Quem começou a conversa com grandes empresários foi a Gerdau, mas a siderúrgica nega ter liderado o movimento ou sugerido a retenção de vacinas pela iniciativa privada. Uma fonte ouvida pelo jornal diz que foi o próprio governo federal quem sugeriu a cota de 50%.
O governo federal mandou uma carta à AstraZeneca dizendo que não se opõe à compra de 33 milhões de doses da vacina contra o vírus chinês pelo setor privado.
A história, segundo apurações de vários repórteres, é a seguinte: desde meados da semana passada, um grupo de grandes empresas tem conversado com o ministério da Saúde para negociar a autorização para a compra do lote. As 33 milhões de doses estariam disponíveis para venda a partir da Inglaterra, desde que pelo menos 11 milhões fossem adquiridas de uma só tacada.
CLIQUE AQUI para ler mais.
Excelente, ótimo negócio para o Brasil, além das empresas doarem 50% das vacinas ao SUS, deverão aplicá-las gratuitamente aos seus funcionários. Gol de placa do MS!!
ResponderExcluirAh, que legal... todo mundo se virando, conseguindo vacina, o INSS também quer lote a parte para seus funcionários, mas e os grupos prioritários? Querem matar os velhos? Não tem nada para eles ainda. Cadê o STF que deu aos governadores e prefeitos a decisão de como conduzir seus planos de vacinação? Aquele tribunal está pouco, ou nada, se lixando para idosos e portadores de comorbidades, é isso?
ResponderExcluirDEIXA DE SER IMBECIL, SE AS EMPRESAS VACINAREM SEUS FUNCIONÁRIOS VAI SOBRAR MAIS VACINA PRO PODER PÚBLICO, SERÁ QUE PRECISA DESENHAR? DEVE SER UM COMUNISTA PRA COMENTAR ISSO...E TEM MUITA GENTE DO GRUPO DE RISCO QUE VAI RECEBER A VACINA NA EMPRESA QUE TRABALHA, O BABACÃO!
ExcluirLuciano, o idiota é você... as fábricas não são fontes inesgotáveis de vacina, se os jovens tomarem, não sobra para os velhos. Você sabe fazer conta? O mesmo se aplica ao contrário, se os velhos tomarem, não sobra para os jovens. Daí a prioridade, procura no dicionário o significado disso...
ExcluirSó há um grande problema, Luciano: não há oferta de vacina para todos os países neste momento. Se a Pfizer/Astrazeneca/Sinovac vender para as empresas (que certamente pagarão um preço melhor que o governo), não haverá vacinas para as autoridades sanitárias dos países.
ExcluirSe houvesse excesso ou plena disponibilidade de vacinas para atender governos e corporações, a ideia seria muito boa. Mas não é o caso.
Há escassez de doses. Você prefere que as empresas comprem vacinas para seus funcionários e deixe o posto de saúde do seu bairro com doses insuficientes?
Ótima noticia !
ResponderExcluirParabéns Bolsonaro, Ministério da Saúde e, empresários !
Chola pisol !
Se vacina quem quer, tô fora!!!!!
ResponderExcluirFake. Fake. Fake
ResponderExcluirFake. Fake. Fake
ResponderExcluirÓtima notícia.
ResponderExcluirQue clínicas particulares também possam adquirir vacina. Assim poderemos ter acesso às vacinas da Moderna e da Pfizer! São as melhores. Custam mais caro?
Prefiro cortar várias outras despesas e vacinar meus familiares sem medo de efeitos colaterais de Xing ling.
Quem fez o vírus, não deve saber fazer a VaChina!
Absurdo comprar vacina do fabricante do vírus! E querer enfiar na goela do povo na marra.
Vacina sim! VaChina NÃO!
O STF vai barrar esse negócio. Podem apostar...
ResponderExcluirOs coronalovers salivam com mais um ano perdido.
ResponderExcluirPasso a vez. Quem sabe em 5 anos. Ou 12.
ResponderExcluirSe estiver vivo em 5 anos , lembra de combinar com o vírus, amigo !
ExcluirContagem regressiva para o PSOL acionar o STF contra isso.
ResponderExcluirQuem tem condições deve escolher e pagar sua vacina. Perfeito. Chega de depender de governos. Afinal, somos nós, contribuintes que pagamos tudo no final.
