Em queda, Brasil registra 1.803 mortes em 24 horas

O Brasil registrou 1.803 novas mortes pelo novo coronavírus e 71.832 casos da doença neste domingo. Com isso, o total de mortos chegou a 353.137 e o de casos a 13.482.023, de acordo com o painel atualizado pelo Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde), um sistema próprio de informações que reúne dados de contaminados e de óbitos em contagem paralela à do governo. 

No sábado, com 2.600 mortes, o país tinha 351.334 mortes e 13.445.006 casos confirmados de Covid-19, de acordo com o conselho.

Mais um fim de semana de parques e Orla do Guaiba lotados

Mesmo com a bandeira preta imposta pela oitava semana pelo governador Eduardo Leite e seu séquito grupo de visionários  que fazem parte do grupo especial no combate ao vírus chinês no RS, o que se viu neste sábado e domingo na capital gaúcha, com muito sol e calor e 25 graus, foram milhares de porto-alegrenses indo aos parques e a Orla do Rio Guaíba para praticar esportes, caminhar e em muitos casos, o que é proibido pelo governo, permanecerem parados, sentados, deitados na grama, apreciando a vista ou tomando cerveja e chimarrão.

Neste domingo, na praia de Ipanema, Zona Sul de Porto Alegre, 9 ertre 10 pessoas presentes estavam sem máscara e não estavam fazendo atividade física alguma.

Já no BarraShoppingSul, por volta das 14h, poucas pessoas estavam no local, todos com máscara e as lojas abertas (80% das lojas) com todos os cuidados que se deve ter um estabelecimento comercial no combate o vírus.

RS registra mais de 891 mil casos de coronavírus

No início da tarde desse domingo, de acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde, o Rio Grande do Sul registrava 891.554 casos confirmados do vírus chines, crescimento de 999 em relação ao levantamento anterior. 

O resultado representa uma incidência de 7.836,3 a cada 100 mil habitantes. Ainda segundo a pasta, o número de óbitos era de 21.881 (aumento de 17), o que significa uma taxa de mortalidade de 192,3 por 100 mil habitantes. 

O número de recuperados é de 856.467 (96%) e em acompanhamento de 13.133 (1%). Ainda na tarde desse domingo eram verificadas 66.120 hospitalizações por causa da Covid-19 e uma taxa de ocupação de leitos UTI em geral de 92,5% (3.155 pacientes em 3.411 leitos de UTI). Já conforme monitoramento das UTIs de Porto Alegre, até às 14h45min desse domingo, a lotação desses leitos da capital gaúcha era de 100,10%.

Pesquisa constata reinfecções de Covid-19 com sintomas mais fortes

Um estudo coordenado pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (CDTS/Fiocruz) constatou quatro casos de reinfecção pelo virus chines em que os pacientes tiveram sintomas mais fortes da doença na segunda contaminação, apesar de os dois episódios terem sido considerados leves, sem hospitalização. 

Em ao menos um desses casos, a reinfecção foi provocada pela mesma variante do primeiro episódio.

Gentili se reúne com ex-marketeiro de Bolsonaro por candidatura em 2022

Danilo Gentili deve concorrer à presidência em 2022. O apresentador teria se reunido, neste sábado, com o ex-marketeiro de Bolsonaro, André marinho, além de membros do MBL (Movimento Brasil Livre). 

O MBL vê como trunfo o fato de Gentili grande alcance entre os jovens. O apresentador seria importante para tirar votos de Jair Bolsonaro (sem partido), em uma tentativa do grupo de tirar o atual presidente do segundo turno .

Gentilli faz um humor ácido, de baixo nível e brigou em todos os programas em que passou. O nível é tão baixo que é mais provável que ele tire votos do ex-presidiário Lula (se não for novamente preso) ou do coronel Ciro Gomes.

Carreata de 2h30min defendeu as religiões e o governo Bolsonaro. Foi esta tarde, Porto Alegre.

