitas autoridades locais, sequer elaboraram domodo como elas são narradas.

Vale a pena ouvir e ver o que ele conta e entender por que razão Gramado está formatada e se ajusta a todo momento para transformar em sonho a viagem de qualquer turista brasileiro ou estrangeiro.

CLIQUE AQUI para ver e ouvir.

Estado de saúde do vice de Gravataí, dr. Levy, piora e ele é internado na UTI

 O vice-prefeito de Gravataí, RS, o médico Levy Melo, que está internado há dois meses para tratamento de uma mielite transversa, uma doença de fundo neurológico, piorou bastante e passou para a UTI.

O quadro de saúde do político gaúcho inspira cuidados redobrados, segundo os médicos. 

Ele vinha se submetendo a fisioterapia diária, mas uma infecção urinária agudizou para pior seu estado de saúde. 

Dica do editor - No Brasil, somem 232 pessoas por dia, mas 70% são localizadas

O Brasil registrou 84.760 casos de desaparecimento de pessoas em 2025. O número equivale a 232 sumiços diários e o resultado é 4,1% superior ao de 2024, quando foram registrados 81.406 desaparecimentos. Os dados são  do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública. No ano passado, foram localizadas 56.688 pessoas. Segundo as autoridades, muitos desaparecimentos estão associados a crimes não esclarecidos.

Três de cada dez desaparecidos são crianças ou adolescentes.

Opinião do editor - Agora é hora da anistia virar pauta número 1 na reabertura do Congresso

A decisão do regime clepto-narcocomunista da Venezuela de promover anistia para todos os 700 presos políticos, com certeza alavancará as propostas existentes no Congresso do Brasil para a promoção de anistia ampla, geral e irrestrita.

Não se trata de libertar os presos políticos que atualmeante estão sob custódia do regime autoritário brasileiro, mas do restabelecimento do estado democrático de direito, conforme estabelecido na atual Constituição.

Ou será preciso que Trump envie um porta-aviões para o Lago Paranoá, como foi o caso da irônica proposta feita pelo ministro Alexandre de Moraes, o verdugo-mor do atual regime autoritário ?

É inspiradora a Venezuela sob o Efeito Trump.

A partir de terça-feira, dia 2, com a abertura do Congresso, a anistia precisa virar pauta número 1 dos congressistas.

Libertas quae sera tamem, como ensina o lema inscrito na bandeira de Minas Gerais, Ou seja, liberdade ainda que tardia.


Opinião do editor - Entenda como deve ser a abertura política na Venezuela

Não existe a menor dúvida que avança a abertura forçada em andamento pelas mãos do regime narrco-cleptocomunista venezuelano, agora sob a presidência interina de Delcy Rodriguez, a vice do capturado ditador Nicolás Maduro.

A abertura não se resume a questões de economia, com ênfase para o fator petróleo,mas também a esta medida anunciada hoje, sábado, por Delcy Rodriguez, que é o envio de proposta de anistia política de700 presos políticos para o amestrado Congresso. 

Não se trata de anistia ampla, geral e irrestrita, o que permitirá o retorno dos exilados políticos e do encenrramento das atividades da polícias políticas venezuelanas. 8 milhões de venezuelanos saíram do País, mas nem todos são exilados políticos. Trata-se da maior diáspora da atualidade.

Maria Corina, hoje, falando em Cartagena, por videoconferência, pediu um cronograma 

CLIQUE AQUI para ler mais.

Artigo, especial - A vida em suaves prestações

Este artigo é do Observatório Brasil Soberano.

Você aí, ainda resmungando sobre inflação, desemprego, salário que não acom panha o preço do ovo (não o de Páscoa, o comum), e dizendo que o Brasil está afundando em uma crise sem fim ? 

Pare com isso, meu caro. 

Você está olhando para o lado errado do telescópio. O que você chama de "crise" é, na verdade, o ápice da engenhosidade nacional: o capitalismo reinventado à brasileira, onde o verdadeiro produto não é mais o bem de consumo, mas o carnê em si. Nós não compramos coisas; nós compramos o direito de pagar por elas por décadas. Isso sim é sofisticação financeira. 

Vamos começar pelo básico, que já virou clássico: o sonho da casa própria foi aposentado e substituído pelo sonho do iPhone 17 Pro Max (ou 18, dependendo de quando você ler isso). Antigamente, consórcio era coisa séria: grupo pessoas juntando dinheiro para comprar um car ro ou a sonhada casa própria. Hoje? Consórcio de iPhone é realidade concreta. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

Sob Efeito Trump, governo interino anuncia anistia para os presos políticos na Venezuela

CLIQUE AQUI para examinar amplagama de  notícias sobre o caso. É do jornal El País, da Espanha, o que melhor cobre estes acontecimentos.