ResponderExcluirEstá legalizado o fura fila.
ResponderExcluirTanto faz!
ExcluirJá estão furando a fila mesmo!
Aqui, quem pode mais, chora menos.
E não vejo perspectiva de melhora!
Esse é o país em que furar fila, levar vantagem sobre o próximo é padrão de comportamento de grande parte da população. O pior é que essa população elege governantes com a mesma índole. Em ética, ainda estamos nos anos 70, lei de "Gerson" em que ele dizia: "Leve vantagem você também!" .
ResponderExcluirO governo não consegue comprar mas autoriza o privado a comprar? Como assim?
ResponderExcluirSe as empresas do mundo inteiro fossem tão ca.na.lhas quanto as brasileiras, governo nenhum do mundo conseguiria comprar qualquer dose da vacina, afinal estas empresas ca.na.lhas brasileiras estão pagando 5 vezes mais que foi cobrado pelas doses que o governo já comprou. Estão inflacionando absurdamente o mercado com um leilão abjeto. Sorte do mundo que o capitalismo selvagem da banânia não vigora nos países desenvolvidos..
ResponderExcluirNão é que se deu um jeitinho de furar a fila! Como? Legalizando furar a fila! Tem sido assim nesse desgoverno! Quando algo não pode ser feito por impedimento legal, muda-se a lei para agradar aquela parte de população que vai ser beneficiada! Não é legal!?! Ainda bem que não existe mais corrupção no governo do mimto! Já imaginou se houvesse?
ResponderExcluirA falta de empatia se soma à cultura do privilégio e resulta nesta PERVERSIDADES. E os princípios de universalidade, integralidade e participação democrática inscritos na LEI que sustenta o SUS vai para o buraco. é projeto! Asco.
ResponderExcluirMais um absurdo desse desGoverno do NecroBozo. A vacina, neste momento, é um bem escasso. Ensina a teoria econômica liberal que soluções de mercado não resolvem a escassez. A venda de vacinas vai criar uma corrida e dar azo a todo tipo de especulação e vai aumentar a desigualdade entre quem pode e quem não pode pagar. Nos EUA, na União Europeia e até na Inglaterra isso é proibido. Nenhum país civilizado do mundo autorizou o setor privado a comprar e vender a vacina da Covid. Só o NecroBozo.
ResponderExcluirO Sindicato dos médicos do Brasil inteiro quer comprar vacina da Astra Zeneca e para cada vacina comprada uma será doada ao governo federal.
ResponderExcluirUma pergunta: Alguém já imaginou o quanto do INSS "economizou" neste último ano com as mortes de seus segurados? Se mais ou menos 70% dos que faleceram eram idosos? Certamente, os "especialistas em ajustes " já fizeram essa conta. A frieza deste governo me causa repugnância e horror.
ResponderExcluirA incompetência é GENERALIZADA. Agora vão parasitar as empresas pra ajudar a cobrir a burrice de quem gerencia a saúde. Enquanto isso o leite condensado corre solto em Brasília. Será que estão fazendo tanto pudim? Ou já assumiram que tudo ali, nos três poderes, é uma grande orgia?
ResponderExcluirÉ o "andar de cima" dando seu jeitinho para não ter que esperar a fila andar para se vacinar e vacinar "os seus".
ResponderExcluirEste aval expõe com clareza o descaso do (des)governo genocida. A alegação de que não existem vacinas no mercado cai por terra já que, se nao existe no mercado e o genocida só consegue comprar 2 milhões de dose, como o "mercado" consegue 35 milhões. A questão é que o guedes não quer gastar e o genocida prefere "expropriar" as vacinas do Butantã.
ResponderExcluirComo fica o plano nacional de imunização com os 4 grupos prioritários? Os funcionários dessas firmas vão ser vacinados antes dos grupos prioritários? Que coisa sem ética. Ou seja, esses empresários estão tomando uma atitude do "meu lucro acima de todos" e o governo Bolsonaro dizendo amem. Depois que essas vacinas chegarem, o MPF e o judiciário deveriam tomar todas as doses dessas empresas e distribuir para a população. E o governo Bolsonaro dá mais uma fora. Impeachment já!
