Artigo, especial - Zona de exclusão narcoterrorista

Este artigo é do Observatório Brasil Soberano.

É conhecida por todos a recusa do governo brasileiro em reconhecer traficantes de drogas como terroristas que atuam em território nacional. Isso só pode ser minimamente plausível e aceitável caso se deforme a percepção pública diante da atuação desses grupos. O controle territorial, a coerção de empreendedores e a infiltração no mercado financeiro e nas instituições públicas fazem do crime organizado brasileiro um aglomerado de facções narcoterroristas, capazes de criar Estados paralelos e zonas de exclusão — onde não vigora a lei brasileira, mas as regras de um regime bélico de exceção. 

O cidadão brasileiro que vive em uma região dominada pelo tráfico não está su jeito às leis da Constituição nacional, mas vive segundo as normas de uma zona de exclusão, em que as regras são determinadas pela facção criminosa que está em conflito com o Estado brasileiro. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

72 facções do narcotráfico submetem a suas regras algo como 60 milhões de brasileiros

Um estudo internacional da Cambridge University Press apontou que o Brasil é o país da América Latina com a maior parcela da população vivendo sob domínio do crime organizado. 

Segundo a pesquisa, entre 50,6 e 61,6 milhões de brasileiros — cerca de 26% do total — estão submetidos a regras impostas por facções criminosas em territórios onde o Estado é ausente ou atua de forma limitada. 

O domínjio é imposto por 72 facções criminosas, todas elas ligadas ao narcotráfico. São grupos como o PCC, São Paulo,  e o Comando Vermelh, Rio, que controlam desde a segurança até a economia local, influenciando a vida cotidiana de milhões de pessoas.

O levantamento comparou a situação com outros países latino-americanos e mostrou que, apesar da presença do narcotráfico e de cartéis em diversas regiões, nenhum outro país concentra tantos cidadãos sob essa forma de governança criminal quanto o Brasil.

Opinião do editor - É guerra no Rio e o governo Lula, PT, não fica ao lado dos mocinhos

São dois os maiores escândalos da operação que a Polícia do Rio empreendeu hoje: 1) 64 mortos num único dia, número parecido com o recorde de mortes de militares ucranianos num só dia (100)  combatentes) da guerra em curso. 2) A negativa do governo do PT aos pedidos de ajuda do governador Cláudio Castro, segundo ele mesmo.

O confronto é entre os narcotraficantes do Comando Vermelho e os mocinhos da Polícia do Rio.

É guerra e o governo Lula não ficou do lado dos mocinhos.

Trump vai ficar sabendo disto.

A operação Contenção, deflagrada nesta terça-feira nos complexos do Alemão e da Penha, que reúnem 26 comunidades na zona norte do Rio de Janeiro, deixou 64 pessoas mortas. Dentre elas, são 60 suspeitos de integrar o crime organizado e 4 são policiais, incluindo o chefe da 53ª DP (Delegacia Policial de Mesquita), Marcus Vinicius. A ação mira a facção CV (Comando Vermelho).  Outras 81 pessoas foram presas e 72 fuzis, uma pistola, 9 motos e ao menos 200 kg de drogas foram apreendidos. 

A operação mobilizou 2.500 policiais civis e militares. 

Intersolar Summit Sul vai até amanhã na Fiergs

A segunda edição do congresso e feira Intersolar Summit Brasil Sul está acontecendo hoje e amanhã (28 e 29/10), no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre. O credenciamento para visitar a feira é gratuito.

São mais de 50 grandes empresas confirmadas que atuam no segmento de energia solar, tanto na região Sul, quanto nacionalmente e até mundialmente. É o caso da gigante chinesa Sungrow, líder em pesquisa e desenvolvimento de inversores solares e sistemas de armazenamento de energia. 

Os organizadores esperam receber 2 mil visitantes e 350 congressistas, além de reunir os expositores, seus produtos e tecnologias em 4 mil m² de feira.

Bourbon Carlos Gomes, Porto Alegre, será inaugurado esta noite em Porto Alegre

Será inaugurado daqui a pouco, 19h, o mais novo shopping center de Porto Alegre, no caso o Bourbon Carlos Gomes, do grupo Zaffari. Fica na rua Furriel, esquina com a avenida Carlos Gomes. O empreendimento abre com 70 lojas confirmadas, incluindo marcas nacionais e internacionais, além de espaços gastronômicos e serviços diferenciados. Entre eles estão o Supermercado Zaffari, a primeira unidade Cinépolis VIP do Sul do Brasil, a Livraria Paisagem e restaurantes como Bah, Paparoto Cucina e Narbona. Além do varejo e da alimentação, o shopping oferece serviços como academia, coworking, clínicas, espaço pet e áreas de descanso. 