O editor não reconheceu nenhuma das lideranças que costumam conduzir manifestações de patriotas em Porto Alegre. O movimento é nacional e ocorre em dezenas de cidades brasileiras, tudo sob a liderança de dois movimentos: Marcha da Família Cristã pela Liberdade e Marcha do Povo Trabalhador pela Volta da Democracia.

Durou duas horas e meia a carreata que esta tarde saiu do monumento ao Laçador, Porto Alegre, até o Parcão, o parque onde se realizam as manifestações mais importantes em defesa da democracia que desde 2015 ocorrem na Capital do RS.

Na avenida Goethe, Parcão, um caminhão de som aguardava os manifestantes para ato públi o.

Os carros portaram bandeiras brasileiras, consignas de apoio ao cristianismo atacado por governadores, prefeitos e STF, além de apoio a Bolsonaro.

A Brigada Militar facilitou a movimentação, já que dezenas de policiais militares bloquearam todas as 32 quadras que separam o Aeroporto Salgado Filho, onde fica o Laçador, até o bairro Moinhos de Vento, onde fica o Parcão.

Campanha de vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira

Começa nesta segunda-feira, em todo o Brasil, a campanha nacional de vacinação contra a gripe (Influenza), que será dividida em três etapas. 

Em Porto Alegre, o atendimento será feito em 40 unidades de saúde. 

Nesta primeira etapa, que se estenderá até 10 de maio, a imunização será destinada a crianças de 6 meses a menos de 6 anos, gestantes e puérperas (que deram à luz recentemente), indígenas e trabalhadores da área de saúde.

RS registra 17 mortos pelo virus chinês no domingo

O Rio Grande do Sul registrou 999 novos casos do virus chines e 17 óbitos em decorrência da doença. O número de óbitos divulgados está defasado devido a uma instabilidade no sistema de informações nacional. 

Assim, o total de diagnósticos positivos é de 891.554, e as mortes somam 21.881, uma letalidade aparente de 2,5%. 

Conforme o governo do Estado, a ocupação dos leitos em Unidades de Terapia Intensiva é de 92,7%.

Em áudio vazado, Doria se irrita com China na entrega das vacinas: 'Vou pegar esse chinês pelo pescoço'

"Esse negócio está virando uma novela, [são] 30 milhões de dólares. Eu estou me expondo publicamente toda semana", diz o governador João Doria (PSDB), em um reunião do governo do Estado sobre a importação de vacinas contra a o virus chinês. Em seguida, em um claro sinal de irritação, Doria bate na mesa e completa: "Eu vou pegar esse chinês pelo pescoço". 

Apenas neste sábado o RS ultrapassou a marca de 2 milhões de doses de vacinas contra o vírus chinês

O Rio Grande do Sul superou neste final de semana a marca de 2 milhões de doses de vacina contra o coronavírus aplicadas na população. 

Apenas às 10h deste sábado o painel de acompanhamento mantido pela Secretaria da Saúde registrava 2.014.073 doses aplicadas – 1.639.168 primeiras doses e 379.905 como segunda. 

O Rio Grande do Sul já recebeu mais de 2,7 milhões de doses da vacina do governo Bolsonaro.

Secretaria de Saúde de Porto Alegre divulga imunização de servidores do IGP, Detran e Polícia Federal

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa o cronograma de vacinação contra o vírus chinês para servidores do Instituto Geral de Perícias (IGP), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Polícia Federal. 

O atendimento segue critérios e orientações estabelecidos pela Secretaria Estadual da Saúde. 

Cronograma com listagem escalonada por idade:

- Segunda-feira: 50 anos ou mais

- Terça-feira: 40 anos ou mais

- Quarta-feira: 20 anos ou mais

Local de vacinação, das 8h às 17h:

- Centro de Saúde IAPI: rua 3 de Abril, 90, entrada nos fundos (rua Valentin Vicentin, s/nº).

