PMDB começa a vacilar sobre rompimento com o governo Dilma Roussef

O senador Renan Calheiros e sua tropa de choque pressiona fortemente o vice Michel Temer para que adie do dia 28 para o dia 12 de abril a reunião do diretório nacional que decidirá o desembarque do governo Dilma.

Renan reuniu-se hoje com Lula, que lhe fez o apelo.

O senador alegou que o PMDB pode ser acusado de oportunista, mas na verdade ele ainda acha que o governo, Lula e o PT possuem alguns trunfos, sobretudo no STF, onde a organização lulopetista tentará sua última cartada, como se viu esta noite no caso Teori.

O vice também se reuniu com deputados que querem a reunião no dia 28 e eles não abriram mão da data. "70% dos membros do diretório querem uma decisão na data prevista", disse o deputado Darcísio Perondi ao editor, ainda há pouco.

O deputado acha que se os deputados não se mantiverem inflexíveis e não reagirem à manobra os diretórios municipais e estaduais, além de deputados estaduais, vereadores e dirigentes partidários, a reunião acabará sendo adiada.

Teori Zavascki manda Moro devolver caso Lula (apenas o caso dos grampos) ao STF e coloca sob sigilo os grampos de Dima

O ministro Teori Zavascki tem feito críticas públicas ao modo como Sérgio Moro atua no caso Lava Jato. Ele tem pautado a maior parte das suas decisões em favor da organização lulopetista, como comprovam os recortes alinhados ao lado. Nas redes sociais, esta noite, o ministro é acusado de fazer o jogo da organização. 

O ministro Teori Zavascki, que cuida da Operação Lava Jato nos casos de foro privilegiado, atendeu esta noite o pedido da AGU e mandou o juiz Sérgio Moro devolver ao STF as investigações sobre Lula, mas apenas no que diz respeito aos grampos que envolvem autoridades com foro privilegiado.

No mais, o foro do juiz Sérgio Moro prossegue sobre Lula (triplex, sítio, Petrobrás e tudo o mais).

Além disto, determinou que os grampos que envolvam autoridades com foro privilegiado, mesmo que indiretamente, sejam mantidos sob segredo de justiça.

O ministro ordenou que Moro explique de que modo atuou nos casos dos grampos. Ele quer explicações em 10 dias.

Delação de Marcelo Odebrecht acabará com o governo Dilma, com Lula e com o PT

O anúncio feito esta noite pelo grupo Odebrecht, de que mandou seu ex-presidente e seus diretores e executivos presos fazerem delação premiada, foi precipitado pela eclosão da 26a. fase da Lava Jato, a Operação Dona Xepa, toda ela feita em cima da delação premiada da ex-secretária do grupo, Maria Lúcia Tavares, que apresentou fatos, datas, nomes, valores e planilhas documentadas relacionados com o secreto Departamento de Propinas da Odebrecht.

A delação premiada que Marcelo Odebrecht fará ao juiz Sérgio Moro (leia a nota a seguir) será a pá de cal que determinará o impeachment de Dilma, a prisão de Lula e o lançamento do PT na ilegalidade.

É o fim da organização criminosa lulopetista.

A delação também atingirá líderes políticos, governantes e partidos de grande peso na cena nacional.

É o começo da faxina política generalizada.

Janot pede unidade ao MPF e diz que Lava Jato ajuda a salvar o Brasil

O Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, tirou nota para pedir unidade ao Ministério Público Federal.

Ele disse na nota que a Lava Jato não vai salvar o Brasil, mas dará passo decisivo para que isto aconteça.

Marcelo Odebrecht acaba de anunciar que fará delação premiada

O presidente afastado do grupo Odebrecht, Marcelo Odebrecht, decidiu fazer delação premiada em Curitiba.

O anúncio acaba de ser feito pela direção do grupo e foi veiculado pelo Jornal Nacional.

A Odebrecht também avisou que todos os diretores e funcionários atualmente presos farão delação premiada ao juiz Sérgio Moro.

Em nota, o grupo disse que existe um sistema de financiamento partidário ilegítimo e ilegal no Brasil e que isto precisa acabar.

Ministério Público de SP investiga outro triplex da Bancoop, este da filha da ex-amante de Lula, Rosemary

O MP de São Paulo abriu nova investigação como desdobramento da denúncia contra Lula no caso do triplex.