As torres comerciais anexas já estão em fase de ocupação, com escritórios e consultórios voltados ao público corporativo da região.

O grupo Zaffari - O Grupo Zaffari, fundado em 1935, é referência no varejo brasileiro, com atuação em supermercados, hipermercados e shopping centers.

CLIQUE AQUI para fotos e informes sobgre o Bourbon Carlos Gomes.

Saiba quais são as notas do Top5 mais recente deste blog

Este é o Top5 mais recente deste blog. São as postagens mais procuradas pelos leitores nos últimos 7 dias. A nota mais procurada relaciona-se com as denúncias policiais contra a ex-deputada Juliana Brizola.

Acompanhe:

Saiba quem é a avó de Juliana Brizola

Dica do editor - Saiba quem participou da reunião entre Trump e Lula

Veja esta cena de babaquice explícita de jornalistas alinhados com Lula

Polícia Civil do RS indicia Juliana Brizola por se apropriar de dinheiro da avó de 99 anos. Juliana nega tudo.

Marco Rubio manda Lula escolher entre EUA e China. E arma lista de novos sancionados.

Dica do editor - Ocupação de leitos hoteleiros de Gramado já é de 85,7% em função do Natal Luz

A inteligência de dados do Flutua, sistema exclusivo do Sindtur Serra Gaúcha, confirmou em 85,7% de ocupação hoteleira para o primeiro final de semana do Natal Luz. Os dados em tempo real demonstram que 89,9% dos hóspedes são brasileiros, com liderança do Rio Grande do Sul (26%), seguido por São Paulo (13%) e Santa Catarina (9%). Entre os turistas internacionais, a Argentina é destaque absoluto, representando 37% das reservas estrangeiras, seguida por Uruguai (30%). O sindicato espera 90% de ocupação para as próximas semanas.

Senador Girão analisa reunião entre Trump e Lula. E defende imediato impeachment de Moraes.

 O senador avisou que o importante da reunião é que sem cortar o passo de Moraes no STF, não sairá acordo algum com os EUA.

O material é da Folha Política.

Estudo revela queda de críticas a Lula nos editoriais da mídia tradicional

A pesquisa confirma aquilo que o Observatório Brasil Soberano (leia abaixo) chama de jornalismo de aluguel.

O Ranking dos Políticos (link mais abaixo) constatou que os editoriais dos jornais da mídia tradicional reduziram suas críticas diante do governo lulopetista, tudo no âmbito de uma avaliação dos dados do primeiro semestre em comparação com igual período do ano passado.

O estudo não compara o noticiário propriamente dito, que é claramente alinhado com o governo do PT e hostil aos atos da Oposição.

Veja:

Os editoriais negativos sobre a gestão do presidente nomeado Luiz Inácio Lula da Silva variaram de 82,5% a 98% nos jornais Folha de S.Paulo, O Globo, O Estado de S. Paulo e Gazeta do Povo. Em 2024, as taxas de críticas ficaram na faixa de 87,76% a 100%.

CLIQUE AQUI para ler o estudo.



Recomendado - O que você espera para se inscrever neste curso pela internet sobre Fotografia de Celular para Viagens ? O editor recomenda.

O editor participa do curso Fotografia de Celular para Viagens, da fotógrafa gaúcha Carla Zigon. É online, rápido e o resultado aparece já nas primeiras lições. Recomendo. A seguir, um vídeo que mostra bem o espírito das aulas. CLIQUE AQUI para saber como é o curso, como se inscrever, quais os valores e quem Carla Zignon. O curso é disponibilizado de modo permanente para os inscritos e pode ser acompanhado na íntegra ou por partes, como o aluno preferir. 

