Globo estaria sob investigação da Receita por contratos tipo PJs. No RS, prática é corrente em empresas de jornais, rádios e TVs

A prática é recorrente entre empresas jornalísticas de todo o Brasil, inclusive Porto Alegre. Jornais e emissoras como Correio do Povo, Jornal do Comércio e Band contratam boa parte dos seus jornalistase  apresentadores via contratos com Pessoas Jurídicas, tudo para mascarar vínculos trabalhistas e evitar pagamentos de encargos sociais. As empresas preferem correr o risco de perder reclamatórias trabalhistas (e perdem sempre), que não são comuns, porque os profissionais temem ser vetados pelos donos do mercado jornalístico.

A Receita Federal do Brasil, em documentos que investigam vínculos de atores e atrizes com a Globo, aponta a existência de uma “associação criminosa” nos acordos do canal com parte do seu elenco. Para o órgão de controle, a emissora estaria em conluio com os funcionários que recebiam como pessoas jurídicas. 

As informações são do site Notícias da TV.

A Receita investiga 43 artistas que mantiveram vínculos com a emissora como pessoas jurídicas e já disparou 12 autuações fiscais. Segundo o órgão de fiscalização, as multas serão encaminhadas em fases e todos os envolvidos, incluindo a emissora, serão notificados.

19 comentários:

  1. Logo estarão reclamando que essa ação é retaliação do Bolsonaro. Mesmo que toda a população trabalhadora e seus patrões tenham que se submeter à legislação, teremos na imprensa "imparcial" vozes se queixando de perseguição do governo federal...

    ResponderExcluir
  2. Vai ficar tipo a Rede Baixo Salário, só estagiários...

    ResponderExcluir
  3. Se for investigar isso teria que ir pra cima dos jogadores de futebol que fazendo o famoso " contrato de imagem". Na carteira um valor baixo e o resto recebem por fora.

    ResponderExcluir
  4. Imagina o Bonner, PJ, 800 mil por mês, o tamanho da multa !!!
    Vai ser uma festa de autuações!

    ResponderExcluir
  5. E em prestadores de serviços, hospitais, etc

    ResponderExcluir
  6. Esse é o trabalho da Receita Federal que fechou os olhos para as "acrobacias trabalhistas" feitas nos últimos governos, tudo para beneficiar essas empresas de comunicação e seus artistas, que deixaram de pagar o que realmente deviam ao fisco. Esse é o Brasil que queremos e não o favorecimentos de uma casta artística abonada desse país!!

    ResponderExcluir
  7. Renata Vasconcelos cantou de galo quanto a seu salário, disse que é limpinho, nada a ver com governo, agora levar um multaço vai doer!

    ResponderExcluir
  8. GLOBO, uma vez LIXO, sempre LIXO!

    ResponderExcluir
  9. "Passa o cadeado" nessa bosta !
    . final

    ResponderExcluir
  10. Essa prática é comum no mercado de TI tambem ... creio que em outros mais.
    Na verdade, está na raiz desse "problema" o fato que que a legislação trabalhista brasileira é pesada para o empreendedor/empregador.

    ResponderExcluir
  11. Não vai dar nada. Nossas instituições estão todas dominadas...

    ResponderExcluir
  12. Globolixo tá sem dindin pra pagar uma cara banca de advogados, daquela que vai de jatinho defender seu cliente enquanto o sangue da vítima ainda nem secou, como aconteceu no caso do Adélio Psolista petista do Bispo. Teve que se contentar com um estagiário no mundo dos rábulas, mas com um sobrenome famoso. Pior, nem pra esse vai sobrar algum para pagar a sucumbência, depois de pagar as pesadas multas da receita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ué mas qual sangue que teve no caso do Adélio??? Conta aí porque ninguém viu...

      Excluir
  13. Não vai durar. Logo vai aparecer alguém do STF para derrubar a ação da Receita Federal. É uma questão de tempo.

    ResponderExcluir
  14. Guimarães tadeu moreira barbosa15 de dezembro de 2020 às 23:07

    Não posso falar nada da globolixo porque não assisto nada deste canal de tv porque eles mentem muito. Não da pra acreditar nada do que eles falam

    ResponderExcluir
  15. Mas não mudaram a lei pra oficializar esse tipo de contrato?

    Deu o que falar na imprensa na ocasião. Creio que no governo Temer.

    ResponderExcluir


  16. ... chamou o contato, o contato veio... não foi nada 😊!!

    ResponderExcluir
  17. Ora, vamos deixar de ser hipocritas. Se está na lei e as partes concordam, o que a Receita Federal tem que se meter.
    O que acho safado é o funcionário se beneficiar da situação e depois colocar o empregador no pau na Justiça do Trabalho.

    ResponderExcluir
  18. O #gaadoPTba Anônimo das 19:55 acredita na inocência do Llulladrão, o Condenadão!!!

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/