Bolsonaro assume presidência do Mercosul, confronta Argentina e defende redução da Tarifa Externa Comum

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, hoje, ao assumir a presidência do Mercosul pelos próximos seis meses, que os “impasses” e o uso da regra de consenso “como instrumento de veto” no Mercosul impedem o alcance do “verdadeiro potencial dinamizador” do bloco. Ele alou durante a 58ª edição da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, realizada por videoconferência.

Bolsonaro criticou, contudo, a falta de resultados nessa área de modernização do bloco durante a presidência da Argentina no último semestre. “O semestre que se encerrou deixou de corresponder as expectativas e necessidade de modernização do Mercosul. Deveríamos ter apresentado resultados concretos nos dois temas que mais mobilizam nossos esforços recentes, a revisão da tarifa externa comum e adoção de flexibilidades para a negociação de acordo comerciais com parceiros externo. Senhoras e senhores, o Brasil tem pressa“, afirmou.

O discurso de Bolsonaro foi na contramão da fala de abertura do presidente argentino, Alberto Fernández,

O presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou, defende a flexibilização do bloco e a redução da TEC (tarifa externa comum), enquanto o presidente da Argentina é contra. O Brasil, assim como Uruguai, defende uma redução radical. Enquanto a Argentina afirma ser necessário preservar o Mercosul e apoia uma redução gradual da taxa para evitar afetar a indústria local.

8 comentários:

  1. Sinceramente, o que esse Mercosul tem de interessante para permanecermos nele?

    ResponderExcluir


  2. Quero saber por que a Argentina, Uruguay e Paraguay podem ter, usar, vender, exportar carros de passeio movidos a diesel, e o Brasil.. N Ã O ???


    https://epbr.com.br/liberacao-de-veiculos-leves-a-diesel-volta-a-pauta-da-camara/


    E aí ... Marcel Van Hattem (Novo) 💥 MEXA - SE !!!




    👔 🅱 🅱 k






    ResponderExcluir
  3. O mínimo desse Mercosul (que serve pra absolutamente NADA) seriam fronteiras livres de burocracia de papelada. É muito ridícula a papelada exigida pra transitar entre os países, coisa arcaica.

    ResponderExcluir
  4. COZINHEIRO ASSASSINO NO SUL...
    QUE BOLSONARO NÃO TOME NEM ÁGUA NESSE HOTEL... SERÁ QUE A EQUIPE DE SEGURANÇA JÁ MANDOU TROCAR DE HOTEL!? ... ... ... SE O PRESIDENTE SE HOSPEDAR NESSE PARDIEIRO, É MUITA FALTA DE NOÇÃO DA SEGURANÇA ... QUE BOLSONARO FIQUE ESPERTO DAQUI PRA FRENTE .... NÃO DÁ PRA CONFIAR EM NINGUÉM! A ESQUERDA ESTÁ DISPOSTA A TUDO... ELES FARÃO O DIABO, COMO DISSE A DILMANTA!!!

    ResponderExcluir
  5. Caro POLÍBIO
    O Mercosul não serve pra nada e é um atraso de vida.
    Esther

    ResponderExcluir
  6. E o quico? O Uruguai já tomou a dianteira e diz que vai buscar acordos unilaterais.

    ResponderExcluir
  7. Mercosul não funciona e agora os representantes de cada país ratificaram suas posições em relação aos temas em que há divergências. Em nota oficial, o Uruguai afirmou que reivindica "sua adesão ao Mercosul", mas que "começará a conversar com terceiros para negociar acordos comerciais extrazona ". A decisão foi divulgada enquanto os chanceleres dos países sócios do bloco procuravam aproximar-se de posições sobre o tema e a redução da Tarifa Externa Comum (TEC) para acelerar a abertura comercial.
    O Brasil devia dar uma banana para esse Merdosul

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/