A seguir, veja um dos módulos do curso. Experimente. É grátis e é apenas demonstração

Sesc do RS abre matrículas para a Escola São Judas, adquirida e revitalizada em Porto Alegre

O Sesc/RS abre, nesta semana, as matrículas para a Escola Sesc São Judas, Porto Alegre. As aulas começarão em fevereiro de 2026. A escola foi adquirida, revitalizada e incorporada á rede de ensino do Sistema Fecomércio, Sesc, Senac e IFEP, com vagas para Educação Infantil e para os primeiros anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A escola fica na rua Dom Diogo de Souza, Porto Alegre. São 15 salas de aula, ginásio poliesportivo, duas quadras externas, playground e áreas de convivência, mas logo chegarão piscina de uso pedagógico, biblioteca, auditório e laboratório de ciências.

Ano que vem, a escola terá nove turmas de Educação Infantil, atendendo, da creche à pré-escola, 157 crianças da faixa etária dos quatro meses aos seis anos. Tanto o Ensino Fundamental quanto o Ensino Médio terão a oferta, em 2026, de 180 vagas apenas para o primeiro ano, com quatro e duas turmas, respectivamente. 

Contatos -  e-mail secretariasescsaojudas@sesc-rs.com.br, WhatsApp (51) 98958-3831 ou telefone (51) 3284-2084. 

CLIQUE AQUI para saber mais.

Artigo, especial, Dagoberto Lima Godoy - Argentina pós-eleição

Dagoberto Lima Godoy é advogado e engenheiro, ex-presidente da Fiergs e ex-representante do Brasil na OIT.

Contra a torcida da esquerda e da mídia globalista, a eleição de ontem reforçou o mandato de Javier Milei, embora sem  lhe dar “cheque em branco” e mantendo muitos  “mas” no horizonte do governo. A La Libertad Avanza (LLA) venceu com pouco acima de 40% dos votos, à frente do peronismo, mas segue sem maioria própria. O governo ganha poder de agenda, mas continua dependente de coalizões variáveis (PRO e aliados regionais) para aprovar reformas. Em termos políticos, o resultado legitima o ajuste e dificulta bloqueios automáticos no Congresso, mas mantém a negociação como regra.

No eixo macro, o câmbio administrado é a peça central: reduz volatilidade e ancora expectativas, mas exige reservas e gera risco de apreciação do câmbio real se durar demais. Os 20 bilhões de dólares do Trump ajudam, mas não dispensam disciplina fiscal e monetária.

A inflação recuou para patamares mensais próximos de 2% graças à  âncora cambial,  ao aperto ...

CLIQUE AQUI para ler mais.

Artigo, especial - Brasil x EUA: negação e manipulação não resolvem nada

Este artigo é do Observatório Brasil Soberano

 Na reunião entre Lula e Trump, assistimos mais um capítulo da negação do governo brasileiro e suas vozes alugadas na imprensa. 

O governo brasileiro tem insistido em reduzir a crise com os Estados Unidos a uma simples questão comercial, ignorando os sinais claros enviados pela Casa Branca. 

Desde o princípio o enredo é o mesmo. 

Em julho, Donald Trump enviou uma carta oficial abordando diretamente os motivos que levaram às tarifas impostas aos produtos brasileiros. 

Este foi apenas o primeiro sinal de um processo mais complexo. 

Depois vieram os cancelamentos de vistos e sanções aplicadas às autoridades brasileiras, medidas claramente políticas em retaliação à perseguição judicial contra opositores e à censura crescente no país. 

Esses passos todos foram acompanhados por declarações oficiais contundentes. 

CLIQUE AQUI para ler muito mais.

Dica do editor - Começará ao meio dia, a venda de ingressos para o show de Roberto Carlos em Gramado

Começará nesta terça-feira, 28 de outubro, daqui a pouco, ao meio-dia, a venda de ingressos para o show de Roberto Carlos em Gramado. A apresentação servirá para a gravação do tradicional especial de fim de ano da TV Globo. O show sairá dia 12 de dezembro, 21h, no Serra Park.As vendas abrem simultaneamente de forma on-line e física. Pela internet, os ingressos estarão disponíveis no site https://eleventickets.com/. A bilheteria física oficial será na Central de Informações Turísticas de Gramado (Pça Major Nicoletti s/nº), com funcionamento diário das 10h às 22h. Os ingressos de entrada inteira começam em R$ 420 no “Setor Branco” e R$ 500 no “Setor Verde”. Seguem com “Setor Amarelo” (R$ 900) , “Setor Azul Central” (R$ 1.250) e “Setor Emoções” (R$ 1.550). Também há valores para setores laterais, meia-entrada e PCD (Setor Verde).