ResponderExcluirO Governo perdeu o "time" da compra das vacinas, Paulo Guedes, como grande economista que é, deveria ter alertado o "aloprado" Presidente sobre esta da lei maxima no mercado alta demanda gera desabastecimento, precisaria ter negociado varias vacinas ja em meados do ano passado, agora não há mais tempo, tudo que é privado funciona melhor que o publico, ao menos este fraco governo teve um "lampejo" de lucidez.
ResponderExcluirAh....então agora tá explicado pq esse desgoverno demorou tanto pra começar a vacinação. Instalou o caos e com isso vai se livrar da responsabilidade de vacinar todos os brasileiros. Nenhuma surpresa. Só digo isso: Impeachment.
ResponderExcluirVergonha. Até nos EUA a vacinação está tendo caráter universal. Nosso capitalismo tupininquim é o mais selvagem do mundo. Esses grupos poderosos irão lucrar como nunca antes imaginado, pois esse é o setor de maior demanda neste momento em todo mundo. Nenhum rico haverá de se importar em pagar 20, 50 vezes mais o preço originário dessa vacina e os demais ficarão à mercê dessa bagunça generalizada que virou o Ministério da Saúde. Essa é, sem dúvida, a pior maldade desse governo genocida.
ResponderExcluirDada a virulência do comentário das 11:28, presumo que o comentarista é um jovem que não vê a hora de ser vacinado e assim poder ir à praia com tranquilidade. Mas o fato é que os idosos estão morrendo aos montes, não vão, por medo, a consultas inerentes à idade, estão morrendo de tudo, além vírus.
ResponderExcluirSe estes empresários tem este espírito público todo, e querem ajudar, então porque não entregam os 100% de doses da vacina a ser comprada para o Sistema Nacional de imunização cumprir as prioridades de vacinação do Povo Brasileiro, sem privilégios?
ResponderExcluirAssim como está, estão comprando o privilégio de furar a fila. É mais uma iniciativa para o desmonte do Estado Nacional.
Correto. Temos que agir em várias frentes.
ResponderExcluirDentro da tenebrosa e neomalthusiana perspectiva neoliberal de Guedes ele está sendo coerente. O governo deve permanecer imóvel e esperar o "mercado", ou seja, alguns endinheirados agirem. A ação estatal só deve se dar em caso de risco para a ordem interna ou ataque externo.
ResponderExcluirEnfim, a paralisia de Guedes não é extemporânea. Ela é uma estratégia econômica! Façamos o "mercado", alguns endinheirados agirem. O "mercado" deve dar ordem ao caos! Cabe ao Estado garantir ao "mercado" que não haja empecilhos a sua iniciativa! Garanta-se o risco e o lucro!
ResponderExcluirE o que alguns endinheirados e aproveitadores, "mercado", esperam? Eles projetam lucrar com esta ação, seja por estarem imunizando a si próprios, seja por estarem imunizando seus "colaboradores". Sairão da crise e lucrarão com isso. O neoliberalismo não se dá ponto sem nó!
ResponderExcluirAlguém acha que se as empresas comprarem a vacina só os funcionários empresas serão vacinados?
ResponderExcluirO que se teme é a cooptação de membros e familiares do Judiciário Estadual e Federal e membros do MP/MPF, PF, PC, PM sejam "convidados" a se vacinar de grátis, depois ficam com o rabo preso, digo, agradecidos pelo favor recebido e tenham que compensar o empresário amigo de alguma forma.
Alguns boizinhos furiosos que comentaram abaixo criticaram a vacina e agora querem ser os primeiros na fila de vacinação. Gente sem-vergonha.
ResponderExcluirIsso é um pesadelo. Empresários criminosos e governo sem nenhuma preocupação com seus "governados". um crime e um pecado.
ResponderExcluirVergonhoso, mantendo nossa sociedade de privilégios!
ResponderExcluirPqp! O Dória deve estar p da vida. Perdeu a comissão de intermediação com a China de 30 milhões de vacinas
ResponderExcluirEngana-se quem acha que essas vacinas sairão de graça para o SUS, pois as empresas, provavelmente, irão abater o custo de aquisição das vacinas dos tributos federais, alegando ser despesa necessária a produção, reduzindo assim a arrecadação. Ou seja, além de furar a fila de vacinação, serão os demais brasileiros que irão custear tal aquisição, seja mediante a redução de arrecadação, seja mediante inclusão do custo no preço da mercadoria. Não existe almoço grátis na economia.
