Escolas particulares ignoram decisão judicial e mandam retomar aulas presenciais nesta segunda-feira

 As escolas privadas do RS também reafirmaram a decisão de reabrir as escolas para os alunos do ensino infantil e dos 1o e 2o anos de ensino fundamental.

O Sinepe, que representa as escolas particulares, também avisou que a decisão da juiza Marquezan Silva não vale, uma fez que ela falou sobre lei anterior à nova lei assinada pelo governador Eduardo Leite e publicada nesta sexta-feira.

CLIQUE AQUI para ler a nota do Sinepe.

Prefeitura reafirma retomada das aulas presenciais em Porto Alegre

 A prefeitura de Porto Alegre confirmou para terça-feira a retomada das aulas presenciais para os alunos dos 1o e 2o anos do ensino fundamental.

Em nota, os procuradores da prefeitura alegam que não vale a decisão de hoje da juiza Marquezan Silva, que em cima de ação anterior ao novo decreto, proibiu a retomada.

CLIQUE AQUI para ler a nota da prefeitura.

Nota da Ajuris

Esta tarde, também a Ajuris falou sobre o caso, mas apenas para protestar contra os atos de protesto realizados diante do edifício onde mora a magistrada.

CLIQUE AQUI para ler a nota de repúdio da Ajuris.

82 pacientes infectados por vírus chinês morrem em incêndio de hospital de Bagdá, Iraque

 Pelo menos 82 pessoas morreram e 110 ficaram feridas por causa de um incêndio em um hospital destinado a pacientes com vírus chinês em Bagdá, na capital do Iraque. As informações são do porta-voz do Ministério do Interior, o major-general Khaled Al-Muhanna.

Veja como é o protesto que ocorre em Porto Alegre contra a proibição de volta às aulas

Este protesto ocorre neste momento, 16h15min. É um movimento espontâneo. O povo gaúcho demonstra que não vai proseguir calado diassnte das arbitrárias decisões que garroteiam seus direitos mais fundamentais.

 

Empregados da Caixa Federal anunciam greve para terça-feira

Os sindicatos que representam os empregados da Caixa Federal, anunciaram greve gera na terça-feira.

A convocatória de greve foi publicada ontem.

Recomendado - Estes vinhos da Villa Bari estão à venda para pronta entrega. A vinícola fica em Porto Alegre.

 Villa Bari, vinícola que fica na Vila Nova, Porto Alegre.  CLIQUE AQUI para saber o endereço e saber muito mais sobre a Villa Bari, cujo empreendedor é o gaúcho Luiz Barichello, que toca também a Villa Tritures, Florença, Itália, e a Villa Alegro, Mendoza, Argentina.

E-mail: CLIQUE AQUI para falar com a vinícola.

Carreata, buzinaço e panelaço ocorrem neste momento para protestar contra proibição de aulas presenciais no RS

Buzinaços ocorrem neste momento em vários pontos de Porto Alegre, com ênfase para a Praça da Encol.

Cards de convocatórias para a carreata foram feitos às pressas.

As redes sociais já reverberam a inaceitável decisão da juíza  Luísa Marquesan da Silva, que voltou a proibir a retomada das aulas presenciais no RS (leia nota abaixo). A juiza atendeu pedido de uma entidade alinhada com o lulopetismo, a Associação Mães e Pais pela Democracia.

Uma convocatória para ato público foi chamada para hoje mesmo nas imediações da residência da matgistrada, na Rua Carlos Trein Filho.

Uma carreata foi programada para este momento, 15h30min e já está em execução, com buzinaço no ponto de partida.

Os manifestantes sairão em carreata, que terminará no Piratini, com buzinaço nos dois pontos, o de partida e de chegada.

As 20h,  todos estão convocados para um panelaço de protesto contra Marquesan da Silva.

O pedido é para que todos os pais e alunos compareçam às janelas para bater panela.

CLIQUE AQUI para saber mais sobre essa inaceitável decisão da juiza Silva.

Juiza Marquezan da Silva insiste na proibição da retomada das aulas no RS

A juíza Cristina Luísa Marquesan da Silva, Porto Alegre, manteve suspensa a retomada das aulas presenciais para a Educação Intantil e os dois primeiros anos do Ensino Médio em todo o RS. Ela manifestou-se no sentido oposto à decisão de mais cedo, quando o juiz plantonista do Foro Central de Porto Alegre Paulo Augusto Oliveira Irion confirmou a validade do decreto de cogestão da educação do Governo do Estado. 

A decisão atropelou o juiz plantonista e foi tomada as 13h06min deste domingo.