Recomendado - O que você espera para se inscrever neste curso pela internet sobre Fotografia de Celular para Viagens ? O editor recomenda.

O editor participa do curso Fotografia de Celular para Viagens, da fotógrafa gaúcha Carla Zigon. É online, rápido e o resultado aparece já nas primeiras lições. Recomendo. A seguir, um vídeo que mostra bem o espírito das aulas. CLIQUE AQUI para saber como é o curso, como se inscrever, quais os valores e quem Carla Zignon. O curso é disponibilizado de modo permanente para os inscritos e pode ser acompanhado na íntegra ou por partes, como o aluno preferir. 

A seguir, veja um dos módulos do curso. Experimente. É grátis e é apenas demonstração

Bolsa e dólar operam em pequenas altas nesta terça-feira

 Bolsa e dólar abriram em alta.

No início desta manhã, 10h10min, as cotações são estas:

Bolsa, +0,55%, 146.968 pontos
Dólar, +0,22%, R$ 5,3821 para venda

Dica do editor - Ulbra TV retoma seu nome e tem nova marca

Saiu ontem a nova marca da Ulbra TV. A Ulbra TV, que anteriormente se chamava Multi RS, retoma seu nome original. A emissora não quer mais disputar mercado com as emissoras comerciais, dedicando-se fundamentalmente ao campo da educação e da cultura



Estes são os 11 oficiais militares condenados pelo STF nos julgamentos políticos do 8 de janeiro

Até esta terça-feira, dia 28de outubro, os ministros da 2a. Turma do STF seguiram as decisões do ministro Alexandre de Moras e condenaram os réus dos julgamentos políticos do núcleo 1, chamado de central ou crucial, e 4, tido como o grupo da desinformação. No primeiro, seis dos oito réus eram militares e, no segundo, cinco. No total, o STF aceitou a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra 31 pessoas, militares e civis.

As informações são do Estadão de hoje.

Agora, o STM decidirá se cassa as patentes dos militares.

O último julgamento foi concluído na última terça-feira, 21, com a condenação dos sete réus do núcleo 4. Ainda precisam ser julgados os núcleos 2, nos dias 9, 10, 16 e 17 de dezembro; e 3, composto em sua maioria pelos militares “kids pretos”, nos dias 11, 12, 18 e 19 de novembro.

CLIQUE AQUI para ler o nome dos militares condenados e em julgamento.

Dica do editor - Anistia fiscal de Porto Alegre terminará nesta sexta. Prefeitura já negociou R$ 118 milhões.

Esta é a última semana para que contribuintes em atraso com débitos junto à prefeitura de Porto Alegre aproveitem as condições especiais do RecuperaPOA. 

O prazo de adesão terminará na sexta-feira, 31, e os interessados devem formalizar o pedido e pagar ao menos a primeira parcela dentro desse período para garantir os descontos oferecidos.

Valores arrecadados até agora:

Até a sexta-feira, 24, haviam sido negociados R$ 119 milhões, entre pagamentos à vista e parcelados. Desse total, R$ 36,9 milhões já ingressaram nos cofres municipais. O IPTU concentra a maior parte dos valores negociados (R$ 74 milhões, sendo R$ 25,6 milhões pagos), seguido pelo ISS, com R$ 40,3 milhões em acordos e R$ 10,2 milhões quitados.

CLIQUE AQUI para aderir.

Leia, aqui, os embargos apresentados ontem por Bolsonaro e também o acórdão da condenação

O STF confirmou o julgamento dos embargos para 7 de novembro.

Como se esperava, as defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou ao Supremo Tribunal Federal, ontem a noite, embargos de declaração. Estes embargos não levam a revisão de sentenças, mas segundo a lei servem para “sanar as ambiguidades, omissões, contradições e obscuridades” . Apesar disto, os advogados de Bolsonaro pediram a revisão da dosimetria da pena, alegando ausência de individualização adequada e violação ao princípio da proporcionalidade. Segundo eles, as circunstâncias negativas para o estabelecimento da pena não estão presentes no acórdão. Os advogados também alegam cerceamento de defesa.

Bolsonaro é um dos réus do chamado Núcleo 1 da suposta trama golpista e foi condenado pela Primeira Turma do STF a 27 anos e três meses de prisão, em regime inicial fechado.

CLIQUE AQUI para ler os embargos.
CLIQUE AQUI para ler o acórdão da condenação.