O blog O Antagonista surpreende com estas informações exclusivas e devastadoras:

Os promotores Cassio Conserino, José Carlos Blat e Fernando Henrique suspeitam da concessão ilícita de imóveis da Bancoop para Rosemary Noronha e outros petistas do núcleo de Lula.
Eles descobriram que, além da ex-melhor amiga de Lula, possuem apartamentos da Bancoop a filha de Rosemary, Mirelle Noronha, e o irmão Eduardo Noronha.
Também receberam apartamentos o ex-ministro Carlos Gabas, motoqueiro de Dilma e ex-dirigente da Bancoop, o ex-segurança de Lula, o indefectível Freud Godoy, e sua mulher Simone.
Outro beneficiado foi Rogério Aurélio Pimentel, ex-assessor de Lula que cuidou de sua mudança e da reforma do sítio de Atibaia.
O MP descobriu, ainda, que a CUT possui quatro apartamentos, assim como o presidente Vagner Freitas, como já revelado por O Antagonista, e o 'aloprado' Osvaldo Bargas.
O ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, que quebrou a Bancoop, é proprietário de um imóvel. Sua cunhada, Marice, tem mais três apartamentos. Ana Maria Érnica, ex-diretora financeira da cooperativa, também tem o seu

Fiergs reúne lideranças industriais gaúchas e começa a sair de cima do muro

Terminou agor, 10h28min, a reunião da Fiergs que foi convocada para tomar uma posição em relação ao agravamento da crise política e ao pedido de impeachment que começou a tramitar na Câmara dos Deputados.

A pressão dos sindicatos industriais para que a entidade estadual elevasse o tom do seu discurso foi clara.

Na sexta-feira, a Fiergs emitiu uma nota anódina, que não permitiu perceber se a entidade estava contra ou a favor do governo.

Na nota aprovada há pouco, o tom realmente subiu alguns decibéis, mas não chegou ao ponto de deixar claro apoio ao impeachment, como fizeram entidades como a Fiesc, Santa Catarina, e sobretudo a Fiesp, São Paulo.

De qualquer modo, uma nota que parte de uma entidade que até agora tem sido fiel ao governo Dilma, toda favorável a mudanças sem rupturas institucionais, parece um claro avanço.

Onyx protocola notícia crime na PF contra piratas que invadiram seu correio eletrônico

O deputado gaúcho Onyx Lorenzoni protocolou notícia crime na Polícia Federal, já que sua conta de e-mail foi hackeada por bandidos e redirecionada para outro endereço.

O líder do DEM está incomodado com a pírataria eletrônico e quer que a Polícia Federal identifique o infrator para que possa fazer cessar o crime e enfiar o criminoso na cadeia.

Os crimes nos meios eletrônicos de comunicação são cada vez mais comuns.

Onyx Lorenzoni tem mantido posição de forte oposição ao PT e ao governo Dilma Roussef, sendo que nas últimas semanas ajudou a buscar apoios para que o impeachment da presidente seja aprovado pelo Congresso.

O editor também já foi vítima de piratas da internet, mas conseguiu acionar com êxito a Polícia Federal, identificando as violações que ocorreram no seu correio eletrônico e também no seu site.

Denunciados em juízo, os autores da pirataria foram todos condenados.

Sócio do "menino" de Dilma, dono do RedBar, Porto Alegre, caiu na rede da Lava Jato

O empresário gaúcho Douglas Franzoni Rodrigues, encontrado esta manhã e levado nesta terça-feira em condução coercitiva para depor na 26ª fase da Operação Lava Jato, aparece na planilha de propina do Grupo Odebrecht como o destinatário de pelo menos 50.000 reais. O dinheiro sujo foi entregue, segundo anotações da contabilidade paralela da Odebrecht, no apartamento 109 do Hotel Mercure, em Brasília, a menos de cinco quilômetros do Palácio do Planalto.

Para desespero do governo, Franzoni, tratado como "Las Vegas" na planilha, é sócio do ex-assessor da presidente Dilma Rousseff Anderson Dorneles no Red Bar, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS). Dornelles deixou o governo este ano depois de quase duas décadas como secretário particular de Dilma. Chamado de "bebê" e "menino" pela presidente, Dorneles, hoje com 36 anos, tinha 13 quando conheceu Dilma. Ele era office-boy e ela, presidente da Fundação de Economia e Estatística, do Rio Grande do Sul.