“Não tem mais animais na Venezuela. Comeram até cavalo”, diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez mais uma declaração polêmica neste sábado (10/4). Durante uma visita a um estabelecimento comercial de mulheres venezuelanas em São Sebastião, região do Distrito Federal, ele afirmou que “não tem mais animais na Venezuela”. 

Na conversa, transmitida ao vivo no Facebook pelo político, ele segurava um filhote de cachorro e questionou a alimentação no país latino-americano. “Eu estou com um cachorro aqui na mão. Na Venezuela esse cachorrinho estaria aonde uma hora dessas?” 

Depois de algumas mulheres presentes responderem que o animal estaria “muerto” e teria virado “comida”, Bolsonaro continuou. “Não tem mais animais na Venezuela. Comeram tudo. Não é só gato e cachorro não, até cavalo. Um país riquíssimo em ouro, petróleo”, afirmou o presidente.

Ciro Gomes envia carta de condolências à rainha Elizabeth que pergunta: "Ciro who?"

O anúncio da morte do príncipe Philip, na manhã desta sexta-feira, foi manchete em publicações do mundo inteiro. Mas no Brasil, Ciro Gomes (PDT) surpreendeu os internautas ao comunicar no Twitter que enviou uma carta de condolências à rainha Elizabeth II, da Inglaterra. No texto, ele afirma que o posicionamento se dá por ser um brasileiro “que atua para ajudar a abrir um rumo alternativo capaz de ganhar amplo apoio do povo”. 

A publicação feita no início da tarde desta sexta-feira rapidamente viralizou nas redes sociais, e o nome de Ciro Gomes passou todo o dia entre os assuntos mais comentados da plataforma. 

Com versões em português e inglês, o político virou motivo de piadas e memes sobre a iniciativa. Diversos usuários da rede social brincaram com o fato de que a rainha ao receber o telegrama perguntaria: “Ciro, quem?”.

Guarda Pretoriana de Eduardo Leite autua sem dó e nem piedade em Santa Maria

Aplaudida pelos clientes e por todos os trabalhadores presentes, a dona deste importante restaurante de Santa Maria protesta contra a intimidação e autuação produzida por 10 guardas e fiscais municipais do governo tucano de Jorge Pozzobom, que cumpre ordens do seu companheiro tucano Eduardo Leite. Com apoio da Brigada Militar, eles reprimem quem ousou abrir suas casas na noite de ontem, sábado. "Eles permitem almoçar, mas não permitem jantar", disse a mulher, que avisou: "Estamos abertos para que possamos trabalhar e arrumar dinheiro para comer". Vale a pena examinar o vídeo e o discurso de protesto.

]

Governo vai cobrar auxílio indevido de 2,3 milhões por SMS

O governo federal apostará novamente na estratégia de enviar mensagens SMS para quem recebeu auxílio emergencial de forma indevida e pedir o dinheiro de volta. 

Ao todo, 2,38 milhões de mensagens devem ser enviadas, em dois lotes. O governo não informou quanto foi pago a essas pessoas nem quanto espera conseguir de volta com a medida. 

Em dezembro, 1,2 milhão de pessoas receberam as mensagens informando que elas deveriam devolver o benefício ou contestar o cancelamento, mas, segundo os dados oficiais, somente 30.370 fizeram a devolução, isto é, 2,4% do público-alvo. 

De acordo com o governo, na primeira tentativa, foram recuperados R$ 47 milhões. A expectativa do Poder Executivo era recuperar R$ 1,57 bilhão.

STF vai julgar ato de Fachin que anulou condenações de Lula


O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar na próxima quarta-feira (14), o recurso da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a anulação das condenações do ex-presidente Lula na Lava Jato de Curitiba.

Em jogo, mais do que a manutenção dos processos contra o petista, estão a preservação do legado jurídico da Lava Jato, o reconhecimento da imparcialidade do ex-juiz federal Sergio Moro e até mesmo a eleição presidencial de 2022. 

