Bolívia e Brasil acertam novo acordo sobre venda de gás para a Petrobrás

O gás canalizado vendido no RS vem da Bolívia.

A estatal boliviana YPFB anunciou neste sábado que firmou um acordo de transição com a Petrobras sobre a exportação de gás natural para o Brasil. 

O gás natural boliviano é exportado para o Brasil desde 1º de julho de 1999 e o contrato entrará em fase final em 31 de dezembro. O novo acordo de transição é válido de 1º de janeiro a 10 de março de 2020. Durante esse período, a Bolívia compromete-se a exportar até 19,25 milhões de m3/dia e a fornecer volumes adicionais para cumprir gradualmente o fornecimento de 0,04 TCF (trilhões de pés cúbicos). O acordo estabelece, ainda, que a estatal brasileira não pagará antecipadamente por volumes de gás natural na fase de transição. Também define que não incidirão multas sobre a YPFB caso a companhia entregue abaixo de 19,25 milhões de m3/dia. Durante a fase de transição, será realizado 1 balanço no qual a YPFB deverá calcular e entregar o volume de gás natural não retirado durante os 20 anos de contrato, o que equivale a aproximadamente 0,99 TCF. Para levar adiante o processo, as estatais deverão assinar 1 novo adendo.

7 comentários:

  1. A propaganda dizia que tínhamos gás sobrando, que o preço seria reduzido a metade. Puro engodo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em 2 anos. Após a privatização, que recém foi feita. É só ouvir o que o Guedes falou. Pessoas hoje em dia não lêem nada até o final, não escutam nada até o final e depois desancam a postar besteiras.

      Excluir
  2. "Lojistas de shopping querem ir à Justiça para contestar alta de vendas do Natal
    Associação de lojistas satélites questiona crescimento divulgado pela Alshop"Devem ser todos comunistas!!!

    ResponderExcluir
  3. Não podemos depender só do gás da Bolívia! Precisamos construir com urgência o TERGAS no Porto de Rio Grande, já projetado, orçado, estudado, detalhado etc e que abastecerá o Polo Petroquímico e a região metropolitana e industrial da grande Porto Alegre.

    ResponderExcluir
  4. Não falou nenhuma linha sobre a Angola [que foi considerada caloteira] ter quitado a divida antecipadamente, tu é um pífio jornalista e ainda não vai publicar aqui isto!

    https://poncheverde.blogspot.com/2019/12/angola-antecipa-pagamento-de-divida-com.html

    Parece aquela "istória" da mamadeira de piroca e o tal livro francês que era direcionado para crianças menores de 6 anos!

    ResponderExcluir
  5. E nossas refinarias ? Vão nos devolver ou não ?????????????????????

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/