Inflação anual cai para 4,99% com a freada da economia

A forte freada da economia, a moderação do consumo e a crise externa estão ajudando a conter os aumentos de preços para o consumidor, o que abre caminho para o Banco Central promover novos cortes nos juros nos próximos meses. O IPCA, índice oficial de inflação, subiu 0,36% em maio. Ficou abaixo das previsões do mercado e foi inferior à taxa de abril (0,64%).

. A taxa acumulada nos 12 meses até maio atingiu 4,99%, a mais baixa desde setembro de 2010, segundo o IBGE. Apontado pelos dados do PIB do primeiro trimestre (alta de apenas 0,2%), o menor ritmo de atividade da economia e o receio de ampliar gastos em tempos de inadimplência crescente rebateram nos preços dos serviços, até então vilões da inflação.

7 comentários:

  1. O que ninguém fala, inclusive o editor, é que uma inflação de 4,99% é preocupante, para um país como o Brazil, que cresce muito pouco em relação ao seu potencial de crescimento. Este número de 4,99% é muito, muito alto. Não devia ser motivo de alegria (falsa). Nossa economia permanece indexada, com gastos de governo em todos os três níveis muito altos, ineficiência administrativa, baixa inovação tecnológica, infraestrutura precária, etc, etc. Enfim, falar-se de baixar juros é uma gota d´água no oceano - a conta do Brazil grandioso não fecha, é só lero-lero governamental. Mais um vôo de galinha, e daquelas bem pesadonas de fazer canja. O que vai continuar salvando as aparências é o demonizado agro-negócio.

    ResponderExcluir
  2. Segundo os especialistas em economia era esperada uma infação maior e no segundo sementre vai melhorar ainda, com crescimento de 3%, bem maior que os países da zona do euro, sob liderança maior da Alemanha que apregoa uma economia "sem gastos e pagar as contas". Nada de compras, nada de gastar.

    ResponderExcluir
  3. e o Manteiga se fazendo de bobo dizendo que gostou muito da "queda" da inflação...

    caiu porque estão todos endividados, ninguém pode mais consumir...

    ResponderExcluir
  4. 07/06/2012 | 00:00
    Feriadão
    Foi grande o congestionamento ontem na saída dos dólares do Brasil: US$ 37,7 bilhões, rumo à crise de 2008, aquela da “marolinha”.


    claudio humberto blog

    ResponderExcluir
  5. Quem sao os incautos que ainda acreditam em dados estatisticos nesta terra de patuleias?! Alguem que vai a supermercado ai ja deve saber que estes 4.99% e para enganar o Papai Noel ou o Coelho da Pascoa heheheehh!!!
    Ja era Brasil! Tchau!

    ResponderExcluir
  6. A economia do Brasil vai bem, em que pese o "olho grande" da elite.

    Se fossemos depender do setor privado aí sim estaríamos em um beco sem saída. Bancos e grandes empresas são os que mais mordem o governo e ainda ficam agorando.

    Todos os paizes que "confiaram" na tal "iniciativa privada" estão se dando mal, vide exemplo dos EUA que comprou a maioria das ações da GM americana que estava quebrada, enquando seus executivos andavam para lá e para cá de jatinhos locados. Depois de "senear" a GM o governo dos EUA devolveu a empresa, vamos por quanto tempo.

    ResponderExcluir
  7. Pô anonimo das 11:38,"Banco e grandes empresas" contribuem com gordos donativos ao teu partidão, PTRALHA.

    Fica ruim ser mal agradecido!.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/