No entanto, também para o dia 14, o presidente do STF, ministro Luiz Fux, marcou o julgamento em plenário da liminar concedida pelo ministro Luís Roberto Barroso que determina a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid pelo Senado.

Nascidos em março recebem auxílio emergencial neste domingo

A primeira parcela da nova rodada do auxílio emergencial será depositada, neste domingo, para 2,45 milhões de beneficiários do programa nascidos em março. O repasse passará dos R$ 511 milhões, conforme o Ministério da Cidadania. 

O saque em dinheiro para o grupo só poderá ser realizado a partir do dia 10 de maio. 

Até a liberação da retirada em espécie, o valor pode ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem. Pelo sistema, os beneficiários conseguem pagar boletos, comprar pela internet e pelas maquininhas de estabelecimentos comerciais.

Dica de filme - Veja esta tarde: "O som do silêncio", no Amazon Prime

1,5 bilhão de pessoas enfrentam problemas de surdez no mundo.

O filme de estreia do diretor e roteirista Darius Marder narra a virada repentina na vida de Ruben (Riz Ahmed) quando o baterista de heavy metalperde a audição. Incapacitado para exercer sua função na turnê ao lado da namorada Lou (Olivia Cooke), ele encontra um custoso tratamento médico, mas precisa aprender a lidar com sua nova realidade, enquanto junta dinheiro para a despesas. Pelo gênero musical tocado por Ruben e Lou, e por um intenso show logo na abertura, é possível prever agitação e brutalidade, mas o filme subverte qualquer expectativa inicial ao pedir aos protagonistas, e ao espectador, um pouco de paciência

Novas regras para tirar e renovar CNH começam a valer nesta segunda-feira


A partir desta segunda-feira), entra em vigor a Lei nº 14.071/2020, que altera artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além da modificação de pontos relacionados ao trânsito, a infrações e recursos, a nova lei, como é conhecida popularmente, promove significativas mudanças no limite de pontos da CNH e o seu período de validade. 

As principais alterações na carteira de habilitação que merecem atenção dos motoristas: 

AUMENTO DA VALIDADE DA CNH

De acordo com a nova lei de trânsito, os motoristas com idade inferior a 50 anos poderão renovar a carteira de habilitação a cada 10 anos. Os condutores com idade entre 50 a 70 anos devem realizar o procedimento de renovação a cada 5 anos, como já acontece de acordo com a legislação atual. 

MUDANÇAS NO EXAME TOXICOLÓGICO

Os habilitados nas categorias C, D, e E com menos de 70 anos deverão realizar obrigatoriamente o exame toxicológico dentro da periodicidade de 2 anos e 6 meses, independentemente da validade da CNH.  

AUMENTO DOS PONTOS NA CNH

Outra grande mudança implantada pela Lei nº 14.071/2020 é o aumento no limite de pontos na CNH. Na lei que está em vigor atualmente, se o motorista atingir 20 pontos durante o período de 12 meses, a carteira de habilitação entra em suspensão. A partir do dia 12 de abril, o limite passa a ser de 40 pontos. 

ESPECIALISTAS DEVEM REALIZAR OS EXAMES DA CNH

Para a realização dos exames necessários para a primeira habilitação ou para a renovação da CNH, a nova lei determina que os médicos precisarão ser especialistas em Medicina do Tráfego, e os psicólogos devem ser especialistas em Psicologia do Trânsito.

Rota dos Portais formará roteiro turístico local na Zona Sul de Porto Alegre


Na Zona Sul de Porto Alegre, parte da orla do Guaíba não tem calçadão contínuo, como no Centro, ou a grande faixa de areia que caracteriza o bairro Ipanema. Nesses lugares, o contato com as águas se dá por terrenos ao fim de algumas ruas, em áreas chamadas de portais. É em oito desses portais que serão instaladas novas estruturas como bancos e escadaria, com a proposta de formar um roteiro turístico local: a Rota dos Portais. 