Publicidade - Largue a Dilma de mão e vá esta noite ao Bier Markt, Porto Alegre

Reserve confraternização com seus colegas, funcionários e amigos. Vá conhecer, hoje, terça-feira.  Primeiros lugares de Veja em várias edições, com melhores cartas de cervejas ou de chopes artesanais. São mais de cem rótulos de diversos Países. Também petiscos inspirados na gastronomia alemã. Mais de 100 rótulos de várias partes do mundo.

Biermarkt
Rua Castro Alves, 442
Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços: www.biermarkt.com.br

Saiba quem são os nomes da equipe econômica de Michel Temer

Nesta reportagem de hoje da Folha, o leitor entenderá melhor de que modo o vice-presidente Michel Temer já montou sua equipe econômica. Ainda não foram distribuídos cargos, sim, mas foram distribuídos encargos.

O documento "Ponte para o Futuro", lançado pelo PMDB, teve o dedo de todos eles. Moeira Franco, que coordenou o trabalho, diz que o documento usou como referências o Plano Real e a Carta aos Brasileiros.

Os conselheiros incluem nomes como Marcos Lisboa, Ricardo Brandt e José Serra, mas não só.

O caso dos conselheiros políticos é bem mais amplo, mas os destaques são para Moreira Franco e Eliseu Padilha.

CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa e informe-se melhor.

Entrevista, Jerônimo Goergen - Acabo de pedir que o PP rompa com o governo Dilma Roussef. 23 dos 48 deputados já apoiam.

ENTREVISTA
Jerônimo Goergen, deputado PP do RS

O senhor acaba de entregar pedido de convocação extra do Diretório Nacional para desembarcar do governo Dilma.
E apoiar o impeachment. Consegui assinaturas de 22 dos 48 deputados, mais 4 dos 5 senadores. Vamos conquistar mais apoios. Quero chegar a 25 apoios de deputados.

Por que romper ?
Nós já somos praticamente a metade da bancada para sairmos desse governo. A base nunca concordou em fazer parte. Mas o Lula tinha comprado a cúpula do nosso e de outros tantos partidos. Está aí, tudo sendo esclarecido.

Qual ministério o PP terá que largar ?
O da Integração Nacional. 

Por que agora ?
O desembarque dos progressistas segue a tendência de afastamento de outros partidos, como o PRB. PMDB, PSD e PTB também estão discutindo a tese de rompimento após os últimos desdobramentos da crise política.    

Artigo, Fernanda Barth - Dilma, esta tarde, virou nosso próprio Oroboro

CLIQUE AQUI para ler, também, o Abecedário golpista, Diogo Mainardi.


Ouvi estarrecida o discurso da presidente Dilma agora a tarde (22/03) no evento batizado de Encontro com Juristas pela Legalidade e em Defesa da Democracia. Tenho certeza de que não fui só eu que achei o título bastante irônico. Foi como se eu estivesse vendo uma obra de ficção, com discursos completamente desconectados da realidade. Em tudo o que foi dito por ela e por seus defensores existe uma verdadeira agressão à verdade, aos fatos.

Um evento vergonhoso, em ambiente controlado, com plateia treinada, onde a manipulação da verdade atingiu níveis absurdos, foram feitos ataques ao juiz Sergio Moro e a toda a Operação Lava Jato, como se tudo o que aconteceu até aqui fosse uma invenção orquestrada por grupos que não aceitaram o resultado das urnas.

(...)

A fala de Dilma, a pantomima que foi montada, mais pareceu o último suspiro de um governo moribundo que, completamente desconectado da vontade popular, fica repetindo o próprio discurso, falando apenas para o próprio umbigo. Sem força de articulação, sem base, sem argumentos verossímeis, não consegue convencer mais ninguém. Tenta se vitimar para ver o que sobrou de sua militância. Vai acabar engolindo o próprio rabo, como o Oroboro, ou assistindo, desnorteado, os próximos acontecimentos.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Brigada de Gramado já opera com coletes equipados com câmeras fotográficas

O pessoal da Brigada Militar que atende o município gaúcho de Gramado já está de posse dos equipamentos que permitirão que cada brigadiano em operação usará no colete equipamentos fotográficos GoPro. 

Os equipamentos já estão em poder do 1o Batalhão de Policiamento em Áreas Turísaticos.

