Sob Efeito Trump, governo interino anuncia anistia para os presos políticos na Venezuela

CLIQUE AQUI para examinar amplagama de  notícias sobre o caso. É do jornal El País, da Espanha, o que melhor cobre estes acontecimentos.

As informações ainda são truncadas, porque ainda não se sabe se se trata de uma anistia ampla, geral e irrestrita, portanto capaz de facilitar o retorno dos exilados, inclusive de Maria Corina.

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, anunciou nessa sexta-feira uma proposta de lei de anistia geral para os presos políticos. “Estou anunciando uma lei de anistia geral e instruindo que essa lei seja levada à Assembleia Nacional para promover a coexistência pacífica na Venezuela”, disse ela em um evento no Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela. A ONG Foro Penal fala em 800 presos políticos, mas o regime só admite 700. 300 já foram libertados.

É o Efeito Trump.

Caso Trump não tivesse cercado militarmente  Venezuela e capturado o ditador Maduro, seria inviável qualquer abertura do regime ditatorial.

A proposta não contempla condenados por homicidio, tráfico de drogas e corrupção.

A prisão de Helicoide, centro de detenção e tortura de presos políticos, será desativada.

A decretação da anistia permitirá que os exilados voltem ao País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/