Artigo, Samuel Pessôa, Conjuntura Econômica, FGV - Ambiguidades nos sinais da conjuntura econômica

A economia tem apresentado seguidos sinais de fraqueza. O crescimento no quarto trimestre de 2018 surpreendeu e foi somente de 0,1% em relação ao trimestre imediatamente anterior, na série dessazonalizada. No 1º trimestre de 2019, o crescimento foi de -0,2% na mesma base de comparação, e de 0,46% ante o 1º trimestre de 2018.

O cenário do Ibre prevê crescimento de 1,2% para a média da atividade produtiva em 2019, em comparação a 2018. Outras casas têm previsto desempenho ainda pior.

De qualquer forma, o cenário de crescimento de 1,2%, após 1,1% ao ano no biênio 2017 e 2018, representa a mais lenta recuperação da economia nos últimos 120 anos. No biênio 2015 e 2016, perdeu-se 7% do PIB. Em três anos de recuperação, a economia ainda estará 3,5 pontos percentuais abaixo do pico de 2014. Nesse ritmo, levará seis anos para retornar ao pico prévio.

Tomando como base o nível de 2014, a atividade econômica acumulada nos quatro trimestres terminados no primeiro trimestre de 2019 encontra-se 4,2% mais baixa, de forma geral; o consumo das famílias está 3,6% abaixo; e o investimento, 23% menor. Parece muito difícil que a atividade econômica retome um ritmo mais rápido sem que o investimento volte.

Há vários possíveis diagnósticos dos motivos da recuperação estar tão lenta. Uma possiblidade é que a taxa de crescimento do produto potencial é muito baixa, além de a perda de atividade ocorrida no biênio 2015/2016 poder ser permanente.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

4 comentários:

  1. Nos governos do PT se roubou muito, crime do colarinho branco nos governos do PT. Roubalheira generalizada, roubalheira sistêmica, roubalheira em todo o governo do PT, roubaram até destruir o Brasil com terra arrasada,.... Queriam fazer do Brasil uma Venezuela pobre, falida, quebrada, sem dinheiro e os mandatários ricos, milionários, bilionários, com o dinheiro público, do Tesouro Nacional.....
    Você ainda vão conseguir fazer do Brasil uma Venezuela porque o povo é escravo, o povo brasileiro é escravo...

    ResponderExcluir
  2. Nos governos do PT se roubou muito, crime do colarinho branco nos governos do PT. Roubalheira generalizada, roubalheira sistêmica, roubalheira em todo o governo do PT, roubaram até destruir o Brasil com terra arrasada,.... Queriam fazer do Brasil uma Venezuela pobre, falida, quebrada, sem dinheiro e os mandatários ricos, milionários, bilionários, com o dinheiro público, do Tesouro Nacional.....
    Você ainda vão conseguir fazer do Brasil uma Venezuela porque o povo é escravo, o povo brasileiro é escravo...

    ResponderExcluir
  3. George Soros : Quem é o bilionário que financia a esquerda pelo mundo.

    ResponderExcluir
  4. O povo, e metade idiota e burro,sofre as consequências dos governos corruptos do PT.Um país como o Brasil,que tem todos os recursos,não consegue crescer,1,2% ao ano,é a maior vergonha da história.Não precisa ser como a China,com o brutal crescimento de até 10% ao ano.Mas uns 3,4% seria razoável.Mas só anda pra trás.O PT só se preocupou em dar bolsa família e roubar.Mesmo assim,os trouxas querem lula livre.Imagina o Brasil sem recursos naturais,e com desastres ambientais a Síria seria o paraíso perto daqui.Ano após ano e eles não conseguem botar o país nos trilhos.Quando o PT e seus satélites não estão no poder roubando,estão dando contra as reformas.Eles só pensam nos votos.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/