A magistrada de primeiro grau diz que no dia 28 o julgamento de um agravo do governo estadual poderá mudar o caso, o que é óbvio.

Opinião do editor - Os protestos desta tarde em Porto Alegre mostram que a paciência dos gaúchos tem limites

Foi inesperada e surpreendente a reação de pais e manifestantes contra a decisão da juíza Marquezan da Silva, Porto Alegre, esta tarde, promovida instantes depois de conhecida a destemperada ordem para que nenhum aluno volte às aulas presenciais no RS.

Os prolongados lockdowns mitigados que há um ano e um mês constrangem os gaúchos, não são mais aceitos em reação alguma.

O governo estadual e seus aliados, no caso promotores e procuradores, deputados estaduais e magistrados garantistas, passaram de todos os limites, levando as pessoas à exasperação, porque buscam tutelar o povo, subjugá-lo, favorecidos por viverem numa redoma de zona de conforto muito grande, com empregos e altos salários garantidos, ao contrario dos que lhes pagam salários.

O RS está à beira da desobediência civil.

O bafo quente que a magistrada vivenciou esta tarde, foi inesperado, mas é apenas o começo de uma outra história e que tem conteúdo nacional.


Collor diz que CPI da Pandemia só objetiva atingir Bolsonaro

O senador Fernando Collor disse hoje ao site Metrópoles que o objetivo da CPI da Pandemia, que começará na terça-feira, será unicamente acusar Bolsonaro. E impedi-lo de governar. Acontece que Bolsonaro não é Collor e nem Dilma. E os cenários político, social e econômico nem de longe são parecidos.O impeachment poderá resultar em cassações de outra natureza, fora do Executivo.

Veja entrevista feita por Rachel Sheerazade para o site Metrópoles, na qual Collor fala sobre o pérfido objetivo da CPI:

Jornalistas travestidos de provocadores são expulsos de manifestações de apoio a Bolsonaro

O "cadáver" retirado das mãos do agente provocador esquerdopata era o amontoado de restos ao lado. Os organizadores do ato do Parcão sabem os nomes do ativista e do jornalista, ambos postos a correr.


Em Porto Alegre, quarta-feira, no Parcão, jornalistas da RBS tiveram que deixar às pressas o local, depois que manifestantes bolsonaristas flagraram os profissionais numa suposta armação com um agente provocador esquerdopata vestido de enfermeiro e carregando aquilo que ele anunciou como sendo um cadáver, resultado do que chamou de "política genocida" do governo. Brigadianos acompanharam o incidente, que não resultou em violência.

A RBS é crítica feroz do governo Bolsonaro.

 Em Belém, sexta-feira, uma equipe da TV Cultura foi também expulsa durante a cobertura da visita de Jair Bolsonaro. De acordo com a emissora, apoiadores do presidente ameaçaram o repórter Diogo Puget e o cinegrafista Carlos Augusto na Base Aérea da capital paraense. 

A TV Cultura é do governador João Doria, o mais implacável adversário de Bolsonaro.

Mundo vacinou 1 bilhão de pessoas. No Brasil, vacinação alcança 29 milhões.

 O mundo já vacinou 1 bilhão de habitantes.

O Brasil administrou a 1ª dose de vacinas contra a covid em 28,9 milhões de pessoas até as 21h14 de sábado, o que corresponde a 13,6% da população do país. A 2ª dose foi aplicada em 12,5 milhões.

Mais da metade (58%) foi administrada em 3 países: Estados Unidos (225,6 milhões de doses), China (216,1 milhões de doses) e Índia (138,4 milhões).

CLIQUE AQUI para examinar a totalização de cada Estado.

Dica do editor - Esta noite,21h, tem cerimônia do Oscar

A 93ª cerimônia do Oscar será realizada neste domingo, às 21h (horário de Brasília). A edição é marcada por uma série de mudanças e quebras de tradições em relação às edições anteriores da premiação, influenciadas pela pandemia.

CLIQUE AQUI para conhecer a lista dos indicados.

A cerimônia de premiação será transmitida pelos canais TNT e E! e pelas plataformas TNT Go e Globoplay. As entrevistas no tapete vermelho começam às 20h (horário de Brasília) e a cerimônia, às 22h.

Câmara registra 23 servidores mortos e 735 infectados pelo vírus chinês

A Câmara dos Deputados registrou ao menos 735 pessoas infectadas pelo vírus chinês – entre servidores e deputados federais – e 23 servidores mortos em decorrência da doença, entre março de 2020 e março deste ano. 