Bolsa e dólar oscilaram levemente nesta segunda-feira. Confira os números.

O índice Ibovespa, da B3, encerrou esta segunda-feira aos 147.969 pontos, com alta de 0,55%. O indicador, que acumulava queda em outubro, agora sobe 0,5% no mês.

Dólar

O dólar comercial fechou o dia vendido a R$ 5,37, com recuo de R$ 0,224 (-0,42%). A cotação operou em queda durante toda a sessão. A moeda estadunidense está no menor valor desde 8 de outubro. A divisa acumula alta de 0,88% em outubro, mas cai 13,11% em 2025.

De novo em São Paulo, de novo brilhando no palco sob as luzes da ribalta e de novo falando, o governador Eduardo Leite esteve, ontem , no Estado de maior eleitorado do Brasil. 

O governador quer ser candidato do PSD ao Planalto, mas poderá, também, candidatar-se ao Senado pelo RS, caso não seja candidato.

Em São Paulo mora e trabalha o médico Thales Bolzan, namorado de Leite.

 Em São Paulo, Eduardo leite participou da reunião com o Conselho do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), entidade que reúne há 36 anos grandes lideranças empresariais. O presidente do Iedi é um dos donos do grupo Gerdau, Guilherme Gerdau Johannpeter.






MetSul prevê muita instabilidade e temperatura em declínio no RS

Um centro de baixa pressão avança do Paraguai e do Nordeste da Argentina para o Sul do Brasil nesta terça-feira.

O informe é da MetSul.

Eis o resumo do boletim de hoje:

O sol chega a aparecer com nuvens em diversos pontos do Rio Grande do Sul hoje e a nebulosidade aumenta muito e o tempo muda com chuva na maior parte do estado gaúcho até o fim do dia. Em algumas cidades já chove mais cedo e em outras, como Porto Alegre, mais tarde. Os dados indicam que a instabilidade deve ser maior da tarde para a noite e ter maior intensidade na Metade Norte.

Ao mesmo tempo, uma massa de ar frio de origem polar começa a ingressar no Estado.

43% acham ruim ou péssimo o desempenho de Lula. Bom ou ótimo fica com 23%. Dados são do PoderData.

O desempenho pessoal do presidente nomeado Lula da Silva, PT, no comando do governo federal, é considerado ruim ou péssimo, segundo a maioria dos brasileiros, conforme pesquisa de opinião pública divulgado há pouco pelo instituto PoderData, que pertence ao site Poder360, publicação considerada bastante profissional.

Ruim ou péssimo - 43%
Bom ou ótimo - 23%
Regular - 32%

A pesquisa mostra que o desempenho de Lula melhorou levemente depois do tarifaço imposto pelo governo dos EUA.

Paraná Pesquisas mostra mais desaprovação do que aprovação do governo Lula

Bem diferente dos resultados da última pesquisa da Atlas Intel, os dados levantados pela Paraná Pesquisas e divulgados há pouco, demonstram que a maioria da população brasileira desaprova o governo Lula da Silva, PT:

Desaprovam - 49,2%
Aprovam - 47,9%

Os números, no entanto, revelam que o governo amealhou mais apoio nos últimos 2 meses.

Eis os resultados da Atlas Intel, 4 dias atrás:

Desaprovam - 51,.2%%
Aprovam, 48,1%

Agência do sócio do ministro da Secom recebeu R$ 12 milhões com o governo Lula, PT

Ao longo deste ano, até julho, Kertész chegou a fazer 13 visitas ao Palácio do Planalto para se encontrar com Sinônio, já ministro. Ao lado, Kertész com Lula.

Até mesmo a mídia tradicional alinhada com o governo lulopetista denuncia que a empresa de um sócio de Sidônio Palmeira, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do Governo Federal, recebeu R$ 12 milhões com a execução de contratos de publicidade de duas estatais do governo Lula nos últimos dois anos: a Caixa Econômica Federal e a Embratur.Os pagamentos foram feitos à produtora Macaco Gordo, por meio da M4 Comunicação e Propaganda – que depois mudou de nome para Nordx, da qual Sidônio é sócio do empresário Francisco Kertész. A empresa foi aberta em 2022 para atuar na campanha eleitoral de Lula e atualmente presta serviços ao diretório nacional do Partido dos Trabalhadores (PT).

O ministro diz que não sabia de nada.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/