O estado do Rio Grande do Sul tem um total de 8.682.742 pessoas aptas a participar das eleições municipais de 2024.O eleitorado gaúcho cresceu apenas 1,04 % em relação às eleições de 2022 e um total de 3,08 % em relação à última eleição municipal, realizada em 2020.
No Rio Grande do Sul, mais de 1,1 milhão de pessoas que já não precisam mais comparecer às urnas em função da idade, escolhem participar ativamente do processo democrático. São eleitores com mais de 70 anos, que já não têm a obrigação legal de votar. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entre os 70 e 79 anos, o estado conta com 760 mil eleitores. Acima dos 80 anos, esse número chega a 280 mil, e entre aqueles com 90 a 99 anos, são quase 69 mil. Além disso, cerca de 14 mil centenários ainda estão aptos a votar
Acabei de votar
ResponderExcluirEnquanto a mesária folhava o livro de eleitores percebi que não havia assinatura, em alguns casos, onde já havia sido destacado o comprovante de votação do 1º turno. Alguns tinham foto outros não.
Me passaram pra mesária do equipamento de biometria, então perguntei se não precisava assinar. Responderam que não. Deram uma alegação sobre a existência ou não da foto.
Apesar da liberação biométrica, (não sei se já estão todos cadastrados), pergunto se este não é um estratagema pra forçar voto com os eleitores que não foram votar?
Ou, com a biometria, a assinatura é dispensável?
Lembro que o TSE PROIBE o uso da votação presencial como prova de vida para os aposentados do INSS.
Velho não serve pra nada. Nem pra votar…
ResponderExcluirO Rio Grande do Sul ainda tem esperança. Com o pessoal da 3a idade ativo. Verdade pura. Os até 40 anos não querem saber nada da realidade do nosso Estado
ResponderExcluirEspero que votem e barrem as pretensões da extrema esquerda. Pelos seus filhos e netos.
ResponderExcluir