- Use o translator para traduzir.
A compulsão argentina pelo fogo do inferno.
Argentina, un país que era democrático cuando tres
cuartas partes de Europa no lo eran, un país que era uno de los más prósperos
de la Tierra cuando América Latina era un continente de hambrientos, de
atrasados.
El primer país del mundo que acabó con el analfabetismo
no fue Estados Unidos, no fue Francia, fue la Argentina con un sistema
educativo que era un ejemplo para todo el mundo. Ese país que era un país de
vanguardia ¿Como puede ser que sea el país empobrecido, caótico,
subdesarrollado que es hoy? ¿Qué pasó? ¿Alguien lo invadió? ¿Estuvieron
enfrascados en alguna guerra terrible?
No, los argentinos se hicieron eso ellos mismos. Los
argentinos eligieron a lo largo de medio siglo las peores opciones.
¿Cómo se entiende eso? Un país con gentes cultas, absolutamente
privilegiado, una minoría de habitantes en un enorme territorio que concentra
todos los recursos naturales. ¿Por qué no son el primer país de la Tierra? ¿Por
qué no tienen el mismo nivel de vida que Suecia, que Suiza?
Porque los argentinos no han querido.
CLIQUE AQUI para ler mais.
O comunismo e o satanismo andam juntos.
ResponderExcluirMas tem quem não enxergue isso.
Como exemplo, a liberação do abordo, tão reivindicada pela esquerda, não passa de oferenda de fetos para o coisa ruim, dedinho pra cima, dedinho pra baixo, o mesmo muito referendado nas lojas e ceitas do mal.
As pessoas vendem a alma para se darem bem na vida, em busca de poder e dinheiro, tirando de muitos para dar a alguns poucos. Mas isso tem um preço. As pessoas acham que ofertando os outros, ficarão impune do castigo ou de suas obrigações. No final vem a fatura e o ranger de dentes.
E referendar esse mal, está cada vez mais em alta. Até estatueta em praça pública já tem.
Essa vida maldita de passada não vale isso.
E você ai esquerdinha, que defende ferozmente seus ídolos comunistas, acaba dando força para eles seguirem em frente com os planos macabros e perversos contra a humanidade. Você direta ou indiretamente contribui para isso.
Quem planta, colhe.
Porque tem sentimento suicida e alegeram gente como Perón, Nestor, Cristina. E o Brasil corre o risco de voltar ao mesmo destino se Bolsonaro continuar nessa auto destruição.
ResponderExcluirAuto-destruição?
ExcluirDesemprego caindo, redução de 25% dos homicídios, economia crescendo.
A que auto-destruição você se refere ?
Os argentinos gostam de uma esquerda que arrase com eles! É histórico!
ResponderExcluirCom certeza vão pagar por isso!
Porque é isto que o comunismo traz. É como o demônio que veio para MENTIR, MATAR E DESTRUIR. E, infelizmente este é um projeto para toda a AMÉRICA LATINA. Temo pelo BRASIL...........
ResponderExcluirA Argentina já foi um país forte. Os Argentinos nas férias de verão vinham aos milhares passarem férias nas praias brasileiras. Hoje poucos vem passar o verão no litoral brasileiro. Isso mostra o que os maus políticos fizeram nas últimas décadas com a economia do país vizinho. E os argentinos em vez de se unir, e dar um basta, fazem o mesmo que aqui, criando e defendendo seus políticos de estimação. Lamentavelmente o país vizinho vai para um caminho tortuoso e quem vai continuar pagando a conta são as pessoas reféns dessa situação, que em parte é criada por eles mesmos.
ResponderExcluirRealmente Sr. Vargas Llosa é incrivel, mas a Argentina não está só.
ResponderExcluirAqui no Brasil uma ratatulha alucinada grita para libertar um ladravaz corrupto que usou o cargo de presidente para se locupletar.
Na Venezuela temos o estado dominado por bandidos, uma narcoditadura.
Ou o mundo está enlouquecendo de vez ou eu estou vendo demais.
Excelente texto do inspirado Mario Vargas Llosa sobre a Argentina , publicado no jornal La Nación.!!!
ResponderExcluirTia Glória.
Parem de choramingar, quem vê parece que Macri deixou a Argentina às mil maravilhas
ResponderExcluirTantas perguntas para uma só resposta: foi el "obrador comunismo". Obras de anos e mais muitos incansáveis anos! Foram muitos os "obradores", dentre muitos outros, los montoñeros.....
ResponderExcluirARGENTINA “ POVO QUE NÃO TEM VIRTUDE ACABA POR SER ESCRAVO ”. Colocarão novamente a Extrema Esquerda no poder para terminar de afundar a Argentina? Cristina Kirchner = Dilma = Lula! Venezuela!
