Análise, IBGE - Frustração com o resultado das vendas do varejo de maio se deu de forma generalizada

O volume de vendas do varejo restrito recuou 1,0% em maio, excetuada a sazonalidade, segundo os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgados ontem pelo IBGE. O resultado ficou bastante abaixo das expectativas do mercado e da nossa projeção, de alta de 0,4% e de estabilidade, respectivamente, de acordo com coleta da Bloomberg. Em relação ao mesmo período de 2015, houve queda de 9,0%. Seis dos oito setores pesquisados contribuíram negativamente para o declínio na margem, com destaque para o segmento de Livros, jornais, revistas e papelaria, que caiu 2,7%, ampliando as quedas dos meses anteriores. Já as vendas de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo ficaram estáveis em maio, após elevação de 1,0% em abril. Em contrapartida, Tecidos, vestuário e calçados subiram 1,5% no período, sucedendo avanço de 3,9% no mês anterior. Em termos nominais, a atividade varejista restrita ficou praticamente estável em relação a abril, ao recuar 0,1%, também descontados os efeitos sazonais. Assim, a receita do setor acumula elevação de 4,2% neste ano. Quando analisamos o crescimento semestral anualizado, a receita avançou 4,4% no período, sugerindo, apesar da desaceleração em relação à expansão de 6,0% observada no mês anterior, alguma retomada do consumo das famílias à frente. Tal processo deve ser fortalecido pelos sinais positivos recentes de estabilização mais rápida que a esperada do mercado de trabalho, com menor ritmo de elevação da taxa de desemprego e saldos menos negativos da geração de emprego formal, medida pelo Caged. Já as vendas reais do varejo ampliado, que englobam todos os setores, apresentaram queda menos intensa, de 0,4% na margem, na série livre de influências sazonais. O resultado foi suavizado pelo avanço de 1,0% de Veículos e motos, partes e peças. No sentido oposto, o segmento de Material de construção mostrou retração de 0,4% no período, de menor magnitude que a verificada nos últimos meses. Na comparação interanual, o volume do varejo ampliado caiu 10,2%.

 Diante do resultado abaixo do esperado, os economistas do Bradesco, projetam hoje uma modesta queda de 0,1% do IBC-Br (proxy mensal do PIB calculada pelo Banco Central) em maio, tendo em vista inclusive a estabilidade da produção industrial no período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/