Nova alíquota do ICMS elevará em 8,50% os preços para os consumidores de produtos do RS

O editor fez um cálculo simples a respeito do pretendido aumento de 17% para 19,5% na alíquota básica do ICMS do RS e pode informar que esta elevação representa um aumento de 8,50 % nos preços de quase todos os produtos comercializados a partir do RS.

O que ocorre é que o ICMS incide não apenas do custo básico do produto acabado, mas incide sobre os valores resultantes da cobrança do PIS, do Cofins, dos fretes e até das comissões pagas aos intermediários. 

As variáveis dependem de empresa para empresa, podendo incluir outras valores agregados, como os juros embutidos em financiamentos concedidos a clientes e até o tamanho da margem de lucro desejada pela empresa.

Resumo da ópera: os produtos terão seus preços majorados em 8,50%, na melhor das hipóteses. 


8 comentários:

  1. Uai, mas o Dudu Milk faz isso pelo bem do povo, o pôôôôôvo humilde e trabalhador do Rio Grande do Suuuul.

    O glorioso Dudu foi eleito pelo povo reeleito pelo pôôôôôôôvo para ser o governador do RS.

    Não há o que reclamar: a voz do povo é a voz de Deus.

    E você, Políbio Braga, que se ufana se ser democrata, tem que respeitar a voz do pôôôôôvo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vergonha isso! Um assalto ao povo gaúcho!

      Excluir
  2. Acho que o aumento é superior a 8,5%.

    Pois de 17 para 19,5 já há um aumento de 14,7%.

    17 X 14,7% = 19,49

    FAO

    ResponderExcluir
  3. Primeiro a esquerda quebra o país, depois querem manter o Estado à custa de aumento de impostos. É assim, como diz o Milei: esquerda é "mierda". Mexer na estrutura inchada do Estado, nem cogitam.

    ResponderExcluir
  4. Eu até hoje espero a resposta para a simples pergunta que fazia e faço: o que essa naba fez em agora 5 anos de governo?

    ResponderExcluir
  5. Quais os governos/partidos que aumentaram impostos no RS?

    Brito - era do PT?
    Rigoto - era do PT?
    Agora Leite - é do PT?

    ResponderExcluir
  6. converse com um contabilista de padaria que ele desmonta esta mentira.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/