Prefeitura de Porto Alegre sonega informações sobre terrenos públicos usados por entidades privadas

Nesta terça-feira, completam-se 30 dias que este editor solicitou à Secretaria da Fazenda de Porto Alegre informações a respeito de quais instituições e entidades funcionam em prédios construídos sobre terrenos da prefeitura, à qual não pagam pela utilização das áreas. 

Este tipo de informação é garantida pela Lei de Acesso à Informação.

A relação não foi fornecida ao editor. 

A secretaria municipalo da Fazenda sabe que existem entidades em situação irregular. Isto porque, conforme a lei, apenas as que não têm fins lucrativos podem ser isentas do pagamento de aluguel de terrenos públicos. As demais precisam disputar licitações e pagar mensalmente pelo uso dos terrenos.
Não é o caso de escolas de samba e CTGs, que faturam alto com suas atividades e, mesmo assim, são beneficiadas ilegalmente com a generosa isenção por parte do Município.

10 comentários:

  1. Parabéns Políbio pelo iniciativa.

    Porto-alegrenses não deveriam pagar IPTU enquanto isso não fosse esclarecido. OAB daí não se manifesta ???

    ResponderExcluir
  2. Estão demorando pra 'ajustar' e retroagir documentos.

    ResponderExcluir
  3. Embora tenha sido emitida uma Ordem de Serviço do Prefeito impondo restrição de gastos, estas entidades gozam de benefícios.
    Isto sem falar no patrocínio de não sei quantas noites de Carnaval fora de Época e de Descida da Borges, tudo com dinheiro da PMPA.
    É puro populismo, uma troca de favores com vistas a atingir este tipo de publico que, muda partido, sempre dão um jeito de levar sua parte.

    ResponderExcluir
  4. Caro Polibio, formalmente estas entidades (CTGs e Escolas de Samba) são sem fins lucrativos.

    ResponderExcluir
  5. Zé mané, o negócio é o seguinte, vou explicar, mas prá entender tem que ter dois neurônios sãos ehehe: Tds essas concessões são fundadas em lei. Pega um vereador fascista dos teus e procura modificar a lei ehehe

    ResponderExcluir
  6. A prefeitura também sonega informações e ações sobre invasores de terrenos privados e que prodigiosamente viraram "áreas quilombolas" com o apoio até do ainda senador Paim. O respeito e a verdade passam muito longe das esquerdas, em compensação a mentira é irmã siamesa!

    ResponderExcluir
  7. Acione o MP, Políbio!!!

    ResponderExcluir
  8. Esta é a tal "escolinha da professora Raimunda?". Mas essa turminha de esquerda gosta de levar de graça...

    ResponderExcluir
  9. Entre outras entidades, há a Federação Gaúcha de Futebol.

    ResponderExcluir
  10. Tem que levar ao ministério público, pois o não fornecimento destas informações se constitui improbidade administrativa.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/