A iniciativa é liderada pelo Grupo Prontosul, em parceria com a KS Arquitetos e um consórcio de empresas da Zona Sul. 

Neste sábado o prefeito Sebastião Melo esteve no Portal Dona Irena, no bairro Tristeza, já revitalizado e adotado pelo Grupo Prontosul em 2018. "Esses espaços de contemplação ao Guaíba são maravilhosos, mas precisam ser ocupados e cuidados pelas pessoas. Tenho o desejo de multiplicar ações de parceria desse tipo por mais e mais lugares da nossa capital", declarou Melo.

Dica do editor - Saiba quando e como ocorre a falta de ar provocada pelo vírus chinês

 Por ser uma doença que acomete principalmente o pulmão, pessoas diagnosticadas com a covid-19 podem sentir dificuldade para respirar e, em quadros mais graves, algumas precisam ser intubadas. Segundo o pneumologista Flavio Arbex, coordenador da Enfermaria Covid da Santa Casa de Araraquara, em São Paulo, normalmente a falta de ar aparece a partir do sétimo dia da doença.“Tanto em pacientes que têm ou não outra doença pulmonar, respiratória ou cardíaca, a falta de ar vem na fase inflamatória da covid-19, quando começa a inflamação no pulmão”, explica o médico.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Conselheiros de Biden visitarão Colômbia, Argentina e Uruguai

Autoridades dos Estados Unidos visitarão países da América do Sul, como Colômbia, Argentina e Uruguai, entre os dias 11 e 15 de abril, de acordo com um comunicado da Casa Branca. 

O governo Joe Biden será representado por Juan Gonzalez, diretor sênior para assuntos do Hemisfério Ocidental, e Julie Chung, secretária-adjunta interina para Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado.

STF reunirá pleno na quarta-feira para decidir se confirma decisão de Barroso. Clima é de tensão entre o governo Bolsonaro e o STF.

 O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Luiz Fux, marcou para 14h da próxima 4ª feira o julgamento sobre a instalação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da covid no Senado. A sessão do plenário será virtual.

Há uma evidente crise política e de caráter institucional entre o governo Bolsonaro e o STF, em função da decisão do ministro Luís Roberto Barroso, relator do caso, que determinou na 5ª feira, por meio de liminar (decisão provisória), que o Senado deve instalar a CPI da covid. Afirmou que a Casa não pode se opor à comissão por “conveniência e oportunidade políticas”.

A decisão é política e visa atingir o governo Bolsonaro, porque a CPI foi pedida para investigar o governo federal e não os governadores e prefeitos, que são os gestores do combate à pandemia e onde ocorrem roubalheiras e má gestão.

Justiça às cegas !

O texto a seguir é editorial de ontem do Grupo Jovem Pan.

 

Dica do editor - Saiba quando você vai ser vacinado

Este site vale para todas as cidades do Brasil. Siga as instruções e saiba quando você será vacinado contra o vírus chinês.

CLIQUE AQUI para saber.

João Doria foge de resposta ríspida (o presidente chamou-o de patife) e ironiza ataques de Bolsonaro

O governador publicou esta charge no seu Twitter.


O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), rebateu crítica feita pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na manhã deste sábado. 

Bolsonaro havia chamado Doria de “patife”. 

O governador pediu “calma” ao presidente em uma publicação feita em seu perfil de Twitter:

- É muito amor pela minha calça apertada.

A expressão “calça apertada” faz referência a apelido atribuído por Bolsonaro ao governador tucano. Em dezembro de 2020, o presidente chamou Doria de “calcinha apertada“. Doria já havia usado o termo “calça apertada” para responder usuários da rede social em março de 2021.

Vai chover e temperatura cairá no RS

Porto Alegre, 8h30min, 22 graus

O domingo começou com chuvas em alguns pontos isolados, mas uma frente fria associada a um ciclone no Prata, avança pelo Rio Grande do Sul com aumento das nuvens e chuvas.

