Saiba o que determinou a queda bruta da inflação do IPCA de junho


O IPCA de junho registrou variação de 0,01%, acima da expectativa do mercado (-0,03%). 

A alta em Vestuário e a variação maior do que a esperada em Higiene Pessoal foram os principais motivos para surpresa, segundo análise desta manhã dos economistas do Bradesco, que enviaram ao editor a sua newsletter sobre o assunto. Em relação ao mês anterior, quando o índice registrou variação de 0,13%, os principais determinantes da baixa foram os grupos Habitação e Transportes, por conta de deflações em energia elétrica e combustíveis. 

Os núcleos do IPCA (que excluem os itens mais voláteis) permaneceram em trajetória benigna, acumulando alta de 3,0% em doze meses. 

Com o resultado reportado, o IPCA acumulou variação de 3,4% em doze meses, corroborando um quadro de inflação em patamares confortáveis ao longo do ano. 

4 comentários:

  1. Vai acontecer deflação.

    ResponderExcluir
  2. Inflação baixa?????? Mas as Operadoras de Saúde fizeram os seguintes aumentos, nos três últimos anos: 14%, 14% e 17%, com negociação, pois a Agencia Nacional queria trinta por cento no último ano. A minha é Unimed, sou SPF e não tenho reposição desde o segundo ano da Dilma. Para onde vai esta inflação? Agora querem fazer como o seguro, só pagam as despesas hospitalares depois de um certo valor? Para onde foi esta inflação??? Esqueci, só Whisky estrangeiro e caviar entram no cálculo da inflação! Faça-me o favor Políbio!

    ResponderExcluir
  3. Mas não precisa nem saber ler para observar o motivo da queda:ninguém tem dinheiro para comprar e os preços estão lá em cima!

    ResponderExcluir
  4. Esperem aprovar a reforma da previdência e teremos uma mudança nas expectativas dos empresários, com juros caindo, já falam na taxa Selic de 5,5% para setembro, os bancos vão ter que investir esse dinheiro na atividade produtiva e porque acabou aquela farra que o PT promoveu, em que os bancos compravam títulos a 14% e não aplicavam nada na produção. Agora os bancos correm atrás dos empresários com linhas de crédito.
    Com inflação de 3,5% que é a inflação de países civilizados, a poupança irá para patamares menores que os atuais. No Japão uma aplicação na poupança somente é viável após 25 a 30 anos, porque o rendimento é de 0,5% ao ano. Hoje possuem 9 trilhões de dólares.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/