Dentre eles, 10 morreram em 2020 e 13, neste ano. O mês de janeiro de 2021 foi o mais letal entre os servidores da Casa, com oito vítimas da doença causada pelo novo coronavírus. 

Os dados obtidos pelo portal Metrópoles, via Lei de Acesso à Informação (LAI), mostram que, até 11 de março deste ano, foram infectados 104 deputados e 631 funcionários.

Artigo, João Darzone - Quem irá primeiro para o divã tratar o esquizofrênico "Complexo de Anaking Skywalder" em 2021

O autor é advogado no RS,.

Título originakl: "Quem irá primeiro para o divã tratar o esquizofrênico "Complexo de Anaking Skywalder" em 2021: a direita torta e porta ou a pseudo esquerda ?

Muitos ensinamentos preciosos são contados na saga “Guerra nas Estrelas” que conta a  estória da trágica jornada de Anakin Skywalker sua relação com o poder político, (resistência, democracia, império), poder divino (a força) e as escolhas pessoais. Anakin, em nome de um propósito maior, se corrompeu. Tal como a “esquerda” e “direita” política em São Leopoldo (e no mundo). 

Os preceitos filosóficos Jedi/Sith, fazem parte da ficção, mas são baseadas em algumas  filosofias existentes. O conceito de “Lado Negro” e “Lado da Luz” pode ser comparado aos conceitos de Ying e Yang do Taoísmo. O ideais de paz, serenidade e equilíbrio encontram similaridade em fundamentos da doutrina islâmica e budista. Alguns nerds mais fanáticos enxergam Osho em Yoda.

A República Galáctica tinha um modelo democrático que era extremamente corrupto devido ao excessivo grau de burocratização das instituições civis. (coincidência?) 

CLIQUE AQUI para ler tudo. O artigo está mais para ensaio do que para artigo. Vale a pena prestar atenção.

Recomendado - Neste domingo, 18h, tem Orquestra Theatro São Pedro no You Tube. É grátis.

 

Os leitores de qualquer parte do País, poderão acompanhar.


A promoção é da rede de supermercados Zaffari, Porto Alegre, que é a melhor rede do gênero no RS. A apresentação, que é gratuita, ocorrerá no âmbito da promoção dos conhecidos "Concertos Comunitários Zaffari". Este mês, a apresentação terá como tema “Clássicos do Cinema”, e acontecerá no dia 25 de abril, domingo, às 18h, com transmissão  nos canais do YouTube e Facebook do Grupo Zaffari, de forma gratuita e livre acesso. Para garantir a maior segurança de todos, o espetáculo será gravado no Teatro do Bourbon Country, seguindo todos os protocolos necessários. Os telespectadores poderão acompanhar a Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, com regência do Maestro Evandro Matté e a participação especial dos cantores Gabrielle Fleck e Daniel Germano e do bailarino Thiago Ruffoni.

Em 4 anos, STF gastou R$ 80 milhões com segurança e vigilância armada

Os contratos mais altos em vigência no Supremo Tribunal Federal (STF) são direcionados à proteção dos 11 ministros e funcionários da Corte. Somados, os dois chegam ao montante de R$ 80 milhões em quatro anos – de 2017 até agora. Isso representa gasto anual médio de R$ 20 milhões, que são divididos em segurança pessoal e vigilância armada. 

O contrato de maior valor, que chegou a 40,3 milhões em 2021, com aditivos, é com a empresa Esparta Segurança LTDA. O serviço prestado pela companhia é direcionado apenas à proteção dos 11 ministros da Corte. 

O segundo mais custoso aos cofres públicos, no valor de R$ 39,8 milhões, é o de prestação de serviços de apoio administrativo na área de vigilância patrimonial – ou seja, na sede do Supremo. De acordo com a assessoria do STF, a empresa que embolsa a quantia – Zepim Segurança e Vigilância – é responsável pela segurança interna e externa de todos os prédios do órgão.

Dica do editor - Veja, esta tarde, "Quo vadis, Aida", mas tire as crianças da sala

 Indicado na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2021, o filme bósnio mergulha a fundo num dos capítulos mais sangrentos e injustos da guerra civil iugoslava, conflito entre nações do Leste Europeu, que ocorreu de 1991 até 2001. Na ocasião, a Bósnia e Herzegovina sofria de impiedosos ataques da Sérvia, cujas tropas e milícias tocavam um genocídio étnico após a Bósnia proclamar independência da antiga Iugoslávia em 1992, ato que foi reconhecido pelas Nações Unidas. No You Tube

Índia bate recorde de novos casos do vírus chinês: 349 mil casos em 24h

A Índia registrou 349.691 casos do vírus chines em 24 horas e bateu um triste recorde mundial, que já pertence ao país, pelo 4° dia seguido, neste domingo. 