O projeto é inédito no RS e se intitula Testemunhha Digital.

No caso de Gramado foi uma doação do Sindicato de Turismo.

A iniciativa, que será realizada em todas as cidades de atuação do Batalhão e pelo Pelotão de Operações Especiais – POE, tem o objetivo de possibilitar a Brigada Militar gravar todos os atendimentos de ocorrências, ampliando a transparência na atuação do efetivo e correção no emprego adequado das técnicas operacionais

Sartori continua sentado em cima da proposta de PPPs

O governador Ivo Sartori continua sentado em cima do projeto que implementa as Parcerias Público-Privadas no RS.

E la nave va.

Gerdau continua demitindo na usina da antiga Aços Finos Piratini

O grupo Gerdau confirmou hoje a demissão de trabalhadores da usina de Charqueadas, a antiga Aços Finos Piratini.

O sindicato dos metalúrgicos informou que foram 74 demissões.

Em um ano, a usina demitiu 300 trabalhadores.

Transtornada, Dilma avisa aos berros perante advogdos que a apóiam: "Não saio. Não renuncio. Eu resisto". Aqui, também, lista dos 750 juizes que apóiam Sérgio Moro.

CLIQUE AQUI para examinar o manifesto e a lista dos 750 juizes que apóiam Sérgio Moro e querem o fim da impunidade. 


O governo e a organização lulopetista, não assumem o golpe palaciano que tentam emplacar, nomeado Lula para a Casa Civil, como também fincam pé nos idos de 61 e de 64, objetivando comparar o enfrentamento político-ideológico-miltar (64) com o simples andamento atual da atividade jurisdicional sobre a organização criminosa que se alojou no Planalto e no PT. 

Desde que tentou nomear Lula, ver iniciado o processo de impeachment e depois que teve seus criminosos diálogos revelados pelos grampos da Lava Jato, a presidente Dilma Rousef não cessa de fazer comícios políticos dentro do Palácio do Planalto.

É o único lugar onde pode falar sem vaias.

Em termos, porque na última fala a presidente foi interrompida pelo deputado Major Olímpio, SDD de SP, que gritou repetidas vezes a palavra "Vergonha !".

Dilma Roussef voltou a falar esta tarde, transtornada, olheiras profundas, à beira da histeria, aos gritos:

- Querem produzir a ruptura da democracia. Há um golpe em curso no Brasil. Que fique claro. Me sobram energia, disposição e respeito à democracia para fazer o enfrentamento necessário à conjuração contra a estabilidade democrática. A Constituição é rasgada quando são gravadas e divulgadas conversas da presidente sem autorização do STF.

Ela reuniu uma centena de advogados simpáticos ao governo e ao PT, tudo para dar aparência de defesa do que ela chama de legalidade.

Rosa Weber também nega habeas corpus a Lula. O lulopetismo revefela-se um tigre de papel.

A ministra Rosa Weber negou seguimento ao pedido de habeas corpus protocolado por seis advogados de Lula, que queriam trancar a liminar concedida por Gilmar Mendes que impediu a posse de Lula e mandou o processo da Lava Jato de volta para o juiz Sérgio Moro.

Lula, o PT e o governo Dilma sofrem uma derrota atrás de outro nas ruas e na Justiça.

Outros ministros do STF, como Gilmar Mendes, Teori Zavascki e Luiz Fachin já examinaram ações pelas quais Lula tenta escapar de investigações e das garras do juiz Sérgio Moro, mas sem êxito até o momento.

Apesar das derrotas de Lula, de defensores esperados e até da AGU, nada prospera em qualquer das instâncias do Poder Judiciário.

Enquanto judicializa uma questão que é política e administrativa estrita, a organização lulopetista tenta emplacar a narrativa de perseguição a Lula, procurando vitimizá-lo como perseguido, o que não é o caso, já que se trata de atividade do aparato judiciário.

Discurso - Sérgio Moro invoca Churchill para defender a Lava Jato

CLIQUE AQUI para ver e ouvir o discurso de Sérgio Moro. 

O discurso a seguir foi 
transcrito pelo editor para exame dos leitores. 

Vale a pena fazer o paralelo com essa situação atual do Brasil. Voltemos a nossa memória, ao nosso conhecimento de livros de história, para o cenário  da segunda guerra mundial: estamos em 1940. E, em 1940 o primeiro ministro Winston Churchill vai a Câmara dos Comuns fazer um discurso sobre o estado da guerra. Era 18 de junho de 1940.