ResponderExcluirOs argentinos não cansam de cavar o buraco que estão.
ResponderExcluirQué degradación política, qué degradación intelectual! Argentina y Venezuela, dos países extraordinarios vueltos pedazos por una sarta de demoníacos desquiciados!!!
ResponderExcluirPor eso me pregunto ¿Cómo es eso posible?
Só tem uma respsota; A arrogância e a corrupção e usar o estado como patrão. Basta ver aqui no RS, como lá a herança maldita dos caudilhos, os "pais" do povo que se acostumou a ter benesses e mais benesses. Aí um dia tudo acaba...
Joel
2010. Mas fala dos mesmos.
ResponderExcluirhttps://gracieladas.blogspot.com/2011/03/durisimo-articulo-de-mario-vargas-llosa.html?m=1
Porque não são o primeiro pais da terra ??? simples.. porque são argentinos....cantam tango, ode da pobreza, em cima das riquezas inexploradas...um pais longe de tudo, longe de qualquer inimigo externo, longe das rotas de imigração ilegal....mas são argentinos.. Como Deus sempre disse : precisa ver o povinho que colocarei lá...
ResponderExcluir"Povinho" menos o Lionel Messi... sou fã desse mega craque. Aliás, boa sorte e talento dele viver na Europa e não na Argentina dos Kirchner.
ExcluirPobre Argentina!
ResponderExcluirVéia não surta e vai cuidar do teu Bozo. Puxa saco!!
ResponderExcluirIrrepreensível!!!
ResponderExcluirJornal La Nación.. que artigo extraordinário de Mário Vargas Llosa! Nem precisa de tradução para o português. Llosa é tão genial como escritor que dá para entender, com exatidão, a essência do que ele expõe sobre essas eleições na Argentina. Os argentinos realmente estão a poucos passos do abismo...
ResponderExcluirGanhar um prêmio Nobel de Literatura (em 2010) além de outros grandes prêmios não é realmente para qualquer um... esse texto contundente escrito pelo peruano Vargas Llosa e publicado no periódico argentino La Nación é para ser emoldurado. Excelente!
ResponderExcluirE a gente chorando pelo Brasil também. No site Antagonistas há a notícia de que Bolsonaro namora a nomeação do ex sócio de Gilmar,apoiado por Toffoli, para ser o PGR. Será a pá de cal para o Bolsonaro, se fizer essa nomeação. E Sérgio Moro deveria abandonar o governo imediatamente.
ResponderExcluirA Argentina foi tomada por sindicalistas, comunistas e aproveitadores oportunistas de todo tipo desde a década de 60. Reparem que processo foi muito parecido com o brasileiro que nunca conseguiu decolar. É essa mesma esquerdalha comunista que destruiu a Argentina recentemente está prestes a ser reeleita pelos próprios argentinos. Então que os argentinos que vão para aquele lugar que eles escolheram. O mercado já anunciou o que vai acontecer e todas as portas serão fechadas. O Brasil tem de ficar de fora. O Brasil não precisa da Argentina.
ResponderExcluirCaro Políbio
ResponderExcluirExcelente artigo. Pois é, como é que pode o próprio povo fazer tanto mal a si, já tendo vivido esse mesmo mal?
Esther
Não riam e não façam piadas dos argentinos. Os brasileiros não são muito diferentes, só um pouco piores...
ResponderExcluir.
E a Argentina de hoje costuma ser o Brasil de amanhã.
Se Bolsonabo = Capeta, logo nos dias atuais, o inferno é aqui...
ResponderExcluirÉ uma tristeza, a pobreza de espírito e ideias que tomou conta da america latina. Velhos problemas no novo mundo, repetindo a história do velho mundo. Há quem diga que isto ocorre porque o povo daqui não sofreu os horrores do comunismo como a europa sofreu, por isto sucumbe ao canto da sereia.
ResponderExcluirMelhor negócio do mundo: comprar um argentino pelo que ele realmente vale e vendê-lo pelo que ele pensa que vale! Moral da história: vale muito menos do que pensa que vale. Talvez esteja aí a explicação!
ResponderExcluir
ResponderExcluirARGENTINA....O MILAGRE ECONÔMICO DE 1860 A 1910....
COM UMA ECONOMIA LIBERAL...SENDO OS MAIORES EXPORTADORES DE TRIGO E CARNE COM GORDAS MARGENS DE LUCRO,TRANSFORMOU NUM PAIS DE GENTE RICA...INVESTIMENTOS EM EDUCAÇÃO/ESCOLAS E INFRAESTRUTURA TRANSFORMARAM NUMA DAS MAIS PROSPERAS NAÇÕES DO MUNDO NAQUELE PERÍODO...