Porto Alegre é uma das cidades que pode ter rajadas de vento forte na virada do tempo com a chegada da frente e o ar mais frio impulsionado pelo ciclone neste domingo.

Vai esfriar no Estado.

Em Porto Alegre, a temperatura oscilará entre 22ºC e 34ºC. 


Sul e Centro-Oeste tendem a cenário crítico nas próximas semanas

O novo Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz mostra que, segundo o perfil demográfico, as faixas etárias de 30 a 39, de 40 a 49, e 50 a 59 anos continuaram sendo aquelas com aumento mais notável de casos da enfermidade: respectivamente, 1.218,33%, 1.217,95% e 1.144,94%. 

Além da manutenção do rejuvenescimento da pandemia no Brasil, a comparação entre a Semana Epidemiológica 1 (3 a 9 de janeiro de 2021) e a 12 (21 a 27 de março) sinalizou um aumento global da doença de 701,58%.

 O boletim é um iniciativa do Observatório Covid-19 da Fiocruz: Informação para ação. 

Para os óbitos, a comparação entre as semanas epidemiológicas 1 e 12 mostrou um crescimento global de 468,57%

As faixas que mantiveram crescimento superior ao global foram 20 a 29 (872,73%); 30 a 39 (813,95%); 40 a 49 (880,72%); 50 a 59 (877,46%); e 60 a 69 anos (566,46%). 

CLIQUE AQUI para ler todo o texto da Fiocruz.

RS vacinou 2 milhões de pessoas, mas recebeu 3,2 milhões de doses, retendo 1,2 milhão até ontem

As prefeituras do Rio Grande do Sul ultrapassaram, neste sábado, a marca de dois milhões de doses aplicadas da vacina contra o vírus chinês.

Segundo os dados do painel da Secretaria Estadual de Saúde (SES), às 10h, a plataforma registrava 2.014.073 doses aplicadas – 1.639.168 primeiras doses e 379.905 como segunda. 

O  Ministério da Saúde enviou ao governo do RS, para que este distribuísse, 12 lotes, que totalizam 3,2 milhões de vacinas. Deste total, portanto, há retenção de 1 milhão de doses, 1/3 do total recebido. O governo alega que não se trata de retenção, o que não é verdade.

CLIQUE AQUI para examinar o Vacinômetro, indicador que fornece dados sobre a vacinação em cada Estado.

Porto Alegre prossegue, hoje, vacinação para quem tem mais de 63 anos

Porto Alegre imunizou 289.488 pessoas com a primeira dose da vacina contra Covid-19 até essa sexta-feira, 9, o equivalente a 19,45% da população. Com duas doses, já são 86.124 pessoas. As que têm acima de 64 anos somam 170.064 imunizados, passando de 100% da população-alvo dessa faixa etária, que é de 168.722 pessoas. Os dados estão na plataforma vacinômetro.

Neste domingo,  das 9h às 15h, a vacinação para quem tem mais de 63 anos será oferecida contra o vírus chinês na unidade móvel da saúde, que estará no estacionamento do supermercado Brunetto, em frente à US Chácara da Fumaça, no bairro Mário Quintana (rua Martim Félix Berta, 2432), Porto Alegre. 

A vacinação seguirá na segunda-feira para pessoas com 63 anos ou mais, em 30 unidades de saúde e nos drive-thrus do Big Sertório, Big Barra Shopping Sul e PUCRS, das 9h às 17h.

Taxa de ocupação de leitos de UTIs volta a cair e aproxima-se dos 100% em Porto Alegre

A taxa de ocupação de leitos de UTIs do sistema hospitalar de Porto Alegre caiu para 100,81% neste sábado, mesmo considerando-se que o número de posições disponíveis tenha caído bastante, para 994 leitos disponíveis.

Menos de mil pacientes estão internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Até as 15h30min, havia 999 pessoas nesta condição. A marca não era atingida desde o dia 4 de março, quando eram 989 pacientes em UTIs. 69,42% eram de doentes com coronavírus.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/