ResponderExcluirA troca de favores com chapéu alheio (o nosso) vai rolar solta.
ResponderExcluirÉ o mercado negro mundial já em ação. Também acho que as empresas precisam de muito menos que 50% para seus funcionários, e vai sobrar muito para o plano nacional de vacinação. A contrapartida virá com desonerações, incentivos, subsídios, tarifas...ou seja, é bem possível que paguemos indiretamente mais caro a médio prazo que se o próprio governo pagasse diretamente o sobrepreço.
ResponderExcluirO Governo Federal passa mais um, dos muitos atestados de incompetência ao aceitar essa proposta de empresas, lideradas pela Gerdau. Aliás, quais são as outras empresas que aceitaram essa excrescência? O artigo não diz. O maior interesse desses grupos é vacinar o seu gado para garantir a continuidade de seus negócios. Se, realmente estivessem preocupados com a população, doariam a totalidade das vacinas para o Plano Nacional de Imunização. É uma completa esculhambação.
ResponderExcluirEssa compra deve estar sendo efetivada através de terceiros que se candidataram à compra no período certo. Boi que chega primeiro bebe água limpa, o resto do gado não.
ResponderExcluirGadinho furioso. Critica a vacina, mas quer ser o primeiro da fila de vacinação.
ResponderExcluirLuciano, deixe a politização para os políticos. O que há de “comunismo” no caso de os idosos reivindicarem o direito à vida? São tão arriscados quanto os profissionais da saúde. Em todos os países faltam vacinas, não é privilégio do Brasil, e em todos eles há escalonamento, começando exatamente pelos dois grupos.
ResponderExcluirVirou e mexeu e o bozo "cooptou" os empresários e legalizou o fura fila.
ResponderExcluirNão existe almoço grátis. Claro que esta história está mal contada. Outro ponto: estas negociações não começaram agora. No meio de alta demanda mundial, quem conseguiria adquirir 30 milhões de doses com entrega em 10 dias? Logo, estas negociações são anteriores.
ResponderExcluirCom certeza, isto expõe mais problema, existem vacinas se for por outro preco, e expõe o quanto o governo foi incompetente na negociação delas
ResponderExcluirResumo da Opera: As empresas foram convidadas pelo governo minto para furar a fila.
ResponderExcluirMas qual a contrapartida? Imuniza os funcionários e doa para o Governo? Ou é esperteza demais, ou desespero.... tanto de um lado como de outro. Como sabemos que não existe almoço grátis. Uma coisa é certa.... isso será cobrado no momento oportuno.
ResponderExcluirInteressante isto. Privatiza a compra da Vacina e depois Estatiza mediante extorsão. Agora imagina se os grandes grupos econômicos não irão cobrar a fatura. Ah... mas eu esqueci... vai dar certo... sabe por que? No Governo do Bolsonaro não existe corrupção....
ResponderExcluirO governo brasileiro, depois de negar a pandemia e vacinas, agora da seu aval para uma negociação de vacinas no mercado negro? A UE negociou vacinas da AZ a US$ 3,00 e tem noticia de que só receberá 40% do contratado. A Africa do Sul comprou a $ 5,25 a dose, considerado escandalo. Os empresários propuseram comprar a $ 25 com entrega em 10 dias e Bolsonaro e gov aprova? Isso precisa ser investigado com seriedade.
ResponderExcluirOs Empresários deveriam ir nas Pet Shops se vacinarem, estúpidos....passam na frente dos grupos prioritários pra garantir, em cima do dinheiro dos CONTRIBUINTES, os seus lucros...canalhas e ordinários como o Editor dessa coluna. Certamente os países produtores das vacinas irão embargar a remessa de mais doses, depois das denúncias pipocarem na imprensa internacional.
ResponderExcluirEstamos vendo surgir a formação de bolsões de vacinação, onde grupos beneficiados pela condição financeira serão vacinados antes dos grupos prioritários. É a institucionalização do Fura-fila ! Mesmo com o gesto louvável de doar 50% das vacinas , não se consegue desconstituir o fato de que haveria vacinação de pessoas fora dos grupos de risco! Se as empresas querem agilizar a vacinação em massa que façam doações integrais colaborando com a imunização geral e não objetivando interesses de grupos
ResponderExcluirA conclusão dessa história absurda é que mentiram tempo todo quando alegaram que faltava vacina. Falta boa vontade e sobra sede de cadáveres e de sofrimento para esses indivíduos perversos e cruéis.
