MetSul diz que o dia abre com sol e calor, mas no decorrer do dia o RS enfrentará frente fria e chuva

A MetSul prevê a chegada de uma frente fria, hoje, ao RS, trazendo chuvas para boa parte do Estado.

Eis o resumo do boletim da MetSul:

O sol aparece com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul nesta sexta, mas a frente fria traz mudanças no tempo no decorrer do dia. A frente instabiliza o tempo com chuva ainda de manhã em pontos do Oeste e do Sul. No decorrer do dia, avança pelo estado. 

Antes da frente, faz calor ainda em parte do Rio Grande do Sul, especialmente na Metade Norte. A temperatura já se aproxima e atinge os 30ºC de manhã, podendo chegar a 33ºC no começo da tarde. Depois, o vento muda para Sul com rajadas por vezes fortes e refresca. .

EUA retiram tarifa de 40% sobre extensa lista de produtos agrícolas do Brasil

A mídia brasileira deu manchetes comemorativas.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, ontem, quinta-feira, a retirada da tarifa de importação de 40% sobre determinados produtos brasileiros. Constam na lista divulgada pela Casa Branca produtos como café, chá, frutas tropicais e sucos de frutas, cacau e especiarias, banana, laranja, tomate e carne bovina.  Na ordem executiva publicada pela Presidência dos EUA, Trump diz que a decisão foi tomada após conversa por telefone com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, "durante a qual concordamos em iniciar negociações para abordar as questões identificadas no Decreto Executivo 14.323". De acordo com a publicação, essas negociações ainda estão em andamento.

A Casa Branca divulgou, em um anexo, a lista de produtos que deixam de ser afetados pela alíquota de 40%. Diz o texto assinado por Trump: 

- Especificamente, determinei que certos produtos agrícolas não estarão sujeitos à alíquota adicional de imposto ad valorem imposta pelo Decreto Executivo 14.323.

Agro comemora nova redução de tarifas de importação por parte dos EUA

Os principais líderes do agro brasileiro comemoraram, ontem a noite, a decisão do governo dos EUA de reduzir tarifas de importação sobre produtos agrícolas.

A percepção geral é a seguinte:

- A decisão americana traz alívio imediato e significativo para alguns setores do agronegócio brasileiro. 

Esperava-se uma redução parcial da tarifa recíproca de 10%, mas a medida anunciada ontem a tardinha isentou produtos-chave do Brasil da pesada sobretaxa de 40%, restabelecendo a competitividade do país no mercado norte-americano. 

Ao vivo, "Agora Brasil", com as análises das primeiras notícias do dia

Os jornalistas Guilherme Baumhardt e Glauco Fonsêca apresentam o programa até as 9h.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/