As informações ainda são truncadas, porque ainda não se sabe se se trata de uma anistia ampla, geral e irrestrita, portanto capaz de facilitar o retorno dos exilados, inclusive de Maria Corina.

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, anunciou nessa sexta-feira uma proposta de lei de anistia geral para os presos políticos. “Estou anunciando uma lei de anistia geral e instruindo que essa lei seja levada à Assembleia Nacional para promover a coexistência pacífica na Venezuela”, disse ela em um evento no Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela. A ONG Foro Penal fala em 800 presos políticos, mas o regime só admite 700. 300 já foram libertados.

É o Efeito Trump.

Caso Trump não tivesse cercado militarmente  Venezuela e capturado o ditador Maduro, seria inviável qualquer abertura do regime ditatorial.

A proposta não contempla condenados por homicidio, tráfico de drogas e corrupção.

A prisão de Helicoide, centro de detenção e tortura de presos políticos, será desativada.

A decretação da anistia permitirá que os exilados voltem ao País.

Ana Maria Cemin entrevista este exilado e conta como está a dramática situação na Argentina

A jornalista Ana Maria Cemin é a única jornalista brasileira que aborda de modo lrecorrente o que acontece com os presos e exilados políticos brasileiros. 

Entrei em contato com o exilado Fabrício de Moura Gomes (foto lado), 48 anos, para saber como está a situação dos presos políticos na Argentina. Já no início ele relata dois casos, ambos profundamente doloroso.

Um dos exilados, um idoso de 64 anos, quase perdeu a vida nesta semana. O próprio Fabrício levou José ao hospital em estado gravíssimo. “José Eder entrou em coma no dia 12 deste mês e segue na UTI, após dias de diarreia intensa. Houve suspeita de infecção bacteriana grave, que causa fraqueza muscular, dificuldade para engolir e pode deixar sequelas”, conta Fabrício, que acompanha de perto a situação dele e de outros brasileiros exilados.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Crônica de sexta, Vitor Bertini - Sou de um tempo em que se perguntava a hora.

Agora,
dá um tempo, senhora;
dá um like, vai embora.

Nem sorri – compartilha;
se discorda,
guarda rancor,
deleta,
denuncia,
vomita.

CLIQUE AQUI para ler mais (e-mail do autor - bertini.vitor@gmail.com)
CLIQUE AQUI para ler mais textos de Bertini.


Dica do editor - Porto Alegre é um dos 10 municípios que integrarão a Coalizão de Cidades com IA

 Porto Alegre foi selecionada, por meio do Gabinete de Inovação, para integrar a Coalizão de Cidades com Inteligência Artificial no Brasil, iniciativa que reúne os municípios mais avançados do país na adoção responsável da IA aplicada à gestão pública e aos serviços oferecidos à população. O lançamento oficial ocorrerá em abril, em Buenos Aires, sede da Rede de Inovação Local (RIL), responsável pelo programa. A capital gaúcha está entre as dez escolhidas em um universo de 46 candidaturas de todas as regiões do país.  Por isso, passará a integrar uma rede estratégica de municípios referência na América Latina no uso responsável de IA no setor público. Além de Porto Alegre, participam da primeira fase da coalizão Belém, Fortaleza, Florianópolis, Guarujá, João Pessoa, Maringá, Recife, Rio de Janeiro e Teresina.

CLIQUE AQUI para ler o que a jornalista Manuela Kuhn escreve sobre o caso, fornecendo mais elementos de informação.


Se pagasse a dívida com a União e sem anistias, orçamento gaúcho fechou 2025 com déficit de R$ 4,7 bilhões

Quando ajustado pelos efeitos temporários — como a suspensão do serviço da dívida prevista na Lei Complementar (LC) 206/2024 e das receitas extraordinárias (Refaz, rendimentos do SIAC e operações de crédito) —, o superávit de R$ 2,7 bilhões se transforma em um déficit orçamentário ajustado de aproximadamente R$ 4,7 bilhões.

Pelo quinto ano consecutivo, o governo estadual gaúcho fechou o ano com resultado orçamentário positivo, o que significa que as receitas foram maiores do que as despesas.

O resultado orçamentário de R$ 2,7 bilhões foi superior aos R$ 836 milhões registrados em 2024.

Os dados foram apresentados, ontem, pelo secretário da Fazenda adjunto, Itanielson Dantas Cruz, e pelo contador e auditor-geral para Assuntos de Contabilidade, Felipe Bittencourt, acompanhados da equipe diretiva da Sefaz.



Dívida do governo gaúcho com a União aumentou R$ 6,3 bi em 2025 e já soma R$ 106,5 bilhões.