ResponderExcluirUé, se tem esse tanto de vacina, porque o próprio governo não compra?
ResponderExcluirÉ a cara desse governo degenerado. Se exime de qualquer responsabilidade no trato da saúde. Empresas vão comprar vacinas ? Se existem vacinas a serem compradas que o governo as compre distribua a todos sem exceção. Povo humilhado por esses loucos.
ResponderExcluirEssa operação tem que ser barrada pela OMS e OMC. Abriria um precedente para outros governos sem escrúpulos permitirem empresas privadas estabelecerem um leilão sobre um item que não deve ser estritamente comercial, e sim um recurso imprescindível para fazer frente a uma pandemia.
ResponderExcluirSem dúvida. Basta uma denúncia na OMS e nos Organismos Internacionais, e essa brincadeira acaba. Não haverá nem insumos nem vacina se estes fura-filas resolverem institucionalizar a PICARETAGEM.
ExcluirAs pessoas não leem as coisas e depois destilam ódio.
ResponderExcluirEita...pega fogo cabaré, então uma pergunta a todos: se, hipoteticamente a Pfizer, Zeneca, entrar em contato e disser “tem uma única dose, você decide se toma ou cede para seu pai idoso, ou mãe idosa”
ResponderExcluirCada um responda para si mesmo...
O Luciano certamente toma a dose...
ExcluirPelo amor de Deus, cara, não me faz essa pergunta, tenho pai e mãe de idade, igualmente doentes. É a “Escolha de Sofia”, me exclua fora dessa.
ExcluirMe engana que eu gosto.O governo Bolsonaro tem se mostrado um verdadeiro fracasso no enfrentamento da pandemia.Com seu prestigio escorrendo pelo ralo,seus apoiadores de sempre ,para salvarem a propria pele,inventaram esta desculpa.Só um cego ou alienado não percebe que o objetivo é salvar a pele de bolsonaro.Eita Plutocracia como sempre com disfarce muito mal elaborado.
ResponderExcluirodos devem tomar, pobre e ricos, todos igualmente. Não é porque vc tem dinheiro que tomará primeiro e o coitado do morador de rua ser o último. A vacina deve ser adquirida pelo governo para todos, se ela existe para as empresas, então nosso governo realmente não programou para comprar mesmo, ou seja, incompetente.
ResponderExcluirNem nos EUA onde a medicina é exclusivamente bem de consumo isso vai acontecer. O que o povo não entendeu ainda é que a despesa com as vacinas serão debitaras como gastos com saúde dos funcionários e serão descontadas do imposto da empresa. Ou seja, o povo vai pagar a vacina da elite.
ResponderExcluirO Brasil não é para amadores!
ResponderExcluirSe esta ca nal hice prosperar ,será o fim do plano de vacinação,So´os olhos azuis serão vacinados,a reba ficará para as calendas.Qual farmaceutica podendo vender vacina a U$ 23,79 para empresas privadas vai vender a U$5 para o governo?A sociedade não pode permitir que esses seres egoistas e mesquinhos sejam donos da vacina ,Toda vacina que entrar no Brasil deve ser de todos os brasileiros sem distinçao de empresa ou classe social.
ResponderExcluirA elite econômica juntinho com Bolsonaro e PGR querem que pobre morra e o rico viva!
ResponderExcluirParece que esqueceram de combinar com os "Russos". Desenvolvedores de vacina só estão vendendo para governos e em quantidade bastante limitada. Vacina na iniciativa privada só no ano que vem. Só conversa fiada.
ResponderExcluirParem de dizer besteira. 33 milhões, vacina 16 milhões. Oito milhões se vacina um bocado de velhos. Ou vcs pensam que lá fora, os países poderosos compram em bloco. Não precisam de milionários. Já são e as fábricas ficam lá. Fura-fila, já estão fazendo lá fora. Deixem de ser inocentes.
ResponderExcluirEsperto o leitor das 11 e 28, trouxas todos nós!!! Além de furar fila, quer que a empresa lhe dê de grátis. Pode ser a xineza, fio, ou você quer a Oxford nesse bracinho que mamãe passou talquinho nas dobrinhas?
ResponderExcluir