Até então, a Polônia havia caído, a França estava em frangalhos, prestes a se render, o exército inglês, tinha sido cercado e esava sendo retirado da Europa continental sem os seus equipamentos e armas. Os Estado Unidos ? Ali prevalecia, ainda, a política isolacionista.

Do outro lado a Alemanha nazista tinha feito um pacto de não agressão com a União Soviética.

Em outras palavras: o Reino Unido, sozinho, contra uma Alemanha nazista que havia subugado a liberdade na Europa continental.

Ele vai a Câmara dos Comuns. Podia muito pura e simplesmente fazer um discurso desanimado, desalentador, um discurso de fracasso, mas o que ele fala é diferente.


Ele fala: 

- Uma batalha acabou; outras vão começar. Eu exalto o povo do Reino Unido a não desistir dessa guerra. 

E a parte mais interessante do discurso dele é que ao final do pronunciamento ele utiliza umas frases que ficaram na história:

- Se há Reino Unido persistindo a luta,  ainda que sozinho e consegue superar essa luta e ganhar essa luta, daqui a mil anos as pessoas irão olhar para trás e não pensar naquele momento do Reino Unido como o momento da sua hora mais escura, mas, ao contrário, aquela hora é a que registrou o nosso MELHOR  MOMENTO.

Guardada as devidas proporções digo mais uma vez na estamos em guerra com ninguém, mas admitamos que estamos numa situação difícil de recessão, corrupção sistêmica, descrença política. Tenho a confiança de que se nós  confiarmos na nossa democracia, se nós lutarmos por essa democracia , quem sabe daqui a 20, 30 anos, nós possamos olhar para trás e pensar se esse não foi nosso melhor momento. 

Artigo, Marcelo Aiquel - Maria do Rosário e Chico Buarque

Neste artigo abordo o comportamento bastante curioso de duas personalidades: uma gaúcha, deputada conhecida mais pelo seu temperamento histérico e contraditório; e um carioca, compositor, bastante famoso por canções que compunha outrora, de temperamento tranquilo, mas com comportamento igualmente contraditório.
               
O que os liga, além do fanatismo cego pela ideologia comunista e fanatismo pelo PT?
                
Como a educação inglesa nos ensinou (“ladies first”), cavalheirescamente começarei falando sobre a deputada.
                
Criada nos pampas, onde não engana mais ninguém, a senhora Maria do Rosário foi guindada na última eleição nacional ao cargo de deputada federal representando o PT.

CLIQUE AQUI para ler mais. 

Artigo, Claudio Lamachia - As razões do impeachment

A ilustração foi escolhida pelo editor.


Um amplo processo de consulta democrática à advocacia terminou na semana passada, quando os conselheiros federais da OAB, eleitos pelo voto direto dos quase 1 milhão de advogados do país, concluíram que o processo de impeachment da presidente da República tem o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil. 

Esta é a opinião técnico-jurídica da maior entidade representativa da advocacia no Brasil.

As razões do impeachment, elencadas em detalhado e extenso voto lido em uma sessão extraordinária do Conselho Federal da OAB, não incluem as polêmicas escutas de conversas telefônicas entre a presidente e seu antecessor. Levam em consideração, por exemplo, as pedaladas fiscais, as renúncias fiscais ilegais em favor da Fifa e a intenção de beneficiar um aliado, alvo de investigação judicial, atribuindo-lhe as prerrogativas de ministro de Estado.

Durante meses, a sociedade esperou um posicionamento da Ordem dos Advogados sobre o impedimento. Nesse período, a entidade estudou atentamente a questão. Integrantes do Conselho Federal e das OABs estaduais analisaram o assunto. O resultado desse minucioso trabalho foi uma decisão final quase unânime, mostrando o quão unida a classe está em torno da conclusão.

Antes que o assunto fosse levado para a plenária nacional, 24 das 27 seccionais da ordem organizaram suas próprias reuniões. Todas concluíram ser necessária a abertura do processo de impeachment da atual chefe do Executivo.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Ameaçada de morte, secretária que delatou Odebrecht vai para o Sistema de Porteção á Testemunha

O Ministério Público Federal acaba de informar que a secretária da Odebrecht, Maria Lúcia Tavares, que na sua delação premiada deu origem às investigações desta fase de hoje da Operação Lava Jato, foi incluída no Sistrema de Proteção à Testemunha.