Enquanto a Argentina não se livrar do passado, Perón, Evita e outros, não terá futuro.
ResponderExcluir*A mais pura verdade meu Amigo!!! Isso de "viva peron", e a MESMA MERDA QUE GRITAR "VIVA DILMA, OU LULA LIVRE!!! COMUNISMO DISFARCADO DE "PROGRESSISMO", É A MERDA MAIS COVARDENTE DESGRAÇADA QUE EXISTE NESSE PAÍS CHAMADO BRAZIL!!!*
ExcluirPodemos dizer o mesmo do Brasil.Somos um dos maiores paises do mundo,temos uma riqueza mineral tão grande que em mais de quinhentos anos não conseguiram roubar tudo.Quem conhece Buenos Aires sabe que é verdade,e o que aconteceu lá aconteceu aqui também.Paramos no tempo.
ResponderExcluirEnquanto o mundo decola,nós latinos nos arrastamos como vermes graças aos politicos corruPTos e um povinho miserável, omisso e covarde que não falta ao estádio para ver jogo,que não sai de dentro de igrejas,que vende seu voto por meia dúzia de tijolos,que não perde uma noite de carnaval e perde horas de vida assistindo novelas.
Poucos de nós,latinos entendem isso,e sinceramente,tem que ser muito homem para chorar por uma nação sem noção e sem direção.
Seu comentário foi direto "na veia". É isso mesmo. Aliás, a "alma" argentina é muito parecida com a "alma" brasileira. A culpa é do povo.. também.
ExcluirA argentina pode ser definida em dois tangos,Cambalache e Camouflage,não precisa falar mais.
ResponderExcluirQuem ainda não conhece a vizinha Argentina (e deve estar tudo barato lá para turistas) é a grande oportunidade. Vale a pena! O país é extremamente bonito e acolhedor, inclusive as atrações de Buenos Aires. Depois pode ser tarde, se (e quando) venezuelar de vez.
ResponderExcluirQuem defende o comunismo não conhece a verdade sobre a história do comunismo no Mundo.
ResponderExcluirOu é acéfalo, ou é cúmplice e se favorece de alguma forma defendendo esse regime.
Os esquerdinhas e suas fumacinhas, nem sabem o que defendem. Deviam estudar mais e a verdade, e não ficar só na ilusão que seu o professor conta na sala de aula.
Aliás, os professores defendem tanto esse regime, porque eles foram alimentados por defender o PT, que endividando o Brasil, distribuiu recursos fartos para as Universidades, para o aparelhamento da máquina pública e a farra da gastança das reitorias, e os professores vendidos, fizeram mestrado, doutorado, vários cursos, e foram a congressos, simpósios, etc... viajaram bastante munda a fora, por pura e simplesmente vestir essa camisa defendendo a esquerda e o comunismo que ela representa. E os reitores e suas obras de ampliação, projetos, pesquisa e extensão, os próprios bolsos. E os alunos e suas fumacinhas, massas de manobra, tiveram as facilidades de passar de ano, e se formar sem estudar.
As pessoas se vendem, se corrompem, e o todo é que paga a conta.
Degradacion a vista.
ResponderExcluirO povo gosta de ser massacrado. Fazer o quê?!
ResponderExcluirO "asteroide" que está chegando vai resolver os problemas de um terço dessa podridão toda.
ResponderExcluirNão é porque o Mundo jaz no Maligno que as pessoas tem que vender o corpinho pro administrador de baixo pra se dar bem na vida.
ResponderExcluirAssim não vão evoluir e subir nunca pro andar top de cima.
E vão ficar ou aqui em baixo, ou no andar bem mais de baixo e sob os pés do administrador e seus espelhos. Péssima escolha.
Acho que tem um erro neste artigo do Vargas Llosa.
ResponderExcluirEle diz (e os livros também dizem) que a Argentina foi o primeiro país a acabar com o analfabetismo.
Li em varios artigos que estes dados são falsos.
A Argentina até meados do seculo passado não contabilizava os indígenas, nem os poucos negros que ali habitam (habitavam).
Um passado apagado.
Polônio, confirmaste a veracidade desse texto?
ResponderExcluirVeja isso: https://colombiaporunapazestableyduradera.blogspot.com/2014/10/colombia-fernando-londono-escribiendo.html?m=1
Dêem a Macri o mesmo tempo que deram aos Peronistas e veremos se a Argentina não sai do buraco em que está. Excelente artigo do brilhante Vargas Llosa!!!
ResponderExcluir