Com isso, a Índia contabiliza agora 16,9 milhões de infecções pelo vírus chines e 192.311 mortes (2.767 registradas nas últimas 24 horas), de acordo com dados do Ministério da Saúde indiano. 

Já no Brasil, nas últimas 24 horas, foram confirmados pelas autoridades sanitárias 71.137 novos casos.

Nascidos em setembro recebem hoje a 1ª parcela do auxílio emergencial

A primeira parcela da nova rodada do auxílio emergencial será depositada neste domingo para 2,44 milhões de beneficiários do programa nascidos em setembro, totalizando R$ 506,45 milhões em transferências de recursos federais. 

O saque em dinheiro para o grupo só poderá ser realizado a partir do dia 12 de maio. 

Até a liberação da retirada em espécie, o valor pode ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem.

Com 54% da população imunizada, Israel não registrou mais mortes pelo vírus chinês

Pela primeira vez em 10 meses, Israel não registrou nenhuma morte pelo vírus chines entre os dias 22 e 23 de abril. De acordo com dados da plataforma Our World In Data, o país teve 85 novos casos da doença, e uma média semanal de 144 ocorrências. 

A última vez que Israel relatou zero mortes foi no final de junho de 2020, depois que outro lockdown conteve o avanço da primeira onda de infecções. 

O país é um dos que mais vacina no mundo e já tem 54,5% da população imunizada. Por essa razão, o governo determinou, no último dia 18, que o uso de máscara não será mais obrigatório em ambientes ao ar livre. O país foi um dos primeiros do mundo a impor a utilização do acessório em espaços públicos no início de 2020.

Prefeitos gaúchos terão que permitir reabertura das escolas e creches nesta segunda-feira

Os municípios gaúchos que estão adotando a cogestão são obrigados a permitir a abertura das escolas privadas para a realização de aulas presenciais na Educação Infantil e 1 e 2 anos do Ensino Fundamental, como também das creches, nesta segunda-feira.

A obrigatoriedade está prevista no Decreto 55.240, de 10 de maio de 2020 que dispõe sobre a cogestão.

Os prefeitos que não permitirem a abertura das instituições estão infringindo a lei.


Brasil tem 14,3 milhões de casos do vírus chinês e 389 mil mortes

O número de pessoas que não resistiram ao vírus chinês no Brasil subiu para 389.492. Em 24 horas, foram registradas 3.076 mortes. Há ainda 3.588 óbitos em investigação no País.

Já o total de pessoas infectadas pelo coronavírus desde o início da pandemia chegou a 14.308.215. Em 24 horas, foram confirmados pelas autoridades sanitárias 71.137 novos casos. 

Os dados estão na atualização diária do Ministério da Saúde, divulgada na noite deste sábado. O balanço é produzido a partir de informações fornecidas pelas secretarias estaduais de saúde.

Ministra Rosa Weber enfrenta ação trabalhista movida por cuidadora da sua mãe Zilah, 102 anos

A ministra do STF, a gaúcha Rosa Weber, enfrenta uma ação trabalhista movida contra ela, seu irmão José Weber e sua mãe, Zilah Pires (102 anos), tudo no âmbito da 5a. vara do Trabalho. A reclamante é Estela Machado, que foi contratada por todos eles no período de 2015 a 2020. Estelaganhava R$ 2.640,00 mensais e sua tarefa era cuidar de Zilah.

Depois de um ano e um mês parada, a ação começou a andar neste mês. A audiência de instrução foi agendada para 5 de maio, 10h41min.

Já houve uma audiência de tentativa de conciliação, segundo informa o jornalista e advogado Marco Antônio Birnfield, do blog Espaço Vital. Elediz que somadas, as cifras das duas demandas chegam a R$ 1.331.517,40. Para acordo, a reclamante informou, em audiência, aceitar R$ 800 mil. A defesa admitiu o pagamento de R$ 120 mil. E o juiz da causa procurou atrair os litigantes ao patamar de R$ 300 mil. Não houve acerto.


Ao atacar João Doria, Eduardo Leite acabou ajudando a Família Jereissati. Saiba por que razão.

 O senador Tasso Jereissati confirmou, hoje, ao Estadão, que disputará as prévias do PSDB para a escolha do candidato do Partido ao Planalto.

Tasso é o preferido da velha guarda e da cúpula tucana, devendo ser o indicado.