Maria Lúcia foi ameaçada de morte.

A secretária deu toda a planta do setor estruturado da Odebrecht, totalmente paralelo, que administrativa as propinas pagas a dirigentes de entes públicos, políticos e empresários, tudo para garantir obras federais em vários Estados.

Ato contra o Golpe do PT sairá as 18h30min na PUC, Porto Alegre

Esta tarde, 18h30min, diante do chafariz, os alunos da PUC do RS farão Ato contra o Golpe em Porto Alegre.

A manifestação será de oposição à nomeação de Lula para a Casa Civil, considerado golpe palaciano do PT.

A chamada para a manifestação já registra 665 presenças e 789 interessados e 5 mil convidados, conforme registro que corre na web.

CLIQUE AQUI para saber mais, examinar a contagem e apoiar.

Presidente do Conselho da Natura avisa: "A crise moral está instalada"

Nesta entrevista ao jornal Valor, Pedro Passos, presidente do Conselho de Administração da Petrobrás, dioz que o governo de Dilma Rousseff foi contra o desejo da sociedade ao nomear o ex-presidente Lula como ministro-chefe da Casa Civil, o que representaria o adiamento de "soluções duras e corajosas".

Ele avalia que a crise moral está instalada e, sem uma recomposição política nada será possível.

CLIQUE AQUI para ler toda a entrrevista, que ocupou uma página do jornal.

RedBar, na Arena do Inter, também é alvo da Polícia Federal

A Polícia Federal acaba de informar em Curitiba que um dos alvos da Operação Dona Xepa em Porto Alegre é o RedBar, uma sociedade de Anderson Dorneles com os empresários Douglas Franzoni e Jaime Menezes, instalado no estádio do  Internacional.

O  bar do ex-assessor de Dilma foi apresentado como um "sport bar" onde a "tecnologia" surge como diferencial.

As transmissões esportivas são feitas por dois telões "videowall", painéis com monitores de borda ultrafina que formam uma grande tela, além de nove monitores profissionais espalhados pelo local. A culinária contemporânea é "o carro-chefe" do menu inspirado nos "melhores sports bar do mundo".

A concessão e a montagem do sport bar são alvos da investrigação. 

Ida da Polícia Federal ao hotel de Lula foi apenas uma "coincidência"

A Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão no hotel Gold Tulipa, Brasília, esta manhã, porque era ali que costumava hospedar-se o casal João Santana, alvo da Lava Jato, objeto da investigação de hoje da Operação Dona Xepa.

"Coincidentemente", Lula estava hospedado ali.

Ele não era objeto da ação policial.

O ex-presidente, meia hora depois da saída dos policiais, desceu do apartamento e fortemente escoltado embarcou num Omega e saiu em disparada para o Palácio do Alvorada.

A informação saiu há pouco na coletiva de Curitiba.

- O editor percebeu um sorriso contido por parte dos delegados federais que ocupavam a mesa da coletiva.

Trensurb, Porto Alegre, entrou na mira da Polícia Federal

As obras de extensão do metrô de superfície, Trensurb, são objeto de investigações da Operação Dona Xepa.

O MPF do Paraná apura pagamentos de propinas no âmbito da diretoria da estatal federal em Porto Alegre.

Além disto, entre as 110 ordens judiciais cumpridas pela 26ª fase da Operação Lava-Jatonesta terça-feira, está uma prisão temporária de um doleiro em Porto Alegre e um mandado de busca e apreensão na casa dele, na Vila Conceição, zona sul da Capital. Foi preso Antônio Claudio Albernaz Cordeiro, engenheiro agronômo registrado no CREA. Documentos e arquivos digitais foram apreendidos e serão analisados pela investigação Cordeiro foi levado em um voo comercial para Curitiba, onde é a sede da Lava-Jato e para onde devem ir os outro presos. O advogado do doleiro, o criminalista Alexandre Wunderlich, disse que está indo para o Paraná

Descoberta de setor mafioso, dedicado a corromper, recoloca Odebrecht no centro da Lava Jato

A secretária Maria Lúcia Tavares, que chegou a ser presa e optou pela delação premiada, foi quem delatou a existência da organização interna,. um setor estruturado tipo máfia. Com base nela, saiu hoje a Operação Dona Xepa.

