Dica do editor Ouça a canção dos escravos americanos que John Lennon transformou em Happy Christmas

O jornalista Rogério Mendelsky mandou o vídeo a seguir para o editor. A canção é "Stewball" e era cantada pelos escravos nas colheitas de algodão dos anos 1880, no Mississipi. John Lennon colocou letra na canção e lançou Happy Christmas. Foi um plágio evidente, mas ninguém reclamou direitos autorais.

8 comentários:

  1. Lembra o plagio de George Harrison em relação a He's so fine (The Chiffons) e My Swet Lord.
    Não é semelhante, é igual!
    Mas convenhamos, a produção de phil Spector cantada por Lennon ficou magnifica e é um referencial de Natal. Nada contra, mas bem que poderiam ter colocado (John-Yoko inspired on traditional song), teria sido mais sincero!

    ResponderExcluir

  2. Na realidade, ninguém o processou, pois a música não tinha dono, era, e continua sendo, de domínio público. Quem a divulgou, por volta de 1966, foi o grupo inglês The Hollies. A gravação do trio Peter, Paul and Mary, realmente é linda, mas gosto mais do The Hollies - ouçam-na, por favor. O John Lennon pegou a melodia e acrescentou uma segunda parte, o que a tornou ainda mais linda. Mas, lamentavelmente, ficou chata de se ouvir, pois tornou-se massificante! Na realidade, a melodia base é escocesa e a linha melódica é muito comum, padrão, tocada nas gaitas de fole escocesas!

    ResponderExcluir
  3. FELIZ E DEMOCRÁTICO NATAL PARA TODOS OS BRASILEIROS!

    QUE OUTROS NATAIS SEJAM ASSIM, SEM O PT E PARCEIROS MDB, PP E OUTROS ROUBANDO A TODOS!

    AMÉM

    ResponderExcluir
  4. Caro Políbio !
    É uma melodia linda... merecia uma letra melhor...
    Agradecendo ao John Lennon por resgatar uma melodia tão linda e honrar Jesus Cristo com uma letra tão inspirada nos entregando um presente tão encantador ...aproveito para desejar a todos um Feliz Natal !

    ResponderExcluir
  5. OS ESCRAVOS daqui irão ter apenas um alivio!

    ResponderExcluir
  6. Em 1880 não tinha mais escravos nos EUA. E a colheita de algodão também não, tudo destruído pela guerra civil (1861 a 1865).

    ResponderExcluir
  7. É uma forma velada, de dizer que os cristãos escravizavam negros na América do norte...

    ResponderExcluir
  8. Parece que vem de maus longe: Lennon definitivamente usou a melodia de Happy Xmas. Ele devia saber porque é virtualmente idêntica (sem mencionar que os Hollies tocaram a música em um arranjo idêntico muitas vezes no final dos anos 60). Acho que Lennon estava justificado em usá-lo porque provavelmente é de domínio público. Alguém me apontou que a versão de Peter Paul e Mary é creditada aos membros dos Greenbriar Boys, mas questiono esse crédito já que há uma gravação de Woody Guthrie que compartilha a melodia básica dos anos 30. E pelo que entendi é uma antiga canção folclórica inglesa.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/