Ao aderir ao Propag, o governo Leite indicou ativos a serem transferidos à União: crédito relacionado à imunidade de impostos federais reconhecida para a Corsan; créditos do Fundo de Participação dos Estados (FPE); créditos da participação do Estado no Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional (FNDR) da Reforma Tributária. O valor passa pouco de R$ 20 bilhões, que poderão ser amortizados do total da dívida de R$ 106,5 bilhões. No dia 13 de maio de 2024, o governo federal suspendeu a cobrança até 13 de maio de 2027.

Mesmo sem ter quitado nada e nem tomado nada de novo, o governo do RS passou a dever mais R$ 6,3 bilhões ao total da dívida de R$ 106,5 bilhões que tem com a União.

O governo Leite não paga nada do que deve à União e acaba de aderir ao Propag. A nova regra permite a renegociação dos contratos de dívida por um período de 360 meses, com correção monetária pelo IPCA e juros variáveis conforme a modalidade de adesão.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Preços da energia elétrica não subirão em fevereiro

 A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira a manutenção da bandeira tarifária no mês de fevereiro. Com isso, não haverá cobrança de custos adicionais na fatura de energia do consumidor.

Diz a Aneel:

- As chuvas foram mais favoráveis nos últimos 15 dias de janeiro, em relação à primeira quinzena desse mês, havendo uma recuperação do nível dos reservatórios das usinas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Dessa forma, não será necessário despachar as usinas termelétricas mais caras.

Pelo calendário divulgado pela agência reguladora, no dia 27 de fevereiro sairá a definição sobre a bandeira a ser aplicada em março, 

Prazo para aderir ao Simples Nacional termina neste sábado. Saiba, aqui, do que se trata.

Empreendedores que desejam aderir ou regressar ao Simples Nacional têm até este sábado para fazer o pedido. O prazo vale tanto para empresas que nunca optaram pelo regime quanto para aquelas que foram excluídas e querem reingressar. Regime que permite o pagamento de tributos de forma simplificada, o Simples é destinado a microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).

Para optar pelo regime, a empresa precisa ter o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), inscrição municipal e, quando exigível, inscrição estadual.O pedido é feito exclusivamente pela internet, no Portal do Simples Nacional, com acesso por certificado digital ou código de acesso.

Empresas que já estão no Simples e não foram excluídas permanecem automaticamente no regime, sem necessidade de novo pedido.

CLIQUE AQUI para entender mais sobre este assunto. O material é da Agência Brasil de hoje, sábado.



Dica do editor - Governo Leite realiza 3a. edição do Troféu Visibilidade Trans. Homenagem foi para 44 ativistas LGBTQIAPN+.

O governo gaúcho realizou, quinta-feira, a  3ª edição do Troféu Visibilidade Trans Marcelly Malta. O troféu foi criado pelo governador Eduardo Leite e na atual edição reconheceu as ações de 44 ativistas trans, de diferentes gerações. Mais de 200 pessoas, entre homenageadas, convidadas e lideranças da pauta LGBTQIAPN+, estiveram presentes no Teatro Túlio Piva, em Porto Alegre, no evento que também marcou o Dia Nacional da Visibilidade Trans. Apresentações artísticas de Charlene Voluntaire, Maria Helena Castanha e Josiane Oliveira também integraram a programação do evento.

CLIQUE AQUI para saber quem foi homenageado.

Nota do editor - O editor lembra que de acordo com o Marco Civil da Internet, as opiniões de leitores são de sua inteira responsabilidade. O anonimato não protege o autor.

Hoje é dia de cumprimentar Pedro Simon. Ele faz 96 anos e comemora o aniversário em Rainha do Mar.

Ao lado, foto oficial de Simon quando foi governador do RS.

O ex-senador Pedro Simon completa 96 anos neste sábado, 31 de janeiro. 

Simon é o político gaúcho de maior importância nacional. Ele foi vereador em Caxias do Sul, sua terra natal, mas foi também deputado estadual, deputado federal, senador e governador do RS. 

Na vida partidária, começou tudo no PTB e depois migrou para o MDB.

Os amigos e os familiares estarão no churrasco tradicional de aniversário, hoje, na casa do ex-governador em Rainha do Mar.

A família e o ex-governador avisaram que será bem recebido quem for cumprimentar Simon, mas o churrasco é para convidados.

CLIQUE AQUI para saber quem é Pedro Simon. O material é da Wikipedia.

Este é o calendário de visitas que o carcereiro estabeleceu para Bolsonaro

Fazendo as vezes de carcereiro, depois de ter funcionado como policial investigador, promotor e juiz, tudo no caso de Bolsonaro, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal voltou a dizer quem pode e quem não pode falar com o ex-presidente na carceragem da Papudinha, onde ele cumpre pena de 27 anos de cadeia.