A Globonews apresenta neste momento, ao vivo, a entrevista coletiva dos delegados e procuradores federais, que explicam as operações de hoje.

Eles informaram que o caso envolve apenas a Odebrecht.

Planilhas de lançamentos de propinas em reais e dólares (pagamentos no exterior) foram mostrados ainda há pouco na coletiva.

É que a PF e o MPF descobriram a existência de uma organização interna da empresa, um setor estruturado, que contava com a participação de 11 altos executivos, além de sistemas paralelos de contabilidade, comunicação e de informática, tudo destinado a corromper entes públicos e privados. O sistema operou até meados do ano passado, quando foi desativado. A Odebrecht destruiu tudo que pode e também transferiu para o exterior diretores e até secretárias mais comprometidos, tudo com o objetivo de suprimir provas.

Marcelo Odebrecht, preso em Curitiba, operava pessoalmente muitos dos negócios ilícitos, mas além disto comandava tudo.

As propinas foram pagas até meados do ano passado, apesar da ocorrência das prisões de diretores e buscas e apreensões, tudo para garantir obras públicas em andamento.

Sartori dá sinal verde para repactuação da dívida com a União

O governador Ivo Sartori deu sinal verde para que o governo federal encaminhe ainda hoje ao Congresso a proposta de alongamento das dívidas dos Estados.

A proposta é de mudança do indexador para índice mais benigno e de alongamento da dívida por mais 20 anos. Isto tudo resultará na redução dos desembolsos mensais.

O ministro Nelson Barbosa disse ontem que a contrapartida será a realizaçãode duros ajustes fiscais por parte dos governos estaduais, inclusive a aprovação de uma Lei Estadual de Responsabilidade Fiscal, o que já aconteceu no RS.

Os governadores terão que assinar os novos contratos depois da aprovação do Congresso.

Rogério, Polibio Braga e Carlos Bastos entrevistam Ibsen Pinheiro sobre impeachment. Será esta noite, na TVE.

Durante uma hora, esta noite, 22h, o deputado Ibsen Pinheiro será entrevistado no Frente a Frente, TVE do RS, sobre o processo de impeachment que corre contra a prsidente Dilma Roussef.

Os entrevistadores, além do editor, são os jornalistas Rogério Mendelsky e Carlos Bastos.

Ibsen presidiu a Câmara no processo de impeachment que derrubou Collor de Melo.

Secretário Vieira da Cunha não responde pedido de informação sobre o uso do Colégio Ernesto Dornelles pelo cursinho criado por Luciana Genro

Quando implantou o cursinho pré-vestiular em Porto Alegre, Luciana Genro ocupou as instalações do colégio estadual Júlio de Catilhos, o que resultou na reportagem ao lado de Veja. Compelida a sair dali, ela foi para a FMP, migrando de lá para o colégio estadual Ernesto Dornelles. Diante de nova grita, foi para a Fapa, onde se encontra. O editor quer saber quem autorizou o uso gratuito de instalações públicas para o cursinho, quanto ele custou e com que frequência Luciana e o PSOl usaram as aulas para suas palestras, mas o governo Sartori nega-se a dar explicações. 


Há pelo menos 60 dias o editor aguarda que a secretaria estadual da Educação cumpra a Lei de Acesso a Informação e entregue documentos e relatório sobre o uso das instalações do Colégio Ernesto Dornelles por parte do cursinho pré-vestibular Emancipa RS, implantado em Porto Alegre pela ex-deputada Luciana Genro.

O primeiro pedido foi respondido de forma lacônica e escapista pela secretaria, obrigando o editor a protocolar requerimento circunstanciado, que não foi respondido dentro do prazo legal de 20 dias.

Mesmo com a intervenção direta do editor junto ao secretário Vieira da Cunha, reforçado por contato também pessoal do seu advogado, as respostas não vieram.

O editor ajuizará mandado de segurança para obrigar o governo estadual a dar uma resposta.

Prefeitura de Porto Alegre sonega informações sobre terrenos públicos usados por entidades privadas

Nesta terça-feira, completam-se 30 dias que este editor solicitou à Secretaria da Fazenda de Porto Alegre informações a respeito de quais instituições e entidades funcionam em prédios construídos sobre terrenos da prefeitura, à qual não pagam pela utilização das áreas. 

Este tipo de informação é garantida pela Lei de Acesso à Informação.

