Congresso derruba veto de Lula e volta a ser o que era o Marco Temporal das Terras Indígenas

Governo sofreu dura derrota.

Um dos temas mais polêmicos em 2023, o Veto 30/2023, aposto ao marco temporal para a demarcação de terras indígenas (Lei 14.701, de 2023), foi objeto de análise pelo Congresso Nacional nesta quinta-feira (14). 

Senadores e deputados votaram o veto de maneira fatiada e devolveram à lei o trecho que dá nome ao projeto, ao definir as “terras indígenas tradicionalmente ocupadas” como aquelas “habitadas e utilizadas” pelos indígenas para suas atividades produtivas na data da promulgação da Constituição. Este ponto específico foi analisado individualmente, por meio de destaque que recebeu 53 votos pela rejeição e 19 pela manutenção no Senado, e 321 votos pela derrubada e 137 pela manutenção na Câmara dos Deputados. 

Com a rejeição do veto, os indígenas terão direito à demarcação apenas das áreas que ocupavam até 5 de outubro de 1988, quando a Constituição foi promulgada. 

A matéria vai a promulgação.

13 comentários:

  1. Democracia funciona assim. Uma pena que os Bolsonaristas nunca entenderam isto. A cada derrota vinham com marchas, protestos, pedidos impeachment, fechamento do congresso, intervenção militar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Democracia chavista é o q tu quer. Aqui nunca será a tua Venezuela , o Brasil é maior. Vamos aguardar o confronto final. Vcs não vencerão.

      Excluir
    2. O congresso derrubou um ato do Lula e você está nervoso. Não entendi.

      Excluir
  2. Agora o STF derruba a decisão do congresso e é vida que segue. Todos cumpriram seu papel e saíram bem na foto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí q a coisa vai pros finalmente. O STF é aparelho petralha e vai confrontar o congresso e o agronegócio, implantando o comunismo, tomando terras de quem produz pra entregar pra vagabundos. Quer reescrever
      a Constituição de 88, poder constituinte legítimo. Lembro q em 2017 o STF BOLIVARIANO da Venezuela fechou o congresso. Aqui não vai colar. Vcs vão pra banha.

      Excluir
  3. 😀😀😀😀😀😀😀😀

    ResponderExcluir
  4. Muito importante. Essa expropriação das terras que viria em decorrência desse projeto é parte fundamental do projeto bolivariano. Comunismo puro.

    ResponderExcluir
  5. anônimo das 19:08 . depois do STF cassar a decisão soberana do Congresso Nacional, a próxima cassação será o teu cú, que eles vão dar pros indios..kkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. ¨¨¨¨Anônimo disse...
    Democracia funciona assim. Uma pena que os Bolsonaristas nunca entenderam isto. A cada derrota vinham com marchas, protestos, pedidos impeachment, fechamento do congresso, intervenção militar.

    14 de dezembro de 2023 às 19:07¨¨¨¨



    É o Comando Vermelho que te paga pra trollar aqui??
    Quantos perfis vc usa??






    .

    ResponderExcluir
  7. Estava demorando. Essas demarcações de terras indígenas sem fim, desnecessário, porque não há tantos índios para diminuir o território produtivo da forma que estava fazendo.

    ResponderExcluir
  8. https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/petista-lideres-e-ate-ministro-trairam-lula-para-derrubar-vetos-no-baile-do-congresso

    ResponderExcluir
  9. Faltou o milho no galinheiro..., que coi$a...kkkk...

    ResponderExcluir
  10. Defendo marco temporal pro oriente médio

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/