Clube de Opinião do RS explica quais são as fake news que preocupam os jornalistas

Leia o inteiro teor do manifesto publicado esta tarde pelo Clube de Opinião do RS, assinado por 20o jornalistas, inclusive pelo editor:

O CLUBE DE OPINIÃO DO RS, entidade que há 17 anos reúne jornalistas e profissionais da área de comunicação, e aqui representado pelos jornalistas abaixo relacionados, vem manifestar sua posição a respeito das alegadas fake news e a preocupação de que o combate a elas sirva de desculpa e cortina de fumaça para restrições ao direito inalienável de todo e qualquer cidadão brasileiro exercitar a sua liberdade de expressão, opinião e crítica.

Somos contrários à disseminação de notícias falsas, muito especialmente as produzidas por veículos da grande imprensa, que deveriam ser os principais guardiões do exercício do bom jornalismo, calcado na verdade dos fatos e na busca da melhor e mais completa informação.

Temos visto, infelizmente, que, em face de interesses políticos, ideológicos e econômicos, muitos veículos têm se manifestado acima da verdade, falseado informações e criado um ambiente que em nada contribui com o país.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

17 comentários:

  1. Clube de Opiniao nao passa de um bando de globalistas frustrados, a maioria desempregados tentando se agarrar em qualquer boquinha que pinte por aí.

    ResponderExcluir
  2. Dessa ação do STF restará o precedente de podermos fazer justiça com nossas próprias mãos.

    ResponderExcluir



  3. Como essa gente é mau caráter, mentirosa e enganadora podem ter certeza que o objetivo é esse mesmo. Cercear a liberdade de quem fala a verdade. De quem denuncia as arbitrariedades.





    ResponderExcluir
  4. >>

    Uma das mais degradantes e maldosas fake news divulgada pela imprensa brasileira foi naquele caso dos diretores de uma escola de São Paulo em 1994, a Escola Base, acusados de pedofilia.

    Foram massacrados pela Folha, Estadão, Globo e o escambau.

    Mas eram inocentes e tudo aconteceu graças a irresponsabilidade de algumas mães e a um delegado incompetente. As reportagens eram tendenciosas, mentirosas, fakes e visavam apenas a venda de noticias e condenaram por antecipação, sem esperam o julgamento, o casal Icushiro Shimada e sua espôsa, Maria Aparecida Shimada, já falecidos.

    <<

    ResponderExcluir
  5. POLIBIO ABAIXO,UM LINK DE UM LEITOR EXPLICA PASSO A PASSO COMO
    -TOMAR UM Pais.
    -COMO DOMINAR UM PAIS COM PESSOAL E RECURSOS DO PROPRIO PAIS
    -COMO ACORDAR OS ZUMBIS PROGRAMADOS
    -COMO DESESTABILIZAR
    -CONFLITO
    -INTERVENÇÃO DO PAÍS DOMINADOR "A PEDIDO"
    -DOMINIO COMPLETO DO "SALVADOR"

    UM PROFESSOR RUSSO DESERTOR, DÁ UMA AULA DO ASSUNTO.PARTICIPOU DE "CONQUISTAS" EM TODO O MUNDO.
    AO LONGO DA AULA, EU TENHO 71 ANOS, LEMBREI E REVIVI AS TECNOLOGIAS DE DOMINAÇÃo aplicadas em cada pais , ao longo da vida.um SHOW!

    ps.:na parte de religião, ao inves de ir contra a religião católica e outras, os russos as tomaram, o "PASTOR" agora pertence aos conquistadores, papa francisco recebe um crucifixo de cristo pregado numa foice e martelo, em video para todo o mundo.

    TUDO SEM TIRO, E NEM CANHÃO.

    IMPERDIVEL POLIBIO!


    https://www.youtube.com/watch?v=xgJD4YJ2TOc.

    IMPERDIVEL

    OLAVO DE CARVALHO TEM TODA A RAZÃO,SOMOS IDIOTAS PEDINDO A VONTADE DO CONQUISTADOR,DANDO RECURSOS E LIBERDADES PARA NOS TRUCIDAREM.

    ResponderExcluir
  6. Plenamente de acordo pois não assisto mais a grande mídia, enchi o saco desses fdp!

    ResponderExcluir
  7. Mas tem um bando de hipócritas na lista. Não têm vergonha na cara?
    Falar da mal "grande imprensa"? se vocês bebem do mel e do fel dela.
    Emitir opinião todo cidadão tem o direito, mas dentre vós tem mutos que deturpam e são ideológicos e fazem exatamente oque combatem. Kirk Douglas e a Montanha dos Sete Abutres recomendo ver...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao interessa toda essa agressividade que citastes acima o assunto é censurar politicanente, isso é o que o STF está fazendo. O STF protegeu o intercept que hackeou criminosamente autoridades,deve ter até batido palmas. Não podemos deixar que nos tirem a liberdade de opinar. STF nos envegonha sim

      Excluir
    2. Folha Estadão Globo ZH e demais opositores do governo claramente parciais isso se chama desonestidade intelectual.

      Excluir
  8. Além das fake news, há a manipulação da notícia e as notícias que viram não-notícias. Um exemplo: Joyce pega num escândalo de produção de fake news contra Bolsonaro e apoiadores, passou em branco em uma rádio que se diz líder de audiência, que passou o dia inteiro e o seguinte apenas falando do aumento de casos de coronavírus. Lá, só é notícia o que se encaixa na narrativa da empresa. O que não é, é devidamente escondido, para manter a "vibe" para derrubar o governo. É um delírio da falta de "oxigênio" que a gente sabe bem qual era e que o Bolsonaro cortou.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Mas e o oxigênio ... que eles têm estocado ??

      Agora estão consumindo o que nos tiraram nos “13” anos

      Excluir

  9. Muitos não gostam da esquerda.

    E muitos destes não são cegos e conseguem identificar os radicais de direita tentando manipular a informação.

    A esquerda deixou o poder quando perdeu os simpatizantes que não eram partidários nem fanáticos cegos tentando falsear a vardade.

    A direita esta caindo na mesma vala.

    ResponderExcluir
  10. Aviso ao STF. A Constituição Federal assegura a liberdade de expressão. O resto é conversa de golpista e de censor.
    Aviso 2. O Cargo de CENSOR, que já existiu no Serviço Público Federal foi extinto. Não venham os Juízes do STF quererem usurpar tal cargo, pois ele já foi extinto.
    Restabelecer a censura só é admitido pela CF em casos de decretação de Estado de Sítio e/ou Estado de Defesa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querem censurar as redes sociais a maravilhosa ferramenta tecnológica a nosso dispor isso é crime. O STF cada dia nos envergonha mais e mais.

      Excluir
  11. Todos insignificantes perante a opinião pública.

    ResponderExcluir
  12. Pergunta não ofende: o senhor é jornalista?

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/