A relação não foi fornecida ao editor. 

A secretaria municipalo da Fazenda sabe que existem entidades em situação irregular. Isto porque, conforme a lei, apenas as que não têm fins lucrativos podem ser isentas do pagamento de aluguel de terrenos públicos. As demais precisam disputar licitações e pagar mensalmente pelo uso dos terrenos.
Não é o caso de escolas de samba e CTGs, que faturam alto com suas atividades e, mesmo assim, são beneficiadas ilegalmente com a generosa isenção por parte do Município.

PF prende um empresário envolvido na Operação Dona Xepa

Em Porto Alegre, um empresário foi preso pela PF no âmbito da Operação Dona Xepa. A PF não divulgou nome, mas informou que o preso irá para a carceragem de Curitiba em avião de carreira.

A informação é da Rádio Gaúcha.

26a. Lava Jato chama-se Xepa, homenagem a Mônica Moura, mulher de João Santana. Operação visaria Dilma.

Esta fase visaria investigar propinas pagas pela Odebrecht para as campanhas de Dilma. 


A 26a. fase da Operação Lava Jato chama-se Xepa, uma homenagem a Mônica Moura, mulher do marqueteiro João Santana. A nova fase ataca diretamente o grupo Odebrecht.

Nota da PF explica o sentido das operações policiais de hoje:

A partir das planilhas obtidas e das anotações contidas no celular de Marcelo Odebrecht, obtiveram-se mais evidências contundentes de que este, então presidente da Organização Odebrecht, não apenas tinha conhecimento e anuía com os pagamentos ilícitos,mas também comandava diretamente o pagamento de algumas vantagens indevidas, como, por exemplo, as vantagens indevidas repassadas aos publicitários e também investigados Monica Moura e João Santana".

CLIQUE AQUI para ler o conteúdo integral da nota.

O dia será de sol e temperatura amena no RS

A manhã é novamente de nebulosidade no Rio Grande do Su, mas não vai chover, o sol aparecerá e o dia será de temperatura amena. 

Permanece a possibilidade de chuva e garoa localizada e passageira, como em pontos da Metade Norte e do Leste do Estado. 

As mínimas oscilarão entre os 12°C em São José dos Ausentes e os 14°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem chegar a 28°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variarão entre 17°C e 27°C.

Nova operação da Lava Jato atua também em Brasília. Lula está em Brasília, no hotel Golden Tulip.

Brasília, via WhatsApp

Há pouco (7h30min) foi possível perceber a presença de helicóptero sobrevoando o setor hoteleiro de Brasília, uma das unidades federativas objeto das ações da 26a. Operação lava Jato.

O ex-presidente Lula está hospedado no hotel Golden Tulip.

A PF entrou no hotel e saiu de lá sem presos, mas com pastas de documentos.

380 policiais cumprem 110 ordens judiciais em BVra´silia, SP, Rio, SC,RS, Bahia,Piauí, Distrito Federal, Minas e Pernambuco.

São cumpridos 67 mandados de busca e apreensão, 28 mandados de condução coercxitiva, 11 mandados de prisão temporária e 4 mandados de prisão preventiva.

Fux impõe nova derrota ao governo. Lula ainda fica fora da Casa Civil.

CLIQUE AQUI para ler, também, Felipe Moura Brasil: CNJ nega duas liminares protocoladas contra o juiz Sérgio Moro. O lulopetismo está perdendo todas contra o juiz.
CLIQUE AQUI para ler "Lula ministro, para quê ?", de Ives Gandra Martins, Folha.

O governo Dilma Roussef sofreu nova derrota ontem a noite, porque o ministro Luiz Fux negou liminar para a ação da União que pretendia anular a decisão do ministro Gilmar Mendes, destinada a impedir a posse de Lula.

A ação foi movida pela AGU.

Uma nova derrota do ex-ministro José Eduardo Cardozo.

26a. fase da Operação Lava Jato começou em seis Estados

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira, a 26ª fase da Operação Lava Jato. A ação é realizada em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina, RS e no Distrito Federal. 

Foram mobilizados 380 policiais. Eles já fazem dezenas de buscas e apreensões e realizam pelo menos 11 prisões. Todo mundo vai para Curitiba. 

Esta operação tem a ver com as ações da 23a. fase, a da Operação Acarajé, e o alvo principal é novamente o grupo Odebrecht. 
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/