Depois de ter proibido visitas do senador Magno Malta e do presidente do PL, Waldemar da Costa Neto, Moraes estabeleceu este calendário de visitas:

18 de fevereiro, os senadores Bruno Bonetti (PL-RJ) e Carlos Portinho (PL-RJ).
21 de fevereiro - deputados Nikolas Ferreira (PL-MG) e Sanderson (PL-RS)

CLIQUE AQUI para saber mais.

Recomendado - Este livro, "Dando nos Dedos", de João Darzone, já está na Amazon. Clique aqui para comprar.

Eis o que diz a Amazon sobre este livro de João Darzo

Dando nos Dedos" é uma coletânea provocativa de 35 artigos escritos por João Darzone desde a pandemia de 2020. Esta primeira edição de 2025 reúne reflexões contundentes sobre política, sociedade e os bastidores de São Leopoldo, oferecendo uma perspectiva crítica e envolvente sobre os acontecimentos que marcaram os últimos anos. Com o subtítulo "Algumas ações merecem uma lição", o livro apresenta análises perspicazes que desafiam o leitor a refletir sobre questões contemporâneas relevantes. Este livro é ideal para quem aprecia jornalismo opinativo, comentários políticos e uma visão aprofundada dos eventos locais e nacionais. A obra combina observação aguçada com escrita acessível, tornando temas complexos compreensíveis e estimulantes. Perfeito para leitores interessados em política brasileira, análise social e crônicas do cotidiano, "Dando nos Dedos" promete ser uma leitura instigante que não deixará ninguém indiferente.

CLIQUE AQUI para comprar diretamente no site da Amazon. Cada exemplar custa a partir de R$ 75,00. Você pode comprar diretamente com o editor, via Whats 51.99945.9810.

Dica do editor - A partir de segunda, Polícia do RS terá Equipe de Pronta Resposta para proteger grupos vulneráveis

Esta pode ser uma boa medida para conter o aumento do número de feminicídios no RS, desde que funcione. A expansão dos serviços para o interior é vital, porque é onde ocorre o maior número de tragédias.

O governo gaúcho decidiu criar a Equipe de Pronta Resposta, voltada ao atendimento rápido e qualificado em locais de crimes relacionados aos grupos vulneráveis. As operações começarão na segunda-feira. Os casos que demandam resposta imediata são os de violência contra a mulher, mas também junto aos grupos de crianças, idosos e adolescentes. 

Dica do editor - Segunda-feira será dia de feriado religioso em muitas cidades. Porto Alegre terá sua tradicional procissão dos Navegantes.

Segunda-feira, dia 2 de fevereiro, será dia de feriado na imensa maioria de municípios banhados pelo mar, rios e lagos, o que inclui capitais como Porto Alegre e Florianópolis.

Em Porto Alegre, a tradicional Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes terá sua 151ª edição da Festa em homenagem à padroeira afetiva da Capital e deve reunir milhares de fiéis ao longo do percurso.A programação começará as 7h, com missa na Igreja do Rosário. Em seguida, o cortejo religioso partirá em direção ao Santuário dos Navegantes, na Zona Norte, percorrendo cerca de 10 quilômetros por ruas do Centro Histórico e pelas avenidas Júlio de Castilhos e Castelo Branco.

Bolsa subiu 12,56% em janeiro. O dólar caiu 4,4% no mês.

O dólar comercial encerrou esta sexta-feira vendido a R$ 5,248, com alta de R$ 0,054 (+1,03%). 

Apesar da alta desta sexta, o dólar caiu 4,4% em janeiro, o melhor desempenho mensal desde junho do ano passado. Apenas nesta semana, a divisa recuou 0,73%.

Bolsa

O índice Ibovespa, da B3, fechou o dia aos 181.364 pontos, com baixa de 0,97%.

Mesmo com o recuo desta sexta, a bolsa brasileira encerrou janeiro com alta de 12,56%. Esse foi o melhor desempenho em um mês para o Ibovespa desde novembro de 2020, quando o indicador começava a recuperar-se da pandemia de covid-19.



RS terá sábado de tempo instável e temperatura moderada

O sol aparece com nuvens na maioria das regiões do RS, segundo diz, hoje, sábado, a MetSul Meteorologia.

As 8h30min, Porto Alegre está sob pesadas nuvens.

A meteorologista Stael Sias, da MetSul, informa o que segue no seu boletim desta manhã:

Choverá em diversas localidades ao longo do dia no Centro, Norte e Leste do território gaúcho. A chuva já ocorre nesta manhã em alguns municípios, como na área da Lagoa dos Patos e seu entorno, incluindo Porto Alegre, mas da tarde para a noite alcança maior número de localidades. Ela será sempre pontual e passageira.

O dia será de temperatura moderada, com marcas de até 30o

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/