Este grupo tenta rifar João Doria, o candidato mais forte.

Ao se lançar também como candidato a candidato e atacar João Doria, o governador Eduardo Leite ajudou a família Jereissati, da qual Tasso é o líder político, embora o líder empresarial seja Carlos, irmão de Tasso e pai de Carlinhos, amigo íntimo de Leite.

White Martins garante que explosão em fábrica não afetará produção de oxigênio

A White Martins garantiu que a explosão registrada neste sábado em uma fábrica de Fortaleza (CE) não afetará sua produção de oxigênio. 

Em nota, a multinacional assegurou que as instalações da Avenida Francisco de Sá, 2776, no bairro Carlito Pamplona, na capital cearense, são usadas apenas para envasar o produto, que é fabricado e transportado da unidade fabril do Complexo do Pecém, a cerca de 50 quilômetros. 

“A produção de oxigênio líquido no estado não foi comprometida e a empresa está buscando alternativas para o enchimento dos cilindros”, informou a empresa.

Porto Alegre já tem vagas para pacientes que precisam de UTIs. Taxa de ocupação caiu para 90,31%.

Neste sábado, Porto Alegre mostrou um índice de 90,31% de ocupação para todos os tipos de doentes e 540 pacientes internados com vírus chinês. Este é o quinto dia consecutivo de redução no número de pacientes em UTIs. Estão disponíveis 994 leitos, dos quais 885 representam a ocupação atual.

O viés, portanto, é de queda.

E Porto Alegre está com vagas.

A taxa precisa chegar aos 85% para que tudo seja considerado normal e os hospitais não operem com prejuízo. 

Brasil registra 3.076 mortes por covid-19 em 24 horas; total de óbitos chega a 389.492Brasil registra 3.076 mortes por covid-19 em 24 horas; total de óbitos chega a 389.492

RS registra 177 mortes em 24 horas e ultrapassa 24 mil óbitos por coronavírusRS registra 177 mortes em 24 horas e ultrapassa 24 mil óbitos por coronavírus.


Porto Alegre prepara-se para iniciar vacinação com a vacina da Pfizer

No momento, são usadas apenas a chinesa CoronaVac e a inglesa Oxford.

A prefeitura de Porto Alegre começou o processo de preparação da cidade para o recebimento e aplicação da vacina Comirnaty, produzida pela farmacêutica Pfizer e laboratório BioNTech. O Brasil tem expectativa de receber no final de maio a primeira remessa do imunobiológico. Por causa das características da vacina e das necessidades de logística, o ministério da Saúde distribuirá a Comirnaty apenas para capitais. Porto Alegre deve receber pelo menos 30 mil doses da vacina. 

A vacina necessita de conservação a ultra baixa temperatura (ULT), entre -80º e -60ºC. A Prefeitura terá a parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que oferecerá 10 ultrafreezers, com capacidade para 4 milhões de frascos, para a conservação do imunobiológico. 

Conheça os locais de aplicação de vacinas, hoje, em Porto Alegre

Foto de Luize Vaini, PMPA

Porto Alegre segue na liderança nacional do ranking da vacinação contra o vírus chinês, segundo a plataforma LocalizaSUS, do Ministério da Saúde, com um índice de 23,38% Segundo a última atualização da plataforma vacinômetro, Porto Alegre já vacinou 364.125 pessoas com a primeira dose e 159.736 com a segunda dose. São meio milhão de doses aplicadas.

A vacinação contra o vírus chinês continua neste domingo na Unidade Móvel de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que estará das 9h às 15h no estacionamento do supermercado Bom Lami (Estrada Varejão 301), no bairro Lami, Porto Alegre.

A prefeitura segue mobilizando suas equipes para não interromper a campanha de imunização, seja fim de semana ou feriado. Depois de ter acionado seis unidades de saúde em pontos estratégicos da Capital e três drive-thrus (Big Sertório, Big BarraShopping e PUCRS) neste sábado, 24, a SMS preparou para este domingo uma operação no Extremo Sul da cidade.

CLIQUE AQUI para saber mais, inclusive horários e endereços.

Domingo será dia de tempo instável e temperatura baixa no RS

 Porto Alegre, 8h22min, 18 graus

O domingo apareceu nublado em quase todo o RS neste domingo, mas o sol até aparece em parte do dia em algumas regiões.

Teremos chuva em todas as regiões.

Em Porto Alegre já começaram chuvas intermitentes.

Em razão do aumento das nuvens e do tempo instável, a temperatura subirá menos neste domingo

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/